web tracker

Arquivos

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Importante "invasão" a Coimbra


“Coimbra: capital do Centro”, “Pela nossa cidade, número de sócios, um rio que cheira bem, cor, claque e dedicação: somos e seremos o maior clube do Centro” e "Parabéns pela inovação, primeiro estádio do Euro a descer de divisão!" Quem não se recorda das tarjas com mensagens pouco simpáticas que os adeptos da Académica ostentaram ao logo dos último anos quando se deslocaram a Aveiro? O Beira-Mar tem poucas rivalidades, mercê a pequenez do distrito a nível de equipas com história no futebol Português: o nosso clube será o único a elevar-se a esse patamar e os que se aproximam a esse nível (embora a anos-luz) são o Espinho e o Feirense. No entanto é notória a rivalidade histórica entre Aveiro e Coimbra, graças à proximidade dos burgos, não só a nível desportivo mas igualmente no capítulo de beleza citadina, desenvolvimento, qualidade de vida e meio académico. Na vertente desportiva essa “animosidade” não se limita ao futebol: basket e natação são outras modalidades que, há muitos anos, reflectem tal rivalidade.
Estudei em Coimbra, é verdade, e orgulho-me disso, porque a UC e sua tradição é feita por pessoas que não de Coimbra, muitas delas de Aveiro. E se alguém defendeu Aveiro e o Beira-Mar por lá fui eu. Não me esqueço de em vésperas de um Académica vs Beira-Mar, juntamente com o Nuno Quintaneiro, afixar cartazes um pouco por todo o lado (cidade, faculdades, departamentos…) anunciar uma “Invasão a Coimbra”. Ou então (agora que já lá não estudo nada tenho a temer) “grafitar” paredes com mensagens do género “Aveiro, capital do Centro”, “Ultras Auri-Negros” ou “Aveiro e Beira-Mar sempre!”. Bons tempos! Acabámos mesmo por vencer 0-1 com um tento de Juninho Petrolina, numa deslocação mítica (cerca de 1000 pessoas).
Pois bem, isto tudo para apelar a uma grande mobilização das gentes de Aveiro para o jogo de Sexta-Feira ante os “Coimbrinhas”: é mais do que um simples desafio de futebol; é uma rivalidade antiga que merece o máximo apoio de todos.
Deixo o contacto para quem estiver interessado: 916669805.

AVEIRO E BEIRA-MAR SEMPRE!!!

Foto: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 2003.

5 comments:

Anónimo disse...

Quem me arranja 15 euros pró bilhete?
Nem os UN arranjam bilhetes mais baratos, nem o clube, nem a SAD se importam; a esse preço vou pró café aqui do lado.
C. Cruz, Socio do Beira

Anónimo disse...

Isso era no tempo de diretores com classe, Artur Filipe, Cachide, Caetano etc.

Pedro Nuno Marques disse...

Quando eu julgo que não podia ser pior eis que surge o impensável: o Diário de Aveiro, na edição de hoje, traz uma página publicitária a divulgar o jogo Académica vs Beira-Mar… mas para os adeptos da equipa de Coimbra. Mais uma humilhação a juntar a tantas outras, mais uma revolta que sinto dentro de mim. É vergonhoso! Já nem há palavras, sinceramente!

Ana Vinagre disse...

Também estudei em Coimbra, facto do qual me orgulho, mas Aveiro é e será sempre Aveiro... Adorei lá viver durante o curso mas sempre defendi a minha cidade e as minhas cores!

Recordo bem as frases pouco amigáveis que li, os comentários ressabiados e tudo mais...

Tenho ainda saudades das deslocações que faziamos de comboio e dos dias que antecediam a partida...

Infelizmente este ano não irei a Coimbra mas estarei a torcer por nós...

BEIRA-MAR SEMPRE!

Anónimo disse...

Like!