web tracker

Arquivos

domingo, 21 de novembro de 2010

Beira-Mar 0-2 Académica

Em encontro da Taça de Portugal o Beira-Mar voltou a receber a Académica, depois de já ter vencido os homens de Coimbra em jogo a contar para a 3ª jornada do campeonato. A equipa de Leonardo Jardim teve apenas duas alterações face ao onze habitual, Oblak foi o guarda-redes e Sérgio Oliveira ocupou um dos 3 lugares do meio-campo.

A nossa equipa entrou da melhor maneira e logo nos minutos iniciais Tatu em boa posição atirou para fora. Estava dado o mote para aquilo que seria a primeira parte, dominio claro do Beira-Mar com a Académica muito esporadicamente a conseguir chegar à baliza aveirense. Após uma jogada de insistência Artur faz um cruzamento perfeito onde Kanu aparece a ganhar nas alturas e ver o público saltar nas bancadas, mera ilusão óptica mas de facto não esteve longe de fazer o golo o central brasileiro. Numa transição defesa-ataque rápida e bem desenhada, Artur ofereceu a Ronny a oportunidade de abrir finalmente o placar mas o brasileiro foi importunado na acção por Amoreirinha e acabou por desviar para fora. Pouco tempo depois foi novamente o brasileiro que após canto cobrado por Renan cabeceou a rasar o poste esquerdo da baliza de Peiser. Só dava Beira-Mar mas a Académica ainda tentou deixar a sua marca com Diogo Valente a rematar para boa intervenção de Oblak e mais tarde cabeceamento de Diogo Melo (pareceu-me) à trave da baliza auri-negra. O Beira-Mar não se atemorizou com os dois lances dos forasteiros e podia ter novamente marcado quando Leandro Tatu descobre Sérgio Oliveira dentro da área com o jovem internacional sub-20 a cabecear para grande intervenção de Peiser. O Beira-Mar justificava sair para os balneários com clara vantagem mas a falta de sorte e o bom desempenho de Peiser não deixaram.

No segundo tempo o Beira-Mar desceu de produção e a Académica naturalmente subiu no terreno de jogo. Sougou foi um dos homens que mais trabalho deu a defesa auri-negra e começou por avisar, primeiro a flectir da direita para o centro e ao entrar na área rematar para defesa segura de Oblak e pouco depois com um grande remate à barra, talvez ainda desviado por Oblak. O jogo desceu de intensidade e apenas na entrada para os últimos 15 minutos se registaram novos lances de perigo, primeiro o Beira-Mar estava novamente muito perto de marcar, cabeceamento fulminante de Ronny para defesa absolutamente espectacular de Peiser! Na resposta golo da Académica, remate inofensivo de Diogo Valente encontra Éder no centro da área sem oposição a desviar para o fundo das redes. Duro golpe para os aveirenses que tudo tinham feito para conseguir já ter marcado. O Beira-Mar balanceou-se no ataque em busca do empate e numa perda de bola infantil de Artur a Académica amplia a vantagem por intermédio de Sougou, o extremo da equipa de Jorge Costa mais rápido que toda a defesa aparece na cara de Oblak e depois de contornar o guardião auri-negro atira a contar. A bola foi ao meio-campo e praticamente segundos depois Artur poderia ter reduzido mas Peiser primeiro e Nuno Coelho depois impediram o golo aos aveirenses.

Nota para Sérgio Oliveira que espalhou classe pelo relvado do EMA, tem uma qualidade de passe e uma visão de jogo notáveis e ao alcance de poucos.

Os verdadeiros ficaram até ao fim e aplaudiram a equipa, bem como os auri-negros que cantaram até à saida dos jogadores para os balneários! A equipa registou mais uma boa exibição que esbarrou na enorme exibição de Peiser!

5 comments:

Anónimo disse...

Gostei do jogo. O Jorge Costa joga sempre para ganhar e a Académica este ano só não marcou ao Porto num jogo com muita água..
O pior jogo da AAC este ano fora precisamente em Aveiro com uma má primeira parte, um bom começo de 2ª, empate , mas quando estávamos melhor o Jorge Costa inventou com a tripla substituição que não resultou e devolveu o jogo ao BM. Mas o Jorge vai aprendendo e apesar de metade da defesa estar lesionada conseguimos não sofrer golos no inicio e depois de haver entrosamento a coisa melhorou e a 2ª parte é da AAC. Dois golos, duas bolas na barra mostram o atrevimento habitual e que faltara na jornada 3.
O JC já errou duas vezes este ano. Com o BM para a liga e com o Arouca para a Taça da LIGA em que tirou 7 titulares, colocou até um ex-júnior, perdendo a eliminatória nos penaltys.
Mal por mal prefiro sair da Taça da liga, a Taça de Portugal é mais apetecível.
Vamos ver o sorteio.
Faltam 3 jogos para o Jamor !

Anónimo disse...

Injusto

Anónimo disse...

José Ribeiro,
É sabido que o conteúdo do que é escrito está inteiramente ao vosso critério. No entanto, visto que o tema curial se prende objectivamente com o clube, do qual todos os que por aqui passam, se interessam, parece-me justo que manifeste a minha indignação com o seu último parágrafo. Não é de todo correcto catalogar por "verdadeiros" aqueles que ficam até ao fim do jogo a aplaudir a equipa. Admito que o seu "esforço" e o de outros conforme referiu, seja de salutar, mas quem paga 5€ ou 10€ para um jogo da taça e com a intempérie que se fez sentir, não podem ser de forma alguma maus beiramarenses! Há inúmeros motivos para sair mais cedo do jogo, no entanto é injusto e incorrecto dizer-se que quem o faz não é "verdadeiro". Julgo que é tempo de findar com essas diferenciações que em nada contribuem para a maior afluência do público e adeptos e, pelo contrário, como agora pode constatar, só fomenta a divisão, ainda que acredite, não tenha sido o seu objectivo. No fundo, fica o reparo edificante porque quem lá está, até os jogadores entrarem no balneário ou faltando 20 minutos de jogo ou ainda quem ouve pela rádio ou vÊ pela televisão, não deixa de sofrer pelo clube.
Abraço,
Kanu.

José Ribeiro disse...

Kanu, foi algo dito a quente mas que expressa um pouco a minha indignação por aquela debandada geral que se fez a quando do primeiro golo! Não tenciona dividir ninguém mas uma coisa é certa tal como na vida, as pessoas precisam mais de apoio quando as coisas correm mal do que quando correm bem e quando mais precisavam, foram muitos aqueles que lhe viraram as costas.
Longe de mim diferenciar quem sofre mais ou menos pelo Beira-Mar porque vai ver o jogo x,y ou z, simplesmente acho que há que mudar de mentalidade e apoiar a equipa em todos os momentos já que a mesma dá tudo em campo para dignificar o clube e a cidade!

Abraço

Anónimo disse...

O blogue "académica sempre" transformou-se num blogue dedicado às notícias do Beira Mar. verifiquem:http://academicasempre.blogspot.com/