web tracker

Arquivos

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A união faz a força!

Não estava a contar escrever este post, mas face ao que tenho lido nalguns comentários na blogosfera depois da derrota com o Fátima, parece-me importante recordar alguns aspectos que são relevantes, mas que parecem esquecidos nalgumas cabeças.
-
Comecemos pelo início da época, ou seja, pelo momento em que o clube aposta em Leonardo Jardim, um técnico desconhecido do "grande público" e em atletas também eles, na sua maioria, desconhecidos. Com um orçamento ainda mais baixo em relação ao da época anterior, o objectivo traçado foi/é a manutenção. Num contexto de crise directiva e salários em atraso, o grupo de trabalho manteve-se coeso e apresentou-se sempre competitivo contra todos os adversários que defrontou. Com mérito próprio, o Beira-Mar chega ao primeiro lugar e, numa fase crucial da época, demonstra uma superioridade inequívoca sobre dois candidatos assumidos à subida de divisão (Portimonense e Feirense). Nesta sequência, num jogo teoricamente mais acessível, a equipa descomprime face a um adversário menos "cotado" e, depois de pouco ter feito para vencer (diga-se), acaba por ser castigada com a derrota. Até aqui, tudo normal em futebol. Alguma sobranceria na abordagem ao jogo, pagou-se da forma mais penalizadora.

Até aqui, repito, tudo normal no futebol. Esta não foi a primeira, nem será a última vez que uma equipa à partida «favorita» acaba por perder um jogo com um adversário que, com humildade e sem nada a perder, entra em campo disposto a aproveitar a sorte que lhe esteja destinada.
-
O que me custa a aceitar é que, não chegando a evidência suficientemente penalizante da própria derrota e da diminuição da vantagem pontual, ainda vêm alguns supostos adeptos pôr em causa a qualidade e competência de um grupo que, até ao momento, tem superado todas as expectativas no campeonato, apenas porque teve um dia desinspirado.

A última jornada permitiu aos mais directos adversários aproximarem-se. É um facto. Agora, penso que é dever de todos encorajar a equipa para que esta rapidamente se restabeleça e se reencontre com os bons resultados. Acho que tudo o que não desejamos agora é contagiar o grupo de trabalho com uma crise de confiança. Sou dos que defende que a «união faz a força»! E agora, mais do que nunca, dirigentes, treinadores, jogadores, sócios e adeptos têm de estar unidos. Mais do que o regresso à 1ª liga, está em causa o futuro próximo do clube! Que todos tenham a noção disto.

Acredito que a derrota com o Fátima foi um acidente de percurso que deverá ser rectificado fora de portas, conquistando pontos em casa de todos os nossos adversários até ao final do campeonato, a começar já no próximo Sábado, frente à "candidata-surpresa" Oliveirense. O nosso apoio é fundamental! Não fiquem em casa!

4 comments:

José Ribeiro disse...

Lá estarei.

Força BEIRA-Mar!!!!

Anónimo disse...

O adepto quer sempre mais e melhor e é nessa perspectiva que me parece que se deve entender a insatisfação subjacente à crítica. Com toda a naturalidade, portanto. Eu subscrevi um comentário crítico e vou continuar a ser um daqueles que em casa estão lá sempre a apoiar. Mas se nos parece que a equipa não faz tudo para vencer, não será até saudável e benéfico apontar esse défice com o objectivo de que se corrija o que não esteve bem?!

Anónimo disse...

Leonardo Jardim vai ficar na História do Futebol por ter começado a vencer por baixo. Levou ao cimo uma equipa para a Liga de Honra (Vitalis) e se tudo correr bem levará da Liga Vitalis à Liga SagresO SCBM
Assi é que deve ser, sobe com as equipas a par delas e sempre debaixo para cima.
Para ele e para o SCBM desejo a maior prosperidade.

Anónimo disse...

Aconteceu um mau resultado. Vamos garantir confiança e ajudar a acontecer um bom resultado
Incentivar a malta.É assim que se faz, grande Nuno. O Estádio dos nossos vizinhos é tão pequeno que é capaz de vir abaixo e não cabermos lá todos. Em alternativa é melhor monirmo-nos de binóculos e ir paar o Miradouro do parque de La Salete.
Viva O Beira- VVVVVV

Se precisares de outra fotografia para te inspirar na história recente...já sabes!!!