web tracker

Arquivos

terça-feira, 12 de setembro de 2006

Ai João, João! Fizeste das boas!

Aqui no BN sempre procurei dar destaque a quem o merece. Estive em Leiria onde, cheguei a acreditar, que as figuras da partida seriam o Wegno e o Vasco Matos. Ambos estiveram muito nem na partida e viram as suas exibições serem premiadas com um golo cada. No entanto, honra lhe seja feita, o árbitro João Vilas Boas conseguiu ofuscar a performance dos atletas, chamando a si todo o protagonismo. Tal como há uns anos, em Barcelos, frente ao Gil Vicente (eu tenho memória....), este senhor voltou a "fazer a cama" ao Beira-Mar. Mas, acreditemos, esta arbitragem não teve nada a ver com os tubarões azulados que esta época prometeram proteger o seu satélite, a quem já cederam o treinador e vários jogadores...
E pronto, admiramo-nos e interrogamo-nos porque o Estádio de Leiria e outros, vários pelo país, estão desertos. Alguém ainda acredita em "verdade desportiva" no futebol profissional em Portugal?
Para não me alongar em considerações sobre a arbitragem deste jogo, passo a transcrever a opinião do João Tiago (Da Rocha), autor de um dos principais blogues desportivos, o Livre Indirecto:
Vergonhoso...
Dois pontos deitados ao lixo por causa de uma arbitragem incompetente de um filho da mãe chamado Vilas Boas. Inácio é que falou bem. Os árbitros fazem um trabalho vergonhoso como o a que assistimos no último quarto-de-hora e se os treinadores reagirem mal à vergonha que se passou em campo ainda são multados. É uma corja isto! Uns têm que ter as costas largas para carregar com tudo, os outros assobiam para o lado...
Depois da péssima arbitragem de Paraty na Madeira, esta de Filas Broas em Leiria é um atentado ao futebol. Incrível a grande penalidade e respectiva expulsão de Danrlei sem que o brasileiro tenha tocado no Sougou; muito forçada a expulsão de Vasco Matos quando a "agressão maior" vem de Tixier; inacreditável a agressão de Valdomiro que o mesmo fiscal de linha, a 1 metro, não conseguiu "ver".
O Beira-Mar não soube segurar o resultado (Marco deveria ter feito falta para travar Sougou no primeiro golo), mas acaba fortemente penalizado por uma arbitragem ridícula. Como já ouvi, o Beira-Mar hoje foi honestamente roubado. Não me interessa se de forma premeditada ou por pura incompetência de Filas Broas... mas que o foi ninguém pode negar (só o inenarrável do Domingos, que diz que o empate premeia o esforço dos leirienses num jogo equilibrado. Não brinquem com a inteligência das pessoas...).
PS: Grande jogo de Wegno. Surpreendente mesmo. Vai ser díficil tirá-lo da equipa inicial. Assim como seria nos casos de Danrlei e Vasco Matos. Mas esses já estão fora. Espera-se pelo sumaríssimo a Valdomiro e estou à espera de ver quantos jogos levará Vasco Matos...
As opções de Augusto Inácio
Exceptuando a minha eterna divergência em relação à dupla de centrais, gostei das opções de Inácio para o onze inicial, especialmente, por manter o sistema, colocando em campo jogadores que se encaixam melhor no mesmo. Ao contrário do Todor, gostei do Danrlei. Apesar de não ter tido muito trabalho, revela ter presença/segurança na baliza. Jorge Vidigal deu consistência na defesa, pena aquela perda de bola que deu origem ao primeiro golo do Leiria. No meio, Emerson permite a Diakite libertar-se e na frente, Wegno foi o melhor em campo. Na minha opinião, a asneira da noite acontece quando Augusto Inácio decide substituir o Luciano Ratinho pelo Marco Couto, ou seja, retirou um jogador de meio-campo que segura muito bem a bola na frente para colocar em campo mais um defesa central. Um claro convite ao adversário para "vir para cima" do Beira-Mar nos últimos dez minutos. A ganhar por 0-2, tendo o jogo na mão, perante o nervosismo do adversário que se encontrava a perder em casa, não havia qualquer necessidade de tal alteração. Fez-me lembrar o inglês Mick Wadsworth há dois anos, na ilha da Madeira, frente ao Nacional, que conseguiu perder o jogo nos descontos depois de ter tirado de campo dois avançados para entrarem dois defesas centrais. São pormenores que definem a classe dos treinadores. O Inácio que me desculpe a franqueza, mas, exige-se a um líder que transmita coragem e inteligência para dentro do campo. A substituição não cumpriu nenhum dos desses pressupostos.
Adiante, o campeonato continua e espero que este empate afecte o menos possível a equipa. Danrlei e Vasco Matos vão estar injustamente afastados do próximo jogo, mas, quando regressarem à convocatória serão trunfos importantes.

