web tracker

Arquivos

domingo, 23 de março de 2008

Tem a palavra o Conselho Geral

Face à ausência de listas candidatas aos órgãos directivos, cumpre agora ao Conselho Geral propôr uma lista nos próximos 10 dias, ou seja, até ao dia 2 de Abril.
Não deixa de ser curioso - e bem revelador do desnorte que o clube vive - que seja o CG, órgão que já não conhece eleições há mais de 5 anos e cujo mandato era de três, a ter que propôr uma solução directiva para o clube nesta altura. Estamos a falar de um colégio que, mesmo internamente, nunca foi capaz de intervir activamente na vida do clube nem representar o sentimento geral dos sócios. Nos últimos três anos, aquele órgão perdeu quatro elementos (um falecimento, uma ausência definitiva por doença e duas demissões) e tais vagas nunca foram supridas. Na última Tertúlia promovida pelo M1922, o Eng. João Maia (conselheiro) esteve presente e reconheceu a falta de informação que existe no CG sobre a realidade do clube.
É que convém recordar que a data destas eleições mereceu o aval do CG que, por desconhecimento (presumo eu), não sabia da dívida à Inverfutbol (340 mil euros para serem pagos até ao fim de Abril), dos quatro meses de salários em atraso - em Maio serão cinco - ao plantel profissional de futebol e os respectivos encargos sociais e fiscais (quase 1 milhão de euros), a dívida de 1 milhão e meio de euros à banca, os empréstimos pessoais de directores (cerca de 750 mil euros), dívidas a fornecedores na ordem dos 600 mil euros, etc...
Estamos a falar de valores avultadíssimos só para terminar esta época... Mesmo que o Beira-Mar receba alguns valores respeitantes aos créditos sobre a EMA e o Boavista (juntos não chegam a 1 milhão e meio de euros), a situação do clube continuará a ser muito delicada.
Com este cenário perturbador, não seria expectável que aparecesse alguma candidatura nesta fase. O Eng. Mano Nunes já mostrou publicamente disponibilidade para assumir os destinos directivos do clube, mas exige - e bem - que a actual direcção cumpra a sua palavra e assuma os graves erros de gestão financeira que cometeu nos últimos três anos.
Apesar dos Estatutos preverem a realização das eleições até ao final de Abril, a Assembleia Geral é soberana e poderia deliberar o seu adiamento para o final da época, responsabilizando os actuais dirigentes pelos compromissos assumidos e conferindo alguma estabilidade à equipa de futebol para atacar a recta final do campeonato. Não entendo porque não se ouviram os sócios em AG sobre esta solução... Sinceramente, era esta a postura que eu esperava de um Presidente da Assembleia Geral isento e zelador dos superiores interesses do clube.
Agora, o que temos é uma direcção "esfrangalhada", a contar os dias para ir embora, deixando acumular os salários em atraso ao plantel na expectativa que algum suicida e irresponsável assumisse a candidatura e aparecesse com o "tostãozinho"...
Com esta forma de agir, afastam-se os sócios, deteriora-se a imagem pública do clube e compromete-se a esperança de ainda subir de divisão.
Se o clube não subir de divisão, é bom que os sócios tenham consciência que dois cenários se perspectivam na mente daquelas pessoas: Ou uma SAD (dominada pelos eventuais investidores endinheirados), ou, o fim do futebol profissional no Beira-Mar...
É o comportamento típico dos "polítiqueiros"... Fazem as asneiras mas arranjam sempre maneira da culpa morrer solteira. E depois, lá estão eles novamente a ocupar importantes lugares de gestão com o currículo imaculado.
Faço um último desejo para que o CG defenda, com afinco, os interesses do clube e dos seus sócios.

32 comments:

Su(sana) disse...

Estando o clube a passar por uma altura gravíssima, aliás, das mais graves que alguma vez se viveu, era importante que realmente houvesse isenção, conhecimento, palavra e coerência, mas é pedir demais, tendo em conta as várias constatações que se fizeram ao longo do tempo.

Da última Tertúlia tiraram-se conclusões importantes, nomeadamente, em relação ao CG. Tendo em conta que será um órgão decisivo neste momento, é preocupante...

