web tracker

Arquivos

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Derby da região centro?

Não raras vezes, a imprensa aveirense refere-se ao jogo com a Académica como sendo o "derby" da região centro. Não deixa de ser curioso, o facto da imprensa de Coimbra e os adeptos abordarem o jogo da Académica com o Beira-Mar como apenas "mais um jogo" (ex: blog da AAC-OAF). É que para os conimbricences, o "derby" é com... a Naval 1º de Maio. O Beira-Mar é visto como um adversário directo na actualidade, proveniente de uma cidade vizinha, é certo, mas não como um adversário histórico. É que até neste aspecto, o palmarés dos dois clubes difere bastante:
Ao nível das casas do clube, é impressionante o número de casas que a Académica dispõe no país e no estrangeiro. Ao nível do número de sócios, a Académica tem o dobro dos sócios do Beira-Mar...
São realidades e números que não podemos desmentir e que devem merecer reflexão em vez de nos "atirarmos a eles" com manifestações primárias de ódio como tenho lido nalguns comentários noutros blogues. Hoje, o Beira-Mar é mais "pequeno"... uma realidade incontornável que, admito, custa a assumir. Mas não é com invejas que cresceremos.
Pelas afinidades e amizades que tenho em Coimbra, vencer a Académica dá-me um gozo especial. Tenho orgulho em dizer que sou do Beira-Mar e passear-me diariamente em Coimbra com o galhardete auri-negro bem visível no meu carro. Sou Beiramarense mas isso não invalida que respeite a Académica.

15 comments:

aac_39 disse...

É verdade que para mim este é mais um jogo, assim como todos os outros, tanto faz ser a Naval o FCPorto, o Befica, o Sporting, ou outr equipa qualquer, penso que só seria um jogo especial se fosse para uma Liga dos Campeões ou uma Taça UEFA.
Não há duvidas que este é considerado um derby da zona centro, até porque são 2 das equipas mais históricas desta região, contudo os objectivos são os mesmo de sempre, ( é preferivel vencermos 2 jogos que só ganharmos ao Beira Mar, não adianta nada)
Para alem disso eu até simpatizo com o Beira Mar, assim como todas as equipas da zona centro, é uma questão de orgulho na nossa região( assim ccomo sou da Académica porque sou de Coimbra, e de Portugal pk sou de Portugal, sou do (beira Mar, Naval, ...)pk sou da região centro)

Anónimo disse...

Nuno, falas das Casas da Académica, mas as «casas» pouco ou nada têm a ver com o futebol, mas sim com a vivência criada em volta da sua Universidade historica. Há outros dados que podem jogar a favor da Académica e que são as amadoras:
A Academica tem rugby na 1ª, no futsal, estão na segunda e o Beira-Mar na terceira, no basquetebol estão na Proliga e nós no CNB2.
A Académica é de facto maior e tem um palmarés indiscutivelmente mais rico, mas isso, para um adepto dum clube como o meu pouco me importa. Nós não somos deste ou daquele clube por este ser assim ou assado. Eu sou do Beira-Mar e ponto.
Julgo é que ficaste influenciado por ter ido estudar para Coimbra. Compreendo. Mas em vez de criticares quem comenta excessivamente contra a Académica, podia e devias, era criticar duramente comportamentos como aquele que a MN teve em Aveiro num jogo recentemente disputado pelos dois clubes em Aveiro. Isso sim, é baixo. E se calhar é por isso que eu não gosto da Académica. Desculpa, mas tenho esse direito.

Nuno Q. Martins disse...

Olá Pedro, penso que o último comentário seja teu.

A grandeza da Académica é indissociável da Universidade. É um facto. Durante muitos anos, a Académica foi mesmo a equipa dos estudantes, até se autonomizar no Organismo Autónomo para o Futebol (OAF). Mas isso não serve de atenuante, nem "desculpa". É um dado objectivo.

