web tracker

Arquivos

sexta-feira, 26 de maio de 2006

FUTSAL: Final-Four este fim-de-semana

Este fim-de-semana, a equipa sénior de futsal do Beira-Mar encerra a sua participação em competições oficiais esta época, participando na Final-Four da Taça de Aveiro. Os jogos decorrerão Sábado e Domingo no Pavilhão da Escola C+S de Lourosa. Na primeira meia-final, o Beira-Mar defronta a equipa do ARCA às 15 horas. Às 17h, o Fundo Vila disputa com o Saavedra Guedes o outro lugar na final que terá lugar no Domingo às 17 horas. Mais uma vez, os Ultras Auri-Negros prometem estar ao lado da equipa organizando o transporte para todos os interessados. A concentração dos adeptos está marcada para as 13 horas no Pavilhão do Beira-Mar.
Entretanto, a secção de futsal já abriu as inscrições para o IIº Torneio Cidade de Aveiro que decorrerá entre os dias 19 de Junho a 8 de Julho no Pavilhão do Beira-Mar. Os interessados em participar poderão obter mais informações através desta ligação.
Ao longo das últimas semanas, o blog da secção de futsal foi palco de acesos debates nos comentários. Entre várias personalidades e adeptos do futsal aveirense, apareceram os já "costumeiros" anónimos com insinuações e especulações de muito mau gosto. A direcção da secção não teve outra solução e encerrou os comentários do blog que, na semana que antecede a participação da equipa auri-negra na final-four da Taça de Aveiro, tinham como claro objectivo destabilizar a serenidade dos dirigentes, treinadores e jogadores do Beira-Mar.
A verdade é que a aposta do Beira-Mar no futsal veio mexer com muitos "poderes instalados" no futsal aveirense. Com uma estrutura dirigente jovem e dinâmica, a secção de futsal do Beira-Mar tem transmitido confiança e angariado apoios que possibilitam ao clube ter nos seus quadros alguns dos melhores jogadores do distrito, bem como, garantir a sustentabilidade de um projecto que assenta - e bem - na vertente da formação. Os resultados das equipas jovens do Beira-Mar têm sido animadores e a equipa sénior só não subiu aos campeonatos nacionais esta época pelos motivos que se sabem, tendo ficado a dois escassos pontos desse objectivo. É perfeitamente compreensível que alguns "velhos do Restelo" não compreendam a capacidade de afirmação do futsal Beiramarense sem os padrinhos que outros têm na arbitragem. Tratam-se de pessoas com "vistas curtas", que não são capazes de perceber que a ascenção do Beira-Mar no panorama do futsal português potencia o desenvolvimento da modalidade no distrito, beneficiando todos os clubes de Aveiro. Infelizmente, a mentalidade dominante é a de se querer ser "grande" no reino dos "pequenos", em vez de se catapultar a modalidade para um nível superior, junto dos "grandes" do futsal português.
À parte disto, mas relacionado ainda com o futsal, scanarizei um azulejo que pertence ao meu pai e diz respeito ao Torneio de Futebol de Salão do Beira-Mar em 1977. Já agora, se alguém souber, tenho curiosidade em saber quem eram "Os Cravas" que organizavam o referido torneio.

1 comments:

Pedro Neves disse...

Nuno: Sou do tempo em que ia diariamente ao pavilhao do Beira-Mar para assistir ao torneio de futebol de salão do Beira-Mar. Era um acontecimento por quem muita gente esperava todos os anos. Nem imaginas! Havia equipas históricas! O Café Tako, as Padarias Beira-Mar e a Universidade de Aveiro. O pavilhão «abarrotava».
OS «Cravas» eram um grupo de grandes beiramarenses que trabalhava na angariação de apoios e dinheiros em prol do clube.
Bons tempos!