web tracker

Arquivos

terça-feira, 31 de maio de 2011

Encontrar, cá dentro!

Actualização 7 de Junho: Marinho e João Real na Académica, segundo "abola".


9 Junho: Manuel Curto, próximo do Setúbal (Na última temporada, o médio foi utilizado em 19 desafios e mostrou ser um elemento importante na manobra da Naval, tendo revelado bom sentido posicional e qualidade na marcação dos lances de bola parada in ojogo)





Numa altura em que são as transferências que enchem as páginas de jornais, as viagens de Rui Bento ao Brasil e França* fizeram parte das mesmas, no entanto, aqui bem perto, existem soluções de qualidade!






Nos dois plantéis que acabaram de descer à Liga de Honra, poucos são os que se mantêem vinculados aos clubes em questão (Portimonense e Naval), pelo que se pode aproveitar alguns jogadores a custo zero.



Começando pela defesa, falta um jogador que ocupe o centro da defesa para fechar as habituais quatro opções (Hugo, Yohan e Jaime), pelo que João Real (ex-Naval) seria uma boa solução, com uma boa estampa fisica, bom sentido posicional e velocidade q.b., o central deve usufruir um salário bem ao alcance do Beira-Mar.






No sector do intermédio, Djamal jogará em Braga, Rui Sampaio poderá estar de saida, Sérgio Oliveira, João Luiz e Renan (já assinou pelo Cluj) regressam aos seus clubes, pelo que será um sector onde terá de haver um reforço. Nesse sentido Manuel Curto (ex-Naval) seria quanto a mim uma excelente aposta. O trinco formado no Benfica, onde era ponta de lança, conseguiu com sucesso a adaptação a médio defensivo e tornou-se num dos pilares da equipa de Mozer. Com excelente qualidade técnica, Curto tornou-se no homem encarregue pelas boas paradas tendo inclusivé apontado dois golos de grande penalidade, ao nosso Beira-Mar.



Ainda no mesmo sector, Hugo Machado também ex-Naval, poderia ser uma boa adição! O jogador formado no Sporting tem uma qualidade técnica acima da média, uma visão de jogo notável, pelo que foi com estranheza que vi que esta época não somou tantos minutos quanto eu esperava (talvez por lesão, não sei). Fui observar o Naval vs Estoril (taça da liga), onde o Hugo esteve simplesmente inexcedível, apontando um golo fabuloso na cobrança de uma bola parada.




Por fim e com a saida de Tatu e a cláusula de rescisão absolutamente ridicula de Artur, Ivanildo tal como Diogo Valente, poderia acrescentar qualidade à equipa! O jovem extremo formado no Porto, onde inclusivé chegou ao plantel sénior, libertou-se do Portimonense e encontra-se receptivo a propostas. Penso que se auferir um salário suportável pelo nosso clube, não seria uma aposta falhada.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Diogo Valente na mira!

Talvez pelo facto de o suposto treinador do Braga vir a ser Leonardo Jardim, o Beira-Mar anda à pesca em terras minhotas e caso se confirmem os dois nomes (Keita e agora Diogo Valente) já avançados, poderia se dizer que estávamos num bom dia!

O extremo canhoto, internacional português pelas camadas jovens, é natural de Aveiro e segundo noticia o "ojogo", o seu empresário terá uma ligação com o nosso futuro investidor!
Possuidor de um pé esquerdo fantástico que o levou ao FC Porto e à selecção nacional sub21 e sub23, Diogo seria uma grande aposta para um lugar desguarnecido perante a saida de Leandro Tatu!
Relembro que o jogador já actuou no Beira-Mar nos escalões de formação tal como o seu irmão (Renato).

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Um novo rumo!

A Assembleia Geral de ontem à noite marca o arranque de um novo ciclo na vida do SC Beira-Mar. Tal como tive oportunidade de transmitir na minha intervenção aos mais de trezentos sócios presentes, fiquei muito satisfeito com o facto da direcção do clube ter apontado este rumo (constituição de uma SAD para o futebol profissional) para a resolução dos problemas mais prementes, mas também, como via privilegiada para o desenvolvimento do Beira-Mar.

No entanto, chamei a atenção para os elevados riscos que a decisão de se avançar para uma SAD acarreta. Riscos esses que, pessoalmente, não me assustam desde que o processo seja bem conduzido e sejam salvaguardados um conjunto de mecanismos que sejam indutores de uma boa gestão futura da SAD e duma relação profícua daquela estrutura com o clube.

