web tracker

Arquivos

quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Beira-Mar à espanhola...

A cada dia que passa sinto o Beira-Mar mais descaracterizado. Podem chamar-me retrógrado, lírico, destabilizador... o que quiserem, mas é o que sinto e não posso deixar de o manifestar.

Já nem tenho conta ao rol de situações que me têm deixado profundamente triste em relação à forma como o Beira-Mar está a ser conduzido. Até um jogador que veio à experiência por um dia! Pelos vistos, parece que conseguiu agradar e já assinou! Começa a faltar espaço no bloco para apontar todas as situações surreais em que o Clube se tem envolvido.
O plantel continua o seu processo de delapidação por forma a integrar as «mais-valias» (serão mesmo?) da Inverfutbol e a reduzir os custos da folha salarial. Uma imposição devido à débil situação financeira da instituição. Pergunto-me, como é possível o clube chegar a meio da época e já não ter dinheiro para pagar os salários aos seus atletas? Já agora, em que Assembleia Geral foi apresentado o plano de orçamento para esta época? E o da época transacta? Pois... nunca foram! As evidências: Não há planeamento nem transparência.


Face à parceria com a Inverfutbol, do "amigo do clube" Sr. Cursach, a direcção perdeu a soberania da gestão do plantel (principal activo do clube) ao permitir a entrada do técnico espanhol indicado pelo parceiro. Agora, até publicamente se percebe que é o Sr. Cursach que controla o balneário estipulando prémios de jogo. O que tenho constatado nada tem a ver com uma parceria. Definitivamente, é altura da direcção do clube assumir que se sentiu incapaz de gerir o futebol profissional do Beira-Mar e resolveu concessionar a sua gestão ao empresário espanhol.


Se as recomendações propostas no relatório da Comissão Independente do Desporto Europeu vieram a ser adoptadas, a "menina dos olhos" de empresas como a Inverfutbol pode estar seriamente ameaçada. Independentemente das restrições que surgirão em relação ao «tráfico de jogadores jovens» e que se fará sentir com a imposição das "quotas de formação", o modelo adoptado pelo Beira-Mar é de alto risco e com probabilidades elevadas de correr mal. Todos esperamos que não, mas independentemente do resultado desportivo no final da época, esta terá sido sempre uma má decisão em termos de gestão. Outra questão será assumir que esta era a única solução possível, mas nesse plano de discussão, então importa reflectir sobre os motivos que colocaram o Beira-Mar numa posição decisória tão frágil.

Adiante, sabe-se que Juan Pablo Pino, a estrela colombiana da selecção de sub-20, já não vem para o Beira-Mar. Confirmado está Edgar, jovem brasileiro que foi alvo de análise de Luís Freitas Lobo no jornal A Bola de hoje. (clicar em cima da imagem para aumentar)
ADENDA:
Soube há pouco da rescisão do Jorge Leitão. Não vou tecer qualquer comentário, pois quem me visita neste espaço já sabe o que eu penso sobre a delapidação do plantel Beiramarense. Apenas quero deixar um agradecimento público pelo profissionalismo que demonstrou enquanto representou o SC Beira-Mar, tendo sido um dos jogadores que mais gostei de ver com a camisola auri-negra nos últimos tempos. Reconheço-lhe raça, espírito de sacrifício, sentido de oportunidade, companheirismo e talento. A aposta no Feirense é reveladora de inteligência.

Iª Liga Bênêbola - 17ª Jornada


Palpite para o próximo jogo:
SC Beira-Mar vs UD Leiria

IIª Liga Bênêbola - 17ª Jornada


Palpite para o próximo jogo:
SC Beira-Mar vs UD Leiria

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Já foi o tempo...

«Se a situação fosse mais estável, ficava de certeza, até porque o presidente queria renovar.»
Torrão in Jornal O Jogo 30/01/07

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Una pregunta

No mesmo dia que se soube da rescisão do médio Torrão, o site do Beira-Mar lança um desafio interessante aos sócios que queiram colocar uma pergunta ao treinador Paco Soler. Os interessados devem enviar a sua questão, identificada com nome e número de associado, para o email comunicacao@beiramar.pt até à próxima quarta-feira.
Eu e o meu irmão já remetemos as nossas perguntas (ver em baixo) para o departamento de comunicação do clube. Desafio-vos a fazer o mesmo e a partilharem aqui no BN, na secção de comentários, as vossas perguntas. As respostas do técnico serão publicadas Domingo, no Jornal do Beira-Mar, inserto na edição do Diário de Aveiro desse dia.
___
Aqui ficam as nossas perguntas:
- Qual a sua perspectiva sobre o exercício do cargo de treinador num clube profissional de futebol, tendo em conta que o treinador de uma equipa profissional é também um gestor de activos do clube e um agente directo na valorização dos seus jogadores?
___
- Enquanto treinador e gestor de recursos humanos, como avalia a política de contratações do Beira-Mar, sabendo que o Clube se encontra no último lugar da classificação, procedendo a meio da época a uma revolução no balneário com a entrada de jogadores com pouca experiência, provenientes de outras nacionalidades e estilos de futebol, e, sobre os quais temos de admitir algum tempo de adaptação a um novo país e a um campeonato que desconhecem?

A subjectividade de um jogo de futebol...

