web tracker

Arquivos

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Nostalgia...

As cadeiras do «velhinho» Mário Duarte já não brilham como antes, mas os olhos dos Beiramarenses brilham quando recordam alguns momentos vividos naquele estádio. Pelo menos, acontece comigo...
Não sei se as colunas do Mário Duarte ainda funcionam, mas adorava voltar a sentir a emoçao de ver a equipa auri-negra, equipada a rigor, saindo daquele túnel ao som do hino do clube! Eia avante, Beira-Mar!... Uma imagem que me ficou desde o tempo em que o central Oliveira, capitão de equipa, vinha à frente e pontapeava uma bola para o ar, anunciando a entrada da equipa, a correr, em campo... Na bancada, os sócios levantavam-se, aplaudiam, agitavam-se as bandeiras (no tempo em que eram permitidas) e acendiam-se alguns cigarros e um ou outro cachimbo que davam àquela velhinha "bancada dos sócios" um cheiro muito característico. Em baixo, ficavam os miúdos junto à rede. Eu queria sempre ficar sentado na bancada ao lado do meu pai. Perto de mim, havia sempre alguém a morder uns tremoços ou umas pevides compradas às senhoras que estavam à entrada da bancada. Sempre que havia um lance junto à linha, os sócios presenteavam os atletas auri-negros com frases de incentivo. Impossível apagar da memória o tom em jeito de pregão do "Vamos ao golo, Beiraaaaa!". E ai do treinador adversário que se levantasse do seu banco para reclamar de alguma coisa! Recebia logo uns mimos da bancada que, aos meus nove anos de idade, me proporcionavam um contacto precoce com o vernáculo. Por trás do banco do Beira-Mar, o Vítor Urbano tinha sempre muitos "adjuntos" na bancada que, ao longo dos jogos, lhe davam a táctica e indicavam as substituições. Quando havia um canto ou um livre mais perigoso, as mãos dos adeptos saíam dos bolsos para marcar o ritmo das palmas de incentivo ao jogador que ia cobrar...
Quando era preciso incentivar a equipa, daquela bancada junto aos armazéns soltavam-se espontâneos "Beira-Mar! Beira-Mar!". Depois dos golos, na bancada oposta, lá ia o senhor do marcador subir as escadas, por cima da velhinha cabine de imprensa, mudar os números do resultado.
Com ou sem hino, se a Liga permitir, o regresso ao Mário Duarte - o original - será um momento nostálgico.

30 comments:

Anónimo disse...

Amigo Nuno,

obrigado por este post recheado de uma emoção honesta, que tb eu sinto tudo isso que descreves e que, na verdade, não muitas coisas mais me fariam tão feliz como voltar ao velho Mário Duarte para ver o Beira. Como sou mais velho, lembro-me ainda do capitão Soares, depois do Manecas, um lateral-direito astuto, do Sabu, do Cambraia, do Camegim, do Niromar...Tantos e tão bons momentos naquele estádio rodeado do arvoredo do parque, para onde sabia bem ir. Um estádio que servia bem os aveirenses, os beiramarenses e os desportistas. Não que seja contra o progresso e a modernização, mas o actual estádio não me cativa, é frio, é grande demais para o público e isso torna-o desumanizado e desolador, fica descentrado, o público está longe do relvado. Gostaria muito que o Beira pudesse regressar ao mítico Mário Duarte. Tenho a convicção de que se fizesse uma votação entre os associados a escolha recaía no estádio antigo em relação ao novo.
Como ilustras, e bem, no post, a relação do espectador com o espectáculo era mais intensa, tão mais intensa. Valia a pena ir ao futebol em Aveiro, havia outra alma, outra vivência do jogo, que se estendia pela semana com a malta, os mais idosos em especial, a acompanhar os treinos e a puxar pelos jogadores da equipa. gente que sabia amar o beira e transmitir essa afeição aos mais novos. e, pois, o hino do beira que nos deixava em pele de galinha. mas não é só nostalgia, é por acreditar que o futuro do beira-mar passa pela identificação com a cidade e pela comodidade que acho que o mário duarte seria uma boa solução para o clube e, talvez, para a cidade.
Cumprimentos
VAC

Anónimo disse...