Eu não fiquei especialmente influenciado por estudar em Coimbra. É natural que quando contactamos com uma determinada realidade, nos sintamos mais aptos a formular opinião. Quem não contacta ou conhece, limita-se a opinar na ignorância (e são muitos os que o fazem nos mais diversos sectores da sociedade).

O que eu não permito é que a minha paixão pelo Beira-Mar me tolde a lucidez e que me iniba de exercer o meu sentido crítico.

A título de exemplo, repara que a Académica inclui na tabela de preços um bilhete especial de 5€ para menores de 10 anos. É uma medida simbólica, mas, já agora, compara com o que se passa em Aveiro e o que acontece a um pai que pretenda levar o seu filho ao Municipal de Aveiro e este não seja sócio: paga bilhete normal, i e, preço igual ao adulto. Ainda hoje penso que, se quando era pequeno tivesse que pagar bilhete, o meu pai nunca me teria levado ao futebol e eu provavelmente hoje não teria esta incurável febre amarela.

Mas não percamos muito tempo com este exemplo, que era em si, isso mesmo, um mero exemplo.

Defendo que o nosso crescimento passa por sabermos olhar em redor e ver o que os outros fazem de bem e de mal, adoptando e adaptando o que tiver interesse e aprendendo também com os erros dos outros, não os cometendo.

Em relação à frase da Mancha Negra, não os posso criticar. A frase não ofendeu ninguém. Satirizaram a situação como nós, Auri-Negros, se fosse ao contrário, faríamos. Faz parte do futebol. O humor e as "bocas" de uma salutar rivalidade fazem-se destas coisas. Quem leve demasiado a sério isto, revela falta de capacidade de encaixe, o que é o mesmo que dizer, pouca inteligência.

Se tomarmos tudo como uma ofensa, então, não havia Gato Fedorento ou Contra Informação que subsistissem. Nas nossas conversas de café jamais ousaríamos "picar" os amigos de clubes diferentes. A frase da MN foi muito bem mostrada e fez-nos corar de vergonha pela péssima época que realizámos a todos os níveis.

Estes jogos entre BM e AAC sempre mereceram trocas de frases. É normal entre claques e, desde que não sejam ofensivas, não podem ser levadas a mal.

Já agora, Pedro, poderia recordar-te a atitude correctíssima que a MN teve em relação ao episódio dos bilhetes que adquiriram aos Arya, aceitando o pedido de desculpas da direcção do BM pelos preços vergonhosos que na altura foram decididos para esse jogo e aceitaram devolver os cerca de 1000 bilhetes que tinham adquirido aos Arya.

Tens todo o direito de não gostar da Académica. Gostos não se discutem, mas há quem consiga entendê-los.

Um abraço.

Anónimo disse...

Tás sempre a dizer que eles têm mais tudo , foda-se!
O beira-mar pode ter menos titulos, menos sócios,não têm casas, etc. mas uma coisa é certa é MELHOR que esses palhaços que têm a puta da mania que a académica são estudantes da velha e a cair de podre Universidade de Coimbra!!
O Beira pode ter menos tudo...e sim este é um derby pra nós, funciona como uma revolta contra aqueles que têm a puta da mania que são melhores.

Falas bem, mas não agradas...

Anónimo disse...

Nuno

Penso q identificaste mt bem as diferenças entre os 2 clubes...
o q é mt bom qd se trata de 1 apaixonado por um deles!

A MN deve ser das claques mais correctas e mais geradoras de comentários positivos ao verdadeiro espirito ultra.

Mas aquela do Taveira à directora... essa n se perdoa.
abraço

só por te conhecer, vou torcer pelo Beira Beira

Anónimo disse...

vê se recebeste o mail...

Anónimo disse...