Depois de ter assitido in loco ao Aves x Beira-Mar, ter visto o resumo na RTP N e ter dado uma vista de olhos à imprensa desportiva nacional, soltei uma gargalhada ao ler o primeiro parágrafo da crónica do Diário de Aveiro. De facto, o mesmo jogo pode ser visto de perspectivas muito diferentes.

domingo, 28 de janeiro de 2007

«Chegamos a pensar na vitória»

O Beira-Mar empatou esta tarde (0-0) na Vila das Aves. O problema, nesta altura, é que o Vitória de Setúbal deslocou-se a Coimbra e venceu a Académica (0-1), terreno onde o Beira-Mar já perdeu esta época (3-1). A este ritmo, mesmo que se considere o empate fora um bom resultado, a Liga de Honra fica ali ao "virar da esquina".
Em relação ao jogo, gostei de algumas exibições. O guarda-redes Eduardo esteve seguro, Alcaraz também esteve muito bem. Ezequias e Ricardo não comprometeram. Jorge Silva esteve uns furos abaixo dos colegas, assim como o Torrão. Diakité e o estreante Leandro Makelele preencheram bem os espaços no meio campo, mas foram pouco acutilantes no plano ofensivo. Não gostei do Tininho a médio esquerdo, acho uma asneira enorme colocá-lo naquela posição. O Matheus tem um bom domínio de bola mas não me parece que seja melhor que o Wegno (emprestado pelo Beira-Mar ao Chaves). Já o Diego Zamporo lutou muito mas está manifestamente sem ritmo.
Gostei muito mais da equipa após a entrada de André Leão e Vasco Matos na segunda parte. Foram, claramente, os agitadores da tarde e fizeram-nos acreditar que a vitória seria possível... e esteve muito perto de acontecer no último minuto da partida.
Em síntese, assistimos a um jogo equilibrado com "sinal mais" para a equipa da casa que dispôs das melhores oportunidades, excepção feita ao último lance do jogo.
Paco Soler diz que «chegou a acreditar na vitória»... eu confesso que também, mas antes do jogo começar. À medida que o jogo evoluía, percebi que só um lance fortuito poderia fazer funcionar o marcador. O empate aceita-se, mas para a manutenção ser possível, é preciso mais ambição... a começar no banco. Somos nós que temos de correr atrás do prejuízo...

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

"Edgol" e "El Mago"

A confirmar-se a vinda de Edgar - avançado brasileiro de 20 anos - e Juan Pablo Pino - médio colombiano de 19 anos - para o Beira-Mar, serão as duas principais "trutas" colocadas em Aveiro pela Inverfutebol. Ambos são internacionais pelas selecções jovens dos seus países e são apontados como "grandes promessas" do futebol mundial.
Como adepto, fico entusiasmado com a possibilidade de ver estes dois jogadores com a camisola auri-negra. No entanto, não me deixo iludir. Para mim, mais importante do que qualquer (futura) vedeta que possa vir para Aveiro, é que os objectivos do Clube sejam alcançados. A manutenção na Liga Bwin só será possível se o Beira-Mar apresentar uma equipa unida e com grande espírito de sacrifício. Faço votos para que os atletas se integrem rapidamente e possam assinalar com sucesso a sua possível curta passagem pelo Beira-Mar.
Deixo-vos dois vídeos de apresentação dos atletas e um excerto da crónica de Carlos Flórido no jornal O Jogo de hoje, onde espelha aquele que é também o meu receio:


«O Beira-Mar, se realmente conseguir juntar o colombiano Juan Pablo Pino ao brasileiro Edgar, ficará no seu plantel com duas das estrelas do Campeonato Sul-Americano de Sub-20. O mesmo será dizer que em Aveiro irão jogar dois dos mais promissores talentos mundiais. Lido assim soa atractivo e até o será mesmo, pois se a caminho estiverem mais dois craques na esteira de um Anderson valerá realmente a pena comprar bilhete para um Estádio Municipal onde infelizmente não costumam faltar cadeiras vazias. Mas, e recordando aqui um pouco do trajecto do mesmo Anderson no FC Porto, que o submeteu a um longo período de adaptação, vai sobrar uma dúvida das grandes: será que em apenas quatro meses, os que faltam para terminar o campeonato, um Beira-Mar na condição de aflito conseguirá aproveitar o talento de duas jovens estrelas sul-americanas? Vamos esperar para ver.»

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Trio ameaça com rescisão

Camora, Catchana e Nuno Carvalheiro. Três jovens provenientes de escalões secundários, três apostas de Augusto Inácio e da direcção. O Beira-Mar teve que pagar a vinda dos jogadores, paga-lhes o salário ao fim do mês e agora ainda vai pagar para se irem embora, tal como aconteceu com o Didi, Jonathan, Danrlei, Farah, para citar alguns exemplos. Nenhum dos três foi aposta dos treinadores que passaram pelo Clube. Qual foi o rendimento/valorização destes atletas (activos do clube) em Aveiro?

Se quiserem ler o artigo, basta clicarem em cima da imagem para aumentar. (pág. 11 do jornal Record, 23/02/2007)

Iª Liga Bênêbola - 16ª Jornada


Palpite para o próximo jogo:
Desp. das Aves vs SC Beira-Mar

IIª Liga Bênêbola - 16ª Jornada


Palpite para o próximo jogo:
Desp. das Aves vs SC Beira-Mar

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Um dos...

... encontros mais importantes da época joga-se este Domingo, às 15 horas, na Vila das Aves. É nosso dever apoiar a armada brasileira com o alto patrocínio espanhol. É que se descermos de divisão, os espanhóis vão embora, levam com eles os brasileiros e o treinador, acaba-se o dinheiro, ficamos sem jogadores e os nossos dirigentes dão a fuga depois de serem os responsáveis pelo fim do SC Beira-Mar...

domingo, 21 de janeiro de 2007

Encomendas

A tarde de Domingo ficou marcada por duas "encomendas".
A primeira chegou-nos através do árbitro Carlos Duarte da AF Porto que alguém incumbiu de expulsar dois atletas importantes do Beira-Mar. Roma e Jorge Leitão não jogam nas Aves...
A segunda "encomenda" chegou de avião! Mais três brasileiros para reforçar a equipa. Durante a semana deverão chegar mais dois... A todo o tempo devem continuar a chegar "contentores" de jogadores, especialmente guarda-redes para protegerem bem a nossa baliza. Com cinco guarda-redes no plantel, acredito que as nossas balizas estarão mais guardadas do que nunca!
Não há problema nenhum que continuem a chegar jogadores... o Beira-Mar só paga (ou fica a dever...) o alojamento a esta malta toda. O dinheiro arranja-se, nem que seja necessário acabar com os lanches e os transportes dos miúdos da formação das modalidades amadoras.
No final do encontro, quando me encontrava a sair do estacionamento do estádio, a Rádio Terranova proporcionou-me o momento bem humorado da tarde:
Carlos Teixeira: «Sr. José Cachide, podemos saber quem são os três jogadores que chegaram?»
José Cachide: «Amanhã serão apresentados...»
Carlos Teixeira: «Mas eu já os vi... já se sabe que eles estão cá... só queremos saber os nomes...»
José Cachide: «Olhe, não lhe posso dizer porque ainda não sei... não os fixei....».
Neste clube que parece ser de "brincar", curvo-me perante a enorme exibição do Rui Lima que encarou a partida com muita seriedade. É por existirem jogadores como o Rui Lima no plantel que ainda acredito que a manutenção possa ser possível. Agora mais brasileiros... tá bem, tá.

