web tracker

Arquivos

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Atropelados...

Ao contrário do que o resultado possa deixar a entender, acho que em termos de atitude o Beira-Mar se bateu bem. A equipa entrou corajosa no jogo e procurou disputar a vitória, tal como Soler prometera durante a última semana. Acontece que este FC Porto é muito forte. A defesa azul e branca é muito consistente, o meio-campo não dá espaços e o ataque é tremendamente eficaz. Na primeira oportunidade que teve, o FC Porto chegou ao golo. A partir dessa altura, a experiência da equipa portista fez-se sentir mantendo o jogo sempre longe da sua baliza. Do lado do Beira-Mar, a equipa intranquilizou-se e até ao intervalo foi inofensiva.
Na segunda parte, o Beira-Mar voltou a entrar bem, sobretudo na recuperação das "segundas bolas" e dava a entender que o empate seria possível. Só que, mais uma vez, a eficácia da equipa portista (ajudada pelo fora-de-jogo que o árbitro assistente não se terá apercebido) não deu hipóteses e o segundo golo sentenciou a partida. A partir desse momento, o Beira-Mar desorientou-se e o FC Porto construiu tranquilamente a goleada
.
Ingenuidade táctica
Sem querer pôr em causa as qualidades do técnico Paco Soler, tão afamadas pelo Sr. Artur Filipe, sou da opinião que as opções para este jogo não foram as mais correctas e passo a explicar: O 4-4-2 poderá ser um bom sistema para defrontar o FC Porto se a linha média for de facto constituída por quatro médios com capacidade de recuperação de bola que permitam criar superioridade numérica nessa zona do terreno. Mas tal não aconteceu e seria previsível atendendo às características dos jogadores que actuaram. Se repararmos, o FC Porto apresentou um trio fortíssimo (Paulo Assunção, Raúl Meireles e Lucho). Estes três jogadores são excelentes recuperadores de bola e tacticamente muito disciplinados. O meio-campo do Beira-Mar assentou em Leandro Makele, Rui Lima, Borko e Tininho. Rui Lima e Borko são dois jogadores de ataque. Tininho a médio esquerdo perde-se e não tem rendimento. O único jogador que tentou combater a linha média do Porto foi Makele, que apesar das suas inegáveis qualidades, mostrou-se naturalmente impotente para contrariar a maior capacidade do meio-campo do adversário. Penso que o Beira-Mar perdeu o jogo a meio-campo e, mesmo no período em que a nossa equipa esteve melhor (já com André Leão em campo), não foi capaz de invadir o último terço do campo com a bola controlada, acabando por abusar dos cruzamentos/balões ainda longe da área, aos quais Helton, Pepe e Bruno Alves deram boa resposta.
Entendo o arrojo de Soler mas o Beira-Mar, neste momento, não tem equipa para enfrentar o FC Porto de "igual para igual". A goleada acaba por ser uma consequência natural da ingenuidade táctica e da juventude dos jogadores Beiramarenses. Foi Porto a mais para Beira-Mar a menos...
A relva... por pagar
É uma humilhação para o clube e para a cidade que a relva do EMA não se encontre nas melhores condições devido à falta de pagamentos à empresa responsável pela manutenção do relvado. Tal facto foi noticiado logo na abertura da transmissão da Sportv onde o locutor referiu ainda que «o Beira-Mar teve que se socorrer de ajuda amiga para cortar a relva e fazer as marcações para este jogo...». Note-se que o terceiro golo portista acontece precisamente porque a bola se desvia do guarda-redes Eduardo na zona junto à baliza onde não existe relva. Lamentável...
Levantar a cabeça
Importante agora é levantar a cabeça, até porque Quarta-Feira há um jogo importante para disputar. Independentemente do volume do resultado final, o Beira-Mar "apenas" perdeu três pontos. O pior mesmo foram os empates de Aves e Setúbal, mas vamos continuar a acreditar que a equipa e o treinador, apesar das limitações evidentes, têm capacidade para alcançar a manutenção e as meias-finais da Taça de Portugal.

19 comments:

Anónimo disse...

oh pá..foram 3 pontos que já se sabia que seriam muito difíceis de os conquistar e até mesmo só 1..mas temos de levantar a cabeça..sou o primeiro a criticar a equipa quando não joga..desta vez jogou..mas depois do 2º golo e o 3º por azar..o jogo terminou aí...agora é ter a mesma atitude perante um boavista moralizado pela vitória na académica..qui ça o beira não espeta 5 ao boavista..o futebol é assim..mas gostei da atitude dos jogadores até o 3 golo..vamos ver se temos mais sorte em diante..EU ACREDITO!!!!

Anónimo disse...