Nesse sentido, lamento profundamente a atitude pouco democrática e construtiva como foi conduzida a Assembleia. Gostei da presença e de ouvir as palavras do Sr. Majid e a apresentação da proposta da direcção, da mesma forma que gostaria também de ter ouvido e discutido a proposta do Eng.º Mano Nunes, pois a mesma se inseria perfeitamente na ordem de trabalhos estabelecida. Confesso que não percebi o receio da Mesa em submetê-la à discussão (foi preciso reclamar à Mesa a sua divulgação!), tendo tal facto gerado na sala um ambiente de intolerância que me entristece profundamente, ainda mais, porque induzido pelo próprio Presidente da Mesa (uma pessoa idónea e por quem nutro a maior amizade e consideração) que não soube enquadrar a referida proposta.

Como resultado, a direcção fez aprovar uma resolução de constituição de uma SAD na qual o SC Beira-Mar será um accionista minoritário (o modelo de distribuição do capital social inicial não consta da deliberação aprovada pelos sócios), com a qual estou absolutamente de acordo. Contudo, depois de aprovada a referida resolução, preferia que aos sócios presentes tivesse sido dada a possibilidade de apresentarem propostas que vinculassem a direcção para as negociações que se seguirão. Essa seria, na minha modesta opinião, a fórmula mais democrática, mais elevada e mais construtiva de participação dos sócios neste momento decisivo para o futuro do clube, o que lamentavelmente não aconteceu. A própria Mesa (penso que articulada com a direcção) passou um atestado geral de menoridade aos sócios, o que lamento profundamente.

A direcção pediu um “cheque em branco” aos sócios e nós, sócios, acedemos. Demos (ainda que por omissão) a maior prova de confiança que podia ser dada à direcção. Contudo, que se clarifique desde já que a responsabilidade em negociar um bom acordo para o clube será da exclusiva responsabilidade da direcção, já que a mesma não quis, intencionalmente, partilhar essa responsabilidade com os sócios na definição de um conjunto de pressupostos mínimos da negociação que, em minha opinião, deveriam ter sido aprovados em Assembleia Geral e constar da resolução final. Parece-me que houve medo de "espantar" o investidor com eventuais propostas emanadas pelos sócios, quando se devia saber que, na vida empresarial, quando partimos para uma negociação com alternativas, tal facto só fortalece a nossa posição negocial e, por conseguinte, penso que só beneficiaria o clube não o colocando numa posição de completa subjugação ao investidor. Neste ponto, penso que a direcção podia ter actuado doutra forma e valorizado o clube e os sócios.

Assim sendo, confiemos então no trabalho da direcção que, espero, para bem do clube, das modalidades e dos sócios, tenha em consideração o conteúdo da proposta (ver aqui) do sócio Eng.º Mano Nunes que, lamentavelmente, viu o seu contributo impedido de ser discutido na Assembleia.

Por último, uma palavra para os sócios do Beira-Mar. Ainda bem que compreenderam a importância do momento e foram em peso a esta Assembleia, mas teria sido bom que também tivessem compreendido a importância doutras Assembleias, designadamente, aquelas em que o fim do clube esteve iminente (a partir de Maio de 2008) e as subsequentes em que as sucessivas comissões administrativas lutaram como puderam pela sobrevivência do Beira-Mar, possibilitando chegarmos vivos ao dia de ontem e podermos tomar esta decisão estratégica tão importante. Provavelmente, se tivessem vindo a essas Assembleias, alguns sócios e funcionários (eu identifiquei-os) estavam melhor informados e não tinham tido comportamentos tão tristes e tão pouco dignificantes na Assembleia de ontem relativamente a pessoas que contribuíram imenso para não deixar morrer o clube e que, inclusivamente, garantiram durante largos meses o pagamento dos salários dos funcionários com recurso a dinheiros próprios.

Tenho a expectativa de voltar a estar presente em Assembleias Gerais com muitos sócios para discutir o SC Beira-Mar enquanto emblema eclético, representativo da nossa região, formador de centenas ou mesmo milhares de jovens. Espero que os sócios que ontem se deslocaram ao Auditório António José Bartolomeu só para apupar ou insultar uns e bater palmas a outros também estejam nessas Assembleias dispostos a prestar um contributo mais construtivo ao clube.

VIVA O SC BEIRA-MAR, SEMPRE!

"SADíssima!"

A Assembleia Geral do Beira-Mar, reunida em sessão extraordinária, esta quinta-feira à noite, aprovou por larguíssima maioria a criação da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) que vai gerir o futebol profissional e a academia.