sábado, 20 de janeiro de 2007

Reunião positiva

Gostei do ambiente de "tertúlia" que pautou a 1ª reunião do M1922. Tenho pena que algumas pessoas que serão fundamentais para a dinâmica do Movimento não tenham podido estar presentes, mas certamente não faltarão outras oportunidades. Mesmo assim, a plateia contou com mais de meia centena de associados. Um número interessante, tratando-se da primeira iniciativa do Movimento.
A reunião serviu, essencialmente, para apresentar os propósitos do M1922. Apesar do tom crítico que dominou a maior parte das intervenções em relação à actual gestão do Clube, se alguém se deslocou ao auditório do IPJ a contar com um Movimento com o exclusivo propósito de "oposição" enganou-se. Somos pessoas responsáveis, desinteressadas e independentes. Não alinhamos em folclore. Daqui para a frente, estaremos vigilantes e não deixaremos de tomar posição sobre as questões que consideramos fundamentais para a vida do Clube. A propósito desta 1ª reunião, será elaborado um documento com as principais críticas/propostas que resultaram do encontro, devendo ser constituída uma comissão do M1922 que se encarregará de o apresentar à direcção.
Futuramente, o M1922 realizará outras iniciativas e apostaremos mais na divulgação. Este foi apenas o primeiro passo em prol da união dos sócios.
Secção de futsal emite comunicado
Trata-se de mais uma situação lamentável no seio do nosso Clube. Estamos a falar da equipa de júniores que está a realizar um campeonato fantástico. Nem tenho palavras...

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

A chacota continua...

Os "Galácticos" de Aveiro por Manuel Casaca hoje no jornal O Jogo.

Recado sempre actual...

«Um dirigente deve funcionar sempre como força aglutinadora. Devemos defender a instituição e respeitarmo-nos uns aos outros. Foi sempre o meu modo de ser e de tantos outros, como Cabral Monteiro, Firmino Parrança e Aguinaldo Melo, por exemplo, que não vêm para os jornais à procura de protagonismo.»
Angelino Apolinário, ex Presidente do SC Beira-Mar, em entrevista ao Diário de Aveiro em 15/06/05

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Os esclarecimentos do Rua do Vento

Aquilo que apelidam de mentiras do Sr. Artur Filipe é alvo de esclarecimento no Rua do Vento.

Não é "esse" o Beira-Mar com o qual me identifico

Ao ler mais esta entrevista do Sr. Artur Filipe fiquei angustiado. A incapacidade deste dirigente de perspectivar outras soluções é gritante. Faz porque vê os outros fazer. Não apresenta uma linha de orientação definida, não tem um discurso coerente. É incrível... vende aos jornais as ideias que alguém lhe terá vendido.
Vou ser muito sincero. Se os sócios do Clube, aqueles que o Sr. Filipe diz «Os sócios representam no orçamento do Beira-Mar três por cento. Isso interessa alguma coisa? Por amor de Deus…» votarem por maioria a constituição da SAD (para alojar os empresários espanhóis e outros que tais tornando o Beira-Mar num super-mercado de jogadores) e a extinção das modalidades amadoras, então eu enfio as minhas ideias e convicções num saco e resigno-me.
No entanto, não me calarei enquanto tais decisões descaracterizadoras do escopo do Clube não foram decidas em sede própria e tudo farei para manter os sócios despertos para a realidade do Clube. É que contribuir decisivamente para o afastamento dos sócios e para o endividamento (não investimento!) do Clube como esta direcção tem feito, torna desonesta esta posição de irreversibilidade quanto ao rumo do Clube. O passado recente do Beira-Mar prova que o Clube é viável desde que seja gerido com competência e rigor. Os sócios merecem respeito. E o respeito traduz-se na possibilidade de escolherem o projecto que querem para o Clube sem os condicionalismos que esta direcção quer impôr.
Por último, e este recado que fique bem explícito, se os actuais dirigentes se responsabilizarem pelo passivo que criaram neste ano e meio de mandato, estou certo que existem alternativas credíveis para conduzir os destinos do Clube.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Comparações... preocupações...

Neste período de inscrições, o Desportivo das Aves, adversário directo do Beira-Mar na luta pela manitenção contratou: Nuno Espírito Santo, Ricardo Nascimento, Jorge Ribeiro, Moreira e Diego Gama. Uma aposta em jogadores portugueses (excepto Diogo Gama) de qualidade, experientes e conhecedores do futebol português. O Beira-Mar contratou: Eduardo, Ezequias, Matheus, Diego, Leandro e Reginaldo. Uma aposta clara no mercado brasileiro... No final do campeonato, veremos se algum dos dois emblemas se safa da descida. Oxalá que se safe o Beira-Mar!

TAÇA DE PORTUGAL: A questão da fixação do preço dos bilhetes

Os preços para o encontro variam entre 12 e 22 euros para público e cinco euros para Sócios de ambos os Clubes.
O Francisco Dias, do blog Pensar à Beira-Mar, prestou o devido esclarecimento sobre a questão da fixação do preço dos bilhetes nos jogos da Taça de Portugal. Para ler através desta ligação.

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Movimento 1922

Não me vou alongar neste post em relação aos objectivos deste Movimento, pois podem consultar o Manifesto no blog do M1922.

A primeira acção pública do Movimento será a realização de uma reunião para a qual TODOS os sócios do SC Beira-Mar estão convocados, no sentido de promover a união dos sócios, esclarecer e discutir o momento grave que o Clube atravessa e definir as linhas de actuação do Movimento.

