web tracker

Arquivos

sábado, 9 de outubro de 2010

Desfazer mitos!

A comunicação social no nosso país não é livre. Nunca o foi e nunca será. Vem este "post" a propósito de outro, da autoria do meu amigo Rui Nunes. Que, e muito bem, realçou uma notícia (??!!) publicada na "bíblia" do jornalismo desportivo. A importância daquilo que o bloguista do "BN" trouxe a público não deixa dúvidas: muitos comentários e discussão diversa. Afinal, a razão de ser de qualquer "post".
Voltando à ideia com que iniciei o texto, essa questão da liberdade de imprensa é uma treta. Até os orgãos de comunicação cuja função deveria ser tão-só prestar serviço público, têm de agradar ao "patrão":o Estado.
Os outros, pertencem a grandes grupos económicos e, por consequência, servem os clientes. Puro comércio, portanto.
O mal, a meu ver, é a hipocrisia e a mentira. Enganam-nos dizendo que a imprensa é livre e o jornalismo é imparcial. A solução seria desfazer esses mitos, deixando a imprensa assumir as suas preferências, frontalmente e sem rodeios. Assim, o jornal x seria afecto à corrente socio-política y ou ao clube z. Os leitores procurariam os orgãos de informação que pretendessem: os que se identificassem com o seu pensamento, ou o contrário para processarem opiniões.
Mas que tem isto a ver com o SC Beira-Mar? Tem! Por muito que o clube aveirense se esforce, nunca terá uma cobertura mediática como têm o SCP, SLB ou FCP. Veja-se o tratamento dado ao SC Braga na pretérita época e, recuando um pouco, a que foi dada ao Boavista no ano em que se sagrou campeão.Pouca, face aos resultados desportivos.
O SC Beira-Mar não vende jornais! Só terá expressão, verdadeira expressão, quando tiver um orgão de comunicação próprio. Até lá, vamos ficando com as "sobras" nos gigantes da comunicação social, porque os "gordos" (FCP, SLB ou SCP) comem tudo.

10 comments:

Anónimo disse...

Ok. Assimilei. Entranhei. Li. Mas e então? Que é que pretendes com o post? A conclusão? Ou é so "para muitos comentários e discussões diversas?" .
Um abraço,

Kanu

Anónimo disse...

Oh Jorge estás careca de tantas asneiras que continuas a escrever. Se te lembrasses de Os Belenenses no tempo do "botas" as tuas teorias já estavam na lama.
Cump. Carlos Dias

André Raio disse...

Caro Jorge Santos, apesar de continuar "enjoado" com a contínua submissão aos grandes (que de grandes, só a história), por parte da comunicação social, noto uma pequena diferença que, daqui a pouco tempo, acredito que começará a ser bem maior. Esta diferença (na prática, para já), começa pela competitividade que clubes que a comunicação social/mentalidade da população, com uma mente bem "fechada" no que toca a ter um clube, têm como pequenos ou um pouco maior que pequenos, estão a apresentar face aos ditos "estarolas".
Reparem no Olhanense, reparem no Braga, reparem no já tão fraquinho Sporting, reparem no Paços de Ferreira, reparem que o Marítimo foi este ano à Europa e está atrás do SCBM, reparem no Arouca que subiu esta época e está fortíssimo... muitas mais coisas havia a reparar.
É com orgulho que vejo o Sporting a cair. Deixemo-nos de "grandismos", o SCP já é um clube, a nível de competição (no futebol) normal, mas a comunicação social continua a bater na mesma tecla, a de que as coisas vão mal e um dia, o D.Sebastião vai aparecer... pois sim. Não vão mal, estão a ir ao ritmo de um clube já mais que normal e gasto.
Mas também é com pena que vejo o Benfica e o Porto à frente do SCB. Era uma equipa que eu, no inicio desta época, acreditei que fosse campeão. E ainda pode ser, logicamente. Esperemos que esses 2 estarolas também se rebaixem.
É nisto que a mudança consiste, no cair dos grandes e no elevar dos pequenos, é bom, muito bom, para o futebol português, para as pessoas serem bairristas, para haver competitividade, amor à camisola e os jogadores não se quererem mostrar, só porque estão a jogar com clube x ou y.
No que toca à Sport TV... não vejo de facto, solução possível. Apenas protestar, protestar, protestar... e nunca faltar a um jogo. Deixo aqui um vídeo para todos reflectirem: http://auri-negros.blogspot.com/2010/09/ultras-contra-o-futebol-moderno.html

Saudações

Soares de Castro disse...