A proposta recolheu apenas quarto votos contra e sete abstenções entre os 302 sócios presentes numa das reuniões magnas mais concorridas dos últimos anos.

A maioria do capital da SAD, de acordo com as pretensões da direcção presidida por António Regala, irá ser entregue ao empresário iraniano Majid Pishyar, do 32 Group, um conglomerado internacional com sede no Dubai.

O parceiro, com quem eram mantidos contactos desde Outubro do ano passado, esteve presente no inicio dos trabalhos, já na condição de sócio. Chegou acompanhado do empresário aveirense FIFA Ulisses Santos, tendo falado a pedido da direcção.

"A nossa proposta tem rosto, de uma empresa internacional que pode levar o Beira-Mar a outro rumo e para bem melhor", referiu António Regala antes de passar a palavra.

Actual presidente do Servette (Segunda Divisão Suíça), Pishyar convenceu os sócios ao assumir em troco do apoio para a SAD o objectivo de colocar o Beira-Mar "entre os quatro maiores clubes" nacionais.

Sem entrar em pormenores, e guardando "ideias" para outra visita, o empresário garantiu ser conhecedor das dificuldades financeiras do Beira-Mar. Embora seja dado como certo que irá assumir, imediatamente que a SAD ganhar força jurídica, cerca de 3,500 milhões de euros do passivo, não se referiu em concreto a este aspecto que foi determinante para a direcção.

Proposta alternativa de ex-presidente não foi discutida mas será tida em conta

O antigo dirigente Mano Nunes viu a assembleia rejeitar, sem apelo nem agravo, a discussão e votação de uma proposta "alternativa".

Sem se opôr ao modelo de gestão, nem querer inviabilizar o projecto da direcção, o empresário pretendia tornar o Beira-Mar "mais dono da SAD", o que não impediria investimento do parceiro iraniano.

Mano Nunes queria reservar 25% do capital social de um milhão de euros para o clube, enquanto os investidores institucionais ficariam com 70% e os sócios 5%. "Esta margem dava perfeitamente para o investidor gerir com pode, sabe e quer. O Beira-Mar ficaria numa posição mais tranquila", vincou.

A direcção aceitou entregar 80% ao parceiro, deixando 15% para o clube e 5% para os sócios.

Apesar da falta de apoio para concretizar a sua vontade de se tornar investidor de referência, Mano Nunes não afastou a possibilidade de vir a ser "um potencial parceiro".

No entanto, segundo declarou o próprio presidente, no final da assembleia, mantém-se aberta a porta para o diálogo. "Pode haver um consenso sobre isso", declarou António Regala.

A SAD deverá ser criada até 31 de Agosto, mediante protocolo, acordos e estatutos a definir pela direcção. "Senti aqui um voto de confiança à direcção, garanto que iremos negociar o melhor possível", referiu.

O presidente deixou apenas nota de profundo desagrado por comentários difamatórios anónimos que o obrigam a accionar judicialmente os gestores de blogs que acompanham o Beira-Mar. O caso diz respeito a acusações de ter ficado, pessoalmente, com dinheiro da venda do ex-central Kanu. A indemnização do processo, caso lhe seja reconhecida razão, reverterá para o clube, anunciou.

Investimentos de Pishyar em Aveiro não passam apenas pelo futebol

O empresário iraniano confirmou que os seus interesses em investir em Aveiro não se limitam ao Beira-Mar. Deu mesmo conta de uma reunião mantida, esta quinta-feira, com o presidente da Câmara, Élio Maia, onde deixou uma proposta para investir no complexo desportivo previsto pela edilidade em terrenos envolventes ao estádio municipal através de um acordo de exploração.

A resposta do edil entusiasmou. "Prometeu que nos ia ajudar, acredito nisso", declarou o empresário. O estádio e a futura academia também figuram nos seus planos, através da SAD.

Frases

"Têm o direito a ter um clube fantástico, ser famoso na Europa, por isso estão aqui. Este é um projecto grande, porque a cidade é capaz. Sinto-me confortável, temos uma grande empresa em S. Paulo, no Brasil. Pode haver várias sinergias, não só para o futebol. Espero uma mensagem a dizer para voltar e voltarei para fazer o melhor por vós".
Majid Pishyar

"A proposta alternativa não é contraditória nem contra. Tem mais valias para melhorar a proposta da direcção, e muito. Há aspectos esquecidos. Não vejo uma palavra sobre os sócios. E no futuro, como vai o clube ter participação nas receitas ?. Vamos partir para as negociações perfeitamente diminuídos".
Emídio Martins

"Não era o fim do mundo, estava eu aqui e com alguém para investir. Temos de sentir o clube como nosso, independentemente da SAD, dou essa possibilidade aos sócios" .
Mano Nunes

"Deixamos de ser sócios do Beira-Mar com a SAD. Não há receitas para o clube Beira-Mar. Fico profundamente triste de ver o clube entre ao capitalismo"
Tércio Silva

"Sinto-me feliz por se aprovar uma SAD que chumbaram há um ano. Pode ser um grande parceiro, mas a proposta de Mano Nunes não empobrece o clube. O investidor pode vir a aprovar".