A reunião decorrerá na próxima Sexta-Feira, dia 19 de Janeiro, pelas 21 horas no Auditório do Instituto Português da Juventude. Os associados deverão apresentar o respectivo cartão à entrada.

Os sócios têm o direito e o dever de tomar posição quanto ao rumo que pretendem para a Instituição Sport Clube Beira-Mar!!!

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Credibilidade posta em causa, imagem muito afectada

Fora do âmbito da blogosfera Beiramarense, os artigos sobre o Beira-Mar sucedem-se. A forma como a parceria com o empresário espanhol Bartolomé Cursach foi implementada e a indignidade do acto de despedimento de Carlos Carvalhal chocaram o meio futebolístico. A título de exemplo, na semana passada, os comentadores do Trio de Ataque (programa da rtpN) derreteram os dirigentes do Beira-Mar. Os jornais desportivos têm focado a situação que o clube atravessa sobretudo em artigos de opinião. Hoje, Camilo Lourenço escreveu sobre o Beira-Mar no jornal Record (clicar em cima da imagem que ilustra este post para aumentar). Um artigo pertinente no qual, lamentavelmente, o autor comete o lapso de se referir à SAD do Beira-Mar. É que até ver, o Beira-Mar não é SAD!
No jornal O Jogo, outro artigo de opinião que se intitula "Ultras" pela mão de Carlos Alberto Fernandes. Um termo curioso mas que ilustra bem o carácter suicida da gestão da actual direcção.
Pela net, quase todos os sites e blogues desportivos abordaram o momento do Beira-Mar. Claro está, a ideia que passa é a de que os dirigentes aveirenses fragilizaram de tal forma o Clube que agora tiveram de vender a sua alma ao "diabo", ou melhor, ao Cursach. Podem ler através destas ligações o que se disse e tem dito no Livre Indirecto, no Megafone, no Mais Futebol, apenas para citar alguns exemplos. Se se derem ao trabalho de lerem os comentários, além da opinião dos autores dos respectivos textos, ficarão ainda com a percepção sobre o que pensam os adeptos comuns em relação ao Beira-Mar.
Enquanto sócio, sinto-me triste e envergonhado com o tom de chacota que domina as opiniões dos adeptos de outros clubes quando se referem ao Beira-Mar...

domingo, 14 de janeiro de 2007

Angustiante último lugar...

Não estive em Paços de Ferreira e por isso não estou em condições de comentar o jogo, nem me atrevo a comentar as opções do novo técnico. Quem lá esteve e viu o jogo, que se pronuncie.
Foto PÚBLICO

sábado, 13 de janeiro de 2007

Força!!!

O facto de não concordar com as opções da actual direcção e contestar publicamente a gestão do actual executivo, não significa que deseje algum mal a este homem. Antes pelo contrário! Lamento é que a sobrevivência do Clube esteja tão dependente daquilo que um treinador consiga fazer. Em caso de descida de divisão, será o caos... Dificilmente o futebol profissional do Clube sobreviverá, com as consequências inerentes para todas as secções e estruturas do Beira-Mar. Sem a principal fonte de receita (a permanência na Liga Bwin), todos os sonhos dos Beiramarenses para o Clube se dissipam...
Por isso, que fique bem claro, espero e desejo que Francisco Soler seja feliz em Aveiro. A sua felicidade, será a nossa. Mas também, que fique bem claro, a minha revolta em relação à forma como estão a ser conduzidos os destinos do Clube não oscilará ao sabor dos resultados desportivos.
Desejo toda a sorte do mundo à equipa de futebol profissional em Paços de Ferreira, bem como à equipa sénior de futsal que se desloca hoje ao pavilhão do CRECOR, à equipa sénior de basquetebol que joga manhã com o Guifões e a todas as equipas e esclaões de formação de todas as modalidades do Clube. Este ecletismo que não raras vezes tem sido posto em causa por esta direcção é que me faz acreditar que o Sport Clube Beira-Mar sobreviverá!

sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Parceria já dá frutos!

Ainda bem que os jogadores sonantes começam a chegar ao Beira-Mar e a calar os tolos dos sócios que só sabem reclamar... Já não há paciência! Que interessa a identidade do Clube? Que interessa a credibilidade da sua direcção? Que interessa uma estratégia de desenvolvimento? Que interessa uma política desportiva? Que interessa a estabilidade do balneário? Que interessa ter gente nas bancadas? Que interessa se os espanhóis é que mandam no Beira-Mar? O que interessa mesmo é que os reforços bombásticos - "santos milagreiros" - já começaram a chegar e os senhores directores que cavaram o buraco financeiro em que o Beira-Mar se encontra safem o seu rico dinheirinho...
E pronto, a incompetência assume a forma de prepotência em relação aos sócios que contestam a gestão do Clube. Mais uma entrevista esclarecedora. Continua o recital da falta de nível...

Façam a devida vénia...

Bartolomé Cursach, proprietário da Inverfutbol, empresa com a qual o Beira Mar estabeleceu uma parceria, é aguardado amanhã em Aveiro, para uma visita de trabalho, podendo a ocasião ser aproveitada para a assinatura do protocolo que irá ligar ambas as partes.

Iª Liga Bênêbola - 15ª Jornada


Palpite para o próximo jogo:
Paços de Ferreira vs SC Beira-Mar

IIª Liga Bênêbola - 15ª Jornada


Palpite para o próximo jogo:
Paços de Ferreira vs SC Beira-Mar

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Uma história suja...

