web tracker

Arquivos

domingo, 30 de setembro de 2007

Arbitragem foi indecente mas a exibição deixou muito a desejar

Eu tinha pensado iniciar o comentário deste jogo precisamente pela arbitragem, tal foi a influência negativa de Duarte Gomes neste encontro. No entanto, depois de ler a crónica publicada no site oficial do clube, não posso deixar de referir e destacar que a exibição do Beira-Mar não teve nada de "grande qualidade", sendo um perfeito absurdo aquilo que está escrito na página do clube. De facto, a arbitragem foi muito má e prejudicou seriamente o Beira-Mar, mas para bem de nós próprios, é bom que não se atire areia para os olhos em relação à exibição da equipa auri-negra. Em abono da verdade, apesar de ter o domínio da partida, o Beira-Mar foi uma equipa lenta de processos e criou poucas situações de perigo junto da baliza do Santa Clara. Mesmo antes do "deslize" do Luís Almeida que possibilita o primeiro golo dos açoreanos, era notória a intranquilidade da defesa beiramarense quando chamada a executar funções de "armação de jogo". Mesmo antes do golo, Fernando faz um passe à "queima" para Ricardo que o obriga a afastar a bola para onde estava virado, tendo a mesma ido ao encontro de um adversário que rematou com perigo.
Os jogadores do Beira-Mar fartaram-se de falhar passes fáceis e era evidente a precipitação de alguns jogadores.
Mais do que o resultado, é preocupante sentir que a equipa não consegue "encostar às cordas" os adversários quando é necessário, até porque o domínio que o Beira-Mar exerce é, em boa parte, consentido pelos adversários que quando vêm a Aveiro adoptam uma postura de contra-ataque.
Há dois anos, quando subimos de divisão, perdemos apenas duas vezes em todo o campeonato. Este ano, em apenas 6 jornadas, já perdemos duas vezes. Cinco golos marcados e sete sofridos. Dados que são, no mínimo, preocupantes para um candidato à subida.

Arbitragem muito infeliz

O árbitro Duarte Gomes foi, sem dúvida, a "figura" do jogo. Foram vários os lances cruciais (golo anulado, penalty por marcar e expulsão do Emerson) em que esteve mal e em claro prejuízo do Beira-Mar. Foi um constante soar do apito a cada grito dos jogadores do Santa Clara e de cada vez que um homem do Beira-Mar não respeitava, pelo menos, um metro de distância em relação ao adversário nas disputas de bola. Patrocinou ininterruptamente ao longo de toda a partida o anti-jogo que os açoreanos traziam bem ensaiado. Muito descanso é o que recomendo. Umas férias gratuitas nos Açores serão prémio justo para o trabalho que fez esta manhã em Aveiro.

16 comments:

filipe guerra disse...

Eu estou de acordo contigo no essencial da análise ao jogo e sobre prestação da equipa do Beira-Mar. Mas, este jogo é marcado por uma arbitragem escandalosa. Felizmente(ou não) o jogo deu na televisão, assim muito mais gente viu o estado em que está a arbitragem. Bem podem profissionalizar os árbitros, mas que sejam novos árbitros, que com estes actuais o futebol não vai a lado nenhum.
Uma vergonha! Um árbitro mau, engana-se para os dois lados, Duarte Gomes só se enganou para um lado.

Anónimo disse...

tens razao Nuno nao podemos culpar so o arbitro o Beira nao jogou nada ....

Anónimo disse...

O resultado foi muito mau. Má arbitragem e ainda um treinador a mudar para pior. A entrada do Emerson foi o descalabro, jogadores melhores que este estão mais de meia nos juniores.
Tudo mau.

Anónimo disse...

concordo que a desculpa da arbitragem não é sufuciente para a ineficácia atacante do beira que até mete dó!..se noutros jogos essa inoperância se ficou apenas pelo ataque, hoje assim como na primeira jornada também se viu na defesa..não será assim que vamos subir..e não o digo apenas pelo jogo de hoje, nota-se que não há fio de jogo, passes falhados infantilmente e muita falta de ambição pela baliza adversária..estes jogadores tem medo de rematar..não antevejo um campeonato fácil principalmente e agora sim que outros sejam levados ao colo pela arbitragem, pois parece que na jornada acontecera o mesmo ao santa clara..é preciso fazer algo agora e não mais tarde..parece que os jogos da taça da liga fazem mal ao ego dos jogadores..devem pensar que são os melhores e que sem saber ler nem escrever lhes vai cair em cima e nem sabendo de onde uma vitória..esta equipa não tem espirito ganhador, e isso já o digo há algum tempo que não me revejo neste treinador que só gostei de ver a equipa a jogar com o boavista .. mas agora se vê o tão mal o boavista está :) é preciso fazer algo..e já!

Anónimo disse...

Isto não tem ponta por onde se lhe pegue.
7º lugar é muito pouco.
Ruy

Anónimo disse...

