web tracker

Arquivos

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Perspectivas e expectativas...

Estamos a poucos dias de iniciar a Liga Zon Sagres 2010-2011 que marca o regresso do Beira-Mar ao escalão mais elevado do futebol nacional.
O plantel arrancou com os trabalhos no final de Junho e, desde logo, Leonardo Jardim afirmou que pretendia efectuar o estágio já com o plantel fechado. No entanto, as expectativas do treinador saíram goradas e, a poucos dias de se estrear na 1ª Liga, nenhum dos 4 ou 5 jogadores com qualidade reclamados pelo treinador chegaram.
Assim, o técnico partirá para a competição a sério com um plantel composto por 22 jogadores (já contando com o Jaime e os dois jovens recém contratados: Tiago Barros e Hugo Seixas). Além destes, existem ainda duas situações sobre a qual desconheço o ponto de situação: Renato (guarda-redes) e Wang Gang.
Nos 9 jogos de preparação efectuados (5 vitórias, 2 derrotas e 2 empates), o Beira-Mar marcou 14 golos e sofreu 6. Nas quatro partidas efectuadas com equipas da 1ª Liga (Naval, V. Guimarães, Rio Ave e Académica), o Beira-Mar venceu 1 jogo, empatou 2 e perdeu 1, tendo marcado 2 golos e sofrido 5.
Como não assisti a nenhum dos jogos de preparação (este ano, lamentavelmente, não houve o tradicional “jogo de apresentação”), tenho apenas por base na minha análise o conhecimento sobre os atletas que transitam da época anterior e as impressões que tenho retirado das crónicas que tenho lido.
Assim, começando pela baliza, Vicente Paez será, à partida, o guarda-redes mais “categorizado” e, por isso, o favorito para a titularidade. No entanto, dada a sua inclusão tardia no plantel, deduzo que Rui Rego será a primeira aposta de Leonardo Jardim neste início de época.
Quanto à defesa, penso que é o sector onde o Beira-Mar está melhor servido. Hugo, Kanu e Yohan Tavares são jogadores de inegável qualidade, pese embora, apenas o primeiro tenha (muita) experiência de 1ª Liga. Nas laterais, Leonardo Jardim dispõe de soluções. Na direita, Pedro Moreira e Danilo. Na esquerda, Pedro Araújo, André Marques e Tinoco. No entanto, destes penso que apenas o André Marques já jogou na 1ª Liga.
No meio campo, parece-me que Djamal, Rui Sampaio e o reforço João Luíz serão as primeiras opções do treinador. Os dois primeiros foram o esteio do miolo auri-negro na época passada e são, claramente, jogadores de “primeira”. Quanto ao João Luíz, pela preponderância que tem assumido nesta pré-época, deverá também ser uma presença assídua na equipa.
No ataque, a Artur e Rui Varela juntam-se Wilson Eduardo e Leandro Tatu. O ex-jogador do Santa Clara tem estado em plano de evidência e será, em princípio, uma das apostas ofensivas da equipa. Quanto a Wilson Eduardo, trata-se de um atleta de inegável potencial, restando saber como evoluirá ao longo da época.
Estas parecem-me ser, à partida, as principais escolhas de Leonardo Jardim que, não me admiraria, possa efectuar algumas adaptações ao longo da época. Por exemplo, apostando em Yoahn Tavares na posição de trinco ou Pedro Araújo como médio. Tudo dependerá, em princípio, do(s) esquema(s) táctico(s) que a equipa vier a adoptar e das características dos adversários.
Ao olhar para o plantel actual, parece-me que é possível – em teoria – construir um “onze” competitivo na 1ª liga, tendo em conta o objectivo manutenção. No entanto, é inegável que este plantel está muito desequilibrado e, ao longo da época, é natural que esses desequilíbrios se façam notar ainda mais. Desde logo, com as lesões e castigos, mas, sobretudo, com a ausência de concorrência interna por um lugar no “onze” que alguns jogadores naturalmente sentirão e que tenderá a causar algum comodismo que o subconsciente dos atletas não controla.
Neste sentido, tenho que concordar com o Leonardo Jardim quando alerta que este ano será “extremamente difícil”. Só não disponho de dados que me levem a corroborar de que “o Beira-Mar é o principal candidato à descida”, pois desconheço o potencial da maioria dos planteis dos previsíveis adversários na luta pela manutenção.
Assim sendo, que o São Gonçalinho nos ajude e não se lembre de nos deixar cair novamente na 2ª liga, pois aí teria mesmo que fazer um milagre para garantir a sobrevivência do clube.

13 comments:

Pedro Neves disse...

Renato foi para o Espinho.

Anónimo disse...

Quere-me parecer uma coisa :D bastante clara, o beira-mar deve de abdicar cedo quer da taça, quer da taça da liga, uma vez que o plantel é tao curto nao vejo a necessidade de compremeter a liga a procura de gloria efemera.
jogando apenas semanalmente e com a semana toda para preparar os jogos as diferenças para os adversarios mais fortes tendem a esvanecer-se um pouco :D, vejam o exmplo do braga o ano passado :D
depois em janeiro ai sim completar este plantel com alguns jugadores insatisfeitos nos seus clubes por falta de utilização. e preparar uma 2a volta tranquila.