Sinto-me bem no meio da corrente Beiramarense que está farta.
A actual direcção do SC Beira-Mar já está a mais no clube. Qualquer pessoa na actual direcção, com o mínimo de carácter e verticalidade já se teria demitido, qualquer cavalheiro já estaria farto, é impossível conviver-se com uma direcção que fez da deselegância, da mentira e da omissão uma forma de estar e de contactar com os associados e com a comunicação social. Pessoalmente, considero muito perigosas as pessoas que conseguem mentir descaradamente aparentando a maior normalidade do mundo.
Julgo que não vale a pena recapitular os sucessivos episódios desta direcção desde a sua tomada de posse, as negociatas com empresários via Inácio, o eterno imbróglio com a EMA, as broncas na organização dos jogos em casa, o processo de descaracterização e branqueamento do clube, o bizarro processo da demissão da anterior equipa médica, as dezenas de jogadores que chegaram e partiram, os milhões de euros de prejuízo, enfim… por aí fora. Em ano e meio são tantos os erros que de facto já não há palavras para caracterizar esta gestão.
O recente acordo com o grupo espanhol Inverfutbol é sintomático das dificuldades e da incompetência desta direcção. Ao invés de assumir responsabilidades e ser capaz de procurar dentro do clube e nos seus associados, ou, ainda na comunidade aveirense, as soluções necessárias para o clube, decidiu entregar o futebol ao grupo espanhol. Um verdadeiro assumir da incapacidade de por si só alterar a situação, ou sequer de gerir o futebol do clube. E se há clube em Portugal que no campo das “parcerias” tem experiência é o Beira-Mar, uma má experiência.
Quanto a Carvalhal, de facto, a forma como foi tratado é inacreditável. Alguém que numa situação difícil, tanto no plano pessoal como para o clube, veio ajudar o Beira-Mar não merecia ser obrigado a lidar com aquela gente e respectivas mentiras. A instituição Beira-Mar contraiu uma grande dívida de gratidão com Carlos Carvalhal.
Para agravar tudo isto, as últimas notícias que nos têm chegado sobre a Inverfutbol, além de não apresentarem claridade sobre a actividade daquela empresa, apresentam também sérias dúvidas sobre a idoneidade do seu principal investidor.
Quanto ao novo treinador, Soler (a quem desejo sorte na sua tarefa), não deixo de estranhar a sua escolha. Com a equipa de futebol do Beira-Mar em último lugar no fim da primeira volta, pergunto-me como é possível permitir-se a escolha de um treinador estreante na função e no campeonato português? Em abstracto, eu diria que é a pior escolha possível.
Certamente, a própria comunicação social já vem dando nota disso, nos próximos dias irão chegar ao Beira-Mar vários jogadores de nome mais ou menos sonante para “salvar” o clube. É caso para perguntar, então, e os “nossos” jogadores? Qual é o papel deles e como será a sua valorização? E como será com os jogadores indicados e já contratados por Carvalhal? Pergunte-se, ainda, qual será o papel da Inverfutbol se, como é possível e provável, o Beira-Mar voltar á 2ª Liga? Tantas mexidas e inquietações nesta altura do campeonato, desportivamente, são a pior coisa que pode acontecer a qualquer plantel.
Até há pouco tempo atrás, na bancada, queríamos sempre que o Beira-Mar marcasse um golo; agora, queremos que o Beira-Mar marque golos e que a direcção mais os espanhóis se vão embora depressa.

Filipe Guerra

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

O "clube dos marretas" controlado pelo "Rei da Noite"

As notícias da nossa vergonha continuam. Saibam mais sobre o perfil do senhor "Cursach". O jornal Record de hoje anuncia-o como o "Rei da Noite". Experimentem introduzir o nome desse senhor no motor de pesquisa Google e percam um bocadinho de tempo a ler as notícias sobre as ilegalidades cometidas pelo sujeito nos seus empreendimentos... "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és".
Estes senhores dirigentes, depois de se vergarem aos pés do presidente do Futebol Clube do Porto fazendo choradinho por alguns empréstimos, abrem agora as portas do Clube aos espanhóis, passando por cima do poder soberano dos sócios, traindo um homem sério como Carvalhal provou ser e destruindo qualquer esperança na recuperação da mística auri-negra que anda arredada do Beira-Mar há um par de anos.
Estes "marretas" ainda têm a lata de afirmar «Se ficarmos na primeira divisão o acordo mantém-se e ninguém manda aqui para lá da direcção». Não manda? Então digam-nos quem mandou Carvalhal embora e impôs o treinador espanhol?! Os sócios do Beira-Mar não foram de certeza! Senhor Cachide, poupe-nos a mais mentiras. Estamos fartos! Já percebemos que não tem jeito nenhum para gestão desportiva, nada percebe de futebol e nem sequer gosta do Beira-Mar. E pior, nem sequer entende o valor dos sócios duma Instituição. Tenha vergonha e demita-se!
Incrível o dislate destes dirigentes que pensam que trazendo dois ou três jogadores internacionais calam a revolta dos sócios. Desenganam-se! Pelo menos a minha revolta não calarão e, pelos apelos que tenho recebido, estou plenamente convicto que os verdadeiros Beiramarenses não vão esmorecer. A credibilidade do SPORT CLUBE BEIRA-MAR não se troca por meia dúzia de jogadores nem se vende por dinheiro nenhum!
Quando estes senhores sempre de sorriso estampado tinham finalmente oportunidade de fomentar uma equipa unida para atacar a 2ª volta do campeonato, metem-se nestas "parcerias" que naturalmente terão reflexos desastrosos no balneário e nas bancadas.
Nos próximos dias, esta direcção vai conhecer o verdadeiro reforço bombástico deste mês de Janeiro: A UNIÃO DOS SÓCIOS EM DEFESA DA SUA SOBERANIA NA CONDUÇÃO DOS DESTINOS DO SPORT CLUBE BEIRA-MAR.

Prostituir o Beira-Mar...