"Eu tenho medo de perder o meu Beira-Mar".
Paulo Matos

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O que temos para decidir...

De acordo com a ordem de trabalhos inscrita na convocatória da Assembleia Geral marcada para hoje à noite, os sócios do Beira-Mar serão chamados a pronunciar-se sobre duas questões, as quais poderão ser objecto duma única votação - caso haja apenas uma proposta - ou duas votações - caso sejam submetidas a votação mais do que uma proposta de SAD.
No entanto, num e noutro cenário, é importante que se perceba que em causa estão duas questões muito concretas: A primeira prende-se com a definição da vontade da maioria dos sócios em constituir uma SAD para o futebol profissonal ("Sim" ou "Não"?), enquanto a segunda – que só se verificará em caso de vitória do “Sim” na primeira - relaciona-se com o modelo (pressupostos / condições mínimas de participação do clube) de SAD a constituir.
Note-se que, quanto à segunda questão, o modelo que for aprovado não obrigará a direcção do clube a optar por algum investidor em concreto (embora se saiba qual a vontade da direcção quanto a este aspecto). Ainda assim, caso a SAD seja aprovada, depois dos sócios escolherem o modelo que pretendem (caso sejam submetidos a votação mais do que uma proposta de modelo), cumprirá sempre à direcção a última palavra (sem necessidade de qualquer aprovação em Assembleia Geral) no que concerne à negociação das condições máximas de participação do clube na SAD e à escolha do investidor ou investidores que serão os parceiros do clube no projecto de SAD que os sócios venham a aprovar.
Deste modo, espero que os sócios que vão à Assembleia não levem a expectativa de que vão lá para assistir a alguma “luta de galos” entre potenciais investidores. Não nos vamos reunir para discutir ou votar pessoas. Não é isso que estará em causa. Esta Assembleia é importante para discutir e votar um modelo para o clube e uma proposta de concretização desse modelo caso seja aprovado.
Por isso, é legítimo que os sócios apresentem propostas no decurso da Assembleia e é fundamental que a direcção e os investidores potencialmente interessados na SAD sejam sensíveis às mesmas.
A escolha do(s) investidore(s) será da exclusiva competência da direcção que, confiamos, saberá posteriormente a esta Assembleia escolher o(s) melhor(es) intérprete(s) para o guião que os sócios definirem.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pedro Costa, pode ser reforço!




Pedro Costa lateral português de 29 anos, interessa, segundo noticia o maisfutebol, ao SC Beira-Mar. Com larga experiência no panorama futebolistico nacional, Pedro Costa já passou por Boavista (onde conheceu Rui Bento), teve seis anos em Braga e junta mais quatro na Académica de Coimbra.




Natural de Arouca, o jogador ocupa o lado direito da defesa, podendo ainda, ocupar o lado esquerdo com competência. Apesar da baixa estatura (1,66m), o jogador compensa com agilidade e velocidade notáveis, factores que me fazem acreditar que o Pedro seria uma boa adição ao plantel 2011/2012, até porque nada se sabe de uma possivél renovação de Danilo e André Marques deverá procurar outra solução para o seu futuro, abrindo assim espaço nas duas laterais da defesa auri-negra!

Beira-Mar Futebol SAD entra em "leilão"