HUGO disse...

Apesar de afirmar que o Beira-Mar tem o plantel mais fraco da Liga Zon Sagres, para mim o que conta são os resultados!
Recordo que em anos anteriores, equipas com muitos jogadores credenciados desceram de divisão.Porquê? Intraquilidade e instabilidade psicológica..

Primeiro Onze da Época:
GR - Rui Rego
DEFESAS - Pedro Moreira, Kanu, Hugo, Tinoco
MÉDIOS - Djamal, Rui Sampaio, João Luíz, Pedro Araújo
AVANÇADOS - Tatú, Rui Varela

Força Beira
Hugo

Anónimo disse...

O Renan tem lugar garantido.

Anónimo disse...

temos o plantel mais fraco da 1ª liga, em teoria, mas uns valentes e bravos guerreiros, conduzidos por um dos melhores treinadores portugueses.

tenhamos sorte e pode ser que i milagre se produza.



LF

José Ribeiro disse...

O Renan(emprestado pelo vitória) é uma boa opção ao trio do meio-campo ou mesmo para jogar a médio esquerdo embora nessa situação perde-se profundidade porque é um jogador algo lento.
É um palpite mas acho que vamos começar a jogar com um lateral esquerdo adaptado (Yohan) no primeiro jogo da época...

Anónimo disse...

Pois, não temos 1 defesa esquerdo.

Anónimo disse...

eu acredito na equipa e na manuntençao ... a esperança é a ultima a morrer!
Podemos nao ter nome sonantes mas podemos usar isso a nosso favor com o factor supresa e o factor de espirito guerreiro! temos bem conscientes a posibilidade de descida por isso vamos atacar logo desde a primeira jornada a conquista de pontos ... eu Acredito ...

Rúben Marinho

Anónimo disse...

S. Gonçalinho?! Não gosta de tipos com cara de anjinhos e que são na realidade uns "judas". Mas vamos ter fé porque a maioria dos sócios do Beira-Mar são gente de bem.
Confiam em qualquer artista que se apresenta com manto de santo. O Artur Filipe já prometeu que este ano vai á dança dos mancos, leva o Cachide e este em vez de cavacas vai atirar 2000kg de bacalhau, para festejar e dar graças pelo cheque de um milhão de euros que o Mário Costa lhe deu.
A festança vai ser de arromba e o Beira nessa altura já estará safo da descida.

André Raio disse...

"Temos de ser realistas"

1 - O Beira-Mar apresenta um onze titular, capaz de ficar nos primeiros 10 lugares da tabela.

2 - O plantel está a ser dirigido por um treinador com experiência, pulso e ambição. (Não gosto dele, mas a minha opinião pessoal sobre o LJ, não é para aqui chamada)

3 - Os reforços estão a chegar e, mesmo que a conta-gotas, estão a ser reforços adquiridos com cabeça. Se calhar a maioria dos "bota-abaixo", que pela blogosfera e pelos jornais online desportivos andam a comentar, queriam nomes sonantes tipo João Moreira e Ricardo Sousa, como nos seus clubes "grandes" (que de "grandes", só mesmo a corrupção) ou queriam as "parvoíces", que não têm outro nome, da época passada, que vinham jogadores supostamente "muita bons" e foram dispensados.

Por último resta-me dizer o que penso: Quando se é de um clube, acredita-se em tudo, mesmo sendo realista. Acredito que o Beira-Mar vai ser campeão ou, pelo menos, chegar à Europa. Temos plantel para isso e os reforços, estão para vir. Acreditem que vamos surpreender tudo e todos ;)
Vamos deixar-nos de pensamentos medíocres e de mentalidades de que o nosso clube é o "beira-beira" e o "beiramarzinho", ou que é o sobe e desce/bombo da corte contra os clubes todos. Já chega!
Fizemos uma pré-época fantástica para quem veio da 2º Liga.

Sou de Aveiro, sou (SÓ) do Beira-Mar!!!

Domingo TODOS AO ESTÁDIO!

Tiago_SantaJoana disse...

Penso que vai ser uma luta difícil mas possível de ultrapassar!
basta acreditar...
As bancada vão estar despidas pois 10 Euros bilhetes para público geral não vai cativar ninguém (e no final da época vão andar a oferecer bilhetes para ajudar na permanência e as pessoas não vão, pois não se habituaram a ir ao estádio!)

1º Onze:
Rui Rêgo; Danilo, Kanu, Hugo, Tavares; Artur, Luiz, Djamal, Renan; Tatu e Wilson

Gomes disse...

Tenho muita confiança nos nossos jogadores, e treinador, não se esqueçam, domingo as 17,

Anónimo disse...

Eu não me esqueci...o empate não é mau de todo