web tracker

Arquivos

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Intervalo

Foi uma Assembleia Geral estranha. No mínimo estranha. Começou mal, com a não justificada presença do ainda Presidente do SC Beira-Mar. Honra seja feita aos restantes membros da direcção que ainda vão dando a cara. Numa altura em que se discute o possível fim do futebol profissional, não estar numa Assembleia Geral sem dar qualquer justificação é no mínimo desrespeitoso para com os sócios. Já para entrevistas aos jornais não vai faltando tempo. Adiante.

O resultado da confusão que existe hoje entre a política e a vida do clube ficou bem expressa no decorrer da Assembleia Geral. O que é pena, porque ali apenas devia interessar o Beira-Mar. Porque é que o presidente da Junta de Freguesia da Vera Cruz perguntou o nome do presidente da administração da EMA? Toda a gente sabe que é o Dr. Élio Maia!! Porque é que são feitas intervenções sobre a gestão da EMA quando no executivo governado pela sua cor política era igual! A troca de diálogo com o João Oliveira (que acredito estivesse de boa fé) foi profundamente nefasta, porque não se percebeu qual o papel que ali estava a desempenhar. Que sirva de lição para o futuro. A todos.

Conclusão: o Beira-Mar está hoje em dia completamente refém da Câmara Municipal de Aveiro. O que não é novidade para ninguém, porque a EMA é algo que não existe, razão pela qual desde há muito defendo a sua extinção. Pairou uma dúvida no ar que não foi esclarecida: a providência cautelar do BES impede ou não a transferência de verbas para o clube? A EMA diz que sim, mas a intervenção do Eng.º Roque deixou esse cenário em aberto.

Dito isto, no próximo Sábado define-se o futuro do clube. Será possivelmente uma das Assembleias (ou a segunda parte desta) mais importantes da história do clube. Ou durante a semana são dadas as garantias necessárias para a formação da Comissão Administrativa, ou o Beira-Mar irá cair para o futebol amador. Independentemente da decisão que daí advier, espero que daqui para a frente o clube pense bem nas suas prioridades. Durante décadas que andamos neste sobe e desce, sem conseguir juntar qualquer tipo de património, e dependentes da bola entrar, ou da Câmara dar o subsídio milagroso. Ao invés, pequenos clubes à nossa volta abdicam de contratar meia dúzia de brasileiros e fazem campos treinos para a sua formação. Qualquer pequeno clube da região tem mais património que o Beira-Mar, porque a nossa obsessão tem sido o futebol profissional. Á conta disto temos a nossa formação a ter que ir treinar para Avanca, Gafanha ou São João de Loure. Enquanto não percebermos que aqui reside a nossa afirmação na região, não sairemos da cepa torta.

Por fim, destaco a "campanha de solidariedade" lançada pelo Dr. Luís Leitão (presidente do Conselho Fiscal). Todos os sócios ou adeptos que queiram contribuir poderão fazê-lo através de uma transferência para a conta 007 600 001 263 668 910 209. Mais uma vez repito. Todos somos importantes.

21 comments:

Anónimo disse...

Caro Francisco, cada vez mais é um prazer ler os seus comentários. Boa aquisição para o blogue. Que melhores dias nos esperem e que os sócios estejam em massa na próxima AG.
Cmpts.

Anónimo disse...

Caro Francisco. Obrigado pelo post. Para quem nao pode estar presente, parece dar uma boa ideia do que ali se passou.

Tudo o que escreveste e' a mais pura das verdades e seja qual for o desenlace desta situacao, que aprendamos todos a licao de que o Beira-Mar precisa de um crescimento sustentado e nao artificial.

Tenho no entanto de insistir num ponto acho que tem de ser bem dissecado. Apesar de nao ser explicito nas tuas palavras, pode ficar subentendido de que o Beira-Mar esta' na situacao em que esta' porque a Camara nao tem dado o "subsidio milagroso". Nao e' verdade. Os subsidios que a Camara nao tem pago sao uma pequena parte da divida global. Em termos de subsidios, a camara nao paga ao Beira-Mar, tal como nao paga a outros clubes.

