web tracker

Arquivos

quarta-feira, 25 de junho de 2008

4x3x3, o modelo e o futuro

Numa altura em que se agita o mercado e os planteís vão tomando forma, parece-me útil pensarmos um pouco sobre o modelo preferencial de jogo de António Sousa nas temporadas transactas em Aveiro: o 4x3x3.

Mano Nunes, a CA e a equipa técnica saberão por certo o que querem para o futuro do plantel e naturalmente aliarão a realidade económica do clube às ideias do treinador. Será que a expressão táctica do Beira-Mar 2008/09 será o 4x3x3 habitual em Sousa? Se sim, o sucesso passa por extremos rápidos e que cruzem bem, matador(es) na área, defesas certinhos, médios defensivos possantes que aguentem a liberdade criativa do 10, e claro está, o pensador. Foi nesta rede táctica que sobressaíram Rui Dolores, Fernando Aguiar, Fary, Ricardo Sousa entre outros. Foi assim que Petrolina e Gamboa fizeram mossa e Sandro ou Areias se evidenciaram. Foi tendo em conta o sistema que o Beira-Mar cresceu e valorizou jogadores.

Não sabemos ainda , a meados de Junho, se vamos jogar contra Boavista ou Paços de Ferreira (só neste país...). Mas vai ser dura a competição. Da dupla já mencionada sairá um concorrente claramente forte à subida. Depois há Gil Vicente, Vizela, Olhanense, Portimonense, Santa Clara, Estoril e Aves. Com tanto candidato, e o cinto apertado, mais vale a cabeça no sítio e o discurso do jogo a jogo. E já vi muita gente a ganhar corridas na pista de fora. O sorteio da Liga Vitalis é no dia 3 de Julho às 11h.

Ps- Bruno Resende (ex Lousada) e Rui Sampaio (ex Penafiel) engrossaram a lista de reforços. Ver no site do clube

14 comments:

Anónimo disse...

a mim parece-me k esta lista de reforços e d possiveis reforços, para alem de s tentar juntar um misto de experienciae juventude, é tmb uma tentativa de devolver a mistica, tendo em vista o re-aproximar dos aveirenses ao nosso clube. será que estou errado?


Pedro Oliveira

Anónimo disse...

Pode ser que agora o Gabi se comece a acalmar; pelos vistos ele só conhece o Palatsi de nome.
Deixem os homens trabalhar, não comecem já com o bota-baxismo.
Pq é que os crítícos não se candidataram à CA?
Sócio a começar a ficar farto

Anónimo disse...

O ano em que mais gostei do Beira-Mar sob o comando do Antonio Sousa, foi quando ele jogou em 4-4-2 com losangulo no meio campo em que o vertice ofensivo era o Petrolina e os medios defendiam muito bem (incluiam o Kata e o Sandro). Nesse ano vi muitas vezes o Beira-Mar defender muito 'a frente a pressionar logo na saida da bola, ja' que na frente tinhamos dois jogadores que se fartavam de correr: o Nigeriano Kingston e um Holandes de que ja' nao me lembro o nome.

Anónimo disse...

Depois de ter sido contactado por um dos mais atentos leitores do Bancada Norte, venho aqui corrigir. Nao era Kingston o Nigeriano, mas Kingsley. E o Holandes era o Clyde Wijnhard.

Francisco Dias disse...

Wijnhard, esse tosco incrível mas que dava muito trabalho às defesas contrárias. E que marcou 2 golos na luz, tal como mais tarde o Tanque Silva viria a fazer :)

Anónimo disse...

E um elemento importante nessa equipa: o Ahmada (ou lá como se escreve).

Anónimo disse...

Vi esses dois jogos do Beira-Mar na luz... ia levando na tromba com os festejos... tal como no Restelo quando la' fomos ganhar por uma cabazada... :))

Anónimo disse...

Permitam-me antes de algo dizer, agradecer ao Nuno Quintaneiro e restantes membros do movimento 1922por terem, com a sua abnegação, persistência e exemplo maior de beiramarismo, tornado possível, que eu volte a ver jogar o meu Beiramar. O meu muito, muito obrigado. Bem haja também áqueles que, com denodo, alma e coração beiramarense, formaram a Comissão que nos permitiu fazer voltar de novo o nosso querido Beiramar. Agora sim, já posso dirigir-me a todos e a ninguém em particular. Ainda não há bancada. Logo não há treinadores ! Vamos ajudar esta gente abnegada, que nos deu um grande exemplo e deixá-los trabalhar com serenidade e paz. Eles sómente querem o bem do nosso clube, pois se quizessem o seu próprio bem, não se teriam metido nesta tão grande aventura. Segundo se me constou, ontem pagaram a jogadores cerca de 70.000 € de vencimentos em atrazo. Não confirmo a notícia, mas foi-me dito. Vamos ajudá-los ! Vamos pagar as nossas quotas e pedir aos amigos que também assim procedam. Eu já paguei as minhas. Estou em dia. Vamos unirmo-nos como já o fomos em tempos passados com este mesmo treinador e com muito dos jogadores que agora vão regressar. Podem não ser os melhores, mas são os jogadores possíveis e são os que nós sabemos que têm o nosso Beiramar no coração. Irão tudo fazer para nos mantermos na Liga Vitalis e, quem sabe, podermos também sonhar ! Vamos chamá-los de "guerreiros" ou, talvez, "checos". Vamos acreditar.
Emblema de Prata

Anónimo disse...

Boavista e Beira-Mar procuram fora dos tribunais solução para o seu diferendo a propósito de Fary
( em vários Jornais)
Sócio c/ quotas em dia

Anónimo disse...

Eu também tenho as minhas quotas em dia.

E irei fazer o meu filho sócio.

Vamos ajudar o Mano Nunes. vamos ajudar o nosso Beira.

Luis Dias

Anónimo disse...

Estes Homens que pegaram num Beira Mar moribundo merecem que todos sejamos responsáveis no que dizemos e que apoiemos sem reservas o seu trabalho. Sem eles não haveria Beira Mar para comentar coisa nenhuma.

Anónimo disse...

70.000 mil euros..! Era tão bom, foram 70.000 contos, ou seja 350.000 euros, para jogadores e funcionários, nem apetece dizer nada se não um OBRIGADO a esta gente.

AJUDEM-NOS.

Fonte segurissima.

Anónimo disse...

Estamos a ficar com uma bela equipa :)

R.Sousa de regresso.. jonathan...
que venha o R.Dolores :)

Anónimo disse...

Obrigado pela rectificação. São efectivamente 350.000 €. Isto é a PDI.
Emblema de Prata