Tudo bem; mas esta nostalgia a vir dum "puto" de 25 anos é que me preocupa.
Olha se Portugal ainda estivesse no tempo do "botas" e outros, como seria?
"Mudam-se os tempos, mudam-se as cvontades, muda-ae o ser muda-se a confiança" - já dizia o Luiz.
Por favor não vivamos do passado que foi bom, mas já la vai... è preciso fazer mais e melhor.
Viva a juventude exigente e progressista.
Antonio Borgas

DC disse...

Obras que serão feitas no Mário Duarte para o jogo com o Freamunde poderiam servir até final de época...

voltar para ganhar, e mais gente para apoiar...

Anónimo disse...

Porque não voltarmos a subir de divisão naquele estádio?...
Mesmo, Nuno, que os "elementares princípios de gestão desportiva e competência sejam uma treta", lá que era bonito era!...
É que a esperança é a última a morrer e a fénix (a que nos tiraram do emblema)pode renascer das cinzas!...

Anónimo disse...

Nuno, ao ler este teu post, lembrei de imensas coisas boas que vivi nesse estádio...sim este verdadeiro Mário Duarte, onde ficou a mistica, que neste momento só existe no pavilhao do alboi...
se for verdade, se o próximo jogo for neste estádio, vou voltar para a bancada onde festejei muitos golos, muitas vitórias do nosso Beira

João Miguel

Francisco Dias disse...

Excelente post...

freamunde allez disse...

www.freamundeallez.blogspot.com

Até Domingo!

PN disse...

Domingo lá estaremos se tudo correr bem.
Reviver as velhas tardes de domingo.
Quiçá senao será uma espécie de ponto de viragem.
TODOS AO ESTÁDIO!!!!
Tragam um amigo, para que todas as vozes serem apenas e uma só!
Aposto, no minimo, em 5/6 mil pessoas.

Anónimo disse...

A confirmar-se, é a notícia do ano de 2007/08! Não há motivo nenhum para que um beiramarense que se preze perca este possível regresso ao velhinho Mário Duarte.

E deviam todos ler este post do Nuno. Para o sentimento falar mais alto ainda.

Beeeiraaa!!

Anónimo disse...

Eu não acredito que a liga aprove o velhinho Mario Duarte, precisa de muita coisa para ter condições minimas para se realizar um jogo, mas esperamos que sim e que não seja mais uma diversão desta direcção para deitar areia aos olhos dos Sócios mais uma vez, no fundo já não admiraria muita gente esta atitude, pois é o que tem feito ao longo destes dois anos e meio.

Seria muito lindo voltar áquele mitico estádio para todos Beiramarenses.
Confesso que já tenho saúdades, nunca mais lá fui desde que o Beira passou para "monstro".

Anónimo disse...

Excelente post, Nuno! Estavas a viver as frases que escrevias, estavas a sentir, tenho a certeza que o Hino, aquele hino que nos une a todos, esteve contigo enquanto redigias este post. Em relação ao comentário do António Botas, não concordo, nada ,mesmo nada. Ao contrário, o que me dá esperança de voltar a sentir um verdadeiro Beira-Mar é saber que um "puto" ( estou a citar) de 25 anos sinta amor ao clube. E que venham muitos "putos" de 25 anos deixar um testemunho de paixão ao clube como o Nuno deixou!
Pois, O Luiz dizia " Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...muda-se o ser, muda-se a confiança..." Porém, com os tempos mudados, o ser mantém a paixão, as vontades não são satisfeitas e a confiança...sim, e a confiança...em quê....em quem?
Um clube não se constrói com lirismos de poeta. O regresso ao "Mário Duarte" é a única via para repensar o clube, de modo a torná-lo maior, mais forte, com alicerces materiais e humanos. E quando o "velhinho" estádio for pequeno para as nossas ambições, aí sim, despedimo-nos dele com carinho e dignidade. Crescer sem alicerces, é queda pela certa. Quando tivermos 15 mil ou 20 mil sócios que passem de geração em geração o amor pelo clube, então estamos prontos para um estádio maior. Mas que seja o estádio do clube. Nas vontades, na côr, na comodidade, na mística...e no coração!

