web tracker

Arquivos

domingo, 25 de março de 2012

Dia muito mau...

O Nacional venceu, esta tarde, o Beira-Mar por 0-3. Apesar de dois dos golos terem sido obtidos na cobrança de grandes penalidades, a justiça da vitória da equipa insular é inquestionável. O Beira-Mar foi uma nulidade em campo, à semelhança do que tem sido hábito esta época... Não é só a derrota que deixa qualquer Beiramarense que se preze triste a angustiado. Pior mesmo é a forma como a equipa se apresenta em campo.
Não é por acaso que o Beira-Mar foi eliminado de forma precoce da Taça da Liga e da Taça de Portugal, registando no campeonato o segundo pior ataque da prova (apenas 18 golos marcados) e oito (!!!) derrotas em casa. São números esclarecedores que dispensam outros comentários.
Se o dia já tinha sido negativo pela derrota e pela exibição com que a equipa presenteou os sócios e adeptos, só faltava virem os dirigentes - principais responsáveis pela péssima época que estamos a assistir - virem com um comunicado, publicado no site do clube - que me deixa envergonhado. Depois duma conferência de imprensa em que, estranhamente, não foi permitido que os jornalistas colocassem questões ao treinador Ulisses Morais, o cúmulo do ridículo veio a seguir, com a publicação dum texto (deduz-se que seja da administração da SAD, pois não está assinado) cujo teor é inenarrável.
As críticas à competência da equipa de arbitragem assentam muito mal vindas duma estrutura que tem revelado muito maior incompetência à frente dos destinos da SAD auri-negra. As suspeitas levantadas sobre os "elementos da estrutura do Nacional" após a derrota tresandam a ressabiamento. Se houve algum tipo de pressão, ela devia ter sido denunciada antes do jogo! Depois de ter sido derrotado desta forma, esperava que os responsáveis da SAD do Beira-Mar revelassem um laivo de humildade, em vez de cuspir em todas as direções, apregoando a defesa da "verdade desportiva".
É por existir "verdade desportiva" que, mais erro menos erro das equipas de arbitragem, a equipa da SAD do Beira-Mar se encontra atualmente num lugar aflitivo da classificação e os responsáveis tanto desejam que não desça ninguém. Para quem tem alguma memória - e não é precisa muita - recordo apenas a época transata, em que o Beira-Mar foi muito - mas mesmo muito! - mais prejudicado pelas equipas de arbitragem (seguramente, em mais de 10 pontos!) e, mesmo assim, com um dos planteis mais baratos da liga, cedo conseguimos atingir a manutenção.
Esta época tenho procurado escrever menos sobre a equipa de futebol, uma vez que a mesma foi incorporada numa SAD. No entanto, depois da tristeza por mais uma derrota, emergiu a revolta quando li um comunicado que, enquanto Beiramarense, me enoja e em nada dignifica a instituição Sport Clube Beira-Mar. Resta-me apenas a expetativa que a direção do clube se demarque publicamente deste texto, repondo a defesa dos valores que os Beiramarenses tanto prezam. O Beira-Mar é um clube com 90 anos de história, símbolo de referência duma região. A estrutura dirigente da SAD, além de não contribuir para a resolução dos problemas do clube, também não o dignifica nem prestigia. Antes pelo contrário! Lamento profundamente.

16 comments:

Anónimo disse...

Esta sad está entregue a pessoas que não conhecem minimamente a história de 90 anos do Beira Mar. O comunicado é da direção, a sad tem 3 administradores executivos e dois são representantes do clube. Os outros não foram ouvidos nem achados para esta vergonha.
A equipa não joga nada e estes srs passam a vida a dar tiros nos pés.
INADMISSIVEL

Anónimo disse...

Este comunicado reflete bem esta sad: não percebem nada de futebol.

Anónimo disse...

irresponsável comunicado e que vai dar que falar porque é preciso provar e se havia queixas deviam ser denunciadas! esconder o jogo miserável que a equipa fez com o árbitro é ser burro.

AS

Anónimo disse...

O Beira-Mar vai direitinho para onde merece: 2ª divisão! É um clube falido e cuja passivo agudiza há pelo menos uma década!
É um clube de adeptos aristocratas mas que não tem onde cair morto! E este blog é um destilar de ódios que conduz a um grande vazio! Escrever todos escrevem, acções é que é bonito de ver! 2ª Liga já! E depois siga para baixo, para jogar com o Estarreja, Avanca, Bustelo e equipas desse patamar!

Pedro Nuno Marques disse...

