Arquivos

sábado, 16 de agosto de 2008

Fernanda Baptista

No passado dia 26 de Julho, recebi na caixa de correio do BN o seguinte e-mail - o qual agradeço - assinado por Nuno Gonçalo da Paula que dava conta do falecimento da fadista Fernanda Baptista, a voz da "Marcha do SC Beira-Mar". Por me ter ausentado do país nessa altura, não me foi possível publicar a notícia que, apesar de já não ser actual, penso que não deve deixar de ser aqui reproduzida:

«Faleceu hoje, com 89 anos, a artista Fernanda Baptista, madrinha do Sport Clube Beira-Mar. Sempre que se deslocava a Aveiro cantava a "Marcha do Beira Mar", letra de Amadeu de Sousa e música de Ricardo e José Limas. Manteve, desde os anos 60 uma especial ligação ao Clube, que, nestes últimos nestos não se cimentou. Apesar de tudo, num contacto que tive numa ocasião com ela, disse-me "Abrace por mim os meus afilhados do grande Beira-Mar, espero que esteja de saúde. Um grande abraço a todo o público aveirense que tão bem sabe receber os seus artistas.Viva o Beira-Mar!".
Quando a 10 de Junho de 1965 ardeu a Sede do Clube, fez-se depois um espectáculo de angariação de fundos no Teatro Aveirense. Fernanda Baptista veio sem cobrar "cachet", sendo-lhe oferecido na ocasião um Barco Moliceiro em réplica

1 comments:

DIOGO disse...

Infelizmente não sabia quem cantava o Hino e a Marcha do Beira-Mar.

Fiquei a saber quem era e que infelizmente já faleceu.