web tracker

Arquivos

domingo, 29 de junho de 2008

A Taça é nossa!

É nossa! É mesmo de todos nós, de todos os que amamos as cores "auri-negras", de todos os sócios que este ano viram o seu esforço bem empregue nesta rapaziada entre os 17 e os 18 anos que levou o nome Beira-Mar e o nome Aveiro bem alto, bem junto ao nome Campeões Nacionais.
Foi na manhã de ontem que os jovens do escalão júnior de futebol, perante uma centena de pessoas, entre familiares, amigos, sócios ou simples simpatizantes do clube levantaram a taça de campeões nacionais. Uma taça que ultrapassa qualquer golo insuficiente da equipa sénior. Uma taça que a mim próprio me faz reflectir se valeu a pena o dinheiro investido em deslocações para ver a equipa sénior de futebol em detrimento da brilhante época destes rapazes.
A cerimónia teve o seu início pouco depois das 11:30h. Após a colocação no relvado da mesa com as medalhas e a taça, os jovens auri-negros desceram da bancada poente para se dirigirem ao relvado. Chegados os ex-dirigentes (Artur Filipe e José Cachide), dois dos novos membros da Comissão Administrativa (Emídio Martins e Nuno Barata), o vereador Caetano Alves, um representante da Federação Portuguesa de Futebol, o treinador campeão, entre outros deu-se início a um momento nunca visto naquele estádio! Os próprios miúdos das escolinhas do clube fizeram uma espécie de "quadrado" em volta dos campeões para abrilhantar ainda mais este momento bonito no futebol do Beira-Mar.
Alguns pais e sócios encostaram-se à rede para tirar as suas fotos para mais tarde recordar, e a cerimónia iniciou-se com a entrega de medalhas, seguindo-se depois a entrega da taça ao agora sénior Renato, que de imediato viu-se envolvido pelos seus colegas de equipa. Juntos fizeram a festa aplaudidos pela assistência, numa manhã solarenga a condizer com a época realizada por eles.
No final seguiu-se a tiragem de fotos em conjunto de um grupo que sem dúvida foi o que mais se valorizou na instituição Beira-Mar esta época 2007/2008. Para a próxima a equipa júnior ficará entre outros, sem Renato e Jaime (irão para os séniores), Carlos Lucas (?) e Luís Bornes (?), mas ganhará novo fôlego com juvenis promovidos como já foi Cláudio. A todos os que sigam a carreira profissional de futebol ou o ensino universitário só lhes temos de desejar a maior sorte e sucesso, porque são uns campeões dentro do campo e fora do campo para com os sócios e na vida pessoal de cada um.


Fotos: Gabriel Baltazar, cam: Nokia 6280

Novo regresso


Depois dos consagrados Palatsi e Ricardo Sousa, parece ser agora a vez do extremo esquerdo Rui Dolores.
Segundo noticia de hoje do Jogo (aqui), o jogador quer rescindir com o Alki Larnaca, sendo que com o Beira-Mar está tudo confirmado.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Regresso

Ricardo Sousa é a mais recente contratação do SC Beira-Mar, conforme noticía o site do clube. É o regresso de um jogador que ficou na história do clube ao marcar o golo que nos deu a Taça de Portugal. O filho junta-se agora ao pai António Sousa no clube onde, assumidamente, ambos foram mais felizes. Boa sorte Ricardo.

Convidam-se sócios e adeptos...

... a comparecerem amanhã pelas 11:30h no "velho" Estádio Mário Duarte para assistir à cerimónia de entrega de faixas e troféu de Campeões Nacionais da 2ª Divisão à equipa júnior de futebol, como forma de lhes prestarmos uma última e justa homenagem pelo feito inédito e histórico que concretizaram pelo Sport Clube Beira-Mar.
Foto: cedida por Luís Bornes

quarta-feira, 25 de junho de 2008

4x3x3, o modelo e o futuro

Numa altura em que se agita o mercado e os planteís vão tomando forma, parece-me útil pensarmos um pouco sobre o modelo preferencial de jogo de António Sousa nas temporadas transactas em Aveiro: o 4x3x3.

Mano Nunes, a CA e a equipa técnica saberão por certo o que querem para o futuro do plantel e naturalmente aliarão a realidade económica do clube às ideias do treinador. Será que a expressão táctica do Beira-Mar 2008/09 será o 4x3x3 habitual em Sousa? Se sim, o sucesso passa por extremos rápidos e que cruzem bem, matador(es) na área, defesas certinhos, médios defensivos possantes que aguentem a liberdade criativa do 10, e claro está, o pensador. Foi nesta rede táctica que sobressaíram Rui Dolores, Fernando Aguiar, Fary, Ricardo Sousa entre outros. Foi assim que Petrolina e Gamboa fizeram mossa e Sandro ou Areias se evidenciaram. Foi tendo em conta o sistema que o Beira-Mar cresceu e valorizou jogadores.

Não sabemos ainda , a meados de Junho, se vamos jogar contra Boavista ou Paços de Ferreira (só neste país...). Mas vai ser dura a competição. Da dupla já mencionada sairá um concorrente claramente forte à subida. Depois há Gil Vicente, Vizela, Olhanense, Portimonense, Santa Clara, Estoril e Aves. Com tanto candidato, e o cinto apertado, mais vale a cabeça no sítio e o discurso do jogo a jogo. E já vi muita gente a ganhar corridas na pista de fora. O sorteio da Liga Vitalis é no dia 3 de Julho às 11h.