Sem saber o que vem por aí, espero que a solução passe por uma lufada de ar fresco, que renove a mentalidade e força do clube, para que assim se tente chegar a bom porto. É preciso crer que a ideia "SAD" vai ser abolida e contornada! O Beira-Mar é uma instituição de utilidade pública e deve-se contrariar quem julga que vai fazer o que fez até aqui e se o queremos manter é bom que se perceba a gravidade do momento actual e se tomem decisões acertadas!

Há outros palcos à espera de palhaçadas e este circo tem de terminar agora!

Anónimo disse...

Apenas uma nota: se ninguém reparou ainda eles querem lá ficar e continuar. Os socios devem estar atentos e preparados.

Anónimo disse...

Pergunto eu...

Que mais pode o Nuno Martins fazer para destabilizar o clube?

É que se o Nuno entende, e bem, que o clube está numa situação complicada, como fica a sua consciência no que respeita a ajudar o Beira-mar nesta altura dificil?

É com este tipo de comentários que pretende demonstrar o seu espirito beiramarense? É esta a forma de ajudar o clube?

Enfim, até um relógio parado dá horas certas duas vezes por dia...

Só isso, e nada mais.

Anónimo disse...

A situação é grave. A mais grave de sempre da historia do clube.
Não sei como é que se resolve, sei é que não se resolve com alguem direcção.
Faço o apelo aos próprios directores para se afastarem já.
Qualquer dia que passa e ao contrario do que diz o Nuno Quintaneiro é o agravar da situação.
Nelson Marnoto

Anónimo disse...

Nuno
Deixa-me acrescentar às dívidas os 89.000 euros para pagar o Maurício Levato e ainda não sabemos quanto teremos que pagar pelo Paul Murray ou pelo Mc Phee.
Não gostei teres apelidado de "suicida e irresponsável" a um possível candidato. Nessa linha esteve abertamente Mano Nunes, pelo que afirmou ao Record e pela vontade de muitos beiramarenses. Mano Nunes deve merecer da tua parte mais respeito.
Só não percebi o princípio do teu post a afirmar que o CG está ilegal e depois terminas a desejar que o CG "defenda" os interesses...
T´s um bocadinho baralhado, o que não é o teu costume.

O ATENTO

Anónimo disse...

Nuno
Fiquei satisfeito! Palavra!
Afinal sabias dos débitos, mas provas que não os querias referir!
Pelos vistos já te mandam calar... e tu obedeces!
À espera de um lugarzito? de advogado? Será?

O (cada vez mais) ATENTO

Nuno Q. Martins disse...

Um de cada vez...

Ao anónimo das 10:01 AM:
Já há algum tempo que eu estava a estranhar que ninguém aparecesse a acenar a bandeira da "destabilização"... Era o que mais faltava. E se diz que eu "destabilizo", é porque dá importância ao que digo, logo, é porque reconhece alguma pertinência ao que é dito.
Com a minha consciência estou eu bem, acredite.

Quanto ao " O ATENTO";
Eu não estou baralhado. Considero que este CG não tem legitimidade para propôr uma lista (é a minha opinião e a de alguns juristas que consultei), mas também não é isso que mais me preocupa porque não é isso que faz "perigar" a existência do Clube. Já a situação financeira é muito grave e estamos, mais uma vez, dependentes do poder político... algo que não devia acontecer.
Quanto às dívidas que refere, também posso acrescentar uns milhares valentes de euros à equipa técnica do Rogério Gonçalves, à Académica pelo Gyano, ao empresário romeno que tratou da tranferência do Vasco Matos, etc... Tenha tento.
Quanto ao respeito pelo Eng. Mano Nunes, não se preocupe pois trata-se de uma pessoa inteligente que perceberá facilmente o alcance das minhas palavras. Em relação ao que disse no post, não retiro uma vírgula.

Cumprimentos.

Nuno Q. Martins disse...

