web tracker

Arquivos

quinta-feira, 24 de março de 2011

Sonhar (ainda) não paga imposto, pois não?

Não sei se acontece o mesmo convosco, mas dou por mim, não raras vezes, a sonhar com momentos de celebração e de partilha. Aqueles momentos que nos marcam pelo simples facto de muitos, como nós, naquele exacto momento, sentirem e manifestarem o seu orgulho por algo que nos é comum.
Serviu esta pequena introdução para partilhar a admiração que tenho, desde há muitos anos, pela massa adepta de um clube croata: o Hadjuk Split.
Em 2008, eu e o Filipe Guerra (antigo colaborador do BN) tivémos a oportunidade de visitar Split e conhecer o belíssimo Estádio Poljud. No entanto, o que mais me impressionou foi a implementação do Hadjuk e da Torcida Split (a sua principal claque) em toda a região. Em Dubrovnik (cidade que fica a cerca de 250km a sul de Split) era impressionante a quantidade de carros que ostentavam galhardetes do Hadjuk ou da Torcida. Ao longo da estrada entre as duas cidades, fiquei impressionado com a a quantidade, a dimensão e a beleza dos "murais" alusivos ao clube e aos seus adeptos. Deu para constatar in loco a força popular do Hadjuk e o orgulho que toda aquela região exibe em torno do seu clube.
Ora, um clube com este cariz só poderia ter uma comemoração dos seus 100 anos de "arromba" e com um grande envolvimento dos seus adeptos. Espreitem algumas fotos e os vídeos que o blog "Ultra, um modo de vida" disponibilizou (CLICAR AQUI) e depois digam-me se também não sonham com uma comemoração dos 100 anos do SC Beira-Mar em grande...

4 comments:

PN disse...

Já tinha visto estas fotos! E fiquei A-B-I-S-M-A-D-O !!! Partilhei desde logo o meu estado de surpresa, espanto e admiração com outro pessoal, nomeadamente o Filipe e pensei que em 2022 possamos fazer algo semelhante. Era inédito! Se uns conseguem porque é que nós não conseguimos? AVEIRO ACORDA !!!

André Raio disse...

Nem nos 100, nem nos 200 nem nos 300. Resta-nos sonhar, o que acaba por não ser mau de todo, até ao dia de jogo, dia em que nos deparamos com uma população totalmente a "cagar-se" para o mais representativo clube da cidade que a viu nascer.
Podia ser tudo muito melhor.
Vídeo lindo! Arrepia qualquer um.

Anónimo disse...

Este Hadjuk Split é o topo das claques ultras no mundo. Apenas têm uma pareceria com um clube no mundo.. o benfica. Muitas vezes se tiverem atençao podem-se ver bandeiras do hadjuk split na claque do benfica. Nos jogos para as competições europeias estão sempre alguns adeptos presentes com a claque do benfica. VIVA O BEIRA na sua grandeza.

Anónimo disse...

sabado kero 5000 mil num estadio