web tracker

Arquivos

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Nem não, nem sim!

Os sócios do SC Beira-Mar não querem uma SAD para o futebol profissional. Pronto, a sua vontade é soberana e só resta respeitar.
Mas a posição da Comissão Administrativa (CA) é que deixou muito a desejar. O "nim" é a pior das respostas; revela pouca capacidade estratégica e limitada visão global do que deve ser o SC Beira-Mar.
Parece que a CA, entre o dia em que foi eleita e a última Assembleia Geral (AG)navegou por "águas" que a maioria dos sócios desconhece.
Primeiro, aceitou a constituição da SAD como a única ferramente de gestão para a sobrevivência do clube; depois, afiançou que se não tivesse 500 mil euros até 12 de Abril, cessaria funções. E um grupo de pessoas começou a trabalhar com todo o empenho nas linhas gerais para a constituição de uma SAD para o futebol.Gente que foi usada, despudoradamente, pela CA.
Na última AG, surpresa das surpresas! A CA não admitiu necessidade da SAD, o tal meio milhar de euros deve ter aparecido(!), mantém-se em funções até às eleições e pondera concorrer, como lista, a esse acto eleitoral. Algo se passou nesse curto espaço de tempo! Ou será apenas a "cegueira" do sucesso de uma possível subida?
Parece que estão a contar com o ovo no dito cujo da galinha...Cuidado! O SC Beira-Mar ainda não subiu. Todos desejamos que tal aconteça, mas ainda não aconteceu. Já se fazem contas aos euros que vão entrar no clube. A "carroça vai à frente dos bois" e isso é muito mau.
Tão surpreendente como a "cambalhota" da CA é o reaparecimento nas AG's de José Cachide e Artur Filipe. Só nestas duas últimas, quando o clube está perto, muito perto, de ascender à liga principal do futebol português. Elucidativo...
Onde estiveram estes dois sócios nos momentos em que o SC Beira-Mar não tinha dinheiro e gente para constituir os orgãos sociais?
Onde estavam quando os sócios aceitaram ( e a CA também)constiuir um grupo de pessoas para trabalharem no projecto da SAD?
José Cachide apareceu disposto a concorrer às eleições. Como é possível que um sócio que tem a decorrer no tribunai uma accção contra o clube, possa concorrer à sua direcção?! Não sei se estatutariamente é possível, mas é, no mínimo, surreal.
Outro ponto que merece alguma reflexão, tem a ver com o trabalho de um orgão de comunicação social da cidade. Nos dois dias que antecederam a AG, o "Diário de Aveiro" gastou duas páginas ( uma em cada dia), a promover as "ideias" de José Cachide e Artur Filipe. Se fossem projectos, valeria a pena...
Nos momentos em que o SC Beira-Mar viveu dias e meses terríveis, há cerca de um ano, não se viu tanto interesse no clube por parte do diário cá da terra. Estranho, simplesmente estranho.
Lamentavel a "peça de teatro" protagonizada pelo vice-presidente da AG, Mário Costa, na parte final da assembleia. Sem mais comentários!
A SAD para o futebol não é do agrado dos sócios. Preferem que o clube seja refém de José Cachide e de Artur Filipe, os verdadeiros "donos" do clube. os sócios já terão pensado bem nas razões que levam estes dois senhores a não quererem que o clube entre numa sociedade anónima?
Adiou-se uma situação que virá a ser discutida brevemente. Porque em Aveiro, o mecenato morreu! E, como tal, têm de ser postas em prática novas formas de gerir o SC Beira-Mar.

27 comments:

Nuno disse...

Não foi só o Diário de Aveiro. Tambem a rádio Terra Nova, através do jornalista apoiante de Artur Filipe/Cachide se deu ao trabalho de tudo fazer para os promover e descredibilizar a SAD. Foram entrevistas e intervenções nas 2 últimas AG sempre a denegrir quem foi responsável por manter o clube aberto e meter a massa para que as 2 últimas épocas se iniciassem. Falam com subterfugios maldosos, atacam a anterior CA que verdadeiramente impediu o fecho do clube e constituiu o actual plantel, incluindo a contratação do treinador. Pagou as indemnizações devidas a ex-jogadores, 3 treinadores, funcionários com 4 salários em atraso, etc. A Rádio Terra Nova tem de repensar a sua política desportiva e a forma de intervir nos clubes sem tomar partido. Ou está em autogestão.
Agora vamos esperar que as 2 vitórias finais se concretizem, pois caso contrário, já não terão golos, golinhos, golões para relatar. Talvez o Tó Zé Bartolomeu queira vir agora para uma direcção do BM em conjunto com o Cachide e acabem de vez com o património do clube para lhes pagar a eles. E as dívidas ainda estão em tribunal para decisão sobre a sua validade. Vinha mesmo a calhar anular a acção...

