web tracker

Arquivos

sexta-feira, 8 de março de 2013

Sobre o Relatório...

Imagem roubada ao Mais Beira-Mar :)


A minha vontade era deixar este post em branco...

Da mesma forma que a Direcção pensa os sócios merecem saber sobre o clube. Lamento o amadorismo total que passa por um grupo de amigos (será?) que passado meio ano do prazo para apresentar o relatório de actividades e contas aos sócios se permite marcar uma Assembleia Geral com um ponto único (mas dizendo ao mesmo tempo que gostava de prestar esclarecimentos) e sem os documentos entregues aos sócios. Não só em tempo, como nem na Assembleia!

Louvo que pela primeira vez tenham disponibilizado antecipadamente - dois dias - as contas. Sobre elas, irei falar mais tarde.

Mas quando recebi o email sobre as contas, não acreditei. Pensei que no dia da AG iriam entregar um documento completo. Já nem falo do parecer do Conselho Fiscal. Já nem falo das opções "ousadas" das contas e que deveriam, como é praxe num clube sério, serem certificadas. Mas somente de meia dúzia de páginas onde os elementos da direcção (já foram 7, agora 5,25) escrevessem sobre o que tem sido a realidade do clube actual, dos traquinas ao paintball. Ou o que fizeram pelos sócios, as actividades do clube e o número de sócios actuais e pagantes.

Mas nada foi entregue. Pior do que isso, a arrogância de quem queria fazer engolir aos sócios que a página da demonstração de resultados era "um relatório de actividades". Mesmo depois da intervenção em jeito de reprimenda do Luis Leitão, a quem agradeço as palavras, justas e sérias.

Com a Mesa da Assembleia Geral a não querer decidir, tive que propor a ida a votos do adiamento. Os sócios também entenderam que não estão esclarecidos. Que precisam de mais informação. Não posso deixar de referir que toda a direcção e a mesa entendia que estava perante um documento completo, dado que votaram contra a proposta de adiamento.

Felizmente os sócios entenderam o contrário. Por isso, espero com sinceridade receber um documento completo para ser possível fazer uma análise completa.

Finalmente, e para remate final deste post, a Mesa da Assembleia Geral referiu que vai haver nova proposta de estatutos. Aviso desde já que haverá propostas "concorrentes" e que deve haver tempo para os sócios saberem o que estão a decidir. De forma igualmente justa. Mas essa será outra batalha...

3 comments:

Nuno Q. Martins disse...

João,

Sobre a questão dos estatutos pronunciei-me no meu post infra. Neste momento, parece-me óbvio que o futuro do clube depende diretamente do desempenho da equipa de futebol (SAD), pelo que, até à clarificação da situação (tanto classificativa, como institucional) sou da opinião que este não é o momento para se discutir, com pressupostos estáveis, este assunto.

Um abraço.

Hugo Fonseca disse...

Lamentável este tom de ataque...

João, falas de uma "BATALHA" sem se saber qual a proposta de estatutos que será apresentada pela Mesa da Assembleia Geral!!??!!

Adoro este tipo de ataques...tudo serve para o Bota-Abaixo!!

A proposta dos estatutos até pode ser 100% consensual...mas tem de haver uma proposta alternativa e uma BATALHA!

Enfim, suspeito que anda por ai muita gente ávida de chegar ao poder...

JMO disse...

Caro Hugo Fonseca,

Lamento que tenha entendido dessa forma o meu post. Como deve saber, tenho pugnado desde há alguns anos pela alteração dos estatutos, adapatando-os a uma nova maneira de ser, de estar e também, a esta nova realidade. O tom que usei tem a ver com as informações que possuo e algum trabalho de base que beiramarenses têm feito. Durante um ano não tivemos uma reunião informal de sócios para saber o que pensa quer a comissão que preparou a alteração, quer a direcção. Por isso, desde logo, pretendo que seja primeiro debatido e depois votado. E em componentes concretas: sócios, estrutura organizativa, modelos de responsabilização, etc irei apresentar propostas. Se falo em batalha, é no principio da "defesa" da informação aos sócios, da mesma forma que estive na última AG. Um Abraço.