web tracker

Arquivos

sábado, 18 de novembro de 2006

Empate frio...

Tal como tinha prometido, aqui volto eu a este post para vos transmitir as minhas impressões em relação ao jogo.
Tal como o ambiente no estádio, também o jogo foi muito frio. Sem lances brilhantes, jogadas envolventes ou rasgos individuais susceptíveis de roubar alguns aplausos aos poucos espectadores no Estádio (1440).
A imprensa "escrita" e "falada" já disse quase tudo sobre o jogo. O Beira-Mar teve maior domínio territorial e dispôs das melhores situações de golo. Mais uma vez, esteve em vantagem no marcador e deixou fugir a vitória nos últimos minutos.
Em traços muito gerais, notei que no desenvolvimento dos lances ofensivos, o Beira-Mar canalizou pouco jogo pelos flancos. O Wegno procurou ocupar alguns espaços vazios, alternando com o Jorge Leitão, mas, os movimentos destes dois homens eram manifestamente insuficientes perante uma defesa organizada como a do Vitória.
Como sempre, gostei muito da atitude do Rui Lima em campo. No entanto, parece-me que jogou demasiado no meio. Na minha opinião, a par com o Vasco Matos, o Rui Lima é o jogador do plantel do Beira-Mar que melhor sabe jogar na linha e tirar cruzamentos.
Contudo, uma equipa constrói-se de "trás para a frente". Por isso, numa breve análise individual ao desempenho de alguns jogadores, terei que começar pelo sector defensivo. O Danrlei, como alguém referiu nos comentários, dá a sensação que tem cola nas chuteiras. A sair dos postes e a jogar com os pés é muito inseguro. O Toni Vidigal é esforçado... mas, decididamente, prefiro o Ribeiro naquela posição. A dupla Jorge Silva e Ricardo (o melhor central do plantel a par com Alcaraz) esteve bem ao longo do jogo, mas, independentemente de quem tenha sido a falha de marcação ao Varela no lance do golo do empate, é da responsabilidade do líbero a definição das marcações dentro da área, ainda para mais, num lance de bola parada.
No meio, a exibição do Emerson foi fraca. Muitos passes errados e alguma precipitação no momento de sair a jogar. O Ratinho pareceu-me ser dos jogadores mais esclarecidos em campo. A entrada do Artur não foi positiva para a equipa que, naquela altura, necessitava de ter em campo jogadores com capacidade de guardar a bola. Gostava de ver o Artur a jogar na linha (onde, aliás, fez o seu percurso de formação) e não no meio. Quanto ao Jardel, está provada a sua maior utilidade quando fica no banco.
Em síntese, gostei de ver a consistência da equipa que demonstrou maior capacidade de domínio relativamente aos jogos anteriores. No entanto, a jogar em casa, perante equipas que se fecham muito na defesa, será necessário apostar mais em "extremos" que possam explorar as linhas em conjunto com o trabalho do Ratinho e do Jorge Leitão no miolo.
O campeonato é longo e acredito que o Beira-Mar não necessitará de gastar muito dinheiro em reforços no Inverno. Claro que tudo depende dos atletas que possam vir a sair, nomeadamente, o Alcaraz que penso que esteja em fim de contrato. Seria importante encontrar um bom trinco (talvez Jorge Silva possa ser uma solução, porque o Emerson ainda não me convenceu e o Diakité rende mais na posição "8"). No plano ofensivo, Jorge Leitão, Wegno, Rui Lima, Ratinho, Vasco Matos, Roma, Jardel, Diogo Macedo, Camora, Catchana, Artur... são soluções mais que suficientes para garantir a manutenção com tranquilidade.
Nesta fase do campeonato, importa recuperar o tempo perdido na "era Inácio" à procura de um "onze" que nunca foi encontrado.

12 comments:

Anónimo disse...

Assim, numa opinião muito pela "rama", está à vista de toda a gente que, o grande problema do Beira é o seu sector defensivo(G.redes incluido).
Sabemos que este sector por si só, não deve ser apontado, como responsável pelos erros defensivos...mas...parece-me que do meio campo para a frente, existe qualidade, o que já não acontece no sector defensivo...é que a qualidade "mede-se" também pela grau de concentração durante os 90 minutos.

BM disse...

Achei um jogo "esquesito", o meu irmão que acompanhou o jogo via Tv, adormeceu.. (o que não é normal), mas diz que "perdeu a paciência e deixou-se levar pelo sono"...
Ainda há muito a fazer...