O que faz da situacao do Beira-Mar excepcionalmente diferente e' o facto de, a esmagadora maioria da divida e o montante de que se fala, ser referente ao contrato de exploracao do estadio. A EMA, bem ou mal, ficou com a sua exploracao (venda de camarotes incluida), amputando o Beira-Mar de uma das suas mais importantes fontes de receita. Em compensacao teria de pagar os montantes protocolados. A EMA falhou nessa exploracao e, muito ou pouco, apropriou-se das receitas que mesmo assim conseguiu usando o nome do Beira-Mar para alimentar a sua maquina; quis-se substituir ao Beira-Mar por achar que o poderia fazer melhor e com proveitos para a autarquia. Previsivelmente, falharam.

Vamos por o cenario de sermos administradores de uma empresa patrocinadora do Beira-Mar e que comprou la' um camarote. Qual a motivacao que temos em renovar o patrocionio para a epoca seguinte quando sabemos que o que pagamos serve para pagar salarios de funcionarios de uma empresa moribunda e nao para fazer do nosso patrocinado uma colectividade mais forte?
Com este exemplo quero apenas ilustrar o porque de, uma pequena parte da solucao dos problemas do Beira-Mar passar por cancelarmos o protocolo logo que possivel e voltarmos a ser donos das nossas minguas fontes de receita.

Francisco Dias disse...

Caro Daniel, obrigado pelo teu comentário.

O que disseste é a mais pura das verdades. Em termos práticos não há subsídios da EMA, uma vez que esta desenvolve a sua actividade com base em receitas que pertencem por direito próprio ao Beira-Mar. Preocupa-me no entanto este exagero na dependência para com a EMA. Daqui para a frente o Beira-Mar não pode contar com esta verba, porque a CMA simplesmente não tem como pagar! Importa dizer que para a EMA conseguir a receita suficiente para pagar ao Beira-Mar no âmbito do protocolo, teria que vender os camarotes a preços 4 e 5 vezes superiores aos 3 grandes! Mesmo na segunda divisão! Isto cabe na cabeça de alguém? O protocolo seria fabuloso para o Beira-Mar caso estivesse a ser cumprido. A partir do momento que não é, torna-se a sua ruina.

Um abraço.

FD

Anónimo disse...

Claro que todos concluimos que a EMA é um dos problemas. Talvez mesmo o maior.
É incumpridora a todos os niveis, o relvado que deveria estar em fase de recuperação esteve a ser utilizado para um campeonato realizado pela EMA com trabalhadores de algumas fabricas e prepara-se agora para utilizar o mesmo relvado para o Aveiro Cup. Estas decisões são totalmente desenquadradas dos comprumissos contratuais e que além de revelarem falta de critérios de gestão, revelam falta de ética, respeito, inteligencia, bom senso, anti-beiramarismo. Só lhes interessa o caos.
A quem interessa isto? Nem à Camara, nem ao BeiraMar e nem a Aveiro.
Isto é a politica da terra queimada.
Antonio Vidal

Anónimo disse...

Caro Francisco Dias,

A EMA não precisava de vender os camarotes ao preço dos grandes, bastaria vendê-los ao preço que o Beira-Mar vendia no antigo estádio.

Só para que saibas, o SCBM fazia qq coisa como 80 mil contos (400 mil euros) com os camarotes. Como a EMA achou que tendo muito mais camarotes facilmente conseguiria atingir verbas superiores, e como precisava de alimentar alguns "boys", comprometeu-se a pagar 500 mil euros.

Ora a situação actual é a seguinte.
1. A EMA faz algum dinheiro.
2. A EMA não paga o protocolado.
3. O SCBM ajuda a pagar serviços do estádio.

Por fim o SCBM além de não receber o que teria de receber por direito ainda acumula custos com a manutenção do estádio. Temos sido uns bons otários. Há que dizer basta!

Anónimo disse...