Domingo é que é do nosso campeonato e esta equipa tem potencial para se manter na 1ª liga. É preciso mobilizar rapidamente e em força todos os beiramarenses para o apoio à equipa contra a Naval!
Mais um exemplo de má organização que é urgente corrigir para evitar cenas tristes a que se vai assistindo na bancada dos sócios: pessoas cujos lugares indicados no bilhete estão ocupados por outras pessoas que garantem ter-lhes sido dito por elementos da direcção que não há lugares marcados. Então para que serve a indicação de sector, fila e lugar? E para que servem seguranças e GNR que chamados ao local não foram capazes de resolver o caso e viraram costas?

Anónimo disse...

Este resultadofoi um acidente do futebol. Com algumas correcções no meio campo temos equipa para se bater de igual para igual e poder vencer qualquer adversário da 1ª liga excepto os ditos grandes. Haja confiança e apoio à equipa. Domingo contra o Naval temos de lá estar a apoiar com todo o entusiasmo como nos minutos finais contra o Leiria. Apelamos à direcção para um esforço de mobilização da cidade que deve começar já amanhã!

Anónimo disse...

Considero o resultado injusto.
É agora necessario fazer com que a equipa continue a acreditar.
O que me preocupa e se é verdade que não pagaram ao tratador da relva, é esta responsabilidade dos seus dirigentes.
Fico expectante, primeiro confirmar a noticia e depois as reacções.
Será que andamos com facto novo alugado e as cuecas rotas?
Antonio Carlos

Anónimo disse...

essa história da relva não está bem contada acreditem, se fosse realmente verdade seria o primeiro aqui a afirmar...vamos é levantar a cabeça e como aqui foi escrito vamos mobilizar-nos e demontrar que todos queremos a equipa na primeira..com ou sem espanhois!!..porque temos equipa...garra para o boavista que felizmente marcaram para as 19h e assim já posso ir!!!estarei lá a gritar por nós!!

Anónimo disse...

1º O resultado é injusto pela quantidade de golos...
2º apesar de tudo o nosso melhor jogador foi o eduardo.. e por ai esta tudo mais ou menos dio
3º este treinador é o melhor dos ultimos anos ? (segundo o presidente) Não me parece, pois não foi capaz de ler o jogo, e ver que o makelele e o rui lima nunca poderiam fazer face ao poderio de lucho, meireles e assunção. Por isto mesmo nunca fomos capazes de colocar a bola no chão.
4º Não penso que jogamos bem. Fazer centros consecutivos para a area contraria quase todos eles feitos a partir do meio campo foram presa facil para helton e pepe...
5º força beira. Vamos tentar derrotar os outros tripeiros do boavista...

Anónimo disse...

penso no que respeita ao melhor jogador..podemos dizer que foi um dos melhores..o edgar jogou sempre bem de cabeça..mas de pés é fraquinho..não vejo que rui lima e makelele [este sim esteve mal desde inicio, daí ser substituido] o problema é que não foi demérito deles mas sim porque o meio campo do porto esteve bastante coeso e forte..em relação ao treinador não concordo com o presidente..mas sem dúvida veio revolucionar até ontem para melhor e espero que seja apenas um jogo para esquecer..porque o porto é o porto e pior pior foi a goleada que levamos em leiria com o sr. cajuda em 04/05..mas lembrenm que tb já a demos ao belenenses em Lx há uns anos atrás..e foram 6!..o futebol é assim..é preciso ter sorte e claro arte..ontem a arte não foi a melhor e a sorte sem duvida foi a do porto até pq o beira teve hipotese de cabeça de ter entrado a ganhar o golo foi salvo na linha!!..não esqueçam..vamos apoiar a equipa e esquecer isto..foram só 3 pontos que nos fazem falta mas que eram previsiveis serem complicados..um abraço!!

Anónimo disse...

essa historia d que o porto nao é do nosso campeonato... claro ke é!nao jogamos na bwinliga? pelo menos no bilhete dizia! neste momento o beira mar nao se pode dar ao luxo de perder pontos! temos q entrar em todos os jogos para ganhar! e se sofrermos um golo temos k lutar ainda mais! se vier o segundo... tao temos k lutar mt mais ainda! e isso nao aconteceu ontem! sofremos um golo e a equipa foi-se abaixo animicamente. Não tivemos uma atitude lutadora como akela da amadora!

outra coisa: o edgar a jogar no apoio ao ponta de lança? a receber a bola atras do meio campo e a levá-la pra frente?
ele é um excelente ponta de lança! ele "só" sabe marcar golos! nao tem um bom dominio de bola, não consegue ter uma boa transiçao defesa-ataque, não tem uma boa eficiencia de passe... ele é pra jogar na aera! e nao andar sempre recuado como ontem!