Confesso que a minha vontade em escrever sobre o actual momento do Clube é nenhuma e estas linhas são mero reflexo da revolta que me invade. Em tempo útil fui chamando à atenção aqui no BN e em conversas pessoais com vários sócios para o desnorte desta direcção do Beira-Mar. Procurei gerir ao máximo o meu descontentamento por forma a não perturbar a estabilidade do Clube. Na última AG do Beira-Mar não falei sequer, pois o que teria para dizer não seria nada agradável e, perante o tom da dita Assembleia, corria sérios riscos de ser mal interpretado e entrar diractamente para a galeria dos "destabilizadores". Temperei sempre a minha forma de estar zelando pelo que pensei ser o melhor para o clube. Mas tudo tem um limite. Para mim, basta!
Eu não tenho memória curta. Eu não esqueço a crítica rude e severa que os actuais dirigentes fizeram à antiga direcção a propósito da parceria com o Stellar Group, dos despedimentos sucessivos de treinadores na época 2004-05 e, pior, antes e depois de ser aprovado sem qualquer contestação o Relatório de Contas da antiga direcção na célebre "Assembleia Relâmpago", o Sr. Filipe e o Sr. Cachide terem usado a comunicação social para caluniar os anteriores dirigentes, invocando uma dívida que nunca existiu mas que serviu para esconder durante algum tempo o desastre da gestão destes senhores na passagem pela Liga de Honra.
A gravidade da actual situação financeira do Beira-Mar é da exclusiva responsabilidade dos actuais dirigentes que conseguiram destruir em apenas ano e meio o trabalho de recuperação e equilíbrio que demorou quase uma década a ser conseguido! Quando a anterior direcção apostou na parceria com o Stellar (que se viria a confirmar um erro, concordo!) foi numa perspectiva estratégica de desenvolvimento do Clube que se encontrava estável. Esta parceria de agora com a Inverfutbol surge num quadro de desespero revelador da ausência de uma linha estratégica e em nada visa o fortelecimento estrutural do Clube a médio/longo prazo. Parece-me óbvio que esta é uma decisão desesperada de quem já nem sequer tem dinheiro para acabar esta época, quanto mais reforçar a equipa. Em consequência, decidem prostituir o Beira-Mar, deixando uma entidade externa assumir o controlo de importantes decisões do Clube.
O cenário não podia ser pior. Temos um Clube muito fragilizado financeiramente, sem credibilidade, com dirigentes que mentem descaradamente, um treinador estrangeiro sem qualquer experiência no futebol português, somos os últimos classificados da Liga, funcionários e colaboradores desmotivados e os nossos sócios cada vez mais afastados do Clube.
Eu não aceito ficar de braços cruzados a assistir à morte anunciada do Clube! Chegam-me os exemplos do Leça, Farense e do Salgueiros. Do Alverca e do Campomaiorense! Não é apenas a condução da equipa de futebol que está em causa. O problema é muito mais profundo. O Clube corre sério risco de vida!
BEIRAMARENSES , é tempo de AGIR enquanto ainda há gente que se preocupa com o Clube!

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

...

Às pessoas que me têm enviado e-mails e sms, apresento o meu pedido de desculpas por não responder a alguns de imediato. Estejam certos que todos merecerão resposta cuidada em momento mais tranquilo. No entanto, agradeço-vos a confiança que têm depositado e podem ter a certeza que guardarei absoluto sigilo sobre as identidades das pessoas e o conteúdo das vossas mensagens.
Acreditem, caros sócios, que a situação interna do Clube tem contornos dos quais não conheço precedentes. Acompanhei de perto, enquanto responsável pelos Ultras Auri-Negros, o período de "desgraça" da direcção de Mano Nunes e estou em condições de afirmar que o pior dessa altura é menos grave que o melhor de agora.
Como é óbvio, pelo que o Beira-Mar significa para mim, por aqueles que ao longo dos 85 anos de História muito fizeram pela Instituição e por todos vocês que como eu desesperam, farei o que estiver ao meu alcance no sentido de mobilizar a atenção da massa associativa e das forças vivas da região dentro das minhas possibilidades.
Estou seriamente preocupado com o clima que se vive no Clube, pois tenho a plena noção que há várias pessoas que se mantêm em funções por "obrigação" mas que há muito desacreditaram na gestão desta direcção. Lamento, ainda mais, que alguns elementos de qualidade desta direcção estejam nesta altura "amarrados" ao barco, pois conheço-os e nem preciso falar com eles para saber o que pensam sobre o rumo que está a ser seguido.
Esta semana seguirá o meu pedido de demissão do Conselho Geral, órgão consultivo do Clube que tem sido constantemente desprezado e que foi completamente ignorado pela direcção nesta parceria com a "Inverfutbol".

VERGONHA!!!

Acabo de ler o comunicado no site do Clube...
Já não tenho palavras para descrever o actual momento do Beira-Mar...
Já vivi e sofri muito pelo Beira-Mar mas isto é demais!!!
Tenho vergonha de tudo o que se está a passar... estou revoltado!
Toda a credibilidade do Clube na lama...
Estou decepcionado, estou triste, estou amargurado... nem sei que vos diga...
Obrigado Sr. José Cachide por ter mentido aos sócios que, como eu, chegaram mesmo a acreditar que o Carvalhal seria o técnico até, pelo menos, ao final da época. A sua palavra, a partir de hoje, para mim vale ZERO!
O meu pedido a esta direcção do Beira-Mar é só um: No final desta época deixem o Beira-Mar financeiramente como o encontraram e DEMITAM-SE! Por Favor!

domingo, 7 de janeiro de 2007

Beira-Mar segue em frente!

Não estive no jogo mas parece que o Roma voltou em grande apontando três golos! Saúdo também o regresso do Diakite. Na minha opinião, acredito que estes dois são mesmo os principais "reforços" de Inverno do Beira-Mar. Os dois atletas foram decisivos na época passada para a subida de divisão e as suas capacidades são sobejamente conhecidas por nós.
No final do jogo, tive oportunidade de ouvir as palavras de Carvalhal e Cachide à Rádio Terranova. Comprovei que Carvalhal é efectivamente um homem inteligente e mede muito bem o que diz. Em relação às palavras de José Cachide, confirmou que Carvalhal será o técnico do Beira-Mar até ao final desta temporada. Não explicou, porém, que Carvalhal ainda tem mais um ano de contrato e que o tal «futuro treinador espanhol do Beira-Mar a médio/longo prazo» (estou a citar a expressão utilizada pelo António José Bartolomeu da Terranova) esteve em Aveiro a ver o jogo com o Santana.

sábado, 6 de janeiro de 2007

Quo Vadis?

