web tracker

Arquivos

quarta-feira, 23 de abril de 2008

SAD, SAD, SAD, SAD... dão sustento a quem?

José Cachide vê na criação de uma sociedade anónima desportiva (SAD) a solução para o futuro do Beira-Mar. O vice-presidente crê que a breve trecho vão existir condições para se realizarem eleições e, com esse propósito, é sua intenção propor a criação de uma SAD.
Só dessa forma é que os clubes poderão ter sustentabilidade financeira, até porque o futebol deve ser entendido como um negócio”, advoga o dirigente, que ontem disse estar disponível para liderar a Comissão Administrativa, caso a assembleia geral do dia 29 se decida pela continuidade da actual direcção, que termina o seu mandato no final deste mês.
Quanto aos ordenados em atraso, José Cachide adiantou que esta semana tem a promessa da Câmara Municipal de Aveiro de que irão ser liquidadas as rendas devidas e cuja verba será usada para pagar o mês de Fevereiro ao plantel.
Entretanto, Artur Filipe disse estar “cansado” e que, a continuar na direcção auri-negra, “só num lugar de menos importância.” O seu actual vice-presidente, José Cachide, referenciou uma possível mudança de pelouros no seio da direcção, reconhecendo a importância de Artur Filipe ao apelida-lo de “grande beiramarense”. [in Record]

9 comments:

Anónimo disse...

O homem está desesperado por tirar o dinheiro que lá meteu, está a tentar todas as opções.
Ridiculo é o minimo que se pode dizer.
Que desapareçam rápidamente.
Menezes

Anónimo disse...

SAD ou Clube, claro que não é indiferente em termos de gestão. Vejo com bons olhos a criação de uma SAD fundamentalmente porque obriga a maior transparência na gestão e abriga as actividades amadoras das variáveis próprias de um negócio e o futubol hoje é um negócio. Contudo para se avançar para uma SAD é necessário um projecto de negócio e só depois de elaborado é possível verificar se é viável. Para começar é necessário credibilizar a marca BEIRA-MAR, o que passa naturalmente por pessoas com imagem de credibilidade junto dos diversos agentes que interagem neste negócio, é necessário olhar para as receitas potenciais e a forma de as concretizar, motivar os consumidores do espectáculo e rentabilizar os lugares do estádio, empresas que vejam vantagens na marca BM enquanto veiculo de comunicação potenciador da sua imagem, transmissões televisivas,merchandising,alienação de activos oriundos da formação ou de investimentos com bom potencial ,etc. Os custos, sejam de investimento ou de exploração,tem que ser sustentados por receitas e não por capital dos potenciais accionistas.
A confusão está em anunciar-se uma SAD como um objectivo em si mesmo e não como uma formula organizativa profissionalizada para atingir objectivos desportivos e económicos.
Infelizmente a actual direcção não revelou competências em nenhuma das areas potenciadoras de receitas,antes pelo contrario, afastou os sócios, potenciais consumidores do espectaculo, as declarações publicas dos seus maiores responsáveis, a raiar o ridiculo, descredibilizaram a imagem do clube,o merchandising desapareceu, os investimentos em activos e muitos foram, foram um desastre, os que conseguiram alienar em condições vantajosas, se a memória não me atraiçoa,na maioria transitaram da anterior direcção, negociação de parcerias com capacidade negocial reduzida e sem estratégia, quando a anterior direcção já tinha sido mal sucedida com um modelo similar,o que revela incapacidade para aprender com os erros alheios, e muitos mais erros podiamos enumerar.
Lamento mas assim, SAD não.
Uma alternativa ao actual elenco é no quadro actual muito complicado, dada a dependência no curto prazo que o clube tem da CMA, onde, não nos podemos esquecer, na composição da sua vereação tem dirigentes do clube, embora com actividade suspensa, que ou são credores do clube ou deverão ter responsabilidades assumidas na titulação de dívidas junto de credores. Tudo isto faz ponderar quem tem vontade de assumir a responsabilidade pelo clube, de facto o caminho apresenta-se minado por esta promiscuidade "politica/futebol". A ver vamos.
E.Martins

Anónimo disse...

onde vai ser a assembleia?
abraço

Anónimo disse...

Haja Vergonha, este sujeito não tem nenhuma, ontem o A. Filipe era um doido, um incompetente, hoje já é um grande beiramarense e com muita utilidade.

O dinheiro não compra valores, nem educação e cultura, se assim fosse recomendava-lhe a compra destes meios e depois que aparecesse, assim talvez os Sócios acreditassem nele.

Estou cansado de o ouvir e ver a falar do Nosso Clube como se fosse dono dele.

Ajudou a arruinar o Beira e agora quer apoderar-se dele por uns trocados.

Um aviso senhor peixeiro:

O BEIRA-MAR AINDA TEM SÓCIOS.

Anónimo disse...

Este artista é um embuste, corram com ele.

Anónimo disse...