Parece que afinal interessados não faltam em aderir à eventual futura SAD do Beira-Mar. Depois do pontapé de saída de Majid Pishyar (ver artigo), e da resposta de Mano Nunes (ver artigo), a Rádio Terranova avança hoje com o nome de outro potencial investidor (ver notícia). A ver vamos se não se trata de fumo sem fogo para baralhar a Assembleia Geral de amanhã. Gostaria apenas de deixar uma observação adicional, reforçada pela notícia da Terranova. Algumas vozes têm-se levantado quanto ao modelo de SAD proposto pela direcção, onde 80% do seu capital ficaria na posse do(s) investidor(es), enquanto o clube ficaria com 15% e os associados com os restantes 5%. Em termos práticos, esta solução é exactamente igual à disperção de 60% do capital proposto no anterior projecto de SAD apresentado. Quem ficar com a maioria, fica com o controlo das decisões estratégicas sobre o futebol profissional, independentemente de se tratar de 80%, 60% ou 51% (como é expresso na vontade do potencial investidor Vítor Pinto da Costa). A aspiração é legítima. É expectável na óptica de quem avança com o capital ficar com o poder de decidir o rumo do seu investimento. É aliás esta a prática de grande parte das SAD's em Portugal e na Europa, pelo simples facto que desde há muito tempo (com excepção para alguns colossos europeus) os clubes deixaram de poder alavancar financeiramente uma actividade desportiva que movimenta milhões de euros.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SAD ou não, eis a questão

Na próxima quinta-feira os sócios do SC Beira-Mar vão ser chamados a votar um novo projecto de SAD proposto pela actual direcção. Este post não pretende ser mais do que aquilo que é, isto é, a opinião de um sócio do Beira-Mar que se preocupa com o futuro do clube. Antes de analisar a actual proposta de SAD, acho importante fazer uma pequena retrospectiva daquilo que foi o passado recente e conturbado do clube.

Após a falhada parceria com os ingleses da Stellar Group, o Beira-Mar desce à segunda divisão e Mano Nunes coloca o seu lugar à disposição. Surge uma nova direcção liderada por Artur Filipe, que ao fim de dois anos consegue voltar a colocar o Beira-Mar na elite do futebol português. Esse ano, que à partida se vislumbrava como uma janela de oportunidade para a reafirmaçao do Beira-Mar, viria a ser trágico do ponto de vista desportivo e financeiro. O Beira-Mar voltava a descer de divisão, e acumulava um passivo gigantesco dependente de dois grandes credores: os antigos directores, que tinham avançado com avais pessoais a empréstimos bancários, e os espanhóis da Inverfutbol que reclamavam uma dívida superior a um milhão de euros. Importa, no meio deste enredo, lembrar o incumprimento da Câmara Municipal de Aveiro do célebre protocolo entre as partes por via da utilização do EMA que agudizou as dificuldades financeiras que o clube vinha a sentir. De novo na segunda divisão e sem direcção, Mano Nunes assume a liderança de uma comissão administrativa com a responsabilidade de inscrever a equipa e contratar praticamente um novo plantel. António Sousa regressa ao clube embora sem sucesso, sendo sucedido a meio da época por Bruno Moura que não conseguiu mais que um modesto 12º lugar. Cada vez mais estrangulado do ponto de vista financeiro, a CA de Mano Nunes faz o famoso negócio de venda das piscinas, que permitiu ao Beira-Mar inscrever-se de novo na segunda liga e assegurar os pagamentos da época, assegurados pela nova Comissão Administrativa liderada por António Regala. A escolha de Leonardo Jardim para técnico da equipa revelar-se-ia acertada, e graças ao talento do treinador a equipa obtém quase que por milagre o regresso à primeira divisão. Pelo meio ficam, claro, muitos pormenores (importantes), cuja opinião pessoal não é aqui chamada para o caso.

No final da época passada, foi apresentada uma proposta de SAD chumbada pelos associados. Na altura manifestei-me contra a proposta, por duas grandes razões: a primeira prendia-se com o timing da SAD. O clube encontrava-se na segunda divisão, e do ponto de vista da atractividade do negócio parecia-me pouco oportuno. Claro que, caso o Beira-Mar não tivesse conseguido a subida de divisão, duvido que restassem muitas alternativas ao modelo apresentado. A segunda razão, e seguramente a mais importante de todas, consistia no modelo de SAD apresentada. O SC Beira-Mar SAD ficava com os activos mais importantes do clube (passes dos jogadores) e deixava no clube o enorme passivo gerado até à data. Na prática o clube ficava de imediato sem a sua principal fonte de receitas e numa situação de falência técnica. Estas foram as duas grandes razões pelo qual votei contra a proposta de SAD, e feita uma análise retrospectiva, não me arrependo da decisão tomada.

Vejo nesta nova proposta apresentada estes dois problemas ultrapassados. Gostaria igualmente de referir, fruto do trabalho que vou exercendo na secção de basquetebol, o enorme empenho da direcção liderada por António Regala com o ecletismo do Beira-Mar, algo que me agrada profundamente. Sou daqueles para quem o clube é mais importante que tudo o resto, mesmo que se trate do futebol profissional. Importa referir que foi graças à má gestão do futebol profissional que o clube acumulou o passivo actual, pelo que não acho séria qualquer proposta de SAD que não tenha como primeira prioridade limpar tudo aquilo de errado foi feito.