No mesmo dia em que a imprensa desportiva questiona a continuidade de Carlos Carvalhal no comando técnico do Beira-Mar, não posso deixar de referir as palavras do Sérgio Loureiro comentando o estado de espírito do técnico na conferência de imprensa de antevisão do jogo de amanhã com o Santana:
«E reparei, confesso, que Carvalhal está... angustiado, desiludido. Não está bem. Sente-se uma traição. O modo como, por vezes, olhava o vazio demonstrava claramente que muito teria a falar. Isto não é nada bom.»

Como é possível?

Eu pergunto-me... como é possível que a imprensa saiba que a continuidade de Carlos Carvalhal foi discutida nas negociações com o tal empresário espanhol? Há necessidade disto? Sinceramente, não entendo. Há gente a falar demais e a comprometer seriamente a estabilidade do Clube. Depois do jornal A Bola de ontem ter noticiado que o Beira-Mar enviou um fax ao Torreense a perguntar o "preço" de um jogador já acredito em tudo...
Noutro âmbito, sugiro uma visita ao blog Pensar à Beira-Mar onde o Francisco Dias desmascarou o processo de estipulação do preço dos bilhetes para o jogo da Taça com o Santana. Comprova-se que cabe à FPF tabelar os preços mas os clubes podem alterá-los desde que cheguem a acordo para o efeito, o que não me parece que tenha sido feito...
Sugestão de leitura:

sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

O Bancada Norte na...

Apesar de ter a noção que não é bem visto por todos os sectores do Clube, o BN lá vai gerando a discussão, apelando à militância dos adeptos e promovendo o Clube na internet. As cerca de 130 visitas por dia (em média) e o 199º lugar no Blogómetro do weblog.com.pt comprovam, pelo menos, o seu dinamismo.
Bem sei que não é um blog que agrada a todos, mas também nunca teve por objectivo agradar a ninguém. Faço-o em nome da minha consciência e na salvaguarda do que penso ser o melhor para o meu Clube de sempre.
Aqui encontram os destaques da revista Record Dez desta semana que será distribuída amanhã (Sábado) pelo jornal Record.

Afirmação bombástica! (mais uma...)

“Os reforços são todos de peso. Pode vir por aí uma agradável surpresa”

Artur Filipe, Presidente do SC Beira-Mar in O Jogo

Homenagem aos UAN


Quem conhece o Hugo Paulo sabe bem a dificuldade que é arrancar-lhe uma entrevista... Por isso mesmo, a não perder a "entrevista" publicada no blog Orgulho Beiramarense no âmbito da homenagem que será prestada aos UAN pela secção de basquetebol.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Parceria?

Não gosto de tecer comentários sobre situações hipotéticas sobre as quais apenas conheço o que vem escrito na imprensa. No entanto, a edição de hoje do jornal O Jogo aborda uma possível parceria entre o Beira-Mar e uma multinacional espanhola. Estranhei a notícia, sobretudo, depois de na edição de ontem, o mesmo jornal ter citado as seguintes palavras do Presidente Artur Filipe: "De Espanha nem bons ventos, nem bons casamentos"! Uma forma sui generis de introduzir uma parceria...
Adiante, como o mesmo jornal refere, esta notícia remete-nos para a época 2004-05, nomeadamente, para a parceria com o Stellar Group. Ainda assim, acho prematuro qualquer juízo sobre esta nova parceria que a actual direcção do Beira-Mar possa ter em mãos.
Como ainda não há certezas públicas, vou limitar-me a assumir uma posição de princípio, em abstracto, reservando para um momento mais oportuno outro tipo de comentário.
Penso que qualquer parceria envolve uma conjugação de esforços ou meios por parte de duas ou mais entidades com o objectivo de ambas obterem proveitos. Desse modo, sou a favor de parcerias que, sem descaracterizar a identidade e a linha de orientação do Clube e, muito importante, salvaguardem sempre o poder de direcção de quem foi democraticamente legitimado pelos sócios, possam contribuir para a prossecução dos seus objectivos. No entanto, qualquer parceria envolve uma negociação prévia da qual dependerá o sucesso da mesma para ambas as partes. O meu receio é que nesta altura o Beira-Mar é um Clube economica e financeiramente fragilizado como é do conhecimento público, o que enfraquece a sua posição negocial. Mesmo assim, se a parceria tiver em vista um plano estratégico de desenvolvimento para uma determinada área do Clube e não se limitar a uma forma fácil e rápida de obter dinheiro, onerando a Instituição noutros aspectos, então a parceria poderá ser positiva.
Os sócios devem ser prudentes e não precipitar juízos sem conhecimento prévio dos termos deste acordo. Caberá à direcção não cometer alguns dos erros do passado, nomeadamente, envolver-se nas parcerias sem consultar antecipadamente os órgãos do Clube, como é exemplo o Conselho Geral.
O fracasso da parceria com o Stellar Group não significa que o acordo em teoria fosse mau para o Clube, antes pelo contrário. O cerne do falhanço residiu, na minha opinião, nos moldes em que se processou a sua concretização. Por isso, defendo que os erros do passado constituem motivo de reflexão mas não devem assombrar-nos. Os traumas devem ser ultrapassados com inteligência.
Aguardarei pelos desenvolvimentos.