Anónimo disse...

Caro Jorge,
dizes tudo com uma simplicidade e uma clareza fantástica. Foi degradante a AG, ninguém sabe o que quer. A CA divorciou-se do projecto e deixou ficar isolados e defraudados os sócios que tanto se empenharam num projecto por eles solicitado. A cegueira do êxito toldou-lhe o bom senso, espero que a subida se atinja, se tal não acontecer, vai ser um drama, pois o Cachide e filipe vão evaporar-se.
O "anónimo" que lhe permitiu que vivessem até agora, vai concerteza deixar de ser masoqista pela falta de gratidão e por estar cansado de ser maltrtado. Os "Martins" e todos os outros que foram usados por eles vão lhe retirar o tapete.
Tenho pena do Nuno, um sócio jovem e com tanta lucidez, teve que dar o corpo ás balas por uma causa que
sabia que era a única viável. Espero que o tempo não lhe dê razão, pois se tal acontecer o Beira já não vai ser inscrito na vitalis, ou na melhor das hipóteses o cachide e filipe vão-se aproveitar do trabalho que ele e outros fizeram.
Temos o que os sócios (72) quiseram e o que merecemos.
Sócio 502.

S.Cruz disse...

É disto que eles gostam...
Mas é apenas mais um adiamento...
há que alterar os estatutos para impedir esses individuos de virem para aqui com toda a cagança, auto promoverem e no fim ainda chupar o tutano todo...
Ainda o ceguinho lá disse que é um romântico, e que a SAD entrega o clube aqueles que dantes não quiseram os ossos, e que agora com a subida ja querem a carne, é um idiota mas romântico...
Vesse quem aparece agora...
Vampiros...

Anónimo disse...

Ora ainda bem que a SAD foi à vida. Era, nem mais nem menos, do que a forma encapotada do Sr. Eng. Mano Nunes e amigos comprarem o Clube por dez reis de mel coado!
Assim, a liberdade mantém-se intacta e candidatar-se-á a eleições quem tiver unhas e guitarra para tocar; aliás, era bastante agradável saber onde terá ido para o já tristemente célebre milhão de euros...
Quano ao Cachide ou ao Filipe se poderem ou não candidatar, a afirmação do autor do texto até parece anedota...
É por demais evidente, para juristas, não juristas e até quase para analfabetos, que o direito de se candidatarem é absolutamente inalienável! Deixemonos de tergiversações ou de conversa da treta.

Rui Almeida disse...

Na minha opiniao esta assembleia veio num momento muito mau,a responsabilidade da equipa ja éra grande por se encontrar em primeiro lugar,e depois a colocarem a sobrevivencia do clube nas suas costas(pernas) ao dizerem que se o beira mar nao subir acaba,foi a gota de agua,e ainda querem continuar com este teatro?se isto estivesse a acontecer num grande todos eram unanimes em dizer que isso so prejudica a equipa,mas no beira mar,em que os jogadores ganham 10 vezes menos,ja nao acontece o mesmo?!ja tem de aguentar tudo?ja tem mais capacidade para gerir isso? a maior parte do plantel nem nunca jogou na ligra sagre..FALEM DO PROXIMO JOGO,FALEM DE TUDO DE BOM QUE JA SE FEZ ESTA EPOCA!DEIXEM OS CAXIDES,FILIPES,CA´S,SAD´S,no final dependendo do que aconteceu aí sim ataquem.se uns aos outros,ou ja se esqueceram que ha uma equipa a defender os quase 90 anos do beira mar e a elevar o nome da cidade?as pessoas passam o clube fica!

Anónimo disse...