Ps- Bruno Resende (ex Lousada) e Rui Sampaio (ex Penafiel) engrossaram a lista de reforços. Ver no site do clube

Balanço do mercado de transferências


No que toca a contratações feitas até ao momento pelo Beira-Mar, sem dúvida que a do guarda-redes Palatsi é a mais marcante. Não só pelo carisma que este ganhou em Aveiro no fim dos anos 90, mas também por vir "barrar" o caminho a dois guarda-redes formados no clube e com fortes hipóteses de esta época ganharem a titularidade. A entrada do guarda-redes francês deixa assim antever que o jovem Renato («só» campeão nacional de juniores da 2ª divisão) não terá espaço nesta equipa e será reencaminhado, como todos os beiramarenses já adivinharão, para o Avanca.
Num momento em que Mano Nunes referiu que a equipa 2008/2009 será um misto de experiência e juventude, a verdade é que até agora só vimos experiência, se não vejamos: até ao momento o Beira-Mar concretizou 3 contratações, a saber; Palatsi (38 anos), Fangueiro (31 anos) e Sousa (30 anos). Ainda se fala do jovem colombiano Cárdenas, mas o clube ainda não confirmou. A vir-se concretizar esta última a pergunta que coloco é se não haverá médios na equipa de juniores que satisfaçam as pretensões do regressado António Sousa. Ruca, Luís Bornes, Capelas, Miguel ou Stéphane? Não seria mais viável ir buscar um jovem à cantera do clube em vez de contratar um jovem estrangeiro numa altura em que interessa a sobrevivência do clube acima de tudo?
Até 31 de Agosto poderá acontecer que a equipa técnica resolva apostar finalmente na juventude do clube, mas a ver pela amostra inicial, a poucos dias de iniciar a época, os juniores auri-negros terão de esperar e manter a esperança de alguns deles serem chamados para os trabalhos com a equipa principal. Mantenhamos nós sócios também essa esperança de uma aposta assertiva na formação.

Contratação

Depois de Sousa e Palatsi, Carlos Fangueiro será o próximo reforço do Beira-Mar para a sua equipa de futebol profissional. Fangueiro chega ao Beira-Mar depois de representar o Vizela, também da Liga Vitalis. Mais informações aqui.

domingo, 22 de junho de 2008

Foto-reportagem da Iª Gala SC Beira-Mar

Mais de centena e meia de Beiramarenses estiveram
presentes nesta primeira edição da Gala do SC Beira-Mar
-
Tó-Zé Bartolomeu foi o apresentador e ajudou a abrilhantar a festa.

A secção de futsal foi a primeira a entregar
as distinções relativas à época 200708.

Seguiu-se a estusiástica secção de natação.

Eng. Mano Nunes no momento da condecoração de
António Luís (treinador da equipa júnior de futebol)

O discurso de esperança do Eng. Mano Nunes perante o olhar atento
dos júniores de futebol que se sagraram campeões nacionais da 2ª divisão.
-
César Fernandes justificou uma a uma as
distinções atribuídas pela secção de basquetebol.
-
António Modesto, sócio nº 1 do SC Beira-Mar,
no momento em que foi homenageado por Aguinaldo Melo
-
As secções de futsal e basquetebol homenagearam os
Ultras Auri-Negros. António Leite e Domingos Macedo
entregaram a distinção ao Bruno Vieira (Presidente dos UAN)
--
Agostinho Oliveira (Natação), Pedro Coelho (Director Executivo do SC Beira-Mar)
e Hugo Reis (Basquetebol) constituiram comigo a Comissão
Organizadora que levou a cabo este evento.
-
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, o Dr. Élio Maia,
encerrou a cerimónia com uma intervenção que mereceu o aplauso dos presentes.

sábado, 21 de junho de 2008

SC Beira-Mar, Juniores 2007/2008

É inegável que em termos desportivos o título nacional da 2ª divisão conquistado pelos juniores do Beira-Mar foi o facto mais positivo nesta época da instituição aveirense.
Acontece que a indefinição quanto ao futuro do clube “abafou” e muito os gritos de “campeões!” destes jovens auri-negros. Alguns destes jogadores poderão já em 2008/2009 fazer parte dos eleitos de António Sousa para complementar o futebol profissional do clube. Porém, essa hipótese (de juniores fazerem da equipa senior) tem sido pouco discutida quer nas assembleias, quer nas tertúlias ou mesmo entre os blogues beiramarenses.
Foi na 2ª fase (zona 1) que a formação de Aveiro mostrou que tinha algo mais para dar do que uma classificação tranquila. A primeira amostra de que podiam ir bastante longe na competição foi dada no campo do Tourizense com uma vitória por 2-0, seguindo-se a esta mais 4 vitórias consecutivas, o que resultou numa subida à primeira divisão nacional na qual o Beira-Mar estará presente na próxima época. Ao cabo da última jornada desta 2ª fase os juniores somavam 16 pontos (em 18 possíveis), 5 vitórias, 1 empate e 0 derrotas, 8 golos concretizados e apenas 1 sofrido.
Por certo, depois de tão eficaz e convincente participação na 2ª fase, jogadores e equipa técnica agora na fase final da prova acreditaram que era possível fazer algo inédito na história do clube como seria ganhar um título nacional nos escalões de futebol de formação. Com os índicies de motivação em alta esta equipa fez questão de mostrar aos sócios que o clube tem futuro, mesmo numa época catastrófica no futebol sénior e onde começou a maior crise de sempre da instituição.
Na Fase Final da competição, em 6 os jovens auri-negros venceram 4 encontros (em Aveiro - 2-1 ao Setúbal, 1-0 ao Infesta e 4-2 ao Torreense; fora – 3-2 frente ao Infesta), empataram um (1-1 no campo do Torreense) e perderam em Setúbal (2-1). No final conquistaram 13 pontos (mais um que o V. Setúbal) e tornaram-se campeões nacionais da 2ª divisão nacional no dia em que no Estádio Municipal de Aveiro corria-se contra o tempo para encontrar uma Comissão Administrativa para o clube (14 de Junho). O ponto conquistado na última jornada (fora frente ao Torreense) revelou-se fundamental e deu provas que estes jogadores lidam bem com a pressão de estar a um ponto de um título nacional.
Da minha parte e penso que de todos os sócios, muitos parabéns, já fizeram história no clube.
Foto: cedida por Luís Bornes

