web tracker

Arquivos

sábado, 8 de dezembro de 2007

Tertúlia Beiramarense

Correu muito bem a Tertúlia Beiramarense promovida pelo Movimento 1922 ontem, no Teatro Aveirense. Exceptuando o problema inicial com o sistema de som que obrigou o Jorge Santos (moderador do evento que teve uma excelente performance) a impor a sua voz, a Tertúlia cumpriu integralmente os seus propósitos e penso que quem esteve presente (cerca de 60 pessoas) deu por muito bem empregue o seu tempo.

Sob o tema "A identidade e a mística do SC Beira-Mar", a conversa decorreu sempre em tom muito agradável e coloquial com excelentes intervenções de, entre outros, Evaristo (ex-capitão de equipa na década de 60), Sidónio (atleta do clube na mesma década), Barbosa (ex-atleta do boxe), Armando Seco (dirigente do boxe), André Costa (dirigente do futsal), Orlando Simões (ex-treinador do basquetebol), Hugo Reis (atleta e dirigente do basquetebol), Domingos Cerqueira (ex-atleta de várias modalidades), Eng. Mano Nunes (ex-presidente), Dr. óscar Neves (ex-médico), José Luís (ex-fiseoterapeuta), Dinis (ex-atleta da década de 90), Carlos André (ex-atleta da década de 90 e vencedor da Taça em 1999) e Marques (ex-atleta da década de 70). Apesar de não terem estado presentes, Abdel Gahny, Vitor Urbano e António Sousa foram desafiados a tecerem algumas considerações sobre o tema que foram comunicadas e analisadas em plena Tertúlia.

Penso que foi uma noite enriquecedora, principalmente, para nós mais novos que tivémos a oportunidade de contactar com pessoas com história no Clube. Para mim, foi extremamente gratificante ter colaborado na organização deste evento que, segundo a manifestação de vontade dos presentes, será para repetir!

Brevemente serão colocadas algumas fotos da Tertúlia no Blogue do M1922. Entretanto, podem ver em cima um pequeno filme que foi concebido pelo Bruno Martins para o M1922 e que foi exibido ontem na Tertúlia.

19 comments:

DC disse...

Que arrepio... É o mesmo clube? É que vi demasiados bons adeptos no vídeo.

Será que se ganharmos alguma taça vem o presidente da câmara levanta-la?

Que pena não ter conseguido ir à Tertúlia. Haverá mais?

parabéns ao autor do vídeo!

Ga b riel Ba lta zar disse...

Foi sem dúvida uma de informação eu diria. Para mim que só sou sócio do Beira-Mar há 4 anos, deu para conhecer um pouco mais da história do SC Beira-mar.
Desde o senhor Ivaristo (ex- central da equipa sénior de futebol), até à situação do praticante de box do Beira-Mar que atingiu os mínimos para ir aos Jogos Olímpicos de Seul'88, passando pelas outras modalidades, caso do basket que teve bastante êxito no passado a nível nacional. Ontem quando cheguei a casa vindo da Tertúlia, estive a ver a final de 1999 e é impressionante ver o próprio Gilberto Madaíl felicíssimo com a vitória de Aveiro sobre o Alentejo. Ver a cidade então repleta de Beiramarenses e todo aquele aparato na comunicação social pela conquista do Beira-Mar é deveras emocionante e arrepiante.

O vídeo é excelente. :)

Anónimo disse...

A DIRECÇÃO NÃO FOI PORQUE ELES NÃO SERIAM O CENTRO DAS ATENÇÕES!
SÓ SABEM FALAR QUANDO É PARA VOTAR.. VOTEM.. QUE AI SIM LEMBRAM-SE DO CLUBE E DE MAIS TRETAS!
DEPOIS QUEIXAM-SE QUE OS SÓCIOS NÃO FAZEM NADA E QUE ELES É QUE FAZEM TUDO.

PARABÉNS A TODOS OS BEIRAMARENSES QUE AINDA SOBRAM.. OS QUE RESISTEM.. E EM ESPECIAL AOS MEMBROS DO MOVIMENTO 1922

PSousa disse...

Nuno, de facto dá para perceber que foi uma tertulia agradavel e com muitos motivos de interesse e se não te importares podia escrever este post em Bancada Directa?! Com devidos créditos se deres autorização, pois gostei muito...

Abraço Amigo

Anónimo disse...

Estupendo o vídeo. Eu chorei ao vê-lo. Um aplauso para o Bruno.

Nuno Q. Martins disse...

Pedro,

Estás à vontade. :)

Um abraço.

Test disse...

Que belo vídeo, realmente, a recordar grandes momentos da vida do clube. Mas, estranhamente (ou nem por isso ?) sinto alguma amargura ao ver os festejos quando ganhámos a taça, e quando vejo a gente que enche o velho Mário Duarte. Vêm-me à cabeça duas perguntas às quais não terei resposta. Quantos é que, na altura, só se lembraram que eram do Beira-Mar quando este chegou à final ? Quantos eram os que iam regularmente ao velho Mário Duarte, e quantos já não vão por causa da dissociação geográfica estádio/cidade de Aveiro ? Num velhinho estádio que contava histórias, que se inseria no tecido urbano da cidade, a que se podia ir a pé, ou quase, e que se apresentava num tamanho mais humano, mais humilde, não era melhor ? Perguntas, se calhar, fora de moda. Mas assumo-as, é modo de expressar uma certa angústia quanto ao porvir deste clube.
E ainda fico por perceber como é que o Beira se afundou na última temporada, depois de ter começado tão bem e ter dado nas vistas, num certo Leiria/Beira 2-2 com ajuda do árbitro. Enfim...

