web tracker

Arquivos

quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Beira-Mar à espanhola...

A cada dia que passa sinto o Beira-Mar mais descaracterizado. Podem chamar-me retrógrado, lírico, destabilizador... o que quiserem, mas é o que sinto e não posso deixar de o manifestar.

Já nem tenho conta ao rol de situações que me têm deixado profundamente triste em relação à forma como o Beira-Mar está a ser conduzido. Até um jogador que veio à experiência por um dia! Pelos vistos, parece que conseguiu agradar e já assinou! Começa a faltar espaço no bloco para apontar todas as situações surreais em que o Clube se tem envolvido.
O plantel continua o seu processo de delapidação por forma a integrar as «mais-valias» (serão mesmo?) da Inverfutbol e a reduzir os custos da folha salarial. Uma imposição devido à débil situação financeira da instituição. Pergunto-me, como é possível o clube chegar a meio da época e já não ter dinheiro para pagar os salários aos seus atletas? Já agora, em que Assembleia Geral foi apresentado o plano de orçamento para esta época? E o da época transacta? Pois... nunca foram! As evidências: Não há planeamento nem transparência.


Face à parceria com a Inverfutbol, do "amigo do clube" Sr. Cursach, a direcção perdeu a soberania da gestão do plantel (principal activo do clube) ao permitir a entrada do técnico espanhol indicado pelo parceiro. Agora, até publicamente se percebe que é o Sr. Cursach que controla o balneário estipulando prémios de jogo. O que tenho constatado nada tem a ver com uma parceria. Definitivamente, é altura da direcção do clube assumir que se sentiu incapaz de gerir o futebol profissional do Beira-Mar e resolveu concessionar a sua gestão ao empresário espanhol.


Se as recomendações propostas no relatório da Comissão Independente do Desporto Europeu vieram a ser adoptadas, a "menina dos olhos" de empresas como a Inverfutbol pode estar seriamente ameaçada. Independentemente das restrições que surgirão em relação ao «tráfico de jogadores jovens» e que se fará sentir com a imposição das "quotas de formação", o modelo adoptado pelo Beira-Mar é de alto risco e com probabilidades elevadas de correr mal. Todos esperamos que não, mas independentemente do resultado desportivo no final da época, esta terá sido sempre uma má decisão em termos de gestão. Outra questão será assumir que esta era a única solução possível, mas nesse plano de discussão, então importa reflectir sobre os motivos que colocaram o Beira-Mar numa posição decisória tão frágil.

Adiante, sabe-se que Juan Pablo Pino, a estrela colombiana da selecção de sub-20, já não vem para o Beira-Mar. Confirmado está Edgar, jovem brasileiro que foi alvo de análise de Luís Freitas Lobo no jornal A Bola de hoje. (clicar em cima da imagem para aumentar)
ADENDA:
Soube há pouco da rescisão do Jorge Leitão. Não vou tecer qualquer comentário, pois quem me visita neste espaço já sabe o que eu penso sobre a delapidação do plantel Beiramarense. Apenas quero deixar um agradecimento público pelo profissionalismo que demonstrou enquanto representou o SC Beira-Mar, tendo sido um dos jogadores que mais gostei de ver com a camisola auri-negra nos últimos tempos. Reconheço-lhe raça, espírito de sacrifício, sentido de oportunidade, companheirismo e talento. A aposta no Feirense é reveladora de inteligência.

29 comments:

Anónimo disse...

E o Camora? Que é feito dele? Sempre foi pra Espanha, ou ainda anda a treinar à parte?

Anónimo disse...

Essa do Leitão estar a caminho do Feirense só pode ser paida de mau gosto......

E outra nota..desde que o Jardel saiu para o CAMPEONATO o beira ta cm 2 jogos = 0 golos

Anónimo disse...

Eu compreendo a tua revolta, mas só um dia vais ser lembrado por tudo e que tens escrito e dito, (eu sei que não o fazes com essa intenção)mas continua e não tenhas receio das criticas, haja alguém lucido e com coragem.

Todos tem medo de dizer aquilo que sentem,e, mesmo acreditando que o beira já não é dos sócios nem de ninguém de aveiro, preferem meter a cabeça na escondida na areia, mas se falares com eles, são 100%beiramarenses.

Um dia conversamos.

J.P.

Anónimo disse...

Esta época tem sido incrivel.
Gostaria que alguem fizesse um resumo dos ateltas que passaram pelo clube neste periodo.
Acho que ultrapassamos os 50.
Isto é digno do tal livro de recordes.
Vamos ver quem paga a factura ou pior quem fecha a porta, principalmente se correr mal.
Ainda bem que não há mais nenhum periodo de inscrições.
Helder

Anónimo disse...

buena tarde. Tu club va a acabar, la sociedad acaba y va a estar sin ningunos jugadores en Beira-Mar. Rescindiremos el contrato con sus jugadores y entonces usted no podrá jugar a más balompié!
Viva Mallorca!
Olé España :)

Anónimo disse...

