web tracker

Arquivos

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Respondam-me...

O Beira-Mar vive um dos piores momentos da sua história. Ninguém tenha dúvidas disto. Ao longo dos 86 anos de história, acredito que tenham existido várias fases de crise, reportando-se a mais recente a meados da década de 90 quando o clube foi gerido por uma comissão administrativa. Acontece, porém, que o passivo no final do mandato da actual direcção será o maior da história do clube. Acontece, também, que a base social de apoio do clube é actualmente bem menor e, por consequência, a capacidade de gerar receitas e de encontrar soluções é bastante mais reduzida. Estaremos, nos próximos anos, muito dependentes da genialidade de quem assuma a gestão do futebol do clube. Teremos, necessariamente, que valorizar activos e aliená-los por valor superior à sua formação / aquisição. Teremos que chegar a acordo com a CMA e a EMA para liquidação dos créditos do clube e cumprimento dos compromissos assumidos. Será uma tarefa árdua para gente corajosa mas consciente assumir.
Basta olhar para o nosso vizinho de Ovar e percebemos que o receio de igual cenário em Aveiro não é de todo irreal.
Estamos a bater no fundo. Não há dinheiro. Temos os fornecedores a bater à porta, reclamando os seus créditos. Olhamos para o plantel profissional e percebemos que são poucos os activos de qualidade que dispomos.
Chegamos ao cúmulo de dispensar jogadores na véspera de um jogo oficial, numa fase decisiva da época, para prestarem provas noutro clube, correndo o sério risco das respectivas transferências não se concretizarem?! Olhamos para a Academia de Futebol, que deveria ser um garante do futuro do clube, e constatamos que a realidade é extremamente negativa. Olhamos para a massa associativa e vemos os sócios e adeptos distantes da instituição, desmotivados e desinteressados... Por último, olhamos para a direcção e já não vemos nada...
Neste cenário desolador, salva-se a dinâmica das modalidades amadoras. No entanto, o seu futuro estará, inevitavelmente, condicionado por aquilo que vier a acontecer ao clube.
Há um ano atrás, por esta altura, reunia-se o M1922 pela primeira vez. Levantaram a voz alguns sócios "ilustres" e "menos ilustres" para contestar o surgimento do Movimento. E agora? Qual é a margem de manobra e de autonomia que resta à pequena - mas dedicada - massa associativa do clube para traçar um futuro positivo para a instituição? Que perspectivas podemos ter? Esses "ilustres" e "menos ilustres" sócios estão disponíveis para assumir este encargo?

35 comments:

Anónimo disse...

Duvido que exista alguem disponivel, no entanto, parece-me que uma "comissão de crise" será a solução.

Anónimo disse...

Mano Nunes e sua equipa salvou uma vêz o Beira Mar da rutura financeira, além do excelente trabalho ao longo do seu mandato.
Vamos todos pedir-lhe que volte e faça mais um sacrificio em salvar novamente o Clube, como melhor Presidente de todos os tempos.

Anónimo disse...

Mano Nunes nunca deveria ter saído, alem de ser um óptimo presidente conseguiu puxar muitos adeptos para a causa beiramarense. No entanto, nem me parece que ele esteja interessado, nem que seja um milagreiro.
Reparem no presidente do Aves, 25 anos, e não foi pela "tenra" idade que deixou de ser aposta dos sócios. Eu teria muito gosto em assumir mas ainda me encontro a alguns anos da merecida credibilidade:p

cumprimentos beiramarenses

Anónimo disse...

Nuno,

Sugestão:

Arranja um elenco de nomes a presidente e põe no blog a votação.

Se houver unanimidade........

Saudações

mp

Anónimo disse...

Presidente ideal? Nuno Quintaneiro Martins. Sem dúvida!

Anónimo disse...

Será que o Nuno Quintaneiro não é um candidato à predidência do Beira-Mar???