Eu não gosto de Coimbra mas, respeito-a; eu não gosto da Académica, mas respeito-a. Isso de chamar equipa dos estudantes já lá vai no tempo da outra senhora por isso é que eles mudaram de nome pata OAF. Não foram eles que tiveram de mudar de nome após o 25 e nem se quer mudaram de divisão? Não foram eles que há 2 anos colocaram no estádio aveirense uma faixa fascisante ofensiva aos beiramarenses? Não foram eles (quais pelintras) que há 3 anos disseram estar esgotados os bilheres mais baratos e passaram a vender bilhetes a 3 contos, quando o campo estava às moscas? Não são eles que têm um Presidente ao qual foi detectado uma pipa de notas no carro, sabe-se lá de quem e para quê? E mais não digo pq já estou cansado de lambe-botismo de yes-men, de cagarolice. Só desejo que aquando dos passeios com a tua carripana por Coimbra e o galhardete do meu Beira não leves uma cachaporrada para ver se tens juízo e depois não vires dizer que isso será apenas uma pequena brincadeira da juventude estudantil.
Viva a juventude, viva o associatismo académico, Viva Aveiro, viva o meu Beira e que ganhe Domingo e não só.
PS: Espero que o administrador do blog tenha a não cobardia de não apagar este desabafo.
Daniel S. Coutinho

Arauto da Ria disse...

Caro Nuno,
acredita que me sinto revoltado e envergonhado com certos comentários no teu blog e noutros que beiramarenses e aveirenses tem a coragem de comentar em relação á Académica e a Coimbra, quem ler o que escreves se tiver um pingo de bom senso tem que te dar razão, pela verdade,pela coragem e pela falta de complexos provincianos que demonstras.
Continua assim porque Aveiro e o Beira-Mar, precisam de muitos como tu para deixarem de ser tão pequenos.
Um abraço

Anónimo disse...

Ninguém tem que se sentir ofendido com nada.. Qualquer um pode assinar com qualquer nome ou simplesmente deixar o comentário em anónimo. Ninguém sabe se são de Aveiro, do Porto, de Lisboa, de Coimbra, Leiria, Matosinhos ou Viseu.. ou até mesmo de Vila do Bispo.. Quando assim é, não há validade nos assuntos. Menosprezar quem escreve ou inclusivé apagar os comentários é sempre uma hipótese válida.

aac_39 disse...

jogo em directo no blog http://briosaoaf.blogspot.com/

Anónimo disse...

Academica 3-1 Beira
+ 1 derrota..................a culpa é do Jardel outra vez?
Uma nota...na ultima vitória (e unica) esta epoca do Beira o Jardel foi TITULAR e MARCOU! Pq não jogar com Jardel e Leitão na frente?

aac_39 disse...

Pregaram -nos um susto, mas a Briosa conseguiu dar a volta por cima, penso que a vitória é claramente justa.
Mas Parabéns, e desejo-vos as melhores sorte do mundo para os próximos jogos

Anónimo disse...

Nuno Martins a Presidente da Junta Metropolitana do Centro já!
Jardel e Danerlei para Atenas jÁ também.
É uma vergonha!
Trobalazana

Anónimo disse...

sr. Trobalazana o Mário Jardel tem culpa do 3-1? è facil meter as culpas no Super enfim...ele entra a 20´do fim já com o resultado feito e com a equipa a n jogar nada o k kerias k fizesse?
O Super tem culpa de ter jogadores de merda para meter a p@ta da bola na área para ele finalizar?

O Jardel ker no Porto ou Sporting sp foi um jogador a menos, n corria muito e ficava sp lá mas MARCAVA quando a bola lá chegava, n perdoava ou n se lembra de ver o Jardel a jogar?
Devido ao estilo dele jogar podem critica-lo mas sp foi esse o estilo e com o resultado k tds nós vimos incluindo noites mágicas em San Siro, Camp Nou etc =)

JARDEL NO FCPORTO JÁ!!!!!!!!

Anónimo disse...

Apoiado Jardel no Porto, Sporte, Benfica, Milão...apoiado;no meu Beira não. Quem o grama que o ature e especialmente lhe pague. Já agora como brinde podem levar tb o Danrley e o Inácio campião pelo Sporte.
Trombalazana