Ao "O (cada vez mais) ATENTO";

Não alinho em discussões insultuosas. Se para algumas pessoas ser "tachista" e "lambe-botas" é profissão, para mim não o é. Por isso é que prezo não ser "amado" por toda a gente. É que não sou do tipo de pessoas de se dar "com Deus e com o Diabo". A minha curta experiência de vida já me ensinou que quem tem convicções não pode ser consensual.
Mas olhe, fez bem referir-se a mim nesses termos porque assim todos ficámos a conhecer a sua "estirpe".

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Nuno
O problema é que ninguém te está a insultar, ou pretende faltar-te ao respeito. TU é que estás a enfiar a carapuça!
À falta de argumentos recorres ao que te ensinaram em Coimbra.
Além de te estares a enterrar, confirmas os "favores" a que estás a ser obrigado.
Como eu também outros VERDADEIROS beiramarenses começam a conhecer-te

O ATENTO

Anónimo disse...

Isto está a azedar.
De qualquer forma estou convicto que não é possidel dados os constrangimentos financeiros formarmos uma direcção. Bem, restanos os exemplos de sucesso, o Setubal, uma comissão de rotpura com o passado recente, isto é, uma comissão sem que qualquer dos seus elementos tenha pertencido a esta ultima direcção.
Basta que o Presidente da Assembleia Geral tenha bom senso!
João Filipe

Nuno Q. Martins disse...

Oh ATENTO,

Eu não lhe quero devolver os seus "cumprimentos" na mesma moeda porque nem sequer se digna a assinar o que diz. Se se quer travar de argumentos comigo, então arranje algum e dê a cara por eles. Enquanto estiver a fazer esse trabalho sujo de me denegrir apenas porque não gosta de mim ou porque lhe encomendaram o serviço, pela minha parte ficará a falar sozinho.

Anónimo disse...

Nuno,
Os tipos que andam a mando da direcção conhecem-se à distância. Não lhes ligues pf!
Os cães ladram e a caravana passa.

O (AINDA MAIS) ATENTO

Anónimo disse...

Nuno
Que fique claro que sou objectivamente contra esta direcção. Porém não quero ver o meu clube passar de "cavalo para burro".
A questão dos débitos das direcções é facilmente desmontada. Mano Nunes afirmou que não ficou a dever nada. Mas agora começam a chegar as questões de dívida (a primeira foi a de Maurício Levato) do seu mandato. E outras vão chegar. Contudo, Mano Nunes "jogou" com o dinheiro que deviam ao Beira-Mar (Boavista por ex.) para "concertar" o discurso de "não débito".
Ora, nessa perspectiva também estes podem afirmar da mesmíssima maneira. Basta escudarem-se no dinheiro que a Câmara e a EMA lhes devem para terem o discurso de Mano Nunes.
MAS ISTO TU SABES!
A questão é que em vez de te manteres perfeitamente isento, para bem do clube, tomas posição e pretendes escamotear as dívidas tornadas públicas do tempo de Mano Nunes.
Tens grande potencial, mas estás a "emprestá-lo".
É aqui que, comparando com milhares de situações análogas, demonstras que há por aí "tacho" que estás a namorar.
Este foi o meu último post neste blog. Vou passar apenas para quem fôr ISENTO e, por isso, vai querer o melhor para o MEU BEIRA-MAR.

O ATENTO

Anónimo disse...