A EMA é uma coisa.
Alguém conhece a EMA?
Para que serve a EMA?
O que faz a EMA?
Porque existe a EMA?
Quem criou a EMA?
Quem souber responda, mas eu estou farto de EMA.

Anónimo disse...

Eu até comprendo a proposta do sr Luis Leitão, mas dar €s, para gerir quem? O Sr. Luis Leitão sabe que quem lá está nem o $ deles soube gerir quanto mais o dos outros.
Francisco

Francisco Dias disse...

Caro anónimo das 18h41. Obrigado pelo esclarecimento. De qualquer forma mantém-se a questão do protocolo não prever uma diminuição de receitas em caso de descida de divisão. Mas é um comentário muito pertinente.

Anónimo disse...

O mais incompreensivel é a falta de resposta da empresa do estadio.

Se como foi dito na AG, foi feita uma proposta subscrita pelo proprio presidente da assembleia, o minimo que se esperava ou espera é uma resposta, seja ela qual for.

As pesssoas são livres nas sua opções, devem é dizer quais são, remeterem-se ao silencio é falta de respeito pelo Beira-Mar.

Recuso-me admitir que a Camara ou a EMA se serviu do seu assessor para passar a mensagem, até porque o discurso foi confuso.

Manuel Bento

Anónimo disse...

Quanto ao protocolo do Beira-Mar com a EMA, agora não há dúvidas que foi um mau protocolo para ambas as partes.

Identificado o problema é necessário ir em busca de soluções.

A solução mais óbvia é acabar com a EMA (depois de pagar o que deve, claro está!) e reformular o protocolo não com a EMA mas com a CMA nos seguintes moldes:

1. A gestão do Estádio passa para o Beira-Mar, tal e qual como no antigo estádio. Como resultado a CMA poupa muito dinheiro nos vencimentos da administração da EMA.

2. O Beira-Mar gere todo o espaço do estádio e paga a CMA uma percentagem sobre os espaços comerciais (existentes no interior do estádio) que conseguir alugar. Qualquer coisa como 50%/50% será muito bom para ambos.

3. A CMA paga um valor mensal fixo, mas actualizável anualmente para apoio à manutenção do estádio. Outra alternativa passa por se definir claramente quais as rubricas/responsabilidades que devem ser alocadas à CMA: (a) tratamento e manutenção do relvado, (b) manutenção infraestrutural, que não limpeza, interior e exterior ao estádio, (c) imposto municipal, etc.

Em vez da CMA pagar uma verba anual ao Beira-Mar, poderia adjudicar directamente as rubricas/responsabilidades anteriormente identificadas e seria um processo bem mais transparente sem passagem de dinheiros directamente entre a CMA e o Beira-Mar. Não se inclui aqui o apoio às actividades amadoras como é óbvio.

Enfim, por agora chega, pode ser que o Dr. Élio Maia leia este comentário ou então que o seu muito dedicado assessor de imprensa lhe faça chegar este conjunto de propostas para a segunda fase de conversações que será necessário efectuar entre a CMA e a futura direcção do Beira-Mar.

Anónimo disse...

E já agora papel higiénico para o Beira Mar limpar as maozinhas, não?

Totoloto e terminação!!! O BEIRA MAR NÂO MERECE! É dificil de entender que o Beira Mar é a vergonha de Aveiro???

Anónimo disse...

Obrigado pelo post. Elucidativo!

Relativamente à conta que se encontra em aberto, e aos propalados SMS's que têm (ou não) sido enviados aos sócios, a fim de que todos possam contribuir para o Beira-Mar, apenas tenho a dizer que não o vou fazer.
E não o vou fazer porque não existe no momento um rumo, uma directiva, um rosto a quem se associe uma luz de esperança no fundo do já bem longínquo túnel...

Pode ser que esteja para breve, pode ser que não, mas andar a fazer campanhas de cremesse, nesta altura do campeonato, não me parece que seja de todo o mais correcto.

Abraço,
Jota

JMO disse...

Finalmente vejo alguém que em vez de asneiras e considerações pessoais, escreveu com pés e cabeça e fez propostas concretas...

