web tracker

Arquivos

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

São Gonçalinho a ponta-de-lança!

Aí está mais uma edição da tradicional festa de São Gonçalinho (de 6 a 10 de Janeiro). São Gonçalo (de Amarante) é um santo que os Aveirenses foram erigindo um tanto ao quanto à sua medida, transformando-o, pouco a pouco, num dos seus, com quem todos se sentem à vontade para dialogar e desabafar: tornámo-lo um filho da Ria.
Apesar de nunca ter estado em Aveiro, São Gonçalinho (como carinhosamente foi apelidado pelos nossos conterrâneos mais antigos) foi escolhido como Santo Padroeiro da cidade, dada a sua vocação na resolução de problemas ósseos e matrimoniais (seria uma boa solução para a Fanny, da Casa dos “Degredos”). Com a finalidade de pagar determinadas promessas ao Santo, as pessoas, do cima da capela, lançam, durante as festividades, as tradicionais cavacas para o Povo que, lá em baixo, as apanham das mais variadas formas e com os mais peculiares utensílios.
É igualmente tradição, que no fim-de-semana de São Gonçalinho, o Beira-Mar não perca: há dois anos, na caminhada triunfal rumo à Primeira Liga, venceu, no Cartaxo, o Carregado e, na época transacta, arrancou um empate na Madeira, ante o Nacional. Pois bem, esta Segunda-Feira, a equipa de São Gonçalinho joga em Aveiro, com o Sp. Braga. Esperemos, que em semana do padroeiro, haja uma forte mobilização dos Aveirenses no apoio ao Beira-Mar, com uma boa moldura humana no estádio. Relembro que nos últimos 4 jogos a equipa conquistou 3 vitórias, tendo perdido, somente, com o FC Porto. Assim, caro Gonçalo, apelamos à tua ajuda na luta pela vitória:

Dos Santos todos de Aveiro;
Desta terra, deste céu;
S. Gonçalinho é sem dúvida;
O Santo mais Cagaréu.

4 comments:

Anónimo disse...

Muito Bom!

Anónimo disse...

Está no papo.

Anónimo disse...

Bota beira, eu acredito

Anónimo disse...

Só um reparo , o (a) Santo(a) Padroeiro(a) de Aveiro é Santa Joana Princesa ..o seu Dia é comemorado a 12 de Maio.