Anónimo disse...

É por isto que o SCBM não avança a pensar no passado e a dizer mal do campo novo. Quando no passado criticavam o campo velho e queriam um campo novo moderno. Como tudo tem um principio um meio e um fim e o campo, é velho, está a chegar ao fim e mais dia menos dia vai abaixo. Pensem!, se não existisse o campo novo algum dia o Euro tinha passado por Aveiro, a selecção A algum dia tinha jodado em Aveiro, algum dia o Beira tinha tinho 30 pessoas a ver um jogo. O futuro do SCBM passa pelo campo novo.

Viva o SCBM

ABAIXO CAMPO VELHO JÁ

Mario Duarte

Anónimo disse...

Vejam o que diz quanto ao estádio o Carlos Botanabateira
A. Borgas

Anónimo disse...

Aí está o última oportunidade de voltar ao velhinho Mário Duarte. Pena é que seja na Liga Vitalis e não naquela a que o clube deve presentear os sócios. Vamos todos, levem os amigos, as espôsas os filhos e porque não abrir as janelas para ouvirem os gritos e o vibrar daquela maravilhosa moldura humana que por certo irá sair daquele estádio com as gargantas a doer, (quanto mais não seja para chamar malandros a alguns jogadores) porque aí vão-nos ouvir e respeitar.
Quanto à continuidade no velhinho, esqueçam. É mais fácil voltar a entregar os terrenos aos donos, demolir o estádio novo e (o velho M.D.) e construir um novo naquela espécie de projecto Polís na antiga Lota. Dizem que vai passar por lá o comboio. Tanto melhor. Já era altura dos Gafanhões (sem ofensa) virem ver o beira de comboio. Seria o meu sonho. E se um dia me sair o 15 milhões de euros, compro o Beira Mar só para mim. Os sócios vão de borla à bola e quem paga são os jogadores para poderem jogar. Tolo mas nem tanto.
E Esta Heim!
UM APAIXONADO DO VELHINHO M.D.

Anónimo disse...

Bom post Nuno.

Tambem eu vi e vivi muitos jogos, provavelmente ao teu lado... quando cheguei 'a minha maioridade, acabei por me mudar para outras bancadas por duas razoes: Ja' nao podia com os comenta'rios e os gritos das "velhas" e comecei a perceber que a ver um jogo do Beira-Mar, prefiro sofrer sozinho; e' que a forma como sofremos o jogo ate' me chega a envergonhar :)))

Nos dias de hoje tenho que admitir que tenho uma saudade enorme das "velhas".

Este texto que escreveste e' apenas uma amostra do sentimento que estaria com muitos Beiramarenses se de facto se regressasse ao velho esta'dio.

'As pessoas que tem a responsabilidade de decidir regressar ou nao, pede-se que deixem os sentimentos de lado e que facam o melhor para o clube de uma forma racional. Na mente dessas pessoas e' o'bvio que (ate' por se ter concretizado o previamente "postado" ultimo esforco para reforcar a equipa), o melhor para o clube e' subir de divisao ja' este ano. Para isto se concretizar, a equipa, para alem de ter de ser reforcada (como esperamos tenha sido), tem, entre outras coisas, de treinar e jogar sempre no mesmo recinto e ter um apoio caloroso do publico.

Agora, para decidir, e' so' avaliar, pondo o coracao 'a parte, qual dos esta'dios da' mais garantias de se conseguir o melhor para o clube: O novo EMA, o Antigo Mario Duarte, o de Agueda ou o de Avanca.

E para bom entendedor...

Para o ano seriam decisoes de outro rosario (leia-se direccao).

Anónimo disse...

Recordar é viver...
É óbvio que todos temos saudades desses tempos,mas o que me preocupa mais agora é de cativar os sócios e adeptos do Beira-Mar. Não espero mais de 1000 a 2000 pessoas e que os convites não prevaleçam. Pois não é assim que vamos lá. Por mim continuávamos no velhinho estádio até ao final da época até termos melhores condições de treino. Isto de andar com a casa às costas tens os seus custos...

