web tracker

Arquivos

terça-feira, 3 de abril de 2007

Uma mão não lava a outra...

O jogo em Alvalade teve duas partes distintas. Na primeira, o Sporting entrou pressionante e ridicularizou um Beira-Mar que se apresentou muito displicente a defender. Apesar de ter conseguido alguns contra-ataques perigosos, a equipa auri-negra só não chegou ao intervalo goleada muito por culpa das excelentes intervenções do guarda-redes Eduardo e da infelicidade sportinguista na finalização.
Ao intervalo, alguém terá avisado os jogadores que o Beira-Mar corre sérios riscos de descer de divisão e que todos os jogos são para disputar como se de uma final se tratassem. É que o Setúbal venceu nesta jornada e o Aves, por exemplo, empatou em Alvalade; ou seja, os nossos adversários fazem pela vida, enquanto nós marcamos passo.
O aviso terá tido o condão de despertar a equipa e a atitude foi bem mais positiva na segunda parte. Só que o golo do alento não surgiu e as forças físicas e anímicas pareciam desaparecer. A ganhar por 2-0, o Sporting limitou-se a gerir o encontro, procurando o terceiro golo em contra-ataque. O jogo terminou com mais algumas intervenções brilhantes de Eduardo que, a cada jogo que passa, mais me convence que é um guarda-redes acima da média.
As opções de Soler
Da minha posição de "treinador de bancada", confesso que começo a perder a paciência para a as invenções de Soler. Voltou a adaptar o Ricardo a defesa direito que se viu à rasca para parar os rápidos alas leoninos, mas até nem foi por aí que a estratégia ruíu. O principal problema esteve na incapacidade da equipa pressionar o adversário à saída do seu meio-campo. Tal como já tinha acontecido no Dragão, na Luz e no Bessa, os jogadores revelam-se exageradamente expectantes e completamente displicentes na cobertura defensiva e nas marcações individuais. Uma postura negligente que revela uma péssima preparação para enfrentar adversários que são, à partida, assumidamente superiores. E como esta (falta de) atitude tem sido recorrente e com os resultados que estão à vista, não posso ser simpático nesta apreciação. O Beira-Mar que entrou em campo foi ridículo...
Sou forçado a questionar-me porque raio o Diakité ficou no banco?! Porque raio Soler continua a insistir no Tininho (que nódoa!) a médio esquerdo? Porque saíu Edgar que até estava a ser incómodo para os centrais do Sporting e o inoperante Delibasic continuou em campo quando entrou o Diarra? Porque saíu o Ratinho, um dos mais esclarecidos em campo, na altura em que o Beira-Mar estava melhor na partida? Porque será que o Matheus só entrou a 15 minutos do final? Porquê que o Vasco Matos, um dos melhores jogadores do plantel, nem sequer é convocado? Enfim, algumas dúvidas que me assolam e provocam-me um grande cepticismo em relação às opções de Soler.
A equipa realizou uma segunda parte agradável mas um clube que está na posição em que o Beira-Mar se encontra não pode abordar os jogos desta forma. Uma equipa constrói-se de trás para a frente. Ninguém ataca bem se não defender bem primeiro. Este Beira-Mar não é, efectivamente, uma equipa. Diz que é uma espécie de... Assim, não vamos lá.
Claro que, nós os crentes, continuaremos a querer acreditar... mas não me esqueço que há dois anos vivemos uma situação idêntica e acabámos na 2ª liga. Fica o aviso, acordem enquanto é tempo.

15 comments:

Anónimo disse...

Quase diria completamente de acordo com a apreciação feita a este jogo. Só queria dizer que o Edgar a jogar assim (não ganha uma bola em altura é muito lento a desenvolver jogo) mas admito que possa vir a ser um bom jogador para já não parece, apesar de alguns bons remates mas não chega. Toda a defesa sem excepção apática desordenada sem forças e pior ainda, parecem que estão só agora a aprender a jogar à bola.
Teria vergonha se tivesse ido a Alvalade vestido de amarelo e preto.
Por favor parem de desculpar e passar paninhos quentes. Estes jogadores andariam a lutar para não descer na zona norte da 2ªB.
Já mudamos de treinador e de jogadores, só faltam os preparadores físicos irem embora. Será que o mal está aqui?
Meio milhão de benfiquistas não gostam mais do benfica que eu do BEIRA. Mereço a Victória 2ª feira, para festejar os meus 30 anos de Sócio e mais não digo.