Anónimo disse...

carago ... nem k seja com unhas e dentes =P tenho 23 mas vontade nao me falta!! eu ia para lá de graça e nao por causa de um poleiro mas sim pk amo este clube e a unica soluçao para a crise está nos socios e nao em campanhas de marketing furadas e insultos desnecessarios perdendo assim TODA a credebilidade!!
É precisso ter cabeça nos ombros, nao ser ganasioso, nao sonhar mais alto do que se pode, ouvir os socios, ate as criticas k nao queremos ouvir mas é assim que os problemas se resolvem e nao assobiar para o ar e acusar os socios do desastre que está o clube... há que ser rigido para os outros (exemplo a situaçao da CMA e da EMA) e estar disposto a ouvir o que são de alma e de coraçao do beira ... e nao virem disser palavras bonitas para a imprensa que recebem quem tem duvidas mas quando la vamos somos recebidos com duas pedras na mão!!
O Mano Nunes fez o seu trabalho no seu tempo, nao podemos estar sempre dependentes do passado, temos gente capaz, gente com coraçao e cabeça no sitio certo ... e temos o mais importante ... os socios que vao todos os domingos aos jogos ...
e por fim digo uma coisa k ja nao ouço há muito tempo ...
"Viva Aveiro, Viva o Beira-Mar!!!!"

Rúben Marinho, Socio numero 3618

Anónimo disse...

O Beira-Mar tem imensa gente jovem de valor, que seguramente traria uma nova dinamica ao clube. Nomes não faltam, é fácil identifcá-los. Mano Nunes foi um bom presidente, nas a sua equipa deixava a desejar (Paulos e Cia). Que apareça alguém disposto a apostar nesta dinâmica, e o clube terá uma nova vida.

Anónimo disse...

A reflexão é correcta, mas esta direcção é que tem que avaliar se tem ou não condições para terminar o mandato.
Tem a legitimidade necessaria para decidirem o melhor para o clube. Fomos nós que os elegemos.

Unknown disse...

http://aveirofedorento.uniblog.com.br/

Anónimo disse...

São, de facto, pertinentes questões, Nuno.
O Beira-Mar, ou qualquer clube da mesma dimensão e com semelhantes problemas, tem que ser "reinventado". Quero dizer com isto que o nosso clube precisa, em primeiro lugar, de criar infra-estruturas desportivas e financeiras e, só depois,dar o "salto em frente". Sei que é doloroso, mas, provavelmente , terão de ser dados alguns passos atrás para um futuro viável. Num clube como o nosso, o futebol é o epicentro de tudo o resto. E é muito diferente a equipa estar na primeira Liga ou na segunda. O ideal seria estar sempre na primeira, obviamente. No entanto, tudo indica que não vamos subir. Partindo deste pressuposto, há que iniciar um trabalho de base que incida na criação de condições desportivas, reorganização da Formação e promoção/divulgação do clube, com vista a atrair mais sócios.

O tempo dos Mecenas, já lá vai. Se ainda os houver em Aveiro, será óptimo, mas não me parece. Daí a necessidade de envolver na dinâmica do clube, o maior núnero de sócios possível. Afinal, o clube é dos sócios. Serão eles quem deverá dizer o que quer do clube. Andar "com passos maiores do que as pernas", não é boa política. Temos, pois , que aceitar as condições do clube e investirmos dentro das reais capacidades, criando os alicerces para que,anó após ano, o clube melhore.

Não sou "velho do Restelo", expressão muito usada por alguns, mas acho que o clube não tem condições para continuar a jogar no estádio novo. Para isso acontecer, esse estádio teria de ser modificado, ajustando-se às reais condições do clube. Não nos esqueçamos que ele não foi construido para "estádio de clube", como foram o "Dragão", "Alvalade", "Bessa", "Luz", "Barcelos" e outros. Necessita , por isso, de ser ajustado. O imenso parque de estacionamento pode ser aproveitado para instalações desportivas. Não sendo assim, mais vale voltar atrás, enquanto o clube se reorganiza,e utilizar o velho estádio. Resta saber se isso pode ser feito sob o ponto de vista legal.

Fiquei surpreendido com o que li no "DA". O senhor Regala, da CDU,afirmou que o clube não soube aproveitar o seu património e aumentá-lo. Mas que património? O Beira-Mar nunca teve património, como poderia aumentá-lo? Sinceramente, não percebi!

É fundamental pacificar as relações com os partidos políticos e com a CMA. Estes organismos têm, tão só, que cumprir as suas obrigações para que o clube progrida. A CMA nunca deu nada ao Beira-Mar. A CMA está em dívida para com o clube! Muitos ou poucos euros, o facto é que está em dívida.

Finalmente, é necessário um projecto. Realista, sustentável , viável. Para ser seguido "à risca". No fundo, uma revolução tranquila. Quanto a nomes para encabeçar um projecto, ocorrem-me, de momento, dois: Mano Nunes e/ou Alberto Roque. Resta saber se aceitarão o repto!