Saudações Beiramarenses,

José Bóia

Anónimo disse...

este domingo vou à bola, não só por ser uma oportunidade única de realmente poder-me sentar onde tantos jogos vi, sofri e fui feliz..de qualquer sitio do estádio tenho boas recordações, espero feito que é voltar ao estádio antigo nos traga melhor sorte de futuro a ver se subimos, mas lembrem-se que não é o estádio e não são os sócios por mais perto que estaremos do campo para puxar ou para apupar o adversário :) que nos vai adiantar..é preciso que a equipa mude de atitude e que este treinador não invente..se inventar lá estarei para lhe presentear com uns saudosos tremossos!!!!

vamos mudar o rumo..vamos à vitória (hoje não acredito na frente ao settubal mas quem sabe o beira às vezes é capaz do melhor e do pior!) o importante é domingo e estaremos lá!!

PM

Anónimo disse...

Sr. Borgas:
É com "putos" destes, putos honestos, putos sem vícios, putos responsáveis, putos que sentem nas suas raízes o direito de querer um simples clube de futebol da terra que amam, e que, entre outras mais importantes coisas, seja também o melhor. Dizia eu, são estes putos que merecem o respeito daqueles que pela idade poderiam ser seus pais ! Continua Nuno que estás no caminho certo ! Faz com que as raízes voltem a esta terra, que sempre foi honesta, trabalhadora e orgulhosa dos seus pertences. Que o Beira-Mar volte aos sócios e que o Mário Duarte ( estádio )volte ás glórias de outros, não muito longínquo tempo.
a) Manuel Maia

Anónimo disse...

Já à algum tempo que não passava por aqui, mas ao ler alguns dos comentários anteriores não posso deixar de colocar o meu comentário correndo o risco de parecer estar a correr contra a corrente.

Caros beiramarenses, não podemos viver de saudosismos e, para mais, se todos quisermos ser intelectualmente honestos, penso que as boas e más recordações do antigo Mário Duarte se equivalem em número. Se assim não fosse, teríamos concerteza uma história mais rica em resultados desportivos e olhem que eu assisti lá a muitos, muitos, ..., jogos na antiga Zona Centro da 2ª Divisão Nacional. Sem ofensa para os atingidos, chegava a ser degradante jogar contra Águeda, Marialvas, Peniche, O. Bairro, Marrazes, Nazarenos, Estrela de Portalegre, Portalegrense, etc, etc, etc.

Vim de lá muitas vezes contente, outras tantas triste como acontece no actual EMA, com a excepção desta época desastrosa. Donde, esta época não pode servir de mote à tomada de atitudes drásticas que, se agora até nos parecem boas, a médio e a longo prazo serão concerteza péssimas.

Já agora, a pior recordação que tenho até é do antigo Mário Duarte. Para os menos jovens, quem é que ainda se lembra dos desacatos num jogo com o V. de Setúbal com invasão de campo e agressões graves? Para os mais jovens quem é que se lembra do última visita do V. Guimarães ao nosso velho estádio onde eu, a minha família, e muitos outros beiramarenses estivemos quase uma hora para sair do estádio e tivemos de abandonar o estádio às escuras...

Bem, dito isto, se pontualmente a hipótese de voltar ao velhinho estádio pode ser uma solução de recurso, penso que não deve de passar disso mesmo. O novo estádio apresenta condições de comodidade que eu e a minha família não encontrávamos no antigo. O problema não é o novo estádio em si mesmo, o problema é a falta de visão da actual direcção, e em certa medida, também da direcção anterior. Tiveram um diamante nas mãos e não o souberam potenciar. Mesmo partido do princípio que já tinham uma maior massa de apoio anterior, vejam como cresceram em número de adeptos o Braga, a Académica e, principalmente, o V. Guimarães.

Anónimo disse...