Anónimo disse...

Bom , a situação está de facto muitissimo complicada. E nem o facto dos calendários de Aves, Setubal e Académica serem muito dificeis relativiza a sensação que fica após o jogo de alvalade: o beira-mar está a caminho da 2ªliga.. Visto pela Tv o jogo resumiu-se a sporting e 3/4 lances de bola parada do beira-mar... Devic a ganhar posiçao para cabecear nesses lances..De resto, o eduardo evitou a goleada mas esteve mal no 2ºgolo, Diakité fez muita falta no inicio, o ezequias e o tininho foram massacrados naquele flanco esquerdo da 1ªparte...
O beira-mar para ficar na liga tem de fazer 9pts em casa com Académica,Boavista e paços e não pode perder em Setúbal.
abraço
João Roldão

Anónimo disse...

Última Hora, de acordo com a agência LUsa: Francisco Soler volta para relações públicas da Cãmara de Maiorca.
Concordo perfeitamente, o homem apesar de parecer boa pessoa, como treinador tem ainda muito a aprender - uma vergonha o BM no jogo de Alvalade.
PC

Anónimo disse...

Este BM não tem alma, não tem categoria, não tem capacidade, não tem tem treinador e mais grave não tem dirigentes.
Sebastião D. Pires

Anónimo disse...

bem não vamos exagerar..é claro que agora deixo cada vez menos de acreditar..aliás deixei mesmo..mesmo assim o jogo de ontem não foi uma vergonha como aqui se escreveu, por certo não viram o mesmo jogo..é verdade que a defesa esteve muito mal..salvou-nos EDUARDO com uma excelente exibição que nos tem oferecido..tivemos sorte de não sofrer mais uma goleada mas não foi por não jogar..também tivemos algum azar com tantas oportunidades perdidas para marcar também!..o treinador lá deve ter os seus motivos para deixar de fora vasco matos, já não é o primeiro a faze-lo já carvalhal também o não convocava..mas realamente é pena porque ele quando está inspirado leva a equipa para a frente..gostei de ver matheus ontem a jogar..jogou bem pena entrar tarde de mais..o problema do beira não são estes jogos..aliás gostava a quem pudesse ver se esta está a ser sem dúvida a pior época do beira..

Anónimo disse...

Boas Tardes.
Sou sócio do Beira-Mar e de tudo o que tenho visto este ano por muito que nos custe admitir a a mim custa, o Beira-Mar não merece estar na 1º Liga.
Nem equipa existe, existem alguns jogadores a tentar lutarem contra uma realidade, a descida.
Tenho muitas saudades de ir ver jogos ao Velhinho Mário Duarte, não pelo estádio porque o actual oferece mais condições, mas sim pela mistica e garra posta em campo pelos jogadores que desde que mudámos de casa nunca mais foi a mesma.

Anónimo disse...

O Beira anda a brincar com os adeptos..aqueles que pagam para toda a época como eu!
Se for preciso, o proximo jogo como é o Benfica ate vao cumer a relva..mas é so por ser o Benfica,porque depois nao jogarao mais assim..foi como o SCP da 1ª volta em casa..

CORRAM MALANDROS!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 11 e 41...qualquer que seja a posição do Beira-Mar, jamais terei vergonha de vestir as cores amarelo preto e fui a Alvalade. O Beira-mar é, e será sempre o Beira-mar quer esteja em primeiro ou em último. Não morrerá que nós não permitiremos! É verdade que a insatisfação é monumental mas o Beira até falhou golos que pareciam certos. E podiam ter marcado e especialmente na 2ª parte podia ter sido tão diferente! Mateus entrou muito bem...É verdade que isto vai mal ou não estaríamos na posição em que estamos...Segundo o record Diakité passou mal de noite...enfim só temos que aceitar desportivamente o que é demasiado evidente sem grandes teorias

Anónimo disse...