Pois é deixar o BM melhor do que o encontraram foi lema duma direcção que irresponsavelmente marca eleições com o clube numa situação particularmente díficil, sem cuidar de apresentar uma alternativa, aliás comportamento coerente com toda a sua atuação desde que tomou posse, sem rigor, sem orçamento e sem visão, apenas e sempre a mesma tactica "fuga para a frente", como também se pode caracterizar esta marcação de eleições.Penso que o CG não está em condições de encontrar uma solução,não por imperativos juridicos, mas porque a sua apatia ao longo dos tempos face á degradação da situação e a sua quietude, pelo menos aparente, neste processo pré eleitoral,não me parece dar-lhe a credibilidade necessária para juntar vontades. Então que solução? Naturalmente esta terá que sair desta direcção ou de alguém de dentro dela, num esforço para conseguir o equilibrio de tesouraria, que passa pelo estabelecimento de moratórias sobre os principais créditos sobre o clube, sejam os actuais creditos dos directores sejam os da banca que naturalmente alguém da direcção avalizou, assim como outros passíveis de deferimento de exigibilidade, temos também de perceber que uma nova epoca vai exigir avultados recursos num espaço de tempo muito curto.O problema reside na dimensão da tarefa, no savoir faire necessário para gerir este curto prazo, não basta ter recursos. Pergunto-me se Cachide aprendeu com, citando-o, os muitos erros que cometeu, se de facto aprendeu, se estiver em condições de se enquadrar numa visão clara para o futuro do BM, que em minha opinião não deve excluir a constituição de uma SAD, mas nunca numa optica de constituir capital com créditos,uma SAD constitui-se tendo em atenção todos os vectores geradores de receitas com um correcto tratamento das areas de gestão determinantes na construção de condições para garantir proveitos e com os recursos finaceiros necessários à implementação de toda a estrutura, não na forma e conteúdo como a vemos enunciada por alguns dos actuais responsáveis directivos, mas também no respeito pelas actividades amadoras,dando-lhes autonomia formal, principal motor de interacção do clube com a comunidade e por isso de elevado potencial de geração de proveitos, se Cachide aproveitar os próximos dias para explicitar concretamente em que condições colaboraria com uma nova direcção, o que não fez até á data, acredito que surjam soluções para este curto prazo, e que alavanquem o futuro.
Finalmente não posso deixar de reparar que subsiste em alguns Beiramarenses uma postura de não agitar as águas, com recurso ao termo destabilização,quando todos percebemos que sem projectos, sem ideias, sem identificar os erros cometidos, sem a denuncia das fragilidades, não há mobilização possível e por isso não são necessários recursos para nada a não ser para esbanjar, como nos prova o passado recente.

Nuno Q. Martins disse...

Olhe "O ATENTO",

Pelo seu discurso constato que não percebe nada de contabilidade. Eu também não sou nenhum especialista na matéria mas entendo o suficiente para interpretar um relatório de contas. Já que é tão "atento", compare os relatórios de contas das duas direcções e não me venha com "estórias" de Levatos que ainda não conhecem o seu fim. Quanto à questão do Paul Murray, eu sei bem o que se passou e esta direcção é a principal responsável pelo problema gerado. Vamos ver quais as consequências para o clube do tratamento irresponsável que deram ao jogador.
E para bem da inteligência de quem nos lê, não compare a gestão de Mano Nunes com a "gestão" da actual direcção. Isso sim é um grande desrespeito por Mano Nunes.
Quanto à boca do "tacho" não seja ridículo.
E no que diz respeito ao Beira-Mar, não me peça isenção, apenas lucidez.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Olá NUNO,
Conhecemo-nos pouco embora já algumas vezes nos tenhamos cruzado nas hostes Beiramarenses por razões diferentes. Tenho algum apreço pelo que dizes e escreves e louvo-te pela coragem que tens tido ao tornares público alguns comentários menos favoráveis à tua pessoa. Mas pergunto eu:
Sendo tu um "rapaz" letrado com bastantes conhecimentos dentro e fora do nosso Beira, porque não páras por agora, de dizer mal desta direcção, e não aproveitas para lançar algumas dicas unindo os sócios em apoio ao nosso clube.
Esquece esta direcção e parte para uma de arrumador da casa sem partir mais a loiça. O Beira (jogadores e treinador) precisam mais que nunca de sentir o nosso apoio, mais, temos mesmo é que levantar as bandeiras porque ainda tudo é possível.
Vai por aí e serás mais respeitado.
ALMA NEGRA/AMARELA

Anónimo disse...

PREVISÃO: Para mim a solução é colocar na Comissão Administrativa, Mano, Tércio, Roque, Apolinário, Q. Martins;
No aspecto desportivo o ideal é o BM subir de divisão juntamente com o Gil Vicente, por razões óbvias. No caso do BM não subir.... lembram-se de situação idêntica (com valores muito mais baixos, pois os tempos eram outros) em que os jogadores beiramarenses de gema tiveram de voltar a calçar as xuteiras, como por exemplo o Marques (zé), Joca, Marçal, etc ?... e cá estamos nós outra vez. É DEMAIS.
SE BEM-LEMBRO

Anónimo disse...