Eu, com os meus actuais 17 aninhos, só quero voltar ao Meu, ao Nosso Mário Duarte.
O primeiro estádio onde eu entrei, o primeiro jogo que eu vi do Beira-Mar.
Foi naquele sitio, que tantas boas recordações nos traz, que eu gritei pela primeira vez 'Beira', que eu senti o coração apertadinho. Foi ali que todo O amor cresceu.
E voltar vai ser, sem dúvida, um momento único.

ainda hoje me lembro, das pevides, dos tremoços, dos gelados.
Dos velhotes, que com toda a sua experiencia e entre palavrões bem grandes, mostravam os seus conhecimentos futebolisticos.
tudo o que ali se viveu é imposivel esquecer.

(e eu gostava de dizer alguma coisa que fizesse o minimo de sentido. mas é dificil. muito dificil.
portanto ficam só as palavras: 'Domingo eu estou lá', como estou sempre, aliás. Mas domingo, vai ser diferente.
pena os actuais jogadores não irem ter a menor ideia, do quanto aquele local nos é.)

Anónimo disse...

Confirmado no velhinho. Sócios pagam 3 euros.

Anónimo disse...

Lá estarei no Velhinho, no domingo: aquele é o estádio!!!!e lá estará a minha família e amigos. é ali k se faz a festa. é mais acolhedor, tem calor humano. allez beira

Anónimo disse...

O regresso ao "velho" estádio, o original Mário Duarte, sempre se concretiza.
Sempre falei que "se não pagarem mais vale regressar".
E muita culpa têm as poucas pessoas que falam que "o novo é melhor". Direi que essas até são Burras, Hipócritas e Incompetentes. Bastará reler documentos como os jornais e as revistas municipais, até aqui publicados, indo ao encontro dos factores de influência no estudo de construção: "uma universidade com 9mil estudantes" e uma média de 5 ou 6 mil espectadores = Construção de um estádio para o Euro2004. Nunca visaram o nome da instituição SCBM! Com a devida persuasão convencem a autarquia local a construir aquele "mono".
Pergunto:
- Onde esteve a instituição SPORT CLUBE BEIRA-MAR neste processo?
- Se não foi necessário negociar com o SCBM, então o estádio era mesmo para o SCBM?
- Porque não tem as cores do clube? Existiu medo negocial? Desprezo?
- Então, uma construção recente quer dizer que não chove no novo estádio? Nem bancada norte, poente, ou da imprensa!? Provavelmente nos camarotes não!
- Está protegido contra os ventos? Seria necessário estudar os ventos no factor conforto!? Naahh....
- Quantas bilheteiras tem para os adeptos dos diferentes clubes? Existindo uma final da taça, por exemplo, Porto x Benfica e uma única bilheteira no estádio os adeptos formam fila única e andam aos beijinhos! "É tiro e queda"!
- Diz-se que no novo estádio nunca houve confusão para sair. Então e quando estão mais de 10mil pessoas!? Hááá pois é.. agora temos o problema resolvido.. a média é de 400 pessoas!)
- Já temos campos de treinos? Ups.. não.. culpa do Clube não é?
- A autarquia já pagou o que deve? E os proprietários dos terrenos em Taboeira está tudo em ordem!? Desapropriação dos terrenos? Centros comerciais? Então e o âmbito do interesse público?
- Onde estão as cores Auri-Negras!? Quem é que ainda não reparou na "sanita roxa" na parte central/exterior do estádio?
- Por falar sanita, nunca sentiram um cheiro a pivete no novo estádio!?
- Onde está o público!? Ir a um estádio vazio que imita -> cadeiras vazias e engana os TOLOS, PARVOS e INOCENTES (pobres de espírito) que dizem: "UAU está cheio!" será digno?
- Está centralizado na malha urbana?
- Que politicas de mobilidade?
- Que politicas de acessibilidade?
- Custos baixos? Manutenção? Segurança?
- Ambiente?
- Cadeiras sempre limpas?
- Placards a funcionar?
- Então... Será que o original Mário Duarte centralizado na malha urbana, em que as pessoas vão a pé, logo melhor acessibilidade, logo melhor mobilidade, em que não gastam combustível, logo menores custos de deslocação, logo menores confusões de trânsito, tinha 3 bilheteiras, tinha cadeiras que transmitiam o sentimento Auri-Negro, era mais acolhedor e mais realista, etc.. etc.. será desfuncional para a realidade do clube!?
- O SC Beira-Mar é que tem culpa?
- O povo de Aveiro é que tem culpa?
A culpa é de quem está ligado à construção e execução daquela autêntica PORCARIA.
Até no website oficial do estádio novo: http://www.ema.rilop.pt/fotografia2.php?id=10&cat2=A%20Festa%20do%20Futebol!
Metem fotos a claques que não têm nada a ver com o Beira-Mar!
Devem de ter um gosto TREMENDO pelo clube. Também ouvi dizer que quem era sócio da EMA entrava nos jogos sem ser sócio do Beira-Mar?! Fantástico esse AMOR ao Clube!
É óbvio e lógico que o futuro será a revitalização e refuncionalização daquela porcaria! Certo é que comprometeram as gerações futuras e o futuro do clube. Sim! Houve falta de planeamento, e digo eu com toda a legitimidade porque sou, com todo o gosto, um entendido na matéria...
Quem é beiramarense sabe o que é estar em CASA e isso significa: Ter património próprio! Não é ir em cantigas de quem nos atira areia aos olhos e como se de um presente envenenado se tratasse. Paleio dos que se fazem pseudo-beiramarenses.. dizendo "é tudo bom.. tudo bom.. confortável! 5 estrelas.." vivendo escondidos à sombra de um pseudo-nome..
Remate final:
- Preferiam morar numa casa que nada vos diz respeito, um circo/infantário colorido, feita à margem da realidade que precisam?
Ou preferiam morar numa casa própria feita, feita ao vosso gosto!?