Concordo com quase tudo o que escreveu, mas reproduzir uma idiotice, sem mais, é dar-lhe divulgação, relevo e importância. Ou não será?!...Poderia ter-se feito a divulgação do tal escrito fazendo-o acompanhar do respectivo tratamento crítico a desmascarar o teor e nesse caso, tudo bem. Não foi isto que foi feito e por isso tambéu eu achei e continuo a achar mal a reprodução da tal "notícia"...De resto, nem faço ideia de quem seja o Rui Nunes, logo a discordância é com o acto, não é com o autor...Salvaguardando, naturalmente a certa boa intenção deste, parece-me que se deu amplitude a uma crítica manifestamente imbecil que estava subjacente ao texto do escrevinhador do jornal.
Cordialmente

Jorge Santos disse...

Caro "Kanu"
É isso mesmo: Um "post" num blog serve para a troca de opiniões e para fomentar discussões diversas!
Exprimi a minha opinião pessoal sobre a comunicação social no que toca ao tratamento diferenciado relativamente aos clubes. A conclusão? A minha está lá no texto. Se quiser, escreva a sua. Terei muito gosto em publicar

Caro Carlos Dias:
"As asneiras que continuo a escrever" são inversamente proporcionais às que o meu amigo pensa, mas não escreve. Deve ser esse o motivo pelo qual o Carlos Dias tem uma farta cabeleira. Que Deus lha conserve por muitos anos!
Quanto ao "Os Belenenses", aconselho-o a reler os jornais da época.

Caro André:
Concordo consigo.Há hoje maior equilíbrio competitivo, mas a imprensa continua a promover os de sempre.
Tal como o André, também desejo que os ditos "grandes" vão ficando menos fortes e os "pequenos" cresçam mais.

Caro Soares de Castro:
Na minha opinião, com todo o subjectivismo inerente, acho que a noticia da "Bola" é ridícula. Contudo, a chamada de atenção no blog, tem toda a pertinência. Não pelo acto em si que não pretendo comentar, mas pelo facto de ser "bufado" por alguém que, com responsabilidades, está num local reservado apenas para ver e contar o que se lá passa. Neste caso, teve pouca importância, todavia noutra situação pode ser grave.

Cumprimentos a todos.

Rui Almeida disse...

concordo com o André em quase tudo,excepto num ponto..para os clubes tipo beira mar,maritimo,paços de ferreira etc,nao é necessário ver os "grandes" ficarem mais fracos,mas sim os ditos pequenos ficarem ao seu nivel e terem a mesma importancia na comunicaçao social e no futebol.tanto o sporting como o benfica e o porto tem o seu grande passado daí o seu prestigio ..portanto nao os podemos criticar..temos sim que criticar os responsavéis do futebol,dirigentes,directores de televisao,e de jornais desportivos,esses sim é que viciam o futebol em portugal.Neste momento apenas vejo um programa desportivo que é o "pontapé de saída" é o unico que da tempo de antena a 13 clubes em portugal.

Jorge Santos disse...

Rui:
Tocou no "ponto". Também estou de acordo. Houve oportunidade para se fazer justiça e mudar os que estão a mais no futebo, mas faltou coragem.Não só...mas também. E, também aí, a mentira e a hipocrisia venceram.
Abraço

Anónimo disse...

