web tracker

Arquivos

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Domínio e eficácia

A história do jogo é fácil de contar. O Beira-Mar, apesar de revelar alguma lentidão no desenvolvimento das jogadas, dominou territorialmente toda a partida. Não me lembro de nenhuma oportunidade de golo criada pelo Penafiel. Numa das raras situações de perigo que a equipa auri-negra conseguiu criar, Maurinho aproveitou e fez o golo da vitória.
Em termos de consistência de jogo, parece-me que a entrada de Primo para o lado direito da defesa permitindo a Ricardo fazer dupla com Fernando no centro, conferiu estabilidade defensiva à equipa. Ainda assim, é necessário ter em conta nesta análise que o Penafiel foi uma equipa praticamente inofensiva. Em termos ofensivos, exige-se muito mais da equipa. Pode-se dizer que, uma vez mais, os serviços mínimos foram cumpridos.
-
Ultras Auri-Negros com a vida dificultada
Tenciono voltar a este assunto brevemente, até porque se trata de um tema sobre o qual os UAN, desde que estive na direcção do grupo, sempre se bateram tomando uma posição pioneira na altura e que actualmente está a ser seguida por vários grupos a nível nacional. Neste jogo, a polícia não permitiu a entrada de objectos relacionados com os "Auri-Negros". Nem tambores, nem megafones, nem bandeiras, nem estandartes, nem panos, nem... imagine-se, faixas!
Os motivos prendem-se com a suposta (re)pressão para que as «claques» se registem no Conselho Nacional contra a Violência no Desporto. Os UAN, num acto que considero responsável, enviaram uma carta ao presidente do CNVD na semana passada - do qual foi dado conhecimento à Secretaria de Estado do Desporto e à direcção nacional da PSP - a solicitar a dispensa do referido registo (em breve farei aqui uma exposição dos fundamentos apresentados) e a polícia, mesmo antes do CNVD se pronunciar, decidiu ir mais além do que a própria lei prevê e barrou a entrada de qualquer material alusivo aos "Auri-Negros". Trata-se de um comportamento absurdo e desproporcionado por parte da PSP que, neste processo, assume um papel de "testa de ferro" do Governo que pretende aplicar a Lei 16/2004 de 11 de Maio a todo o custo, mesmo que violando a esfera de direitos, liberdades e garantias dos cidadãos constitucionalmente previstos.
Neste jogo, colocando os cachecóis no lugar da faixa e apoiando a equipa vocalmente, os UAN pretenderam demonstrar que nenhuma lei absurda, nem nenhum Secretário de Estado ocioso e sedento de protagonismo, nem nenhuma autoridade policial podem impedir os sócios de apoiar o seu clube. A interdição de entrada de tambores, megafone ou paus de bandeiras até se pode compreender, uma vez que o comum dos adeptos também não pode entrar com esses objectos na maioria dos estádios, mas barrar a entrada a uma faixa ou pano de bandeira apenas porque contém a menção "Auri-Negros" ou as iniciais "AN" é um completo absurdo digno dos tempos em que se sonhava com Abril...
Independentemente da (re)pressão policial, continuaremos a gritar bem alto "QUEM NÓS SOMOS!", porque recordo que os Ultras Auri-Negros estão constituídos como Associação e reconhecidos pelo clube como Núcleo Oficial desde 2002 e todos os elementos são sócios do SC Beira-Mar.
-
Sócios mal-tratados nas bilheteiras e campanha dos "bilhetes anuais"
Já não é novidade... Os sócios do Beira-Mar têm cada vez mais motivos para não actualizar quotas nem ir aos jogos. É inaceitável o tempo de espera que se verifica nas bilheteiras. Num jogo que teve cerca de 600/700 espectadores (?) não se compreende tamanho tempo de espera para actualizar quotas ou simplesmente adquirir o bilhete de sócio. Foram várias as pessoas que desistiram da fila e foram embora.
São cada vez menos os sócios que vão ao estádio e os poucos que vão ainda são mal-tratados desta forma. Se o objectivo é afastar os sócios do clube, neste últimos três anos esse desígnio tem sido muito bem conseguido.
-
Campanha... qual campanha?
Se alguém conseguir, que me explique. Um sócio dirige-se à Loja Amarela e paga as suas quotas até Dezembro, pensando assim beneficiar da campanha amplamente publicitada que prevê a isenção do pagamento de bilhetes de sócio até à 13ª jornada. No entanto, é informado que, apesar de ter pago as suas quotas até Dezembro, terá de adquirir bilhete de sócio para ver o jogo. Aconteceu com algumas pessoas e eu ainda não consegui perceber os fundamentos. Se alguém souber...