Face ao que até agora foi esclarecido, confesso a minha inclinação para votar favoravelmente à proposta de SAD. Podem argumentar a questão da "alienação do clube a estrangeiros". Pergunto eu: a gestão aveirense tem dado provas de quê? Além disso, perguntem aos adeptos do Manchester United a preocupação da alienação do clube aos ingleses, ou dos adeptos do Chelsea o estorvo dos euros de Abramovich. Toda a SAD que tenha como premissa a salvaguarda do clube (e não do futebol profissional) terá todo o meu apoio. Espero que a bola continue a entrar, e faço votos para que o Beira-Mar permaneça muitos anos a jogar ao mais alto nível, mas uma coisa é certa: se as coisas correrem mal (e já se provou que podem correr com a gestão cá do burgo) o Beira-Mar manter-se-á vivo.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

É iraniano, dono do Servette e muito mais

O investidor que foi hoje conhecido é iraniano e dono do 32 Group, um grupo económico com sede no Dubai que abarca várias áreas de negócio (link para a área desportiva)

Notas retiradas do Noticias de Aveiro. O Bancada Norte não é um meio de comunicação social e por isso não esteve presente na conferência de imprensa. Aguardamos, como sócios, mais informações.


Notas
- Capital social de um milhao de euros (15% do clube, 5% dos sócios, restantes do parceiro);
- Negociação do passivo exigível, com vista à sua extinção;
- Não haverá despedimentos;
- Forte capacidade investimento do parceiro, aliada à sua experiência no campo da gestão desportiva;
- Parceria estratégico no reforço do papel social do clube, nomeadamente da promoção da prática desportiva;
- Estreita ligação entre o clube e a SAD.

No entanto, queria realçar esta parte que está no Notícias de Aveiro "O investidor já emprestou ao Beira-Mar uma quantia que rondará 500 mil euros "...

ADENDA: Alguém da Direcção de Comunicação do Servette sabe mais do que nós :) Ora leiam a "aquisição do nosso clube"...

ADENDA II: "A anterior SAD não é comparável com esta" ... Pois não, pois não...

SESSÕES DE ESCLARECIMENTO: Parece que no dia 26 é para votar mesmo... se a direcção facultar os documentos nas duas sessões de esclarecimento marcadas. No site refere-se:

"No sentido de garantir todos os esclarecimentos necessários junto dos associados para que estes possam votar em consciência o projecto que será proposto na Assembleia-Geral do próximo dia 26/05, entende esta Direcção promover duas sessões de esclarecimento abertas aos associados e que se realizarão no Auditório António José Bartolomeu (EMA)".
Tais sessões realizar-se-ão nas seguintes datas:
23/05/11 (2ª Feira) – 19:00
24/05/11 (3ª Feira) – 19:00

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Yohan, resolve!

O central auri-negro, em estreia absoluta na Selecção Nacional (sub 23), apontou o golo (único) que deu a vitória a Portugal, na final do Challenge Trophy perante a Inglaterra.

Recorde-se que o central luso-francês já tinha estado na iminência de ser convocado para a lusa (sub 21), altura em que sofreu a grave lesão que o afastou dos relvados por longo periodo de tempo!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

SAD será apresentada aos sócios no dia 26 de Maio

A direcção do Beira-Mar publicou hoje um comunicado no site do clube que confirma a intenção de apresentar e submeter à votação dos sócios uma proposta de constituição de uma Sociedade Anónima Desportiva. (ver aqui)

Entretanto, a Assembleia Geral para o efeito já tem data marcada: 26 de Maio. (ver aqui)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Rescaldo do fim-de-semana e perspectivas futuras

No passado fim-de-semana, a equipa de futebol profissional terminou a época 2010-2011 com uma derrota, em casa, frente ao Nacional. Sobre o jogo, pouco há a acrescentar relativamente ao que já foi dito e escrito nas rádios, nos blogues e na imprensa. Foi uma despedida triste e sem chama da equipa auri-negra que terminou a época, que teve momentos empolgantes, no 13º lugar.
Quanto ao basquetebol, a equipa sénior auri-negra apurou-se para a final do playoff do Campeonato Nacional de Basquetebol 1. Num jogo muito disputado, mas pobre do ponto de vista do espectáculo, o Beira-Mar venceu o Infante de Montemor por 58-49, somando 4 vitórias em 4 jogos nestes playoff. No próximo Sábado, joga-se o primeiro encontro da final, às 17:00, no Pavilhão do Beira-Mar. (ver aqui quadro completo de jogos)
No futsal, o Beira-Mar recebeu e venceu a equipa do ADC Bairros por 6-3. Apesar da vitória, os auri-negros permanecem no terceiro lugar da classificação (fora dos lugares de subida aos nacionais), dado que os dois primeiros classificados também venceram os seus jogos, numa altura em que falta apenas uma jornada para o final do campeonato.
Na Academia de Futebol, o passado fim-de-semana coroou a equipa de Infantis A com o título de campeã distrital. Parabéns!