Antevisão da próxima Assembleia:

21H20 Artur Moreirinha começa a Assembleia a lamentar os poucos sócios presentes na sala

21H25 Começa a leitura da acta da assembleia anterior

21H40 Continua a leitura da acta da assembleia anterior

21H45 Já há sócios a dormir na sala

21H50 Domingos Cerca na Eira interrompe a leitura da acta e acorda a assistência. Alega que no texto da acta está uma vírgula fora do sítio, aproveita para recordar os tempos em que foi atleta e culpabiliza a Câmara Municipal pela vírgula fora do sítio

22H15 A mesa corrige a vírgula e a leitura da acta continua

22H25 Termina a leitura da acta

22H30 Artur Moreirinha submete a acta a votação, mas é interrompido por Tércinho Silva que defende que a votação deve ser secreta para se evitar represálias. Gera-se burburinho na sala

22H40 Os trabalhos são interrompidos

23H00 Artur Moreirinha quer recomeçar a assembleia mas ninguém o ouve porque fala muito baixinho

22H10 A acta é aprovada mesmo com os votos a favor de quem não esteve presente na assembleia anterior

23H17 Artur Moreirinha entra na ordem de trabalhos e passa a palavra a Mário Costov

23H20 Mário Costov ajeita a gravata, penteia a barba, diz que os ex. dirigentes são maus e ameaça que se demite se houver mais penhoras

23H35 Artur Filipescu pede para falar e diz que a sua direcção são os bonzinhos e os outros é que são os maus

23H45 Domingos Cerca na Eira pede a palavra para recordar os tempos em que foi atleta e dizer que os maus são a Câmara Municipal

00H05 Tércinho Silva pede a palavra para berrar, barafustar e dar nas vistas. Há funcionários do clube na plateia que acenam a cabeça em sinal de concordância com os seus berros

00H10 Artur Moreirinha pede a Tércinho Silva para a concluir a sua intervenção

00H15 Tércinho Silva continua a berrar mais um bocadinho

00H19 José Cachidev pede a palavra para dizer que a culpa é do negócio das piscinas e promete pela @$#&%(/&$#"!ª vez que não vai penhorar receitas do clube

00H25 Os sócios aplaudem José Cachidev e estão todos muito contentes

00H30 Domingos Cerca na Eira pede a palavra para enaltecer o seu amigo Artur Filipescu, aproveita para recordar os tempos em que foi atleta do clube e diz que a culpa das penhoras é de Éliote Maia e da Câmara Municipal

00H50 Artur Moreirinha quer dar a palavra à direcção mas ninguém o ouve porque fala muito baixinho

00H52 Tércinho Silva continua a berrar com as pessoas que estão à volta dele

01H10 Finalmente Artur Moreirinha consegue acalmar a assembleia e passar a palavra a Mário Costov

01H15 Mário Costov está feliz, agradece a Cachidev, promete distribuir os lucros no fim do ano pelos sócios e ainda lutar pelo título esta época

01H40 Tércinho Silva não admite qualquer coisa que mais ninguém na sala sabe o que é e desata aos berros outra vez

01H50 Domingos Cerca na Eira diz que a culpa de Tércinho Silva estar aos berros é da Câmara Municpal

02H05 A assembleia termina com um fulgurante "viva ao Beira-Mar"

02H15 Cachidev e Mário Costov dão entrevistas aos jornalistas

02H30 Jornalista do Record escreve que a assembleia do Beira-Mar correu muito bem à direcção

02H31 Jornalista da Bola escreve que a assembleia do Beira-Mar correu muito mal à direcção

Viva o Beira-Mar!

Jorge Santos disse...

Anónimo das 00.20:

Parabéns pelo seu sentido de humor. A boa disposição ajuda a suportar os maus momentos.
Só desejo é que a AG seja diferente da rábula que escreveu.
Abraço

Anónimo disse...

Eu só vou à assembleia porque vai ser só rir, só rir e o povo precisa de rir...e se os homens da luta pudessem dar uma ajudinha...e o povo pá?