web tracker

Arquivos

terça-feira, 24 de outubro de 2006

O Bancada Norte...

Há duas semanas fui "desafiado" pelo RS - pediu para não ser identificado-, estudante de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa e colaborador de um dos principais blogues desportivos a nível nacional, para responder a um pequeno inquérito que se insere num trabalho académico sobre «blogs de adeptos e de clubes de segunda linha e a forma como estes blogs complementam ou substituem mesmo a cobertura mediática nos órgãos de comunicação social e os próprios sites ou magazines dos clubes».
Na mesma semana em que o BN ultrapassou as 30000 visitas segundo o contador da bravenet (cerca de 49000 pela contagem do site meter), pareceu-me interessante assinalar o momento com a publicação da mini-entrevista que tive todo o gosto em responder.
O que te fez criar o Bancada Norte?
Escusado será dizer que sou Beiramarense desde “pequenino”. Sou sócio do Beira-Mar desde os meus 9 anos de idade, altura em que já acompanhava a vida do Clube. O BN surgiu numa fase em que deixei de ser presidente dos Ultras Auri-Negros (Grupo Organizado de Adeptos) e passei a sentir-me mais à vontade para manifestar as minhas opiniões pessoais em relação às incidências e à condução do Clube.
Entendes que o BN é uma extensão do próprio clube no suporte digital? É uma alternativa credível e viável ao site do Beira-Mar?
O BN não é nem nunca pretendeu ser uma alternativa ao site do Clube. No entanto, numa fase em que o site do Beira-Mar esteve algo descurado, procurei suprir na medida que me era possível algumas deficiências informativas do Clube na websfera, uma vez que tinha algum acesso privilegiado a informação que tinha todo o interesse para o próprio Clube ser divulgada. O site do Beira-Mar tem vindo a melhorar e eu, também por falta de disponibilidade, resolvi mudar um pouco a dinâmica do blog. Neste momento predominam os artigos de opinião ou meros comentários circunstanciais. A informação importante sobre o Clube está disponível no site oficial. Penso que o BN ajuda a alimentar o espírito de militância dos adeptos. No dia-a-dia, a grande maioria das pessoas só toma contacto com a realidade do Clube através da imprensa. A blogosfera permite comodamente estimular o sentido crítico dos sócios e adeptos sem que estes saiam de suas casas através da possibilidade de intervirem, comentando os “posts".
O BN preocupa-se essencialmente em falar do quê? De que temas, assuntos, etc…
O BN assume-se como um blog pessoal dedicado ao Sport Clube Beira-Mar, pelo que, cabe qualquer tema desde que directa ou indirectamente se relacione com o Clube. Uma das preocupações que mantenho é não circunscrever os temas de debate ao futebol. O Beira-Mar é um Clube eclético e desempenha um papel com relevância social na comunidade aveirense. Sempre que tenho oportunidade, tento relembrar estes caracteres do Clube que são constantemente relegados para segundo plano pelos media e pela maioria dos adeptos.
O BN tem actualmente cerca de 100 visitas diárias, o que perfaz 700 semanais...
Em relação às mais de cem visitas diárias, confesso que é um número que ainda hoje me surpreende e, mais ainda, quando há algum tempo atrás a média cifrava-se nas 130/140. Entretanto, com o abrandamento da dinâmica do blog, esperava que o número de visitas baixasse consideravelmente. A verdade é que baixaram, mas pouco. Acredito que seja um sinal positivo de manutenção do interesse das pessoas nos temas ali abordados.
As visitas que o BN tem são predominantemente de Beiramarenses, contudo existem leitores de outros clubes, inclusive rivais. De que forma se gere o convívio entre eles?
A blogosfera não conhece fronteiras e os motores de pesquisa ou as referências ao BN noutros blogues acabam por atrair visitantes exteriores ao universo Beiramarense. Exceptuando um ou outro caso pontual, a maioria dos intervenientes comenta os posts com educação e acho muito saudável esse clima de troca de opiniões e experiências entre adeptos de diferentes clubes.
Por último, além do BN, existem vários blogs dedicados ao Beira-Mar. Como é a interacção entre vocês?
Penso que cada blog manifesta, à sua maneira, o sentimento de carinho dos seus autores pelo Clube. A interacção acaba por ser algo natural. Não raras vezes citamo-nos e trocamos referências, pois os temas cruzam-se. Podemos ter opiniões divergentes nalgumas matérias mas todos convergimos no apreço pela mesma causa, o Sport Clube Beira-Mar.

1 comments:

Duarte Freire disse...

o BN é sem duvida um blog de referência para quem gosta do Beira, parabens e continua...

http://futebolz.blogspot.com/