Abraço
Miguel

Anónimo disse...

Excelente.

Vitor Peixoto

Anónimo disse...

Em 2 anos destruiram esta mistica.

Anónimo disse...

Eu e os meus dois irmãos (fomos todos atletas da formação) chegámos ligeiramente atrasados à Tertúlia. No entanto sentia-se no ar o sentimento e uma paz que só há nos serões de familias que embora humildes se sentem orgulhosas até dos pequenos feitos, pois sentem que este ou aquele êxito é também um pouco de cada um de nós. Na sexta sim, a familia beiramarense esteve reunida! Como disse o Dinis: É Obrigatório repetir novas iniciativas destas". Sentiu-se a mística e a alegria auri-negra, mais passada do que presente, é certo, mas cabe-nos a nós sócios reanimá-la, recuperá-la e para ela contribuir com a nossa presença nestes eventos e tornar a nossa voz e o nosso sentimento público. O Beira Mar, ainda é mto grande.

Anónimo disse...

a mistica começou a perder-se apartir que o A.Sousa foi embora..confesso que esse treinador não me enchia os olhos por achar que era pouco ambicioso, mas agora vejo que a ambição não leva a lado algum e que ser humilde como ele é e sempre o foi, e como o clube deveria ser, é bem mais importante que estar em 5º apartir de cima ou de baixo da tabela, o que importa é viver com amor e mistica ao que temos porque o que TINHAMOS era muito bom, e inesquecível!..o beira era do povo e agora parece que é de uma elite muito podre..a começar pelo treinador!..passando pela direcção e por jogadores (?) que se passeiam dentro e fora de campo!toda esta "fantochada" afastou-me a mim que há vários anos que ia a todos os jogos em casa e alguns (os que dava para ir!) fora..já nem tenho vontade de ir ver a desgraça em que o MEU clube está mergulhado..não me revejo neste clube já com tristeza minha!..ontem a ver a "desgraça" confesso ter torcido pelo T.Moncorvo..critiquem-me e digam que não sou um verdadeiro beiramarense por isso, mas um verdadeiro adepto quer o melhor para o clube, e como isto está só mesmo o pior poderá ACORDAR AS HOSTES para ver se fazem algo para inverter tudo isto!

Anónimo disse...

para bens pelo video! excelente! deve ter dado um trrbalhinho geitoso... mas valeu a pena!

Anónimo disse...

quando se quer mesmo mobilizar as pessoas ainda se consegue..veja-se o exemplo do jogo Beira-Mar vs Académica em que se conseguiu uma boa "casa"..pena foi o resultado!..mas haavia festa e muitos beira-marenses, ainda que só de nome..

os resultados e a vontade da direcção são imprescindíveis a indissociáveis!os aveirenses agradecem que não sejam apenas criadas situações semelhantes quando estamos para descer ou para subir ou ainda para ganhar taças..esse espirito tem de ser cultivado durante todos os jogos, quer na 2ª ou 1ª liga!..tem que se mudar de atitude e mentalidades, o clube precisa de mudar de rumo!.

Anónimo disse...

Mais uma demonstração da vitalidade do clube, os seus sócios e adeptos. Pena é que estes gestores borrem constantemente a pintura, são muito fracos.
Faltam 4 meses para as eleições, acho que é tempo de começar a reflectir e saber o queremos para o nosso clube.
Julio Pires

Anónimo disse...

Isto é o BeiraMar.

Anónimo disse...

Aii....faltou uma foto da equipa represntar o basket feminino... lol
Beijinhos...ta espectacular!
Ana Modesto
"Bolinhas"

Anónimo disse...

E não me posso esquecer do salgueiros - Beira-mar, eu e ana manuel fomos ver, com pai dela...foi sofrer ate ao fim...a espera de outros resultados e no fim muita tristeza... Já a taça foi mesmo uma loucura...

Ga b riel Ba lta zar disse...

Este blogue representa já por si um encontro entre os verdadeiros beiramarenses, e a própria mística do clube. A mística do clube e os verdadeiros sócios viram-se no último Beiramar vs benfica (o beiram estava à perto da despromoção e ja se falava em falência, entre os mais exagerados), enquanto outros nao perceberam que o benfica é candidato ao título todos os anos e vestiram-se de vermelho.

No golo do Delibasic viu-se aí sim a união dos gandes beiramarenses; foram 50 aveirenses q defendem os simbolos da cidade perante 29 500 camaliões com uma mentalidade pobre, com o cartão do SCBM no bolso e insultando o guarda redes Eduardo, indiferentes à situação calamitosa do Beira-Mar que é só (!) o 12º clube que mais pontos conquistou em toda a história da 1ª divisão portuguesa, com 24 presenças.

O Beira-Mar vs Académica foi um regresso aos anos 90 onde os sócios se uniram naquele momento e não mais voltaram ao estádio após a derrota caseira...

Anónimo disse...

TANTOS EX -BEIRAS DO PASSADO MAS NÃO OS VEJO QUANDO NÃO SAO CONVIDADOS, NO DIA A DIA DO CLUBE QUANDO ESTA EM BAIXO