Revejo-me, na totalidade, neste post. O desespero leva a este comunicado “de garotagem”. Nada justifica o que se tornou actualmente o Beira-Mar-SAD de Coimbra. Desculpas depois de mais um péssimo jogo. Estão a cair ainda mais no ridículo. Quando pensamos que pior é impossível eis que surge tudo isto. Já chega de gozarem e tomarem os sócios como burros e parvos! Nem do jogo falam, nem um apelo à deslocação a Sta. Maria da Feira fazem. Esta SAD é a “meta da decadência mental”. Tenho dito (ponto).

Anónimo disse...

Nuno,valha-nos Deus!!!É "isto" a SAD do SCBM? Valha-nos Deus! E mais não digo...
Jorge Santos

Anónimo disse...

Nem li o tal comunicado e se calhar, ainda bem...A equipa é uma miséria total, não joga o mínimo para ter lugar na 1ª liga, essa é que é a verdade. Mesmo que tenha a sorte de o Leiria e o Feirense não conseguirem fazer melhor...Hoje foi mais um dia em que dei por mal empregado o meu tempo no estádio, que miséria!!!E não foi só por termos perdido, se calhar até foi mais pela exibição e pela falta de tudo que ali se viu...É capaz de finalmente me convencer a passar a aproveitar melhor o meu tempo nas tardes de domingo.
Para além da exibição paupérrima (tivémos sequer alguma verdadeira chance de golo?...Tirando aquela meia chance da cabeçada do Camará, não me lembro de mais nada...), o 1º golo sai de um penalti inventado pelo árbitro: se há falta, é fora da área, este senhor Jorge Sousa que no ano passado nos inventou 2 dos 3 penaltis com que nos puniu na Figueira, deve ter algum problema psiquiátrico connosco... O 2º golo é uma idiotice completa do Camará, puxar a perna do adversário num lance sem qualquer perigo no bico da área chama-se estupidez pura! O 3º golo mostra a nossa defesa parada a ver jogar os adversários a dois metros da linha de golo...
Esquecendo esses nossos tiros nos pés, o Nacional a jogar nas calmas mereceu completamente, foi obrigado a ganhar o jogo também nas calmas porque o Beira Mar não jogou um c... Como vem sendo hábito desde o início do campeonato, aliás!... Agora já nem a defesa se safa, antes ainda disfarçava muita coisa, agora é uma miséria completa. Desculpa lá, Rui Rego... Coitado do Ulisses Morais que não sabia no que se estava a meter...
Parabéns, SAD!...Parabéns, Direcção!...Já falta pouco, a 2ª liga é já ali...E o descalabro total também...

Ricardo Pires disse...

Nuno, neste momento apenas nos resta que a SAD se aguente na primeira liga e para isso o contributo dos adeptos é fundamental a começar já no jogo do próximo domingo, na Feira.

Depois, que apareça alguém que realmente sinta o Clube e não que o veja apenas como uma "máquina para fazer dinheiro", pois caso a equipa caia para segunda liga, algo me diz que futebol só a partir dos distritais, se bem percebes o que digo.

Estamos entregues a pessoas que não percebem nada de futebol e que justificam os seus erros, em comunicados sem nexo e "perigosos" na forma como este último foi feito.

Vemo-nos na Feira.
Um abraço.

Anónimo disse...

Até o jornal da terra diz que as decisões do árbitro foram acertadas.
Na dúvida dou o benefício ao árbitro.
O comunicado é mais uma vergonha da troika que manda na sad.

Anónimo disse...

Tenham calma gente. O futsal vai ser campeão, e o basket apurou-se para o playoff. As secções já receberam as merecidas congratulações por parte da direcção.

Anónimo disse...

Mais um episódio negro.
O problema não é a sad, o problema são os seus interlocutores. Não tem o minimo de conhecimento para gerir uma "coisa" destas, alguns tem apenas esperteza para se governarem.

Anónimo disse...

A verdade das imagens:

1 - Falta clara de Nildo que começa fora da área. o árbitro entendeu que a falta terminou dentro da área e marcou penalty.

2 - Lance dividido entre Hugo e Mateus. Não se vê nada de anormal.

3 - Rondon está em linha com Hugo. Não há fora-de-jogo.

Um circo montado por causa disto?

Digam que pressões foram essas do Nacional!

Anónimo disse...

no terceiro golo a assitencia é do Hugo e no limite rondon em linha; alta do primeiro golo em lance corrido como o arbitro ve deixa duvidas; serginho entrou e fez duas entradas seguidas no mesmo jogador tb nao viu cartaozinho. deixem.se de coisas e jogam a bola mas é. quem vai pegar numa sad que deu os jogadores a um iraniano?

Anónimo disse...

Estamos perante um problema e para esta sad a forma de o resolver é culpar terceiros.
Este tem sido o modelo adotado e com a complacencia da direção.

Anónimo disse...

Nuno, está tudo dito no teu post.
Subscrevo.

Abraço.

F.L.

Anónimo disse...

Também subscrevo na íntegra o post do Nuno