Mário Jardel de saída

Tal como já tinha sido noticiado na imprensa desportiva e os dirigentes tinham confirmado, existem algumas propostas financeiramente aliciantes para o atleta, pelo que, compreende-se a decisão dos responsáveis Beiramarenses atendendo, ainda, ao facto de se tratar do atleta mais caro do plantel.
Em relação à sua passagem pelo Beira-Mar, só o próprio Jardel poderá dizer se foi feliz em Aveiro. Como adepto, no início da época gostei da sua vinda para o Beira-Mar e, em certa medida, do mediatismo que "ofereceu" ao Clube. No entanto, não gostei da forma como os dirigentes e Augusto Inácio usaram e abusaram do protagonismo do «Super Mário» não poupando comentários públicos sobre a recuperação do atleta e promovendo-o como o "centro das atenções" dentro da equipa, quando deveriam ter feito precisamente o contrário. Augusto Inácio quis mesmo montar uma equipa para jogar para Jardel... quando a recuperação do atleta ainda era uma incógnita e qualquer leigo do futebol entendia que o Beira-Mar não tinha suporte futebolístico para o seu estilo de jogo.
Em jeito de balanço, penso que Jardel poderia ter sido mais útil ao Beira-Mar, tanto desportivamente como ao nível da promoção da imagem do Clube se esta tivesse sido correctamente trabalhada. A utilização de Jardel na equipa não foi devidamente contemporizada. Desde a sua chegada ao Clube que se forçou a implementação de uma estratégia, tornando-o na fugura principal de um filme que na altura ainda não seria o dele. Quando existe uma estrutura pré-definida que funciona bem, torna-se mais fácil e natural a integração. As equipas do Beira-Mar que melhores resultados alcançaram ao longo da história do Clube primaram pela humildade e não pelo vedetismo dos seus atletas. Em 2004-05, foi precisamente a vinda de atletas descontextualizados com a realidade do Clube e a inexistência de uma estrutura sólida que nos mandou para a Liga de Honra. Este Beira-Mar 2006-07 tornou-se num mar de equívocos que culminou no último lugar da classificação ao momento.
Espero, muito sinceramente, que a passagem por Aveiro tenha sido proveitosa para o Jardel e que seja muito feliz. Agora é hora de arrumar a casa e assentar os pés no chão. Com trabalho e humildade em vez de santos milagreiros, vamos acreditar que a manutenção ainda é possível.
Ao «Super Mário», os meus votos que consiga voltar a "voar sobre os centrais" e que o Beira-Mar lhe tenha sido últil nesse objectivo.

Sócio-Cliente?

«Passou-se do orgulho em ser sócio para a vantagem de ser associado do clube com que simpatizamos. O sócio a sério é hoje menos representativo».

A mercantilização do futebol e o novo conceito de associado em análise no Código da Vivência.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

As comemorações

Hoje não me apetece "postar" sobre os reforços bombásticos que a imprensa desportiva dá conta nem sobre o falhanço da renovação com o Alcaraz que permitirá ao atleta sair no final da época sem qualquer retorno financeiro para o Beira-Mar... Acima destas trapalhadas do futebol está a Instituição e, por isso mesmo, prefiro destacar hoje o aniversário do Clube e as suas gentes.
As comemorações do 85º aniversário do SC Beira-Mar decorrerão no próximo dia 6 de Janeiro com a realização da Missa na Capela de S. Gonçalinho (11h) e Romagem ao Cemitério Central (12h). No dia seguinte, está prevista a Marcha e o "Parabéns a Você" antes do encontro com o Santana para a Taça de Portugal. Pena que os preços sejam convidativos a uma fraquíssima afluência ao Estádio...
Fora do âmbito do aniversário do Clube, permitam-me que destaque a homenagem que a secção de basquetebol prestará aos Ultras Auri-Negros no próximo Sábado às 21h no importante jogo com o CENAP no Pavilhão do Alboi. Um motivo extra para os «ultras» comparecerem em bom número no apoio à equipa de basquetebol.
Imagem adaptada de beiramar.pt

terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Modelo de sucesso?

Já há algum tempo que tenho vindo a acompanhar o percurso do Feirense. O meu interesse pelo clube de Santa Maria da Feira despontou há alguns anos quando (não consigo precisar) li uma entrevista do seu presidente Rodrigo Nunes que me surpreendeu positivamente com o seu discurso. Mais tarde, calhei de ver uma reportagem sobre o Feirense na RTP1 em que o presidente também falou e confirmou a impressão com que tinha ficado. O Feirense tem um projecto ambicioso mas realista e prepara-se para se afirmar como o emblema mais representativo da região.
A verdade é que nenhum Clube vive das glórias do passado. A sustentabilidade do sucesso do presente e as perspectivas futuras são o garante da prosperidade de uma instituição desportiva.
À atenção dos nossos dirigentes, aqui deixo os links para mais uma entrevista interessante de Rodrigo Nunes publicada hoje no jornal O Jogo:

segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Bom Ano Beira-Mar!

O Presidente deseja uma «Renovada alma para todos os Beiramarenses!» na mensagem de ano novo publicada no site oficial do Clube.
Eu partilho do mesmo desejo, mas acrescentaria outro. Além da alma, como Beiramarense, eu desejo também uma renovada competência na gestão dos destinos do meu Clube. É que assumir os erros cometidos não basta quando pouco ou nada se aprende com eles. E o meu desejo sincero é que o Beira-Mar não seja dirigido como uma mercearia onde a preocupação do gerente se limita a repôr o stock. A renovada alma depende da existência e consistência de uma estratégia inteligente e não apenas bem intencionada para dar a volta à difícil situação em que o Beira-Mar se encontra.
Além dos reforços de qualidade para que ambicionemos a manutenção na Liga Bwin, desejo também que se esclareça o papel e a função da "Academia" do Beira-Mar, assim como a localização e financiamento do propalado Centro de Formação. Que se definam os objectivos e meios de financiamento das modalidades amadoras. Que, de uma vez por todas, se chegue a acordo com a Câmara Municipal sobre a questão da construção da Sede, exigindo, por exemplo, as rendas que a Aveiro Pólis tem pago pela utilização indevida do andar do Clube no Edifício Avenida. Que a dívida da CMA relativamente aos subsídios da formação seja efectivamente liquidada. Que se clarifique definitivamente o protocolo entre o Beira-Mar e a EMA. Está em vigor ou não? Se sim, em que termos? Que se concretize a construção dos campos de treino e o Beira-Mar possa libertar definitivamente o espaço onde se situa o velhinho Mário Duarte, bem como a construção do novo pavilhão, libertando os terrenos onde se situam os actuais equipamentos, permitindo soluções de financiamento para as novas infra-estruturas. Que o passivo do Beira-Mar não aumente. Que se trabalhe seriamente para reconquistar a Cidade e o Conselho.
Pode parecer que estou a pedir muito para 2007, mas apenas peço que seja feito mais do que foi feito em 2006. Admito que se trata de uma empreitada difícil, mas o futuro do Clube passa por aqui.
Um excelente Ano para todos os Beiramarenses e visitantes do BN!