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Mudança

A secção de basquetebol fez saber através do site oficial a contratação do Professor Paulo Brinca para treinador da equipa sénior masculina bem como para coordenador de toda a formação. Depois de uma carreira de sucesso em vários clubes da região, Paulo Brinca chega ao Beira-Mar após ter, no ano de estreia, levado o Atómicos à subida de divisão. A ler mais aqui, aqui ou aqui.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Faz hoje 9 anos...


... que o sonho se concretizou. O Jamor foi nosso!
Para recordar aqui, aqui, aqui e aqui.

Inscrições até amanhã!

Devido à indefinição directiva que o clube viveu até ao início desta semana, a comissão organizadora da Iª Gala SC Beira-Mar decidiu permitir as inscrições até às 17 horas desta Sexta-Feira. Deste modo, os interessados em marcar presença neste evento devem, preferencialmente, inscrever-se no EMA, no «velhinho» Mário Duarte, no Pavilhão ou nas Piscinas do clube. Em alternativa, quem não tenha disponibilidade de se deslocar em tempo útil a qualquer um dos locais mencionados, poderá inscrever-se enviando um e-mail com nome, nº de telefone e nº de sócio para beiramarfutsal@sapo.pt.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

A tomada de posse da CA

... pelo jornal O Jogo e pelo Notícias de Aveiro.

terça-feira, 17 de junho de 2008

A Assembleia da esperança...

Pela minha parte, só me resta agradecer a disponibilidade aos 5 eleitos para a CA e garantir a minha disponibilidade para ajudar em tudo o que me for possível. O mesmo apelo faço a todos os sócios que gostam verdadeiramente do Beira-Mar. A ajuda de todos será fundamental! Apelo mesmo, a todos aqueles que estejam a ler estas linhas e tenham gosto em poder ajudar o clube e assumir responsabilidades/funções, que entrem em contacto com os membros da CA. O Beira-Mar só se poderá reerguer com a ajuda dos sócios que sentem e vivem o clube. Que todo o trabalho desenvolvido para encontrar esta solução directiva tenha valido a pena... na esperança que consigam lançar as bases de um grande projecto colectivo para o Beira-Mar. Eu acredito. Mãos à obra! [Declarações audio de Mano Nunes no final da AG]
-
P.S. - A sessão de tomada de posse da CA será pública e está marcada para as 19:30 no Auditório do EMA.

Momento D

O colapso do Beira-Mar foi uma realidade iminente, um colapso que previsivelmente seria lento e agoniante. E a comunidade aveirense não percebeu o que podia ter acontecido, tão pouco terá entendido as consequências e o impacto social que um colapso do clube acarretaria. Só assim se pode compreender tamanha apatia.
A realidade presente do clube, provavelmente, será a mais grave da sua história. O futebol profissional, a âncora do clube, na segunda divisão e sem atletas e treinador, o clube com dívidas a credores e fornecedores (num montante ainda não totalmente clarificado), uma massa associativa decrescente e frustrada. No plano social, um clube distante do seu próprio epicentro. No plano directivo, um ex-presidente, que resolveu acompanhar mais alguns dos membros da última direcção, fugindo. Quanto a créditos, também existem, mas parecem incobráveis...
Valeu a Assembleia-Geral de ontem, porque foi decisiva, por tudo e pelo Beira-Mar. Que não haja dúvidas, ou se encontrava uma solução directiva ou era o colapso. Primeiro desapareceria o futebol profissional, e depois o resto, não por culpa própria, mas porque o remanescente das dívidas se abateria sobre o que restasse do clube.
Os cinco membros da Comissão Administrativa, Mano Nunes, Manuel Madaíl, Nuno Barata, Emídio Martins e Jorge Santos, ficarão ligados a um momento particularmente exigente e que requereu, e vai requerer ainda mais, coragem e muita abnegação. Mas que certamente também será exaltante e gratificante.
No momento actual da vida do clube, para que haja uma acção futurante, com uma perspectiva futurista, que permita a existência e o crescimento do clube, não bastam cinco pessoas. Irá ser essencial e decisivo o contributo de todos os beiramaristas, aos mais diversos níveis.
O Sport Clube Beira-Mar, ao longo dos seus 86 anos de História, foi uma invenção e construção colectiva dos aveirenses, foi um fruto do seu engenho e capacidade, com todas as suas virtudes e com todos os seus defeitos, e só neste modelo, intimamente ligado à sua própria origem, poderá sobreviver. Repito-me para sublinhar, com a participação e com o contributo de todos.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