12 comments:

Anónimo disse...

estou prefundo desiludido com as pessoas do futebol estou a favor das claques como os AN que vivem a seu custo com deslocaçoes etc etc
sao dignos de ser do beira-mar clube do coraçao... bilhetes a 7 € para nao socios.... cotas + bilhete de jogo para socios ... na 2ª divisao???? estadio 30.000 pessoas normalmente menos de 500????? a muito a mudar parece um clube de bairro

Anónimo disse...

eu vim embora e não vi o jogo!
tenho muita pena...
Um dia os olhos vão-se abrir mas já vai ser de noite!!

Fiquei amargurado!
É vergonhoso!

Exigir-me que pague dois euros (pagando as cotas com seis meses de antecedencia) é um roubo! E declarado!!

Rui Nunes

Anónimo disse...

Nem o Gafanha tem estes problemas. Basta de amadorismo na gestão do clube.

Anónimo disse...

Já paguei as cotas até final da época para ajudar o clube.
Ainda não fui ver qualquer jogo. Será que também tenho que comprar o bilhete suplementar depois de me terem dito Que poderia entrar só com o cartão com direito a lugar fixo, que por sinal cartão e lugar sãos os mesmos do ano passado?

Anónimo disse...

É pá essa da polícia não soubémos. Realmente percebemos que se passava algo, pelo atraso, depois via-se cá de longe elementos da PSP e exaltação nos membros da claque... Sentimos a falta do tambor... mas também é verdade que se FIZERAM OUVIR como nunca...ainda pensei nalgum incidente à entrada, mas nunca isso.Agora sabemos o que se passou. Lamentável! Se sabíamos que era isso, devíamo-nos ter unido à claque, para de PÉ gritar ainda mais alto e dizer a esses "mais papistas que o papa" que em momentos especiais somos todos da claque, com a claque sempre.

Anónimo disse...

Eu paguei as quotas até final da época e não paguei bilhete suplementar e o mesmo me foi informado caso tivesse pago as quotas até ezembro. PF veriquem a V. situação.
Zeca

Anónimo disse...

Eu paguei até final do ano e disseram que tinha direito a lugar anual. Tambem me informaram que se pagasse até Dezembro tambem teria direito a lugar até á 13ªjornada. Quando pagarem as quotas digam que querem o lugar anual!! Não pensem que o cartão de sócio funciona como cartão de lugar anual!

Rúben Marinho disse...

Fantastico, já se vê os resultados da assembleia Geral, foi precisso um fantoche da direcção para disfarçar a má gestão e a sua arrogancia perante os sócios, que a muito meu ver, os ULTRAS AURI-NEGROS são muito mais sócios que os da direcção se gabam tanto de ser!!! Eu posso já não ser oficialmente da claque mas uma coisa vos digo, Sou Ultra Auri-Negro Até Morrer!!!
Triste é o modo em que a direcção nos trata, "Como cães" ouvi eu disser enquanto aguardava quase um hora na fila para alem de ter ido percorrer meio estadio só para me poderem revistar.
Meus amigos, alguem vai ter que se impor, porque já vi que o cachide vai-se querer candidatar para meter os mesmos no poleiro, apesar de ter dito na assembleia que "Não Era Capaz" ... enfim até me dá vontade de disser ... se ninguem vai-se candidatar eu candidato-me!!! apesar de ter 23 anos, amo este clube como os grandes beiramarenses do passado e do presente ...
apos este desabafo termino dissendo ... Força Ultras Auri-Negros ... eu tou na outra bancada mas vou tentar puxar pelos socios do meu lado!!

Anónimo disse...

Passei tanto para ver o Coreano e nem no banco, este Artur dá-me cabo da paciência, com a sua presidência...

Anónimo disse...

Calma, o Mourinho está desempregado e já vem aí...

João disse...

Segundo o site da liga, o jogo Beira-Mar-Penafiel teve 1408 adeptos presentes...

Anónimo disse...

"No entanto, é informado que, apesar de ter pago as suas quotas até Dezembro, terá de adquirir bilhete de sócio para ver o jogo. Aconteceu com algumas pessoas e eu ainda não consegui perceber os fundamentos. Se alguém souber..."


Se alguém souber, também me pode informar, porque a mim aconteceu-me excatamente o mesmo.
só não reclamei, e armei barraca, porque já eram os 35 minutos de fila, e queria era ver o jogo.

assim, assim os socios vão-se afastando.
que comecem a tomar providencias, ou então as unicas pessoas que começam a estar no estádio, são os adeptos da equipa visitante.

ha-ja pachorra.