Há jogadores no plantel principal que nem sequer têm categoria para jogar nos juniores. Portanto madar embora quem não serve e ir procurar jogadores com ambição. Estes nem para passear as chuteiras
naquele relvado servem.
HOMEM ENGANADO.

Anónimo disse...

Concordo que a desculpa da arbitragem nao deva ser a unica, mas que teve peso relevante e' inega'vel. No entanto, quem viu o jogo pela televisao, ate' tem que dar o beneficio da duvida ao a'rbitro. Nao que as suas falhas nao sejam evidentes, mas porque os proprios comentadores a ver as imagens em camara lenta ou precisam de 5 repeticoes e 3 angulos diferentes (como no golo anulado ao Roma) para ver o que o 'arbitro devia ter visto em 1 segundo, ou mesmo com varias repeticoes dizem que o arbitro nao errou (como na expulsao do Emerson).

Metam uma coisa na cabeca... o Beira-Mar nao e' candidato a subir de divisao. Se acontecer e' uma surpresa. So' o Artur e' que acha que somos candidatos. Quem percebe o minimo de futebol ve que esta equipa nao tem qualidade para subir.

Para este jogo a estrategia voltava a ser a mesma. Marcar um golito (o do Roma) e defender com tudo a seguir. O golo foi anulado e o plano saiu furado.

Mas podia-se de facto fazer melhor:
. O primeiro golo do Sta Clara, 60% das culpas sao do Luiz Almeida, o resto vai para os centrais
. A entrada do Emerson foi vazia de ambicao, se nos lembrarmos que no banco estavam Ratinho e Mateus
. A inoperancia ofensiva tem tambem a ver com a falta de "solidariedade" de alguns elementos da equipa. Ja' li e ouvi que o Vasco Matos entrou bem, mas tem 2 situacoes em que tem colegas de equipa melhor posicionados para atirar 'a baliza e nao o fez.

Agora venha o Estoril e voltamos a tentar aplicar a receita do 1-0

Anónimo disse...

Foi quase tudo mau... Arbitragem má, anti-jogo dos jogadores do Santa Clara atirando-se constantemente para o chão, e a assistência (pior de sempre no EMA) do estádio a provar que os aveirenses não estão com a equipa da terra. Nem com 5 jogos sem perder e sem sofrer golos, e a passagem à 4ª eliminatória na Taça da Liga, os aveirenses mostram o seu apoio ao Beira-Mar. Se perdia era porque perdia se ganha é porque devia ganhar por mais golos. Não vale a pena, somos poucos mas temos é de transmitir aos nossos jogadores que podem contar connosco até para ir ao Algarve 3 vezes este ano.
Mas também temos de saber destacar pela positiva aqueles que merecem. Os "Ultras Auri-Negros" que mesmo sob o olhar ameaçador das forças policiais souberam com os meios disponíveis fazer-se ouvir no elefante branco de Aveiro. Camora, Artur, Maurinho e João Pedro que a meu ver estiveram quase perfeitos na abordagem aos lances de ataque. Camora sim, mostrou aquando do seu golo a insatisfação para com os adeptos levantando os braços para o Topo Norte como forma de nos «da manhã sombria».

Domingo há jogo no EMA como o Estoril e há que vencê-lo para sairmos de um incómodo 8º lugar.

Anónimo disse...

Péssimo, pior que esta direcção só nos anos 60. Não há resultados de qualquer espécie.

Anónimo disse...

Artur, Camora, João...os melhores. Maurinho e jessé safaram-se .Roma, bom, mas não deve jogar o tempo todo. Luís Almeida apesar do azar e grande foi muito bom. Anti jogo dos Açoreanos...sempre no chão...se o beira jogou mal eles não jogaram melhor. E o árbitro esteve ainda pior. Portanto ... não consigo concluir.

Rúben Marinho disse...

Nós temos o Beira-mar, a credibilidade, a motivação e o apoio que esta direcção fez ... cada vez mais acho que os ultras auri-negros tão a pagar por causa do Movimento 1922 e que a Assembleia Geral só provou que conseguem diminuir o socio á insignificancia ... vamos ver a bela obra (Buraco) que o "Senhor" Artur Filipe nos fez ao clube ...

Anónimo disse...

Buraco? Acho que o que lá fica é uma cratera, vai-os engolir e pobre de quem pra lá vá.

Anónimo disse...

Este clube está entrega aos bichos.

Anónimo disse...

Quem está entregue aos bichos, e dos mais horripilentos, é a Académica!!!!!!!!!!!
...e ainda bem!!!!!!

Anónimo disse...

POIS AGORA É A ARBITRAGEM... FOI A ARBITRAGEM QUE DEU AQUELA FIFIA E PERDEU A BOLA EM ZONA PROIBIDA EM QUE O ADVERSARIO MARCOU GOLO? EU SEI O QUE AQUELE GUARDA-REDES MERECIA...

Anónimo disse...

Não merecia nada...aconteceu.