13 comments:

Anónimo disse...

O arbitro foi incompetente e com erros grosseiros. Influenciaram o resultado. Mas o erro + evidente foi do Inacio, perdemos o jogo no banco. Normalmente costuma-se dizer que se ganham jogos no banco, neste caso foi o contrario o banco é que perdeu o jogo. Com as substituições disse ao adversario que abdicava de atacar e que só ia defender. Teve azar, tem azia.
Victor

Da Rocha disse...

Fico lisonjeado pela citação. Saiu um bocado rebuscado, porque o comentário foi colocado 2 horas depois de acabar, porque se fosse na hora ainda saía pior...

Já me tinha esquecido desse lance que o caro Jota referiu: uma entrada violentíssima do Sougou sobre o Alcaraz ainda na primeira parte. Um árbitro normal assinalaria a falta e teria "balançado" entre o amarelo e o vermelho; um Vilas Boas assinalou a falta mas nem admoestou o jogador.

Correu mal. Aceito a opinião da generalidade dos beiramarenses, mas mesmo assim acho que não se deve condenar o Inácio pela substituição que fez. O Marco (acho que era ele) é que não teve pernas e não travar Sougou fazendo uma falta necessária.

Correu mal porque o Beira-Mar podia ter já 4 pontos e com uma possibilidade dourada de p'rá semana chegar aos 7 pts em 3 jogos. Assim lutará pelos 5. Não é mau mas podia ser bem melhor. Mesmo assim, a atitude deixa-me mais esperançado numa época sem grandes sobressaltos. Mesmo com gatunagens destas...

PS: quando falo que quero ver quantos jogos levará o Vasco Matos estou a querer comparar o caso ao de, por exemplo, Petit. O Vasco teve comportamento incorrecto, tudo bem, mas deveria ter visto apenas o amarelo. Levou vermelho directo e agora vai ficar castigado 2 jogos, seguramente. O Petit fez o que toda gente viu mas levou segundo amarelo. Comparem os casos.

Abraço Nuno!

Anónimo disse...

Não pude ver o jogo, mas pelo que leio aqui e nos jornais todos, foi uma vergonha. Que pena perdermos pontos por culpa de outrém. Que pena e que frustração. Acreditar, sim, acredito. Mas acredito no Beira-Mar, não na verdade do nosso futebol. O problema é que as mentiras do futebol são muitas vezes mais fortes que a sinceridade e a coragem das equipas em campo...

Força Beira e obrigado Nuno pelos teus comentários sobre o jogo, importantes para quem está no estrangeiro e nem sempre consegue ver os jogos na televisão.

Abraço

Da Rocha disse...

Uma vergonha isto. Já saiu a lista de castigos e o Vasco Matos apanhou 2 jogos. Um outro senhor, que só faltou dar uma cabeçada ao árbitro, levou 3. O Manu, expulso directamente, levou 1. O Tixier originou a confusão com o Matos, foi expulso e levou 1 jogo. É um escândalo isto... Não se faz. Gostava de saber o que consta no relatório do Vilas Boas. Sinceramente...

O Beira-Mar é espoliado de 2 pontos, perde 2 jogadores importantes para compromissos futuro e ao árbitro que fez a burrada... nada acontece. É este o futebol(zinho) que temos...

Arauto da Ria disse...

Caro Nuno:
Para mim não é novidade o que se passou,já estou vacinado. No entanto fiquei furioso com tanta fata de vergonha. Estes tipos nem o Apito Dourado lhes mete medo, continuam como se nada se passá-se. Mas será que se passou alguma coisa? Claro que não. O Presidente do leiria é arguido, mas a pena que vai ter é a mesma que teve o Papa. O árbitro tambem o deve ser, pois há muitos já conhecidos, mas agora protegem-se todos uns aos outros e ainda vamos ter mentira desportiva mais intensa.
Toda a gente assobia para o lado.
Venha depressa o Herminio loureiro, para o circo ser mais...
Vergonhoso.
Fui violento logo a seguir ao jogo,
fazendo um comentário no meu blog,
mas fui injusto, este circo é o que interessa ao nosso Presidente.