A pergunta é estúpida, mas parece-me que ainda há gente com estupidez que não entende o que é ter gosto próprio...

Anónimo disse...

O comentário anterior está igual a 100% de asneiras. O que vale é que são proferidas por um pseudo-intelectual que se diz beiramarense. É só, rir, é só rir.
Domingo levem 3 euros e a pá e vassoura prálém do guarda-chuva, pois a coisa vai estar "preta".
Manel Abílio

Anónimo disse...

Não sei quem é o bm - uan, mas independentemente de todos os argumentos utilizados perde toda a razão com a falta de educação como no excerto "... as poucas pessoas que falam que "o novo é melhor". Direi que essas até são Burras, Hipócritas e Incompetentes."

E quanto à chuva, "Então, uma construção recente quer dizer que não chove no novo estádio?, como refere no seu comentário, uma coisa é caírem algumas pingolas como acontece em alguns locais do novo estádio e outra bem diferente é estar completamente à chuva como eu já estive no velho estádio na bancada nascente ao ponto de apanhar uma gripe!!!

Quanto aos cheiros, é bem verdade que por vezes o cheiro é horrível, mas mesmo no centro de Aveiro por vezes cheira a Cacia. Ainda assim, talvez seja a forma das pessoas que vão ao novo estádio saberem pelo que passam muitos dos habitantes de Taboeira que têm que levar com esse mau cheiro muito mais dias do que apenas dos dias dos jogos!!! Talvez assim, os nossos autarcas tenham conhecimento de causa epossam por cobro a essa poluição ambiental porque ela afecta uma parte da população de Taboeira e não por afectar os espectadores de quando em quando.

Independetemente do gosto das cores do novo estádio e de algumas lacunas a suprir, não há dúvidas que o futuro do Beira-Mar passará pelo EMA. Assim, em vez de nos transformarmos em "Velhos do Restelo", até porque já é tarde uma vez que o estádio já está mesmo construído, talvez fosse melhor canalizarmos as nossas energias para melhorar a funcionalidade do estádio e de toda a sua envolvência.

Caro bm - uan, temos que ter uma atitude mais positiva e de menor crítica, principalmente quando ofende outros que vivem apaixonadamente tanto ou mais o clube que você. O facto de pertencer aos uan não lhe dá um título de melhor adepto/sócio que qualquer um de nós. Há que saber conviver com opiniões diferentes sem recurso à má linguagem.