A todos os que são do Beira-Mar:

De hoje já não passa, da Assembleia-Geral de hoje será emanada uma comissão administrativa, é garantido.
Não é, no momento em que são escritas estas linhas, possível publicitar os nomes dos cinco componentes da futura Comissão Administrativa que hoje será apresentada aos sócios. Mas que este anúncio, ao menos sirva de pequeno alívio, para os expectantes e para todos os que já receavam o pior.
Porque é um importante exercício de participação cívica e associativa, porque a futura Comissão Administrativa precisa e merece o apoio de todos, porque hoje à noite o Beira-Mar vai ter de ser o mais importante, que nenhum sócio falte, que todos digamos presente!*
* às 21:30 no EMA

domingo, 15 de junho de 2008

Dia D!

No último Sábado em Assembleia Geral, Alberto Roque mostrou perante algumas dezenas de associados a sua indisponibilidade para incorporar uma Comissão Administrativa que fosse capaz de dar o "arranque" para a nova época 2008/2009. Os motivos avançados pelo ilustre beiramarense foram de cariz profissional e nem o apelo de vários sócios para reconsiderar a sua decisão o fizeram voltar a trás.
Tal facto provocou nova suspensão da Assembleia que amanhã terá nova sessão no Estádio Municipal de Aveiro pelas 21:30h; sessão essa decisiva para a vida do clube. O Engenheiro Mano Nunes fez questão de no Sábado referir que se o Beira-Mar não elaborar uma lista para a Comissão Administrativa estará em causa a continuidade de toda a instituição. O Beira-Mar tem até dia 17 do corrente mês para se inscrever na Liga Vitalis, e para que a inscrição aconteça é necessário que Mano Nunes, Manuel Madaíl, Jorge Santos e Emídio Martins encontrem um quinto nome para completar a lista.
Perante tal cenário, mais negro que amarelo, proponho aos associados a visualização de um vídeo bem conhecido, criado pelo Bruno Martins e que é o espelho daquilo que todos queremos para o Beira-Mar - saúde, glória e sócios dedicados.

A 2ª parte da Assembleia...

... pelos sempre recomendáveis Notícias de Aveiro (aqui e aqui), Mais Beira-Mar e o O Jogo.
Lamento profundamente que não tenha sido possível demover o Eng. Alberto Roque, elemento considerado fundamental para o sucesso desta CA. No entanto, atendendo à sua disponibilidade para colaborar e continuar a trabalhar com os dirigentes agora propostos, mesmo não incorporando a CA, espero que seja possível ao Eng. Mano Nunes e ao Sr. Manuel Madaíl encontrarem alguém que possa suprir a vaga. Será, para mim, uma grande desilusão se esta solução directiva abortar por causa de um elemento. Foram várias semanas de mobilização das pessoas e de estudo da situação do clube, reflectindo e discutindo eventuais soluções para superar esta crise. Acredito que existirá outro grande Beiramarense, da confiança dos restantes membros propostos, que estará disponível para aceitar esta missão. Infelizmente, não poderei estar presente na AG desta Segunda-Feira (provavelmente, a mais importante da história recente do clube), mas faço votos para que seja a última parte de uma odisseia com um final feliz.

sábado, 14 de junho de 2008

AG - 2ª parte

Depois de na última Assembleia Geral do SC Beira-Mar um telefonema do presidente da Câmara Municipal de Aveiro para o Engenheiro Mano Nunes ter levado a mesma para intervalo, hoje pelas 20:30h é chegado o momento de reunir os sócios e dar seguimento à segunda parte daquela que esperamos ser a Assembleia que nomeie a Comissão Administrativa, que seja capaz de dar continuidade a um dos maiores símbolos de Aveiro.
Manuel Madaíl e Élio Maia adiaram para esta manhã a reunião que estava marcada para o dia de ontem. Esta tem como objectivo apurar formas de garantir o pagamento da dívida da EMA ao Beira-Mar.
A nós sócios resta-nos esperar que as soluções surjam da reunião desta manhã e é nosso dever marcar presença naquela que poderá ser a AG mais importante da história do clube, logo pelas 20:30h.
À margem da Assembleia Geral, Roma assinou pelo Santa Clara e já declarou a uma rádio açoreana a sua pretensão de "marcar 20 golos" na época 2008/2009. Algo que não conseguiu no Beira-Mar em três épocas (18 golos).