O pior que nos pode acontecer, é o vazio directivo. Isso será a desgraça completa! Os sócios não podem deixar que aconteça.

Já agora, também termino com uma pergunta: que mais-valias trouxe esta direcção ao clube, que projectos apresentou, que obras fez? Desportivamente , está a correr tudo muito mal, mas uma direcção não pode ser julgada pelos resultados desportivos, mas sim pela obra que deixa . E esta só deixa uma coisa: muito a desejar!!!!!

Nuno Q. Martins disse...

Àqueles que referiram o meu nome, por simpatia, ou, por simples gozo, peço-lhes que reflictam com seriedade e sensatez sobre o momento que o clube atravessa.

Por mais vontade que alguns jovens tenham, não me parece que seja com a malta de 20/30 anos que vamos reerguer o Beira-Mar.
Com essas idades, a maioria está no início das suas carreiras profissionais, à procura de alguma estabilidade... e a empreitada que espera os próximos órgãos sociais do clube exige muita experiência.

Estarei sempre disponível para ajudar / apoiar bons projectos para o Beira-Mar liderados por pessoas credíveis. No entanto, não me queiram mandar para a "cabeça do touro" aos 25 anos de idade...

Anónimo disse...

Nuno duvido que o teu nome tenha sido colocado aqui por gozo. Sem duvida que es jovem, mas es das pessoas mais dedicadas ao clube e é normal que as pessoas prefiram ver alguem a frente da direcção que seja facilmente ligada ao clube, do que um Artur Filipe qualquer que no Beira-Mar só apareceu para as eleições, e se acha o senhor do Mundo porque tem mais dinheiro que os outros. Mas claro, compreendo que dentro de ti ate haja uma grande vontade de um dia ocupares o cargo, mas como bem disseste estas no inicio da tua vida profissional e não era no Beira-Mar que ias juntar dinheiro para a vida.

Saudações beiramarenses

Anónimo disse...

Concordo contigo Nuno, mas não ficarias mal em vice-presidente!?

Vitor Peixoto.

Anónimo disse...

http://virarbeira.blogspot.com/

Anónimo disse...

Uma coisa vos (te) digo.
Pela quantidade de comentários nos vários blog's (benditos sejam) que têm sido escritos, por um lado devido à infeliz situação que o clube atravessa, por outro demonstra a quantidade de pessoas que se preocupa com o clube, é sinal que o Beira-Mar está vivo e há que não deixar "morrer".
Também verdade seja dita, não acredito que "morra".
O mundo só evoluiu depois das grandes guerras... construir de novo.
É verdade que são necessárias pessoas com experiência para efectuar qualquer tarefa mas acima de tudo as pessoas com ideias, com carisma, com objectivos, com visão, sem receios e com vontade de trabalhar é que têm futuro, julgo que neste momento é o que o Beira-Mar precisa.

Anónimo disse...

Quando for grande quero ser como o Quintaneiro! sabe o que diz e o que faz! No Futuro não irás para lá?

Anónimo disse...

Quintaneiro a presidente!
O Povo fica contente!

Anónimo disse...

Sr. Rui Martins,

Paulos e cia?! não fale do que não sabe, o paulo até poderia ter muitos defeitos (quem não tem?), mas era dedicado para com os atletlas e com os pais dos atletas e com tudo o que girava à volta da formação. E atenção, ela não me contratou para o defender.

Anónimo disse...

O Beira Mar tem muita e boa gente, é preciso é convencer os actuais dirigentes a sairem, cada dia que passa agravam-se os problemas.

Ga b riel Ba lta zar disse...

Exactamente pensem bem no momento do clube, e pensem bem que não deverão ser muitos os que queiram entrar neste autêntico labirinto de problemas chamado SC Beira-Mar... Receio que possam vir a faltar nomes nos boletins de voto aquando da eleição do futuro presidente... No entanto penso que aos 25 anos o Nuno poderia entrar na equipa que futuramente conduza os destinos da instituição... ;)

Anónimo disse...

Grande Nuno! eu ía mesmo "responder" que tu não estás disponivel para assumir o cargo se é que vontade não falte! Mas pronto ja respondeste tu claramente. É preciso dinheiro e tu es um teso! lol! como eu...:P
Mas tenho a certeza de que no futuro, serás um bom presidente e que por agora um lugar junto de um projecto para levar o clube a bom porto, é te bem merecido. E tb seria bom para a tua carreira...pq não!?