É a venda ao desbarato. O caxide e o filipe estão a fazer liquidação total - motivo à vista - para meterem ao bolso a massa das vendas e porem-se nas "putas".
Vendem as melhores "peças" e deixam ficar os monos (emprestados). Quando o espanhol já tiver espremido a teta toda vai-se embora e o beira fica de tanga (já está) e depois lá vêm os carolas para a direcção com o clube nos distritais e sem património.
FORA COM ESSES MIGUEIS DE VASCONCELOS - A RESTAURAÇÃO ESTÁ PARA BREVE.
Carlos Cruz

Anónimo disse...

"Está lançado o mote da edição deste ano do Carnaval de Aveiro. Os cortejos deverão contar com a participação de cerca de 500 figurantes. O rei e a rainha já estão escolhidos. São ambos jovens e naturais da Gafanha da Nazaré." in Terra Nova" - adivinhem quem é rainha do carnaval deste Ano! Isso... é "jovem", sem experiência, guardava cabras nos Montes Hermínios e está sediada na Gafanha. Quem é? ... quem é ...? O Departamento do Marketing já lhe arranjou um par...quem é? quem é?
Quem acertar tem direito a uma atençãozinha na compra de um jogador do beira que está na montra.
Fernando mentes? Minto.

PSousa disse...

Bem daqui a alguns dias, vou tentar dar uma opinião sobre estas últimas semanas com idas e vindas de jogadores, mas prefiro estar mais elucidado de tudo, pois neste momento, fora já tudo o que se disse, não devo acrescentar mais nada.

Abraço NUNO

Anónimo disse...

Na vossa terra não vos corre o sangue nas veias, nós temos cá um artista mas vamos corrê-lo na altura própria, mas se tivesse feito metade do que fazem os vossos já tinha ido com os pitos há muito.
O vosso Clube é vendido ou dado e reacções dos Sócios é zero.
Nunca chegarão aos nossos calcanhares.
BRIOSA! BRIOSA!
MANCHA NEGRA SEMPRE!

Anónimo disse...

Tá bonito tá.

Anónimo disse...

O Poluidor dos Mares também esteve a ver a Liga dos Últimos. Junta-se a fome com a vontade de comer.
Descaramento.

Anónimo disse...

Apetecia-me pedir-te para apagares esse comentário do cagão de Coimbra, mas ele até tem razão, nós somos pouco bairristas e o nosso amor ao Clube é pouco.
É uma vergonha, o corsário já manda e faz questão que se saiba através da comunicação social, meu Deus, apetece-me chorar.

Anónimo disse...

E nos gloriosos anos do Mano Nunes foi apresentado o Orçamento e Plano de Actividades? Se sim, em que Assembleias?

Penso que é tempo de passares à acção. Sê corajoso e segue o exemplo que vem do berço da nação e candidata-te.
´
E, já agora, vê se tens coragem para publicares os comentários que não te agradam.

Arauto da Ria disse...

Em todas as prestações contas era apresentado o Orçamento e Plano de Actividades.
Tenha vergonha e tente governar bem, em vez de andar aqui a inflamar mais isto.
O nuno ainda não é experiente mas para fazer melhor que vcs, não precisava de matar muito a cabeça.
Decoro e honestidade precisam-se.

Kalinka disse...

DESCOBERTA DE UM BLOG COMPLETAMENTE...DESPORTIVO

Firmino lê, declama, exclama
Fez-se do desconhecido bloguer
Um amigo próximo, ali à mesma mesa.
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Queres espreitar as fotos do jantar?

e, pergunto: para quando um mega almoço-convívio a nível nacional, para os bloggers do norte, centro, sul e ilhas...???
Há alguém com coragem para começar a pensar em organizar um mega-almoço-convívio???

Anónimo disse...

Nuno:
Parabéns por este teu artigo, que as tuas preocupações, são concerteza a de todos os bons Beiramarenses.

Anónimo disse...

Esperamos que o Conselho Geral do Beira Mar, de hoje, não caia em saco roto.

Anónimo disse...

Hoje há Conselho Geral?
O Conselho Geral está extinto, ultrapassou o periodo para que foi eleito e do que sei mais do que metade já se demitiu.
Será que o Cursach vai estar presente?

Anónimo disse...

Foi questionado a possibilidade do clube estar a ser gerido sem orçamento.
Impossivel.
O BeiraMar tem um orçamento aprovado. Tem que ter. É obrigat´rio.
O orçamento é documento obrigatório para competir na liga.
A. Barros

Nuno Q. Martins disse...