sexta-feira, 13 de junho de 2008

I Gala SC Beira-Mar

Devido à situação complicada que o clube atravessa, ainda não me tinha sido possível divulgar aqui, com a atenção que merece, a realização da I Gala SC Beira-Mar. Este evento tem vindo a ser preparado já há algum tempo pelas modalidades amadoras do clube e visa reunir e distinguir aqueles que mais se destacaram no clube durante a época desportiva 2007-08. Este ano arranca a primeira edição deste evento que, esperamos, possa vingar no seio do clube e da sua massa associativa alargando o seu âmbito nos próximos anos. Desde já, apela-se à presença dos sócios, atletas, treinadores, seccionistas, dirigentes e funcionários do clube neste evento (15€) que também poderão levar acompanhantes (16,5€). As inscrições estão a decorrer nos serviços da Academia de Futebol no «velhinho» Mário Duarte, nas Piscinas e no Pavilhão do clube até ao dia 17 de Junho. O sucesso deste evento depende muito da participação das pessoas e pretende demonstrar a força e o ecletismo do Beira-Mar, motivando aqueles que mais se distinguem anualmente em prol do clube.
Lanço o apelo aos Beiramarenses para que se inscrevam e compareçam nesta Gala. Temos de demonstrar que o Beira-Mar tem força humana para se reerguer. Eu já me inscrevi! [Mais info aqui]

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Intervalo

Foi uma Assembleia Geral estranha. No mínimo estranha. Começou mal, com a não justificada presença do ainda Presidente do SC Beira-Mar. Honra seja feita aos restantes membros da direcção que ainda vão dando a cara. Numa altura em que se discute o possível fim do futebol profissional, não estar numa Assembleia Geral sem dar qualquer justificação é no mínimo desrespeitoso para com os sócios. Já para entrevistas aos jornais não vai faltando tempo. Adiante.

O resultado da confusão que existe hoje entre a política e a vida do clube ficou bem expressa no decorrer da Assembleia Geral. O que é pena, porque ali apenas devia interessar o Beira-Mar. Porque é que o presidente da Junta de Freguesia da Vera Cruz perguntou o nome do presidente da administração da EMA? Toda a gente sabe que é o Dr. Élio Maia!! Porque é que são feitas intervenções sobre a gestão da EMA quando no executivo governado pela sua cor política era igual! A troca de diálogo com o João Oliveira (que acredito estivesse de boa fé) foi profundamente nefasta, porque não se percebeu qual o papel que ali estava a desempenhar. Que sirva de lição para o futuro. A todos.

Conclusão: o Beira-Mar está hoje em dia completamente refém da Câmara Municipal de Aveiro. O que não é novidade para ninguém, porque a EMA é algo que não existe, razão pela qual desde há muito defendo a sua extinção. Pairou uma dúvida no ar que não foi esclarecida: a providência cautelar do BES impede ou não a transferência de verbas para o clube? A EMA diz que sim, mas a intervenção do Eng.º Roque deixou esse cenário em aberto.

Dito isto, no próximo Sábado define-se o futuro do clube. Será possivelmente uma das Assembleias (ou a segunda parte desta) mais importantes da história do clube. Ou durante a semana são dadas as garantias necessárias para a formação da Comissão Administrativa, ou o Beira-Mar irá cair para o futebol amador. Independentemente da decisão que daí advier, espero que daqui para a frente o clube pense bem nas suas prioridades. Durante décadas que andamos neste sobe e desce, sem conseguir juntar qualquer tipo de património, e dependentes da bola entrar, ou da Câmara dar o subsídio milagroso. Ao invés, pequenos clubes à nossa volta abdicam de contratar meia dúzia de brasileiros e fazem campos treinos para a sua formação. Qualquer pequeno clube da região tem mais património que o Beira-Mar, porque a nossa obsessão tem sido o futebol profissional. Á conta disto temos a nossa formação a ter que ir treinar para Avanca, Gafanha ou São João de Loure. Enquanto não percebermos que aqui reside a nossa afirmação na região, não sairemos da cepa torta.

Por fim, destaco a "campanha de solidariedade" lançada pelo Dr. Luís Leitão (presidente do Conselho Fiscal). Todos os sócios ou adeptos que queiram contribuir poderão fazê-lo através de uma transferência para a conta 007 600 001 263 668 910 209. Mais uma vez repito. Todos somos importantes.

A Assembleia de ontem...

... pelo Notícias de Aveiro e pelo Mais Beira-Mar.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Assembleia Geral

É já hoje que irá decorrer a Assembleia Geral do Beira-Mar. O evento está marcado para as 20h30, começando uma hora depois no caso de não haver quorum para a hora marcada. Acredito que são estas horas onde se revela a verdadeira força dos clubes. O SC Beira-Mar passa, como é sabido, por uma crise sem precedentes na sua história, pelo que não é altura de cada um de nós assobiar para o ar e esperar por uma solução milagrosa. Tenho o máximo respeito pelas pessoas (sejam elas quais forem) que venham a assumir a comissão administrativa e caso se ultrapasse esta fase o clube ficará com uma enorme dívida de gratidão para com estes elementos. Assim, espero que os sócios respondam afirmativamente ao marcar presença nesta importante AG. Todos somos importantes, e só com a ajuda de todos iremos superar esta crise!

terça-feira, 10 de junho de 2008

Vamos apoiar os júniores!

A equipa júnior de futebol do Beira-Mar pode sagrar-se hoje campeã nacional da 2ª divisão, alcançando o primeiro título nacional do clube ao nível da formação. A equipa auri-negra soma 9 pontos em 4 jogos, liderando esta fase final. Em caso de vitória, garante o título. O jogo, contra o Infesta, será no «velhinho» Mário Duarte às 17 horas.