3ª - bancada socios do beira-mar em tons de azul! e só digo isto: o presidente começa a ter razao! pra k servem os socios? pra vestirem os cachecois azuis, vermelhos ou verdes? será k nao sao socios pra terem bilhetes mais baratos pra estes jogos? pk s é pra serem socios com o espirito de "oh, deixa-me ser socio q ate parece mal! e mmo ainda tenho uns bilhetinhos baratoos prakeles domingos em k nao tenho nada pra fazer! e ao menos vou ver a bola!"
enganam-se akeles que pensam que sao as clakes como os UAN que tem q puxar pela equipa! NAO! kem deve puxar pela equipa sao os socios! não se deve ser socio so pra dizer mal! deve-se ser socio pra TUDO! ate pra vestir de amarelo! pra gritar pelos "canarios" (como ouvi mt nas bancadas)!

Anónimo disse...

só um reparo na questão da bancada dos sócios... os bilhetes do público em geral eram para essa mesma banca, portanto, é natural q estivessem presentes muitos adeptos do FCP. (E eu estive lá, e garanto-vos que era o unico beiramarense entre 10 portistas). Mas isto é natural, se o clube tem 30.000 lugares e 8000 sócios, se por normal vão 1500/2000 pessoas aos jogos do nosso campeonato e se contra os grandes temos + de 15 mil, é muito natural que a maior parte seja adepta dos adversários! Não há que ficar "chocado" com isso. Se os sócios / adeptos não vão à bola quando o bilhete é a 10 €, porque é que iriam quando é a 25€???
Quero deixar mais um reparo! Não sei de quem é a responsabilidade, mas aquela confusão toda para se conseguir estacionar num jogo em que temos apenas meia casa é demais... quando conseguirmos encher o estádio vai ser necessário ir para lá de manhã!
Ah! E em ralação a quem manda no Beira-Mar, meus senhores, organeizem-se, estar a vender bilhetes às escuras (ou com uma lanterna de campismo), não cabe na cabeça de ninguém e dá uma imagem péssima acerca da nossa capacidade de organização! Ah! E para a próxima, para melhorar o acesso às bilheteiras, talvez nao fosse má ideia cada bilheteira vender exclusivamente para um sector!

Anónimo disse...

Não percebo como é que é suposto a relva não estar paga e aparecerem na Assembleia Municipal a dizer que a EMA não pagou a conta... Mais uma daquelas do género da do Inácio estar em casa doente ou daquela do Carvalhal não ir embora?

Hummmm, ago cheira mal no reino da Dinamarca...

Anónimo disse...

calma calma...a relva é da competência do EMA não do beira...lembrem-se disso antes de mandarem postas de pescada...

Anónimo disse...

EDUARDO " MÃOS DE TESOURA"...

Anónimo disse...

...SE O BRAGA TINHA LÁ 3 MELHORES PARA ESTE CAMPEONATO, TB NÃO SERIA NO BEIRA-MAR QUE DEVIA ESTAR...AINDA ESTAMOS NA 1ªLIGA. GUARDA-RESDES TINHAMOS CÁ MELHOR..

Anónimo disse...

Este Pedro Oliveira é uma inteligência... com este gajo a presidente é que nós íamos longe! Ó Paco Soler, vamos la a pedir uns conselhos a este crânio!

Anónimo disse...

A relva está paga. Que não restem duvidas, ás tantas ainda sobra pró Mano Nunes.
Xico

Anónimo disse...

Quiseram o Élio a Presidente agora temos uma vergonha de uma relva, os placards não funcionam, os holofotes fundidos e no próximo jogo o speaker vai de megafone e cada jogador vai tomar banho a casa!
Quem votou nele e companhia que o ature! O homem só está preocupado com o prédio da EPA, com o Carnaval e com a ordenação do novo Bispo, de resto nem fogo de vista. Gaba-se agora que diminui a dívida da CMA (a ver vamos), pudera! não se vê uma obra - há-de mandar abrir o mercado Manuel Firmino na véspera das eleições! Cada um tem o que merece!
Zé Calisto

Anónimo disse...

Élio Maia (será da família do Quaresma?) igual a fracasso
Olhos da Ribeira

Anónimo disse...

Aí é que estás enganado: a relva é competência do Beira Mar.

Anónimo disse...

É mentira! a entidade responsável pela relva è a EMA, através da RED por isso é que o Beira só põe os cotos no campo por acordo com a EMA. Por isso é que o beira nem sempre pode trinar lá. Aprende e informa-te que não dou mais lições à borla.
Deves ter jogado á bola com o Élio, no S. bernardo-Seguros. cambada de lambe-botas.