Anónimo disse...

Caro Nuno.
Ao ler no segundo parágrafo do seu blog o artigo intitulado "Intervalo",fiquei admirado como se deturpa conscientemente aquilo que se passou na última Assembleia Geral do Beira Mar.
Estava ali como sócio e só como sócio.
Porque achei que a intervençõao do Snr. João Oliveira, estava a ser incorrecta, ao identificar-se como acessor de imprensa da Câmara Municipal e afirmar que o caso já tinha sido resolvido se não falassem demais.
Identificando-me como João Barbosa, sócio nº 3532, do Beira Mar, perguntei directamente ao Snr. João Oliveira, se a sua intervenção era como sócio do Beira Mar, ou como representante do Snr. Presidente da Câmara de Aveiro.
Todos houviram a rsposta dada.
Qual foi a reacção do Snr. Presidente da Mesa e dos sócios em geral?

João Barbosa , sócio nº 3532

Anónimo disse...

ANÓNIMO DAS 9.49
Deves ter nascido por engano!!! Por isso, a inteligência fez questão de não te acompanhar. Gajos como tu é que não merecem nada. És um verdadeiro imbecil. O teu lugar é no manicómio...mas sem televisão para veres novelas.

Sócio mal disposto

JMO disse...

Caro João Barbosa,

Veja se le bem pois quem escreveu o post é o Francisco Dias e não o Nuno Martins.
Mantenho o que digo: o assunto do SCBM só não está resolvido porque as partes não sabem negociar e não têm confiança. Foi assim e parece que assim continua.

Sabe, a única diferença é que se esqueceu que não estava na Assembleia Municipal, a fazer perguntas de retórica para brilhar. Ajude o SCBeira-Mar. É que eu iniciei a minha intervenção a lembrar quem sou, para que ninguém mo atirasse à cara. Não dispo a "farda" conforme a conveniência e não sou só "sócio" do SCBM.

E sabe que eu tenho razão... e não me ouviu trazer à reunião a quantidade de vezes que os assuntos do BM ficaram presos em reuniões de CM... E sabe perfeitamente que se eu não pensasse pela minha própria cabeça, poderia ter feito...

Nuno Q. Martins disse...

Sr. João Barbosa;

Agradeço o comentário que me dirigiu e enalteço a sua participação neste espaço.

Cumpre-me alertá-lo que o artigo intitulado "Intervalo" é da autoria do Francisco Dias (sócio do Beira-Mar e colaborador do Bancada Norte) e reflecte a opinião do próprio. Poderá verificar que está devidamente assinado junto à ligação para esta caixa de comentários.

Sobre o incidente que envolveu o João Oliveira, permita-me que não me pronuncie, pois a minha opinião nada acrescentaria de relevante para o clube.

Em relação à eventual "deturpação consciente" do que se passou na Assembleia, remeto para o autor do artigo um eventual esclarecimento que lhe queira dar.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

«Mantenho o que digo: o assunto do SCBM só não está resolvido porque as partes não sabem negociar » - João Oliveira

Creio que foi o post mais lúcido, ambas as partes não sabem mesmo negociar, até porque, infelizmente para nós, eram as mesmas!!!

Anónimo disse...

Mais importante que os arrufos entre dois joaositos é o Beira Mar, esse sim, destruido por esta direcção e pela camara.
Vamos ver o que isto lhes vai custar.
O Beira Mar existe há cerca de um seculo, não podemos ter medo e temos que apontar o dedo aos irresponsaveis.
Denuncia-los em qualquer lado, para que saibam do que são feitos.
VIVA O BEIRA MAR

Anónimo disse...

apoiado! o último comentario é de grande qualidade. Mas qo que isto chegou: o beira mar resume-se aos joões????? Meu deus... parece que amanhã vai haver muito beira marense a chorar... AI vai, vai. atençao que o clube ESTA A MORRER!!!!!

PSS

Anónimo disse...

Infelizmente estes ultimos comentarios tem razão, vivemos numa cidade de joaositos.