Eu nem sei porquê que a SAD foi discutida agora. Como disse o Tércio e não foi desmentido pela comissão administrativa o "clube está salvo". Por isso, a SAD foi chumbada. Porque não era precisa para nada. Foi o que eu percebi na Assembleia e por isso votei contra.
Acho isto tudo muito estranho, porque também estive nas assembleias anteriores e todos diziam que a SAD era a única forma de salvar o clube. Afinal, não era.
Que confusão...já não percebo nada disto!

Anónimo disse...

Se o caxide se candidatar e não tiver oposição ou ganhar, eu a minha mulher e os meus filhos vamos deixar de ser sócios. Prefiro a SAD do que esse senhor à frente do clube.

Nuno Q. Martins disse...

Jorge,

Em relação às considerações do post, não vou tecer, por agora, qualquer comentário. Bem sei que é um "lugar-comum", mas por vezes existem razões que até a própria razão desconhece.
No entanto, não posso deixar de notar no que o anónimo das 18:49 insinuou. Passo a citar: "Ora ainda bem que a SAD foi à vida. Era, nem mais nem menos, do que a forma encapotada do Sr. Eng. Mano Nunes e amigos comprarem o Clube por dez reis de mel coado!".

Se fosse esse o objectivo da SAD, eu seria o primeiro a opor-me e jamais assumiria a defesa duma proposta com tal desiderato! É lamentável que se insinuem estas coisas. Se a proposta de SAD tivésse sido aprovada, caberia à CA em funções escolher os parceiros que entendessem, salvaguardando sempre os superiores interesses do clube. Ao tecer a insinuação que teceu, o anónimo está a considerar que as pessoas que constituem a actual CA são meros "verbos de encher". Acho profundamente lamentáveis e desajustadas estas afirmações carregadas de insinuações inqualificáveis.

Anónimo disse...

O senhor das 18:49 é um tropego mental, faz afirmações irresponsáveis, deixe de falar do homem que mais fêz pelo Clube até hoje, ele anda longe e farto de aturar palhaços e ingratos. Ele não precisa do futebol para viver nem para se promover.De que milhão fala? Triste e pobre de espirito, nas contas do Clube está tudo, mande fazer uma auditoria aos últimos cinco anos e talvez o senhor vá bater com os costados na cadeia. Pois é aonde mereciam estar os individuos que fizeram uma gestão tão danosa para o Clube.

Anónimo disse...

Queria perguntar ao anónimo das 18h se acha mesmo que alguém que penhora o clube e o mete em tribunal, que já prometeu mundos e fundos e nunca cumpre nada (receber quando o clube tivesse estabilizado era uma delas), que mente na cara dos sócios em plena AG do clube e é desmentido na hora e acima de tudo... QUE DEIXOU O CLUBE NESTA SITUAÇÃO INSUSTENTÀVEL.. tem condições para governar? Anedóticas são as suas afirmações amigo.

Quanto ao texto do Jorge Santos apenas lhe tenho a dar os parabéns pela clareza com que expôs este assunto. Infelizmente partilho da sua visão...

Anónimo disse...

Paguem o que devem as pessoas.
Ainda não pagaram as indemnizações aos ex trabalhadores das piscinas, culpados Artur Filipe e companhia e não defendam o Mano Nunes e seus compadres.
Por isso se o futebol acabar não me surprende nada.
Nunca mais teram as pessoas de Aveiro ao lado do clube.

Jorge Santos disse...

No antepenúltimo parágrafo do texto referi "...vice-presidente da AG", mas queria dizer " vice-presidente da CA".
Pelo lapso, peço desculpa.

PN disse...

Apelo (quase dramaticamente) à forte presença dos Aveirenses (já nem digo Beiramarenses) no Domingo nas Vila das Aves!

Anónimo disse...

Com tanta irresponsavilidade de todos o melhor é fazer como salgueiros e ovarense , começar na distrital , assim os jogadores deixam-se de andar a passear o equipamento e teem atitude , uma vergonha no domingo, a realidade está a vista de todos mas a muitos cegos que não querem ver , as exebiçoes nos últimos jogos que até enjoam e metem nojo vao dar 3º ou 4º lugar no final da época e depois todos me vão dar razao , nem guarda redes temos uma vergonha.



Márcio Pinto .