Campanha e novo modelo de gestão em discussão interna
A direcção do clube reuniu com os órgãos sociais do clube no Domingo e com os funcionários e os responsáveis das modalidades amadoras na Segunda-Feira. Em discussão a campanha que será apresentada ao público brevemente (em contagem decrescente no site do clube) e um novo modelo de gestão para o clube (que permita o surgimento de investidores) que deverá ser apresentado aos sócios em Assembleia Geral.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Uma final, dois anos depois



Apenas dois anos depois de se ter sagrado campeão nacional do CNB2, o Beira-Mar encontra-se de novo numa final, desta vez do playoff da zona norte do CNB1. Depois de um playoff até agora irrepreensível (4 jogos, 4 vitórias), teremos pela frente a forte equipa da Oliveirense, que fez uma grande aposta no reforço da sua equipa tendo em vista a subida à Proliga. Relembre-se que o vencedor deste playoff, jogado à melhor de 3 jogos, para além do acesso directo à Proliga (2ª divisão nacional) terá ainda direito a disputar o título de campeão nacional do CNB1 frente ao vencedor da zona sul.



No próximo Sábado pela 17H o Pavilhão do Beira-Mar receberá o primeiro jogo deste playoff.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Basquetebol: O jogo que pode dar o acesso à final

É já no próximo sábado (dia 14) que se realiza o segundo jogo da meia-final do playoff, frente ao Infante de Montemor. Terá inicio às 18h45 no pavilhão do Beira-Mar.

Depois da importante vitória no primeiro jogo (76-64), a nossa equipa necessita somente de mais uma vitória para se apurar para a final, por isso necessita do apoio de todos.

Não faltes a este grande e decisivo encontro! Convida os teus amigos também!

VAMOS ENCHER O ALBOI!

No caso de haver um empate na eliminatória, o 3º jogo realiza-se no Domingo às 18h30.

LIGA BN - Aposta 30 - Jornada 30 - Façam as vossas apostas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Derrota em Guimarães

Estive ontem no "Dom Afonso Henriques" e gostei muito da primeira parte do jogo. Em campo, duas equipas desinibidas, a quererem praticar bom futebol e uma procura constante do golo. Se é verdade que o Beira-Mar foi feliz nalgumas ocasiões, também é verdade que a sorte, a qualidade do guarda-redes Nilson e alguma desconcentração dos nossos avançados permitiram ao Vitória chegar ao intervalo sem sofrer qualquer golo.
Na segunda parte tudo se alterou. O Beira-Mar praticamente deixou de atacar ou contra-atacar e toda a iniciativa de jogo foi do Vitória. Após a lesão do capitão Hugo, o "assalto" à área Beiramarense intensificou-se e era notória a intranquilidade que se vivia no eixo da nossa defesa. O Vitória desperdiçou várias oportunidades e valeu-nos o Rui Rego para safar outras tantas. Do banco, as duas últimas substituições pareceram-me completamente desadequadas às necessidades da equipa em campo, contribuindo ainda mais para o domínio vitoriano.
Fiquei com a sensação que se o Beira-Mar tivesse marcado no decurso da primeira parte, a história do jogo teria sido diferente, mas face ao que aconteceu na segunda parte (o Beira-Mar "eclipsou-se"), a vitória dos vimaranenses é inteiramente justa. Aqui fica a ligação para um resumo que contém os melhores momentos do encontro.

Beira-Mar em vantagem na meia-final do playoff

O Beira-Mar foi no passado Sábado arrancar uma preciosa vitória frente ao Infante Montemor, que coloca a equipa auri-negra em vantagem no confronto a contar para a meia-final do playoff do CNB1. Com uma exibição muito segura e bem conseguida, o Beira-Mar saiu de Montemor com uma vitória por 76-64, o que deixa a equipa muito bem posicionada para atingir a final da zona Norte do CNB1, apenas um ano após a sua subida a esta divisão. No jogo 1 da outra meia-final, o Vasco da Gama levou de vencida a Oliveirense.



