web tracker

Arquivos

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Tempo de Reflexão...

Assim se comemorou o Beira-Mar campeão...
 
Dois jogos para a Liga vitoriosos e um empate milagroso na Figueira que não estragou a Taça da Liga. A equipa chega ao Natal em águas mais ou menos calmas. Esperemos que Janeiro (ainda há um jogo em Dezembro, também para a Taça da Liga) não seja perigoso para a estabilidade, condição sine qua non para não nos afundarmos de vez.
 
Já o resto, desculpem-me, mas continua uma desgraça. Ora vamos a factos...
 
a) A Beira-Mar SAD emite um comunicado a informar que iniciou "um processo de reorganização interna" e com isso informa que "uma das medidas adoptadas passou pela redução do Conselho de Administração desta sociedade – situação estatutariamente prevista desde a sua constituição. Assim, Fernando Vinagre, Jaime Machado e Pedro Coelho deixaram de ocupar os cargos de administradores.". Claro que no final se escreve que "Esta sociedade comunicará oportunamente a composição dos novos órgãos sociais "
 
Será que alguém leu mesmo os estatutos? É que sendo possivel diminuir o número de elementos do Conselho de Administração de 5 para 3, não está estatutariamente regulado a sua passagem para 1. E a secretária de Majid não renunciou. Por isso, aguardemos a próxima equipa... que também curiosamente será escolhida pelo CLUBE. Porque estatutariamente, o vice-presidente do Conselho de Administração é nomeado pelo Clube Fundador... Estou curioso para saber qual o nome escolhido pelo SCBM. Será o filho do Majid, o Ulisses, o Patrão ou o Coelho?
 
b) Num exercício de esquizofrenia... no dia a seguir, e no mesmo site, o clube Sport Club Beira-Mar emite um comunicado a dizer que os seus elementos no dito Conselho sairam por vontade própria e concordância da direcção, demonstrando o mau estar evidente, a possível responsabilização em caso de imcumprimento e "este facto deveu-se à dificuldade latente da SAD em conseguir corresponder a todos os compromissos assumidos quando da sua contratualização e ao interesse demonstrado pelo seu principal accionista em centralizar os destinos do futebol profissional"
 
Não é preciso ler nas entrelinhas. Mas há mais. Numa frase de umbiguismo puro..., lembram que há "Dos problemas financeiros com que o clube se debate há alguns anos, só alguns foram resolvidos, e com enorme esforço desta Direcção, contrariando a intenção inicial e o que está contratualizado. Mas, ainda assim, se esses mesmos não tivessem sido resolvidos, com certeza hoje poderia não existir Beira-Mar." Como disse o Mais Beira-Mar... "presunção e água benta"... cada um tem a que quer... Como todos sabemos, nada está contratualizado com o investidor (mera promessa...) e até gostava de saber se ele já colocou na SAD os valores do capital social da sociedade...
 
c) Mas há mais: Senhor Presidente da AG do SC Beira-Mar, onde está a Assembleia Geral para aprovação de contas?
O ano passado desculparam-se com o falecimento do responsável pela Revisão Oficial das Contas. E este ano?
 
d) Senhor Presidente da Assembleia Geral: onde estão as reuniões com os sócios para os Novos Estatutos?
 
e) Por fim, e para todos os "ainda?" elementos do Conselho Geral: onde está a vossa legalidade? Reunem-se ou é só para o nome? Há quantos anos terminou o vosso mandato? Quando há eleições?
 
Adorava que este tempo de reflexão, de Natal, levasse o SCBeira-Mar ao bom caminho. Para que os 91 e seguintes não sejam de sofrimento.
 
Bom Natal e Viva o Sport Club Beira-Mar!
 

1 comments:

Pedro Neves disse...

Bom texto, Joao.
Bom Natal para todos os beiramarenses!