António José Bartolomeu disse...

Ao Senhor Nuno
Pelas referências que me fez no seu post aconselho-o a ouvir o relato do jogo Aves - Beira-Mar ou, em alternativa, o programa "2ª Parte" da próxima 2ª feira (entre as 19 e as 20h).

PS - Agradecia que não me tratasse por "Tó-Zé" porque isso está confinado às pessoas minhas amigas. Os meus 57 anos de vida e os 28 anos de completa entrega ao Beira-Mar exigem respeito e eu não abdico desse respeito.

Abraço ao Jorge Santos

Anónimo disse...

O deslumbramento embebedou muita gente. Não é hora de discutir o tema. As atitudes ficam com quem as toma.
É hora de nos concentrar no próximo jogo.
Socio

RC disse...

Seria contra a SAD se o clube não estivesse em vias de extinção. Com o modelo de gestão actual e a situação financeira do Beira Mar, a SAD seria o mal menor, seria a possibilidade do clube continuar a ter uma equipa de futebol profissional. Não quiseram, preferiram apostar num modo de gerir que com a situação do BM não tem qualquer hipótese de futuro. Agora, ou o clube sobe à 1ª liga e talvez surja uma lista dos senhores que puseram o BM no abismo ou não sobe e o fim desta vez não há comissão administrativa que o possa impedir. Assim quiseram os que votaram não.

Anónimo disse...

O toZé agora encheu-se de moscas.
Quem não quer ser lobo que não lhe vista a pele ou peles, pois este zequinha vestiu a de jornalista á 4ª e a socio à 6ª. Todos perceberam.
Quem anda à chuva molha-se.
Rui Dias

Jorge Santos disse...

Caros comentadores

Todos os comentários ofensivos ou fora dos padrões da mais elementar boa-educação, não serão publicados.
Discussão "acalorada" não tem de descambar para o insulto. Estamos aqui para trocar opiniões, somos todos civilizados e, acima de tudo, do SC Beira-Mar.
Surgiram aqui algumas críticas à Rádio Terranova, nomeadamente ao António José Bartolomeu. Em meu entender, injustas.
Enquanto fui membro dos orgãos sociais do SC Beira-Mar numa área tão sensível como a da comunicação, tivemos SEMPRE as portas da "Terranova" abertas para divulgarmos o clube.
E tivemos no Tozé Bartolomeu um grande aliado na promoção do nome do SC Beira-Mar.
Por tudo isto, só temos que estar gratos ao Tozé e à "Terranova".
Não podemos esquecer que é a única rádio de Aveiro (sendo da Gafanha !) que acompanha os jogos do SC Beira-Mar, de forma permanente, dentro e fora de casa.

Como sócio do SC Beira-Mar e em sede própria, o radialista tem direito a exprimir as suas opiniões. E eu sei que, mesmo que não pensemos de forma semelhante, terei sempre no Tozé um excelente interlocutor para debater com paixão os assuntos que aflijam o SC Beira-Mar. Com respeito e elevação.

Anónimo disse...

"Um relato honesto desenrola-se melhor se o fazem sem rodeios."
William Shakespeare

Anónimo disse...

Sr. Jorge Santos, estamos a avaliar decisões e contribuições dos vários interveniente e um jornalista dando-nos as opiniões dos ignorantes, coloca-nos em contato com a ignorância de toda a comunidade.
Essa é que é essa!

Anónimo disse...

Em todos os paises, distritos, concelhos e freguesias existem cromos.
E um cromo é um cromo!

Anónimo disse...