Anónimo disse...

Lamentos infundados. A culpa esteve na condução da equipa. Comparem-se as substituições com as do Paulo Bento.
Rafael

Arauto da Ria disse...

Nuno:
Com tudo isto até me esqueci de louvar a tua análise ao jogo, apesar do ROUBO de dois pontos, tiveste o descernimento de ler o jogo com a classe de um comentador, isento e com a clarividência que é necessária.
Parabens.
A TEIA DO FUTEBL SERÀ MAFIOSA?
Este ano prevejo uma época igual á que descemos,pois vamos ter que jogar muito para não descermos,as pessoas esquecem-se, a falta de memória no futebol é assustadora, mas contigo não se passa isso, até te lembras do que este artista nos fêz contra o GIL-VICENTE.

VerDesperto disse...

Só vi o jogo - no Fórum - na primeira parte. Não vi na segunda. Gostei de ver o Beira a jogar mesmo com algumas calinadas na defesa. Não vi os roubos mas ouvi pela rádio. Do outro lado chamavam-lhe vergonha. Acredito suficientemente no Nuno para achar que houve mesmo roubos descarados, porque deve ser das pessoas mais imparciais que conheço mesmo quando se refere ao seu grande Beira-Mar. Vi posteriormente o resumo dado na tvi e não vi qualquer falta do guarda redes. Não vou comentar o vermelho a Petit porque ele lá terá tido as suas razões para encostar a cabeça ao árbitro, mesmo que desportivamente seja inqualificável, mas concordo que há dualidade de critérios na expuslão do jogador do Beira-Mar. Quanto ao jogo em Barcelos há uns anos atrás, quem foi lá, é impossível ter esquecido desse jogo. Há jogos que nos marcam pela negativa normalmente devido a um sr vestido de preto.
Quanto ao Sr Rafael, porque carga de água o Paulo Bento vem para aqui chamado?

Anónimo disse...

Não há mais que comentar, só acrescentar que o Inacio têm 1/2 culpa no primeiro golo com a subtituição que fez, talvez corrija da próxima pois todos os dias aprendemos; já agora Nuno sabes dizer se o equipamento utilizado vai ser o principal esta época, ou vamos ter calções pretos?
obrigado, Vitor Peixoto.

Anónimo disse...

Vamos é todos apoiar o Gil Vicente neste caso "Mateus". O B:M: não tem nada a perder, afinal só jogamos para não descer e mesmo assim somos desta forma castigados.
Acabar com isto, é só preciso mexer (nos bolsos) com os clubes ditios "grandes". As competições europeias tambem servem para encher os cofres de alguns Srs. das arbitragens. Assim talvez as arbitragens fossem mais isentas.

Anónimo disse...

ainda bem k m enganei no prognostico!! 2-2 excelente resultado para kem perde sempre em leiria! so nao foi melhor pk o arbitro inventou!!
mas nao é isto k me leva a escrever este comment!
s nós só temos 3000 adeptos nas bancadas... o leiria teve casa cheia!!! 1000! afinal kem tem adeptos??!

Anónimo disse...

Mas não podemos culpar em golos se não se sabiam se era mesmo ou não era golo.. O ARBITRO é k os deu ao LEIRIA! O Inácio nao tem culpa aliás pq a bola podia até nem entrar, o jogador podia mandar ao poste ou até chutar com ganancia e atirar para fora. OS GOLOS FORAM DADOS; OS PONTOS FORAM TIRADOS; OS JOGADORES DESDE JOGO FORAM EXPULSOS E TIRADOS do PROXIMO JOGO E PAGAM MULTA, SEM CULPA!
Kerem + máfia k isto?
Eles fazem o q querem.. no proximo jogo tb pode ser assim onde está a verdade desportiva? FOMOS PREJUDICADOS
ACORDEM BEIRAMARENSES!

Anónimo disse...

Mesmo espoliados estamos á frente do benfica....EH!EH!EH!