Anónimo disse...

VIVA A JUVENTUDE...ABAIXO OS KOTAS.
MANO NUNES JÀ DEU O QUE TINHA A DAR.NÃO FOI MUITO MAS FOI O SUFICIENTE. HOJE QUER É PANTUFAS.

MAS PENSANDO BEM...QUEM É QUE GOSTA MAIS DO CLUBE QUE ELE? PODEM GOSTAR TANTO MAS MAIS...DUVIDO.

ESTÀ KOTA MAS CONHECE TODA A GENTE NO FUTEBOL, FÓI E É RESPEITADO NESTE MUNDO, GANHOU NO BEIRA O QUE NINGUEM GANHOU, A TAÇA DE PORTUGAL.

FINANCEIRAMENTE FOI O MELHOR DE TODOS.

EU A QUENTE SOU CONTRA, MAS DEPOIS...NÃO VEJO MAIS NINGUEM PARA TIRAR O CLUBE DESTA CARATERA.

TRABALHO DE NOITE E PENSO MUITO.

Ó NUNO SE ARRANJASSES UMA COMISSÂO COM MUITAS ASSINATURAS PARA CONVENCER O MANO A MAIS TRÊS ANOS DE SACRIFICIO.

SERIA MAIS UM BOM CONTRIBUTO QUE DAVAS AO NOSSO BEIRA.

RUI RIBEIRO.

Anónimo disse...

O Snr. Rui Martins, tem telhados de vidro.
O Sr. Óscar Paulo, teve a inteligência e saber, de escolher para Coordenadores da formação do Beira Mar, pessoas formadas e competentes, como, Américo Marcos, José Domingos (falecido), Anibal Silva, Jorge Nrves e Mário Moreira, que deixaram uma verdadeira Academia, destruida pela actual Direcção.

Anónimo disse...

Mais uma vergonha, agora nem vale a pena dizer nada, mais uma derrota para o campeonato e estes "artistas" que entreguem o Clube aos Sócios.

É melhor começar a nova época e vai haver muito para fazer.
Sidónio.

PS. Temos que ter cuidado, pois ainda podemos descer de divisão.

Anónimo disse...

Nuno,

Uma manifestação para acabar com esta incompetencia, vamos fazer uma revolução.

Anónimo disse...

Insólito o que acabei de ouvir na TerraNova, O Artur Filipe diz publicamente (acbou o blackout) que não quer este treinador e só não o despede pq não tem dinheiro.
Isto é inadmissivel se não tem capacidade de decisão o que é que está lá a fazer?
Alguém que explique e me faça compreender é que eu não entendo.
Alguém

Anónimo disse...

O pastilhas e o peixeiro fizeram um pacto, mas o homem do peixe queria era a "massa", mas como falhou a negociata da Câmara ficou descalço e agora só não sai outra vez para não passar por mais uma vergonha, mas fica feliz com os cheques carecas e com a falta de dinheiro para vencimentos, ainda não foi pago o mês de dezembro a ninguem.

Tanta humilhação, esta porra de gente não sai por o seu pé.

José Alves.

Anónimo disse...

Esta espécie de presidente é uma aberração.
Decreta e levanta blak-out de um momento para o outro, agora diz uma coisa e logo outra.
Com isto e com o que se conhece, ainda tem "lata" de falar de "caracter", humildade e verdade.

O que li na Terra Nova é mau demais para calar a minha revolta, este sujeito é mais que um palhaço.

Fala do treinador como se tratasse de um fora de lei, só porque o homem não quer saír, mas esquece-se que o homem quis sair e ele não deixou.

Sr. pastilhas sabe o que é dignidade? Eu sei, não sabe.

Anónimo disse...

Oh pessoal o blackout caiu,vamos fazer blackin(não dêem ouvidos a esses incompetentes e vamos reunir assinaturas para uma Assembleia Geral Extraordinária ou então corremos com eles na mesma....)

Anónimo disse...

Eles só saiem com o dinheiro na mão, meteram-se numa alhada, agora não sabem sair dela.
O nosso Beira é que fica falido, com estes incompetemtes que tudo fizeram denegrindo o que estava bem!

Anónimo disse...

Concordo, A G já!

Anónimo disse...

Também concordo.

Anónimo disse...

a favor...

Anónimo disse...

idem.