Impasse

Realizou-se ontem a anunciada reunião que poderia definir a constituição da Comissão Administrativa. À mesa estiveram Manuel Madaíl, Mano Nunes, Alberto Roque, José Cachide, António Graça (Presidente da Assembleia Geral) e Luís Leitão (Presidente do Conselho Fiscal). A reunião terá decorrido de forma cordial com todos os presentes a discutirem a situação actual do clube e a procurar soluções para a grave crise financeira. No entanto, desta reunião, não saíu qualquer "fumo branco" quanto à constituição da CA. Existem algumas questões que todos pretendem salvaguardar previamente. Muito provavelmente, apenas na Quarta-Feira será possível definir os rostos e os propósitos de quem vai gerir o Beira-Mar nos próximos tempos. Nesta fase, todos os cenários estão em aberto.
Uma certeza eu tenho. Com mais ou menos saúde, o Beira-Mar irá sobreviver.

domingo, 8 de junho de 2008

CA poderá ganhar forma na Segunda-Feira

O BN, não sendo um órgão informativo, nem sendo escrito por jornalistas, pretende continuar a ser um veículo de comunicação e interacção dos sócios, adeptos ou meros simpatizantes do Beira-Mar. Nesse sentido, as informações que aqui avançamos são fidedignas e transmitidas com a consciência de que o seu conhecimento público não prejudica o clube.
A propósito da constituição da futura Comissão Administrativa do Beira-Mar, muito se disse na comunicação social. Foram mesmo veiculadas informações, dadas como confirmadas, quando tal facto não correspondia à verdade. No entanto, nem sempre a responsabilidade por tais notícias falaciosas cabe por inteiro aos jornalistas ou colaboradores dos órgãos de informação que lhes dão corpo. É que existem pessoas, supostamente “bem colocadas” e com responsabilidades de diversa ordem, que gostam de se pavonear junto da imprensa afirmando saber mais do que realmente sabem. Ora, juntando-se a fome (de protagonismo dessas pessoas) à vontade de comer (natural em qualquer jornalista), está encontrada a fórmula mais corriqueira da especulação.
Por conseguinte, é com um misto de felicidade e de esperança que estou em condições de assegurar aos Beiramarenses que, nesta Segunda-Feira, a futura Comissão Administrativa do clube poderá ganhar forma. Ao contrário do que foi dito, os nomes que a vão integrar ainda não estão definidos, embora o leque de prováveis já esteja, em certa medida, circunscrito.
Por uma questão de respeito pelos envolvidos, não irei aqui avançar com mais nomes além daqueles que já mostraram disponibilidade pública para integrar a CA. Estou a falar de Manuel Madaíl, Mano Nunes e José Cachide. No entanto, apenas na Segunda-Feira é que estas pessoas se irão reunir pela primeira vez para discutirem a situação do clube e as possíveis formas de congregação de esforços para ajudar o Beira-Mar a ultrapassar esta crise. Deste modo, partilho convosco a minha esperança que este trio dê forma a uma Comissão Administrativa que terá, necessariamente, mais dois elementos. Esta solução foi bastante ponderada e mereceu a anuência dos próprios que, num momento particularmente delicado do clube, estão dispostos a ultrapassar algumas divergências pessoais do passado, numa demonstração inequívoca de elevação em torno do objectivo comum: salvar o Beira-Mar. Espero que a reunião desta Segunda-Feira seja clarificadora e que se acenda a luz que iluminará o difícil trilho que o clube terá de percorrer nos próximos tempos.
-
Novo grafismo do BN
Entretanto, como já tiveram necessariamente que reparar, o BN está com um novo visual que poderá ainda não ser definitivo. O desafio que vos lanço é o de deixarem as vossas opiniões e sugestões, para que o nosso “criativo de serviço”, o Bruno Martins, possa ir ao encontro dos nossos/vossos desejos.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Natação em destaque

O Beira-Mar orgulha-se de ser um clube eclético e de proporcionar a prática desportiva a largas centenas de jovens. No último fim-de-semana, a nossa nadadora Ana Margarida Almeida, de 13 anos, destacou-se no 26º Meeting Internacional do Porto. Parabéns à atleta e aos seus treinadores. [ler notícia completa]

FUTSAL: Beira-Mar x Académica amanhã à tarde
A equipa de júniores de futsal do SC Beira-Mar recebe, este Sábado, no Pavilhão do Alboi, a sua congénere da Académica de Coimbra.
O jogo terá início às 17 horas e as entradas são gratuitas.
Desde já, convido os Beiramarenses e amantes do futsal a assistir a este encontro e a despedirem-se da equipa júnior que representou as cores auri-negras esta época.
Autor: NQM

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Post 1000!

Servem estas linhas apenas para dar conta que o BN atingiu um milhar de "postagens"! De assinalar, também, a média de 266 visitantes por dia! Uma prova de que o Beira-Mar, pelo menos na blogosfera, está bem vivo!
Autor: NQM

Cinco décadas de quase - Beira-Mar


(clicar na imagem para melhor visualização)

O Futuro não vive do Passado, é certo. Mas é sempre importante, se o quisermos projectar sólidamente, fazê-lo tendo em conta o que somos, na medida do que fomos. Confuso?