Uns nins e uns beiramaristas.
Assim vai o SCBM, uns mais beiramaristas que outros. Ninguém duvida que o sejam, mas daí a serem Beiramaristas de coração, vai muito.
Do Jorge Santos outra coisa não era de esperar, como sempre a altura do seu beiramarismo convicto, num comentário sublime.
Meus amigos, é preciso seguir os tempos, evoluir, mudar, e essencialmente arriscar.
Se assim não for, o SCBM não acompanhará os novos tempos, que as más experiências dos outros sirvam para não cometer os mesmos erros.
Parece que estamos em campo de batalha, lados opostos, a lutar por um troféu.
Esse troféu vai ser destruído e nós Beiramarenses vamos ficar mais pobres e tristes.
Porque andam sempre a prometer que vão formar uma comissão e de seguida recuam?
Porque o essencial sempre falta. E por isso entram em guerra. De facto em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão.
Porque não estarem unidos no mesmo objectivo?
Porquê atacarem constantemente o Engº Mano Nunes? O que fez ele de tão grave ao BM?
É público todo o bem que ele já fez e continua a fazer pelo BM. O Negócio das piscinas não correu bem, foi feito a altas horas, foi ele o culpado?
Que fariam todos os outros prováveis candidatos a presidentes do SCBM com a corda ao pescoço com os bens do clube já nessa altura penhorados?
Se o dinheiro tivesse entrado no BM logo ficaria para aqueles que tendo créditos o absorviam e até a CMA sendo devedora queria parte desse dinheiro. O que ficava para o BM? Isto é completamente ridículo. Se o negócio saiu furado que culpa têm os elementos da CA?
Por isso quem ficou com o dinheiro porque também créditos tinha e conseguiu até à data manter e sustentar o clube, fê-lo muito bem. Que se lixe. Esta CA nada fez, mas tem colhido muito frutos que a ex-CA encabeçada por Mano Nunes plantou.
Esqueceram-se do Beira-Mar Solidário, do Beira-Mar Escolas, do Nascer à Beira-Mar, do suplemento do Jornal BM que foi reeditado, dos eventos Dia da Mulher, Dia da Mãe e dia da Família? Um SCBM social que andava nas bocas do povo por motivos bonitos e agradáveis.
Mas isso não agradava a muitos porque futebol não é isso, é chicotada atrás de chicotada.
As coisas bonitas do futebol só podem ser dentro das 4 linhas e os bons resultados. O resto é frieza, é paisagem estéril.
Mas Mano Nunes, apesar de ser um homem do Futebol, o único que conheço em Aveiro, que trata os meandros do futebol por TU, também é sensível, à mudança, à evolução, aceita as ideias dos outros, mesmo daqueles que não têm experiência de vida mas têm o BM no coração e tudo fazem pelo seu bem-estar e estabilização. O sangue novo tem muito valor, é o futuro. Muito temos que aprender uns com os outros, sempre.
(como a memória é curta, só porque um negócio corre mal esquecem-se de tudo. No mundo do futebol tão depressa se passa de bom a mau.)
O que espera o Sr. Cachide para assumir? Que todos lhe peçam de joelhos?
Já não chegou a cena deplorável na AG? Espera uma entrada triunfal no campo de batalha para dizer: - “… chegou o salvador do clube, estou aqui porque me pediram”.
Era mais bonito Sr. Cachide assumir e pedir a ajuda de todos, porque só a união faz a força.
Se de outra forma não for, lhe garanto que tal como alguém já o disse nesta montanha de comentários. Deixo de ser sócio do SCBM.

Anónimo disse...

Jorge,
Fizeste uma analse brilhante, pena foi não intervires na assembleia.
Aquela assembleia foi manipulada por empregados com medo da mudança, velhos do restelho e exdirecção do Cachide.
A comissão administrativa estranhamente ou não, encolheu-se e deu no que deu.
Perdemos e o futuro é escuro, se não subirmos o futuro é negro.
Se subirmos o futuro é azul, mas um azul mortiço.
Fernando Santos

Anónimo disse...

As SAD´s são o pior modelo de gestão do desporto profissional, excepto todas as outras que têm sido tentadas.

Unknown disse...

marcio eu ja ando me a passar com as bocas que andas a mandar. tu dobra essa lingua que e melhor para ti. vamos la beira mar acredite todos juntos conseguimos!!!!!! força beira mar!!!!!!!!!!

Ricardo Rodrigues disse...

Eu pergunto-me a mim mesmo, dadas as circunstâncias do SCBM, se não for uma SAD, de onde é que os sócios que não querem a SAD acham que vai cair o sustento do Beira-Mar a curto/médio prazo.

Se tudo for bem regido, qual é o receio?

Bem, agora interessa é principalmente os beiramarenses manterem-se unidos durante os 90mins de cada jogo e deixar as discordâncias fora dos jogos.


FORÇA BEIRA-MAR!!! "Bora" lá ganhar nas Aves!!!