Anónimo disse...

Ri-te e desaparece oh desgraçado que quem é BEIRAMARENSE não precisa dos 3EUROS pq tem CARTÃO DE ÉPOCA!
ÉS MESMO BRONCO OH MANEL ABÍLIA!

Anónimo disse...

Se é Burro, incompetente e hipócrita é porque enfia a carapuça e não tem argumentos para apresentar “continuando a bater na mesma tecla”…
Se fosse um “mal maior” os da mediamark nem apelidavam de PARVOS aos 99,9% da população portuguesa que não lá faz compras e no entanto ninguém se preocupa com esse facto.
A burrice advém do dizer que “o novo é bom” .
É bom? É bom porquê? Mas afinal quem mediu os factores de ser bom ou mau? Não há lá nada mau, é tudo bom? O estádio é do Beira-Mar? Sentem-se beiramarenses lá? Infelizmente continuo a dizer que isso não é ser beiramarense! Património próprio já ouviu falar? Ou só se fala por falar? A Hipocrisia vem da(s) pessoa(s) ser(em) falsa(s) pois continua(m) a insistir que no estádio novo "não chove", "é cómodo", que "não faz frio" e a realidade é a de que até nas Assembleias Gerais do Beira-Mar já frisaram esses factos!
Então? "É novo…" Gastaram dinheiro para fazer um trabalho mau?
Certo é que é cómodo para quem tem lugar nos camarotes!
Pergunto:
Onde é que escrevi que no estádio velho não chovia?
IRRRA.. há paciência?! Mostrem onde! Até se podia ter apanhado uma pneumonia (pouco importa isso agora), a sorte seria que o Hospital estava ao lado.
O que falo e continuarei a insistir é que gastaram milhões de euros para fazer um elefante branco que em não diz em nada respeito ao BEIRA-MAR e tem os seus problemas. O velho também tem mas é um RECURSO! Aliás a CMA ainda não pagou o que deve ao clube (mais um motivo que falei, se não pagarem mais vale voltar ao antigo como forma de pressão para pagarem!) O Velho estádio tem outras vantagens e atende (em capacidade) à realidade do clube, não é desmedido e despropositado como o estádio do Euro2004. Será que falo chinês?
Não há melhores adeptos nem piores, há conscientes, realistas, sonhadores e os outros (que se fazem passar por “pseudos” porque vêm no clube uma oportunidade de negocio e de promoção
ao seu nome e à sua imagem).
E continuo a frisar que a culpa da construção daquele estádio compromete o futuro do clube… Se as coisas fossem feitas com cabeça o estádio de hoje atendia às necessidades do clube, mesmo no plano prospectivo. Eu não tenho vergonha de não lutar por um Beira-Mar Auri-Negro e digno de ter o seu próprio património. Quem não entende isso é porque está contra, e eu penso assim e nada me move!

Anónimo disse...

Continuo a pensar:
O velhinho estádio vale o que vale, mas por favor ponham abaixo o estádio novo.
Não hà mais pachorra para tanto letrado deste clube que ainda aposta no estádio novo. Ponham os neurónios a trabalhar e lembrem - se da tática do QUADRADO em Aljubarrota. Não há amor como o primeiro, nem mistica ou sócios que encham o circo de Tabueira.
Que se faça um milagre e estádio novo abaixo. Já!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Ao 100% bm,

Algumas respostas:

- Onde esteve a instituição SPORT CLUBE BEIRA-MAR neste processo?
(Boa pergunta, onde é que acha que estavam?)

- Se não foi necessário negociar com o SCBM, então o estádio era mesmo para o SCBM?
(Estava a pensar que era para quem? Para o Ovarense?)

- Porque não tem as cores do clube? Existiu medo negocial? Desprezo?
(Provavelmente pela mesma razão que o do Dragão não tem as cores do FCP ou a Luz as do SLB. São obras arquitectónicas de autor. Mal ou bem foi comprado assim e agora, se as quiserem alterar vão ter que pagar ao arquitecto)

- Então, uma construção recente quer dizer que não chove no novo estádio? Nem bancada norte, poente, ou da imprensa!? Provavelmente nos camarotes não!
(Se chover este Domingo, tenho a certeza que vai ficar melhor servido no Antigo Estádio. Eh!Eh! Principalmente porque, de acordo com os regulamentos da Liga, não vai poder usar guarda-chuva.)