O Sport Clube Beira-Mar chegou à 1ªDivisão na época de 61-62, há quase cinquenta anos. Nas últimas 48 épocas o clube repartiu participações entre a 1ª e a 2ª Divisão - 24 no escalão maior do futebol e igualmente 24 no escalão inferior. Este ano verificar-se-á o desempate. É portanto óbvio que o nosso caminho tem sido marcado pelo tão nefasto «sobe e desce».

Apesar da leitura global, se nos centrarmos apenas nas últimas 20 épocas, facilmente concluiremos que o Sport Clube Beira-Mar tem recuperado algum terreno na «candidatura a clube de 1ªDivisão», já que por lá esteve 14 vezes (66%) contra apenas 6 participações na divisão inferior. Mais, há 12 épocas que o clube não ficava duas vezes seguidas na 2ª Divisão, já que nas últimas 3 vezes em que por lá tinhamos passado, havíamos sempre subido. À quarta (este ano) não conseguimos repetir o feito.

Dos anos sessenta ao início do século uma ideia acompanha o percurso beiramarense: incapacidade de se afirmar definitivamente na 1ªDivisão. É para esse objectivo que teremos de trabalhar, logo que a questões financeira e directiva estabilizem. Não somente chegar até lá, mas permanecer por lá.

Autor: João Roldão

O Beira-Mar, a EMA e a Câmara Municipal de Aveiro

Caros amigos.
Aconselho a leitura atenta de uma reflexão do Pedro Neves no DesportoAveiro.
(http://desportoaveiro.blogs.sapo.pt/1764831.html)

A dialéctica entre clube, autarquia e empresa municipal Ema, um triângulo das bermudas, feito de falsas promessas, vicissitudes várias e acima de tudo muita incompetência.
Autor: Rui Nunes

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Futuro ainda indefinido

A Assembleia Geral prevista para o próximo dia 11* terá, necessariamente, que ser clarificadora quanto ao futuro directivo do clube. Os últimos três anos foram financeiramente desastrosos e colocam o clube, actualmente, numa situação de enorme fragilidade. Apesar de todos (ou quase todos...) termos a consciência de que o clube deve caminhar no sentido de ser rentável, o futuro próximo exigirá um desvio a este princípio, sendo necessário que alguém injecte o capital necessário para arrancar e assegurar a próxima época desportiva, uma vez que, como é sabido, da parte da EMA/CMA não existe disponibilidade para satisfazer o crédito para com o clube a curto prazo.
Deste modo, espero que até ao dia 11 de Junho, do «grupo de trabalho» proposto pelo M1922 possa surgir uma solução directiva que garanta a sobrevivência do clube. Tal como o Presidente da Assembleia Geral - que ainda no passado Sábado, na reunião com a CMA, delegou a representação institucional do clube em Alberto Roque, Manuel Madaíl e Mano Nunes (embora só os dois primeiros tenham estado na reunião) -, também eu acredito que a única solução credível e aglutinadora passa por aquelas pessoas e, eventualmente, por outras que com elas estejam dispostas a colaborar. Se concretizarem uma proposta para resolver o problema directivo do clube, penso que todos os Beiramarenses lhes ficarão imensamente gratos.
*após o jogo Portugal / República Checa (17h)
Autor: NQM

terça-feira, 3 de junho de 2008

Apresentação do painel de colaboradores do BN

Na vida nem sempre nos é possível escolher os melhores momentos para passar certas ideias à prática. Neste mês de Junho, o BN comemora o seu 3º aniversário e já há algum tempo que eu tinha prometido novidades. Infelizmente, a difícil situação que o clube atravessa não deixa nenhum Beiramarense indiferente e confesso que me tem retirado alguma disponibilidade psicológica para imprimir ao BN a dinâmica que merece. Ainda assim, porque quero sonhar e acreditar que o clube conseguirá superar esta crise, vou concretizar o meu objectivo de "refrescar" o BN com a entrada de seis ilustres colaboradores. Deste modo, o BN deixará de ser um projecto meramente pessoal e passa a ser um projecto colectivo, construído por alguns sócios do clube, todos com idade "jovem", que se preocupam com o dia-a-dia da nossa Instituição. Uma prova de que o Beira-Mar, se conseguir resolver os problemas do presente, tem "força humana" para se projectar no futuro. Aos meus novos companheiros de blog, os meus votos de boas "postagens"!
Ao longo deste mês, espero que seja possível concretizar mais algumas ideias... Por agora, aqui ficam as apresentações pelas palavras dos prórios:
-
Bruno Martins
Sócio nº 2230
«Antes de mais, é bastante gratificante aceitar o desafio proposto pelo Nuno, adepto incansável e de mérito do nosso planeta Beiramarense. Será, de certa forma, o reconhecimento das diversas conversas/ideias/debates concomitantes, que nos mantêm afeiçoados a este amor comum, o Sport Clube Beira-Mar. Espero retribuir com artigos, de diversas ordens, inerentes à conjuntura do clube, porque todos os Beiramarenses pretendem o elevar do clube ao patamar da excelência e da vitória, mas esta não aparecerá por um simples acaso… Necessitamos de debater o SCBM, na sua plenitude, com vista à consistência das bases, não esquecendo, nem menosprezando, o impossível.»
-
Filipe Guerra
Sócio nº 5957
«Fiquei contente com o convite para participar no blog Bancada Norte porque, desde o seu início, o Bancada Norte se constituiu como um espaço de opinião livre e honesta, mas também como um espaço de informação séria e credível. Mais ainda, este lugar virtual consumou-se como um espaço de debate e de diálogo. Espero que a minha participação corresponda às expectativas do convite que me foi feito, e que de alguma forma possa contribuir para a diversidade de pensamento e de opinião. Aos parceiros de blog, aos leitores e a todos os beiramarenses, uma saudação!»
-
Francisco Dias
Sócio nº 1129
«Ao aceitar o desafio de colaborar com o Bancada Norte, espero poder contribuir para a salutar discussão sobre todos os assuntos do dia-a-dia do nosso Beira-Mar. Acredito que um clube vale pela sua massa adepta, e acredito que todos têm o dever de lutar por um Beira-Mar mais forte. Num momento particularmente crítico na história do clube, o estímulo da partilha de opiniões construtivas ajudará, por certo, a engrandecer um dos principais símbolos de Aveiro. Longe de ter a presunção do domínio da verdade, pretendo apenas mostrar uma visão pessoal dos acontecimentos. Por questões afectivas e de formação académica, prestarei particular atenção ao basquetebol e aos assuntos económicos e financeiros. Tal como na realidade do clube, tudo isto apenas fará sentido com o contributo de todos.»
-
Gabriel Baltazar
Sócio nº 6219
«Tendo já colaborado noutro blogue dedicado ao SC Beira-Mar sinto-me satisfeito com esta "promoção" ao BN, e espero, mesmo com a quase "morte anunciada" do futebol profissional do Beira-Mar, dar um bom contributo a este espaço. No final se farão as avaliações correctamente.»
-