Aí está uma boa comissão de gestão.Toca a trabalhar para os convencer a aceitar.
Victor Silva

Anónimo disse...

"Tachos" no Beira-Mar, essa é boa!! Só quem não conhece a actual realidade do clube pode falar em "tachos". Chatices, preocupações, trabalho...e dinheiro fora do bolso, são os "tachos" que o Beira-Mar, na actualidade, pode oferecer.

Comparar a gestão da direcção liderada pelo eng. Mano Nunes com a do sr. Artur Filipe é de uma ingratidão atroz. Mano Nunes, nos dez anos que liderou o "Beira" ( sem mencionar os sucessos desportivos), tirou o clube da pré-falência, reabilitou-o e tornou-o independente das esmolas dos políticos. O Beira-Mar, há três anos, tinha "pernas" para caminhar sozinho. E agora? Agora, voltámos à "estaca zero"! É preciso fazer, de novo, o que Mano Nunes fez para, daqui por quatro ou cinco anos o clube estar de novo auto-suficiente.

Não ponho em causa o beiramarismo do sr. Artur Filipe. Seguramente que, quando assumiu o mandato, não imaginava o que ia acontecer. Fez o que pode e o que soube, mas correu mal.

Que bom seria, para o Beira-Mar e para todos nós que amamos o clube, um regresso de Mano Nunes!

O Nuno Q. Martins não precisa de "advogados" de defesa. Tem inteligência e capacidade suficiente para rebater o que por aqui foi dito. Mas, sinceramente, não gostei dos insultos. Anónimo, Atento, ou lá o que é, você acha que o Nuno precisa de mendigar um "tacho" no Beira-Mar? Que ridículo! É , justamente, o contrário. Quem ficava enriquecido com a presença do coordenador deste blog na direcção,era o S C Beira-Mar! Não seja ridículo e respeite as pessoas que se interessam pelo clube e procuram soluções para um Beira-Mar melhor.
Nuno, desculpa meter-me na tua "luta", mas a ingratidão é algo que me irrita.
Jorge Santos

Anónimo disse...

Bem, pelo que vejo, esta Direcção afinal está a realizar um bom trabalho. Parabéns.

Anónimo disse...

Li isto e mais uma vez tive que concluir que vivemos todos de costas voltadas para o nosso clube.
Há quanto tempo não se reconhece um sócio?

Leiam:

Realiza-se esta noite, no Casino da Póvoa, o jantar do 92.º aniversário do Varzim, estando confirmadas as presenças de Hermínio Loureiro, presidente da Liga, e de Lourenço Pinto, presidente da AF Porto. Serão entregues os emblemas de ouro e prata a dezenas de associados e serão distinguidas algumas figuras do clube. Mas o momento alto da festa está marcado para a habitual entrega do Troféu Lobo do Mar, este ano atribuído ao médio Tito e a Alfredo Costa, chefe do departamento de formação.

Anónimo disse...

Como é que se pode dizer que o Beira-mar só tinha a ganhar com um caloiro de um advogado na gestão do clube???

Mas afinal o que é isto? A republica das bananas? Então agora alguém que tem um blog já é uma "mais valia" para a direcção de um clube de futebol?

Concordo com muitas das opiniões expressas neste blog, mas quererem profissionalizar a gestão com a entrada de um estudante ou estagiário da área de direito, só porque tem umas "ideias" sobre o clube??

Que mentalidades... siga para a frente, que é caminho...

Anónimo disse...

Mais um acto de "boa gestão": A direcção contratou um jogador em Dezembro, para reforçar a equipa, está a treinar mas não foi inscrito.
Isto só VIDEO.

Nuno Q. Martins disse...

Anónimo das 2:36 PM,

Diga o que tem a dizer, mas tente não ser deselegante. Tenha essa cortesia para com o administrador deste blog que até é uma pessoa tolerante e digna-se a aprovar o seu frívolo comentário.

Quanto à questão da gestão profissional, ela deverá ser dependente de uma direcção eleita e composta por sócios, ou então, o que o anónimo está a referir-se é à SAD... Se assim é, já todos percebemos melhor a natureza e interesses que estão por trás do seu comentário.