Muito mal vai esta época. Para mim a pior de sempre.
Ainda bem que existem pessoas que acreditam, elas são a garantia que o clube não teme o futuro independentemente em que campeonato jogar.
Acho que o mal esteve na gestão desportiva (a outra não conheço), um desastre.
Amaral

Anónimo disse...

Resultado normal, assim como é normal o Beira não conseguir ganhar os jogos em casa...

vitor Peixoto

Anónimo disse...

"Não morrerá que nós não permitiremos!"

Muito bonitas estas palavras, mas muito superficial. O Beira-Mar está sem capacidade de cumprir os seus compromissos, o capital próprio cada vez é mais negativo em consequência da diminuição do Activo e aumento do passivo. Vejamos o que aconteceu ao Farense e Alverca. De boa vontade somos todos feitos, mas é preciso quem oriente, quem comande...com COMPETÊNCIA. Duvido que se o Beira-Mar for deixado na situação que actualmente se encontra o "Sr" seja capaz de tomar a frente de navegação, mas falar por esta via sempre foi muito fácil.

Anónimo disse...

Eu vejo que o BM não tem espirito de equipe, pois existe uma disputa velada entre os jogadores...pois nunca se sabe quem é que vai jogar.
Acredito que o treinador está colocando os jogadores da " empresa" para assim poderem ser vistos e aparecer futuros interessados em negociá-los.
Vejo que nem todos os jogadores recentemente contratados tem experiencia suficiente para jogar com grandes equipas. Ratinho para mim é um dos mais experientes e articuladores, não está sendo bem aproveitado. Muitos estão jogando fora de suas posições habituais.
Quanto ao guarda redes Eduardo é bom...nem pior e nem melhor que Alê que atuou em vários jogos dificeis( relembrando Sporting x BM que foi 3 x 3 e contra o Benfica), aliás muito elogiado tb pelo Fernando Santos do Benfica.
O Eduardo está tendo uma excelente oportunidade de crescimento, oportunidade esta que o Braga não lhe deu e como agora está bem treinado, o Braga naturalmente vai te-lo de volta na proxima temporada bem afiado e adeus BM.
Acho que o BM deveria valorizar mais alguns jogadores que tem alma e jogam com o coração ao BM e não somente por um bom salário ou para aparecer na midia.
De que adiantou tanta revolução???Se era para perdermos que pelo menos fosse com atletas que realmente choram de coração com a derrota do BM.

Pode ser que esteja faltando um melhor treinamento, mas o que mais falta neste time é também um " treinamento" (apoio psicologico )e criar um verdadeiro espirito de luta e equipa.

PSousa disse...

Bem amigo Nuno, passa mais algo do que pelo treinador, apesar de sinceramente eu poder dizer, que com esta equipa que ele tem, podia sinceramente fazer algo mais do que está a fazer, porque apesar de deficiencias notórias, o Beira-Mar tem bons jogadores, só precisa que alguém os meta nos sítios certos e nao inventar posicoes para alguns jogadores, pois defendo que quanto menos o treinador poder mexer nas caracteristicas rotinadas da posicao de um qualquer jogador, mais depressa tem um jogo organizado e por consequencia o pode ganhar, mas cada um pensa com a sua cabeca, tal qual penso com a minha.
Mais, como dizia que questoes tactico/tecnicas, esta equipa esta com muita pressão pelo lugar que ocupa na tabela, mas o que não entendo foi a vinda de um treinador fisico, quando já existia um no plantel...algo está mal na equipa técnica..sinceramente esta nao percebi.

Mas vamos ter fe que estas proximas jornadas nos tragam algumas respostas positivas por parte da equipa.

Abraco

Nuno Q. Martins disse...

Caro Pedro

Concordo inteiramente contigo.

Acabaste o teu comentário com um "vamos ter fé". O que mais ouço é o vulgar "vamos ter esperança". Sinto que estamos todos à espera de milagres...
Isto é tudo tão irracional. Pode ser de mim que não vou muito em crenças, mas este ambiente metafísico em torno da carreira da equipa não me deixa confiante.

Um abraço.

PSousa disse...

Amigo Nuno como não podia deixar de ser fica o desejo que tenhas uma Feliz e Santa Páscoa juntos dos teus entes queridos e se possivel com umas amendoas, este fim-de-semana mais amarelas e negras...lol

Abraço amigo