João Roldão
Sócio nº 2784
«Aceitei o convite porque gosto muito do Beira-Mar e será naturalmente um prazer escrever sobre o meu clube. Não sei muito bem o que dizer... Linhas orientadoras? Talvez o Ecletismo, a História, estatística, ligação à comunidade e à cidade...»
-
Rui Nunes
Sócio nº 5776
«O "Bancada Norte" é desde há muito um elo de ligação (talvez o mais importante e activo), entre o sócio anónimo e a realidade diária do clube. Os jogos, as políticas, as notícias, enfim, as alegrias e infelizmente, também algumas tristezas, são através do amigo Nuno há muito lidas e relidas por muitos de nós. Quando o próprio me convidou para participar mais activamente neste blog nãopoderia dizer "não". O sangue amarelo que me fervilha nas veias, não me permitiu, antes pelo contrário. Por isso, aqui estou, esperando que de algum modo possa ser útil nesta nova fase do blog, mas acima de tudo, útil ao clube. Porque o clube tem que ser discutido, ajudado, respeitado mas, acima de tudo, amado...»

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Ausência de soluções financeiras...

Como é do conhecimento público, a CMA convocou o SC Beira-Mar para uma reunião no passado Sábado de manhã. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube, na impossibilidade de estar presente, fez-se representar por Alberto Roque e Manuel Madaíl, duas das personalidades envolvidas no grupo de trabalho que tem procurado encontrar soluções para a grave crise financeira que o clube atravessa.
A proposta apresentada pelo grupo de trabalho com vista à regularização da dívida da EMA para com o Beira-Mar não foi aceite em virtude da impossibilidade daquela Empresa Municipal cumprir as exigências necessárias para a concretização do acordo. Perante a ausência de soluções que permitam resolver aquela dívida num curto prazo, ficou a promessa, por parte da Autarquia, de acompanhar a situação do clube procurando soluções que permitam a regularização daquele crédito quando tal for possível.
Apesar da reunião com a CMA ter sido inconclusiva, o grupo de trabalho está empenhado em candidatar o clube à competição profissional de futebol na próxima época (Liga Vitalis), por se entender que essa será a única forma de viabilizar o clube a médio prazo. Caso contrário, o fim do futebol profissional significará o fim de receitas importantes que serão necessárias para perspectivar a redução do passivo do clube a médio-longo prazo. Um eventual abandono da competição profissional de futebol colocará em risco todo o património e estruturas do clube, podendo significar o fim da colectividade e das suas modalidades. É importante que as pessoas não se esqueçam de que, o facto de se extinguir o futebol profissional, não significa apenas uma redução de custos do clube. O passivo continuará a ser exigível e a perspectiva de aceder a importantes receitas para a sua amortização será inexistente. Daí a importância do clube manter uma equipa profissional de futebol em competição, ambiciosa, mas sem se cometerem loucuras financeiras para se atingirem objectivos que, até pelas vicissitudes do próprio futebol, podem não ser atingidos.
Desta forma, a direcção demissionária e o grupo de trabalho estão empenhados em candidatar o clube à liga profissional de futebol. Durante este mês, o clube terá que cumprir os prazos definidos para a entrega de determinados documentos, os quais a LPFP analisará e concluirá pela aprovação ou reprovação da candidatura do Beira-Mar.
Note-se que a situação do clube continua dramática pois não existem quaisquer perspectivas de libertação das verbas necessárias para a regularização dos compromissos mais urgentes, o que poderá inviabilizar a inscrição da equipa na Liga Vitalis, não obstante o esforço já enunciado de candidatura do clube à participação na mesma.