No próximo Sábado realiza-se o jogo 2 da meia-final (18h45, Pavilhão do Beira-Mar). Caso o Beira-Mar vença obtém o acesso à final da zona Norte. Em caso de derrota, realiza-se o decisivo jogo 3 no Domingo, também no Pavilhão do Beira-Mar às 18h30.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Incidente incompreensível

Os anos passam e já vi e vivi inúmeras situações relacionadas com o SC Beira-Mar que me supreenderam e desiludiram.


No entanto, o episódio que o Pedro Neves relata no blog Ser Beira-Mar surpreende-me porque conheço o próprio Pedro Neves e os responsáveis da Academia (João Claro, Carlos Martins, Dimas Mieiro e António Luís) e toda esta "história", tal como está apresentada, não corresponde à maneira de ser e de estar que identifico nas pessoas que citei. Por isso, sem qualquer conhecimento de causa, arrisco afirmar que deve haver um grande mal-entendido, pelo que, apelo às pessoas que citei que tenham a capacidade de dialogar e, acima de tudo, fazer regressar o Filipe ao seu clube do coração.

LIGA BN - Aposta 29 - Jornada 29 - Façam as vossas apostas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Rescaldo do último fim-de-semana...

No passado fim-de-semana, as equipas séniores de basquetebol e futsal do Beira-Mar tiveram "sortes" diferentes. No basquetebol, a vitória sorriu aos auri-negros que, desta forma, se apuraram para as meias-finais do CNB 1 onde defrontarão o Infante de Montemor (1º jogo no dia 7 de Maio em Montemor e 2º jogo no dia 14 de Maio em Aveiro). Frente à Sanjoanense, o equilíbrio ainda prevaleceu até ao intervalo (35-35), mas na etapa complementar o colectivo beiramarense superiorizou-se e o resultado final espelha bem a diferença entre as duas equipas (77-47).
Duas notas sobre este jogo:
Homenagem simples, bonita e merecidíssima ao dirigente Domingos Macedo (na foto) no intervalo do jogo.
Que bom que é assistir a jogos animados pelo "speaker" João Roldão. Sabe contagiar a assistência e criar um excelente ambiente em torno da equipa.

Quanto ao futsal, o fim-de-semana foi amargo com a derrota (5-4) em casa do líder, o CFCP Lourosa. A equipa auri-negra bateu-se muito bem, mas uma arbitragem desastrosa e altamente prejudicial acabou por empurrar os locais para uma vitória que os deixou às portas da subida aos "nacionais", enquanto os auri-negros dependem agora de terceiros para alcançar a subida de divisão.

"Beira-Mar apanhado fora-de-jogo"
Chamo a atenção dos dirigentes do Beira-Mar para este artigo no blog pessoal do Júlio Almeida, jornalista e responsável pelo site Notícias de Aveiro. A rever.

domingo, 1 de maio de 2011

Beira-Mar 1-1 Rio Ave

Num jogo em que a regularidade do Beira-Mar ao longo de todo o campeonato, defrontava um Rio Ave que apesar de chegar a estar perto dos lugares de descida, fez uma segunda volta fantástica que pode ainda culminar com um lugar europeu!

Num onze sem surpresas, a nossa equipa entrou melhor no terreno de jogo e conseguiu abrir o activo ainda antes do primeiro quarto de hora. Canto cobrado por Renan e Yohan Tavares a aparecer ao primeiro poste solto de marcação, atirando para as redes do desamparado Paulo Santos. Registo para algumas timidas incursões vila condenses, quase sempre por João Tomás. Ainda antes do intervalo, Wilson Eduardo esteve perto de decidir a partida, quando servido por Tatu, obrigou Paulo Santos a boa intervenção!

Na segunda parte entraram melhor os forasteiros e conseguiram marcar! Tarantini aproveitou uma defesa incompleta de Rui Rego a remate de Yazalde, e perante a passividade da defensiva aveirense estabeleceu nova igualdade. O Rio Ave com os olhos postos na Europa, aproveitou o embalo e não fosse o desacerto de João Tomás podia mesmo ter conseguido a reviravolta. A 15 minutos do fim, voltou a ser o Beira-Mar a controlar o jogo e a estar perto de levar os 3 pontos! Artur servido na perfeição, falhou na cara de Paulo Santos, e mais tarde Yohan Tavares, novamente de cabeça, viu Paulo Santos brilhar e manter o empate.

PS: Ambiente fraco no EMA e André Gralha roça o ridiculo!