BM disse...

hummm.. Nuno se pretenderes ler/ver mais detalhadamente o que achei deste jogo lê o meu resumo no portal Beira-Mar
Inté!

Anónimo disse...

Temos gente para fazer melhor.
GR: não se sai da baliza nos cruzamentos, temos o Alê
Defesa Direito: prefiro o Ribeiro
Torrão: não se viu, só dura 50 minutos, pq não o Artur;
Ratinho: eu que não o gramava estou a mudar de opinião; pena ter falhado um golo certo.
Leitão; esforçado, lá virá o dia de goleador, que seja breve.
Jardel: nunca, é uma ilusão lá pq entrou e foi golo, ele queria rematar e por acaso passou ao Rato.
No golo do Vitórrrrria colocou-se atrás da defesa a pôs toda a gente em jogo; com ele em campo estamos a jogar com 10; não vale os 5000 que ganha; aquele senhor das barbas é que estás a arder!
Estou certo que vamos ganhar à Académica: Buba ou Alcaraz em vez de Ricardo, Ribeiro em vez do Vidigal ou do Torrão e o Vasco a entrar na 2ª Parte para dar cabo deles. Jardel só em desespero. Pena o Alê e o Sheik não poderem jogar Domingo pq falta-nos altura nos cruzamentos e boas saídas e rapidez na baliza: espero que o Alê não vá para a Grécia pois será um novo Palatsi (gravem isto)
Força Beira todos a Coimbra (espero que eles naõ aldrabem o preço dos Bilhetes e seja uma roubalheira com há 3 anos). Vamos ganhar e passar o Setubal e a Académica
KALAFRIO

Anónimo disse...

Esqueci-me dizer como infelizmente previ com a saida do verissimo e a entrada do Nandinho (30m) o beira começou a claudicar pois o sector esquerdo do Vitórrria ficou muito mais preenchido e o Beira não soube entrar pelo meio da defesa que ficou desprotegido e só com o Binho a fechar, por isso o Tony meteu o sandro e deu o que deu.
Força carvalhal Domingo é para ganhar.
KALAFRIO

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o Kalafrio.
Todos a Coimbra, até os comemos :D!!!!!!
Já agora quando é q a CMA manda arranjar o marcador q desde o principio da época está avariado. Caso eu saiba o marcado ainda está em garantia pq não se manda arranjar. E já agora também a pala do campo q está a meter água. Estou a ver com esta CMA e principalmente com este "Hélio" é tudo para deixar arruinar. Andaram uns a fazer para outros deixarem apodrecer tudo :(

Ricardo Pires disse...

Deixem o estádio ruir!!! Assim voltamos para o Mário Duarte! :D

Anónimo disse...

Isto só tem um remédio. Uma equipa profissional só pode ter 25 jogadores(máximo), actualmente são 35 (? li em algum lado), atrapalham-se uns aos outros, é IMPOSSIVEL treinar. Mandem 10 embora, só poupam €s e vão pedir emprestado 4 ou cinco bons, dos que não enganam, conhecidos e salvemos uma época novamente carissima e com jogadores de muito má qualidade.
DISSE

Anónimo disse...

Então ninguém fala de André Leão.
Este de Leão não tem nada, foi um jogador a menos, Vamos ver se melhora.
Já agora, porque não foram tambem os preparadores com o Mr Inácio? Dava cá um jeitasso! É que reparem, é sempre nos últimos minutos que empatamos ou perdemos. A preparação física também faz parte da tática e não é só falta de concentração. Que tal o Beira estar preparado para jogar 90".

Nuno Q. Martins disse...

Não referi o André Leão no post, como também não referi mais alguns jogadores. O André Leão é um bom jogador e já teve participações muito positivas esta época. Neste jogo não foi feliz.

Em relação à questão física, alguns jogadores do Beira-Mar fartam-se de correr porque não sabem correr. Depois, a partir dos 60´m já não se aguentam. Gerir o esforço também um atributo dos bons jogadores.

Anónimo disse...

O Olheiro diz à boca pequena quem Dezembro vem o Diogo Valente! Para o Beira ou ver um jogo da FIDEC.?
Borra.Botas

Anónimo disse...

Como disse atrás no golo do Vitórrrrria o MJ colocou-se atrás da defesa e pôs toda a gente em jogo armado em comandante da defesa; com ele em campo estamos a jogar com 10; não vale os 5000 que ganha; aquele senhor das barbas é que estás a arder!
Boa análise do jogo Nuno acho que estamos em consonância.
KalaFrio