web tracker

Arquivos

sábado, 21 de junho de 2008

SC Beira-Mar, Juniores 2007/2008

É inegável que em termos desportivos o título nacional da 2ª divisão conquistado pelos juniores do Beira-Mar foi o facto mais positivo nesta época da instituição aveirense.
Acontece que a indefinição quanto ao futuro do clube “abafou” e muito os gritos de “campeões!” destes jovens auri-negros. Alguns destes jogadores poderão já em 2008/2009 fazer parte dos eleitos de António Sousa para complementar o futebol profissional do clube. Porém, essa hipótese (de juniores fazerem da equipa senior) tem sido pouco discutida quer nas assembleias, quer nas tertúlias ou mesmo entre os blogues beiramarenses.
Foi na 2ª fase (zona 1) que a formação de Aveiro mostrou que tinha algo mais para dar do que uma classificação tranquila. A primeira amostra de que podiam ir bastante longe na competição foi dada no campo do Tourizense com uma vitória por 2-0, seguindo-se a esta mais 4 vitórias consecutivas, o que resultou numa subida à primeira divisão nacional na qual o Beira-Mar estará presente na próxima época. Ao cabo da última jornada desta 2ª fase os juniores somavam 16 pontos (em 18 possíveis), 5 vitórias, 1 empate e 0 derrotas, 8 golos concretizados e apenas 1 sofrido.
Por certo, depois de tão eficaz e convincente participação na 2ª fase, jogadores e equipa técnica agora na fase final da prova acreditaram que era possível fazer algo inédito na história do clube como seria ganhar um título nacional nos escalões de futebol de formação. Com os índicies de motivação em alta esta equipa fez questão de mostrar aos sócios que o clube tem futuro, mesmo numa época catastrófica no futebol sénior e onde começou a maior crise de sempre da instituição.
Na Fase Final da competição, em 6 os jovens auri-negros venceram 4 encontros (em Aveiro - 2-1 ao Setúbal, 1-0 ao Infesta e 4-2 ao Torreense; fora – 3-2 frente ao Infesta), empataram um (1-1 no campo do Torreense) e perderam em Setúbal (2-1). No final conquistaram 13 pontos (mais um que o V. Setúbal) e tornaram-se campeões nacionais da 2ª divisão nacional no dia em que no Estádio Municipal de Aveiro corria-se contra o tempo para encontrar uma Comissão Administrativa para o clube (14 de Junho). O ponto conquistado na última jornada (fora frente ao Torreense) revelou-se fundamental e deu provas que estes jogadores lidam bem com a pressão de estar a um ponto de um título nacional.
Da minha parte e penso que de todos os sócios, muitos parabéns, já fizeram história no clube.
Foto: cedida por Luís Bornes

1 comments:

Anónimo disse...

O MEU LAMENTO
Muito poucos foram os que deram parabéns à rapaziada dos juniores, eu inclusivé, pelo exemplar comportamento que tiveram e pela única alegria da qual sócios e simpatizantes do clube se orgulham.
Calaram-se os mal dizentes os do #Bota a Baixo# e ainda bem porque o clube precisa mesmo é de quem ajude e trabalhe por amor à camisola.
Finalmente deixam a Academia do B.M. em paz.
Que o Senhor proteja uns e outros.
Amén.