Bem sei que não devia perder tempo a responder a anónimos, mas alguns não devem ficar sem resposta, sob pena da ignorância evidenciada fazer "doutrina".

O anónimo das 12:09 AM não sabe que era prática da anterior direcção apresentar a discussão e votação o plano de orçamento para a época aquando da votação do relatório de contas e actividades da época anterior. Não sabe, mas fica agora a saber. Se quiser "ver para crer", identifique-se ou deixe aqui o seu e-mail que eu provo-lhe. Não sou leviano ao ponto de falar do que não sei. É muito fácil ser anónimo e dizerem-se irresponsabilidades.

Quanto ao seu apelo para eu ser corajoso, pergunto-lhe: Como pode um anónimo exigir coragem a alguém que sempre deu a cara pelo que pensa?

Por acaso está marcado algum acto eleitoral para os órgãos sociais do clube? Quer candidatos a quê?

Ao contrário de algumas pessoas que gravitam por aí, não tenho qualquer ambição pessoal em ser candidato a nada. Tenho as minhas ideias e convicções e estarei disponível para apoiar quem delas partilhe.

O que não espere de mim é que fique calado num relex irresponsável de "esperar para ver" até que depois já não haja nada a fazer. Como sócio e adepto vou manifestar-me sempre que o entenda fazer, independentemente de desagradar a alguém.

Cumprimentos.

Nuno Q. Martins disse...

Caro A. Barros;

Se existe orçamento nunca foi apresentado nem votado em AG.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

De facto o Jorge Leitão era uma mais valia no grupo, mas optou e bem por um clube em crescendo e que vai estar na próxima época na 1º liga, em contraciclo com outros!

Vitor Peixoto

Anónimo disse...

O senhor da Mancha Negra que enfie a BRIOSA NO CU!!! PALHAÇO DE MERDA! Veremos se os amigos da Mancha tb não deixem...

O Anti-BRIOSA!!!

Anónimo disse...

Pois claro!

Anónimo disse...

Apenas uma reflexão: com os cofres arrombados a meio da época, a equipa no último lugar e as bancadas cada vez mais vazias, QUE ESTA É A SITUAÇÃO REAL E ACTUAL, como seria e o que iria acontecer já a seguir ao Beira Mar se não tivesse aparecido uma tábua a tentar salvar o náufrago?
Pois é, vamos lá a ter calminha, que se não tivesse aparecido o tal corsário, já estávamos a pique direitinhos ao fundo a fazer companhia aos Farenses, Salgueiros, Felgueiras e outros que tais. O que levou o clube à situação em que está é outra questão, não se ponha no mesmo saco quem o empurrou pró fundo e quem o tenta salvar! Beira Mar sempre!

Anónimo disse...

Senhor Soares, será que o sr. tem andado por Aveiro?
Quem arrumou o Clube, não são os mesmos que agora, mesmo vendendo a dignidade deles e os princípios da instituição, estão a arranjar a t´bua que fala.
Tenha dó, já estamos a sofrer muito.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 11:27
Sinceramente não percebi bem o seu raciocínio, gostava que esclarecesse melhor, mas não me referi a mais ninguém senão ao Sr. Bertolomé Cursach ou à sua empresa que penso que não têm nenhuma culpa da má situação actual do BM e que por vezes têm sido referidos de forma um bocado agressiva por parte de alguns beiramarenses. Sabemos todos que ninguém investe em lado nenhum se não tiver interesse nisso, mas nesta situação aflitiva que o clube atravessa penso que a alternativa era o afundar sem apelo nem agravo. Agora não se pense que estou a querer defender a direcção por ter arranjado esta solução, se o clube tivesse sido bem dirigido esta solução náo era necessária, mas com a realidade que temos neste momento se não fosse o tal Inverfutbol estaríamos ainda muito pior, é so isso que penso.

Anónimo disse...

Senhor Soares, quem não quer ser lobo não lhe veste a pele, esta direcção quiz o poder contra tudo e contra todos e provocaram esta crise, não acha que deviam ser responsabilizados e accionados pelos Sócios por gestão danosa? Eu julgo que sim e tenho a certeza que se fosse nas Aves e no Paços, não se livravam disso, por isso é que esses clubes podem descer ou subir e continuam governáveis.
Mas apesar de respeitar o seu ponto de vista, penso que evitávamos ser hipotecados a espanhois, mais valia cairmos de cabeça levantada do que sermos uma chacota nacional, eu sei disso porque corro o País e creia que já ando envergonhado com os comentários que me fazem de norte a sul.
Desculpe qualquer coisinha

Anónimo disse...

O último lugar já estava garantido portanto é tudo bom o que vier por acréscimo para a subida