web tracker

Arquivos

quinta-feira, 22 de março de 2007

BASQUETEBOL: Balanço da época!

Terminou, no último fim-de-semana, o Campeonato Nacional de Basquetebol 2 que contou com a participação do Beira-Mar. Em ano de regresso do escalão sénior, a equipa auri-negra concluiu a prova num honroso 8º lugar. O Hugo Reis, jogador e autor dos blogue Orgulho Beiramarense - Basket, faz um balanço (versão resumida) da época:

Em época de regresso do basquetebol sénior masculino ao clube, tudo parecia novidade e carecia de “nova” aprendizagem, mesmo sabendo de antemão que a equipa era formada por jogadores muito experientes e conhecedores do espirito da casa (na sua grande maioria).

A equipa era formada na sua maioria por jogadores ditos “prata da casa”, chavão defendido pela secção de basquetebol, treinador inclusive, complementada por algumas excepções pontuais fora desse desígnio.

O calendário difícil e pouco agradável para a equipa, a falta de ritmo competitivo na maioria dos jogadores, as arreliadoras lesões (graves) que apoquentaram (dizimaram) a equipa ao longo de toda a época, bem como algumas arbitragens habilidosas, foram algumas das condicionantes com que tivemos de lidar durante esta época.

Considerando todos estes condicionalismos, o balanço final é positivo, deixando em aberto boas perspectivas para a próxima época. Mantendo-se o núcleo duro desta equipa, acrescentando valores onde mais necessita, poderá ser um tónico para se pensar em melhores performances.

A grande vitória, foi sem dúvida o regresso deste escalão a esta secção do clube, mostrando ao longo do ano e comprovado pela presença contínua de público em bom número, que foi uma opção coroada de êxito.

As homenagens levadas a cabo ao longo da época foram um dos pontos altos e mais marcantes para todos aqueles que se deslocavam ao Pavilhão do Alboi. Recordando, por ordem cronológica, foram realizadas as seguintes homenagens: Fernando Catarino, Alexandre Pires, Cabral Monteiro, Pedro Rebelo, Ultras Auri-Negros, Carlos Cabral, D. Zuraida e D. Alice. Esta iniciativa surpreendeu o público em geral, mas especialmente todos os homenageados.

Foi, também, uma época pródiga em curiosidades e estórias que mais tarde serão recordadas, certamente, por quem as viveu. Uma das mais interessantes, e à qual o grupo correspondeu com uma extraordinária elevação, foi o de acompanhar até à estreia oficial com a camisola auri-negra um jogador muito especial (Sérgio Loureiro)... Ele tinha um sonho e toda a nossa equipa, incluindo treinadores e directores, orgulham-se de ter participado e ajudado no concretizar desse objectivo. Foi sempre acarinhado e incentivado como um de nós, e na realidade era um de nós, mas especial!
Cá vos esperamos para a próxima época...pois o apoio de todos os Beiramarenses é essencial para mostrar que o eclectismo do clube tem muitos adeptos!
Hugo Reis

2 comments:

Anónimo disse...

Será que vai haver próxima época em basquetebol para os atletas séniores ou cadetes?
Desconfio muito, pois já ouvi uns "zunzuns" em que o presidente afirmou que não ia ter dinheiro para sustentar as manias de meia duzia.
Espero que seja só especulação.

Anónimo disse...

Manias? Meia dúzia? Deves estar enganado ou a falar de outro clube.. Nunca deves ter ido ver nenhum jogo, e se assim foi, compreendo a "meia dúzia"! Tudo fizeram para dignificar a camisola e os bons velhos tempos do Basquetebol no Beira-Mar. Espero que este projecto vá para a frente e que a próxima época seja melhor que esta que agora acabou.
Estou dentro do assunto, e até hoje não ouvi zumzum nenhum... e espero que este teu "prognóstico" não se confirme.
Abraço.