Finalmente o senhor Cachide tocou na tecla que andou a esconder durante tanto tempo... a SAD para o futebol profissional do Beira-Mar. Estou plenamente de acordo com o E. Martins. Uma SAD tem por finalidade vender, gerar receitas. Muito bem, e o que tem o BM para vender? A marca? Mas que força tem , actualmente, a marca Beira-Mar par atrair potenciais investidores? Muito pouca ou nenhuma.
E património? O que tem o Beira-Mar? E sócios? E gestores? E resultados desportivos? E credibilidade? E auto-sustentação?
Ora bolas, ou sou eu que não percebo nada de ciências empresariais, ou há alguns senhores que nos querem atirar areia para os olhos!

É evidente que, dentro de alguns anos, o futebol profissional tem de pertencer a Sad's. É um mal necessário. É o profissionalismo "puro e duro". Deste modo, o que o Beira-mar precisa, para já, é reorganizar-se. Mobilizando sócios, recuperando as finanças, divulgando e promovendo a marca, potencializando o estádio, criando património, melhorando substancialmente as infra-estruturas. E, claro, credibilizando-se através de gente competente e descomprometida com o poder político-partidário. E este trabalho demora anos. E exige um enorme esforço para que o futebol profissional não caia a pique...
Estes directores já demonstraram que não servem. É a realidade. Percebe-se o que pretendem, mas não é aceitável.
Ponham olhos às SAD´S do Boavista ( que até foi campeão!), da U.leiria, do Farense ( onde está'). E que grandes resultados têm obtido, por exemplo, as do Leixões, Marítimo e Estoril?
Já agora, verifiquemos que o Nacional, V.Setubal ( case study !!) e V. Guimarães não são de SAD'S.
Enfim, uma Sad, actualmente, no Beira-Mar seria uma ruína .
Antes de fazer algo deste género, há muito ainda por criar e desenvolver.
Só espero que os sócios pensem bem e não se deixem ir no "embrulho" mais uma vez...e pelas mesmas pessoas!
JORGE SANTOS

Anónimo disse...

Eu sou a favor da SAD.
Não sou é a favor que se pretenda fazer uma SAD para recuperar as dividas pessoais.
Este assunto só deve ser equacionado com estes senhores fora ou em alternativa façam o que os dirgentes do Feirense fazem, quando se endividam pagam as dividas.
O Sr. Cachide só terá credibilidade se suportar as asneiras que fez. Aí sim, pelo menos tem o direito a ter opinião, porque o que tem feito até agora é de autentico "trocatintas"
GJP

Anónimo disse...

Se pelo se consegue perceber pelas opiniões aqui expressas, TODA a gente é contra estes artistas e da forma como eles enterraram o meu querido B. Mar, o que irá acontecer na próxima 3ª feira?
1) Vamos deixar cair o poder à rua?
2) Vamos(?) TODOS (?) dar palmadinhas nas costas destes vilões e deixá-los "fechar" a porta de vez? Aliás há sempreumCabral que vai pedir um voto de louvor e confiança ao Sr Dr. Caxide e com a sua trupe arranjar "mãos no ar", digo votos, para que o Caxide saia em ombros.
3) Vai aprecer um D. Sebastião que nos salve no meio da bruma e saiamos gloriosos.
A ver vamos ...
A. Castro

Anónimo disse...

Eu sou contra a SAD no Sport Clube Beira-Mar. Pertencemos a uma instituição que é de utilidade pública por benemerência.
Criar uma SAD é matar as funcionalidades com carácter social e está mais que provado as desvantagens/vantagens, bastará, para isso, verificar casos idênticos (desaparecidos e em desaparecimento) por toda esta aldeia global.
Queremos um clube com uma gestão profissional pleneada, que seja da pertença dos associados – porque se trata de uma questão de EQUIDADE e AMOR (que não pertença apenas a umas ou duas ou dez pessoas, ou a um outro qualquer capitalista estrangeiro que apareça de um ano para o outro só por ter 10%,20% ou 50% de acções, seja de imediato de uma classe superior que o simples e comum associado).
Relembro a 1ª apresentação do M1922, no debate sobre o significado e origem etimológica da palavra CLUBE:
"É uma Associação; Aliança; União de esforços; de diferentes pessoas das comunidades naturais com vista a um fim comum; É a pessoa colectiva sem fins lucrativos;As finalidades são desportivas, sociais, recreativas e/ou culturais".
O BEIRA-MAR é de todos nós e a sua história não se vende em acções de 5Euros, ela tem um valor incalculável. Estimem o BM que é de todos nós, SAD? Não obrigado... já está mais que provado, não se esqueçam dos estudos apresentados pela Deloitte & Touche. Pergunto então... Onde estava o Sr. Cachide e Companhia nesse dia de Assembleia Geral? Eu fui, vi e li. Poderei admitir que estou informado da realidade.
Uma última palavra ao(s) anónimo(s) que se possa(m) formar com as 26 letras do alfabeto latino: tenha(m) bom senso nas afirmações e na realidade e posteriormente vote(m) em consciência.