Quero apenas deixar-lhe mais duas notas. A primeira, para relembrá-lo que o Beira-Mar não é um clube apenas de futebol e a segunda, para descansá-lo porque este advogado-estagiário (não invente designações) não pretende fazer parte de qualquer direcção nos próximos tempos.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Anónimo das 2:36:

O Beira-Mar precisa, essencialmente, de gente séria que se preocupe mais com o clube e menos com a carreira política. Precisa de quem tenha a coragem de pôr de lado o partido político e defenda o clube em qualquer circunstância. E, nos tempos que correm, em que os partidos "controlam" o país, a tarefa não é fácil.

Então não acha que todos os jovens, licenciados ou não, mas que sejam inteligentes, competentes, dedicados e que gostem do clube, são uma mais-valia para qualquer direcção?

"Republica das bananas"!! De facto escolheu uma expressão gira para definir o actual estado da direcção do "Beira". Pior do que isto, é difícil fazer. Os caloiros ( queria dizer estagiários) para si não são mais -valias. Então e os "doutores" , os experientes e bem sucedidos empresários do bacalhau, os especialistas do marketing, os políticos e vereadores...que mais-valia trouxeram ao Beira-Mar, diga lá!

Que apareçam muitos jovens, recém-licenciados ou não, mas que se juntem para darem o seu contributo ao clube. O anónimo das 2:36 pertence ao grupo daqueles que dão valor, apenas, às aparências. Bem diz o nosso povo..."Muita parra, pouca uva" e "as aparências iludem". O saber, a competência, a inteligência e a capacidade de fazer nem sempre são directamente proporcionais à formação académica. O que se nota, claramente, no comentário deste anónimo das 2:36.
Não se esconda , caro amigo...se isto não é uma República das Bananas"é uma democracia, onde todos podem expôr as suas opiniões. Será? Parece que não! " "Por que te escondes"?
Jorge Santos

Anónimo disse...

Estão todos na Camara de Aveiro, que era o seu objectivo, e não resolveram o problema do Beira Mar e Aveiro.
São estes que no futuro Aveiro, acredita?

Anónimo disse...

Ainda hà quem diga bem destes coveiros?

Anónimo disse...

Nao serve de nada, muito menos para ir ao Feira Nova pagar a conta, mas nao posso deixar de mandar um abraco de solidariedade aos funcionarios do clube que por estes dias veem o salario de Janeiro ser regularizado ao plantel e o seu proprio salario, que representa uma pequena percentagem do que esta' a ser pago, continua em divida.

E' o tal esforco final que se esta' a fazer e que a mim, como socio, me desonra. Mesmo que se consiga a subida de escalao, nao me revejo na forma como isso eventualmente se conseguira'. As prioridades e capacidade de gestao desta gente sao completamente erradas e apesar de nao ser novidade, continua a doer ver o estado a que chegamos.

P.S. Nuno, acerca do meu comentario noutro post apagado por engano, nao ha' problema absolutamente nenhum. Nao e's profissional disto nem eu pago para participar. Acontece. Continuo a passar aqui todos os dias com o mesmo interesse.

Nuno Q. Martins disse...

Daniel,

Mais uma vez, as minhas sinceras desculpas. Nunca tal me tinha acontecido.

Um abraço.

PSousa disse...

Penso que o mais racional e inteligente, era aproveitar-se tertulias e entrevistas aos jornais, para arranjar alterntivas aos problemas do clube e ter uma solução efectiva de gestão, pois até aqui, só vejo ideias escritas e faladas, mas ninguém que avance.

E se esta direcção está mal, alguém tem de avançar, senão o clube pode cair num vazio irrecuperável...espero qe não paa bm do clube.

Abraço

Anónimo disse...

Se é assim tão fácil amigo p sousa, porque não avança?
Ricardo

Anónimo disse...

Nuno, Já viu o que está a acontecer na Academia? Leu a notícia (Carta do Leitor)do dia 14 de Março do Diário de Aveiro? Seis jogadores suspensos num escalão de formação? Onde é que isto vai parar...o Clube está assim tão rico? Como é possivel.....