- Onde estão as cores Auri-Negras!? Quem é que ainda não reparou na "sanita roxa" na parte central/exterior do estádio?
(Gostos não se discutem. Eu, por exemplo, também acho que os seus comentários e opiniões deviam ser descarregados por essa torre abaixo)

- Está protegido contra os ventos? Seria necessário estudar os ventos no factor conforto!? Naahh....
(No que respeita ao vento, está melhor resguardado que outros estádios do euro 2004. Não me diga que nunca esteve no Dragão? Parece-me que lhe estão a faltar pontos de comparação. E além do mais, só faltava reclamar da falta de ar condicionado nas bancadas, não?)

- Quantas bilheteiras tem para os adeptos dos diferentes clubes? Existindo uma final da taça, por exemplo, Porto x Benfica e uma única bilheteira no estádio os adeptos formam fila única e andam aos beijinhos! "É tiro e queda"!
(O no estádio tem uma bilheteira principal, com várias cabines e ainda, junto ao terminal de autocarros, 5 bilheteiras adicionais. Se não foram utilizadas foi porque o clube não quis.)

- Diz-se que no novo estádio nunca houve confusão para sair. Então e quando estão mais de 10mil pessoas!? Hááá pois é.. agora temos o problema resolvido.. a média é de 400 pessoas!)
(Aqui, está a falar de uma qualidade! O no estádio foi preparado para esvaziar (questões de segurança) em 5 minutos. Só congestiona o trânsito cá fora (e aí vai ter que se queixar à PSP e Á GNR, que estão sempre a bloquear um acessos, quer à entrada quer à saída).)

- Já temos campos de treinos? Ups.. não.. culpa do Clube não é?
(Têm o novo estádio e a Câmara ainda coloca à disposição do Beira Mar o antigo Mário Duarte, que é um excelente campo de treinos. Os miúdos têm outros campos no exterior para jogar, os pelados. Mas tem razão, a Câmara, que vivia nas "vacas gordas" prometeu mundos e fundos... Mas também foi burrice acreditar que o Alberto Souto ia cumprir.)

- Por falar sanita, nunca sentiram um cheiro a pivete no novo estádio!?
(Deve ser porque o Beira Mar despediu a empresa que fazia a limpeza)

- Onde está o público!? Ir a um estádio vazio que imita -> cadeiras vazias e engana os TOLOS, PARVOS e INOCENTES (pobres de espírito) que dizem: "UAU está cheio!" será digno?
(Provavelmente achará que o espectáculo que o Beira Mar proporciona não tem a mesma qualidade do espectáculo que é ficar em casa, a vegetar no sofá)

- Está centralizado na malha urbana?
(Deveria estar? Não me parece mas vai estar integrado na área mais nobre da cidade, daqui a uns anitos.)

- Que politicas de mobilidade?
(Tem excelentes acessos e excelente sinalética, tem, ao contrário do antigo,todas as condições para pessoas com problemas de mobilidade e a MoveAveiro ainda disponibiliza a Linha Amarela, a um preço ridiculamente baixo. E, a propósito, os autocarros da Linha Amarela estão sempre vazios e ainda não cortaram este serviço, que só lhes traz prejuízo. Espero que por "política de mobilidade" não entenda levar os adeptos do centro cidade de Aveiro ao novo estádio porque aí teria que lhe explicar que está com vistas muito curtas).

- Que politicas de acessibilidade?
(Já respondi acima)


- Ambiente?
(A área do PDA, onde se encontra o novo Estádio, é um projecto que também visa, à semelhança da Parque Expo, em Lisboa, a reabilitação de uma área ambientalmente degrada)

- Cadeiras sempre limpas?
(Porque é que não exige à Direcção que faça esta limpeza como deve ser? Nem têm aberto todas as bancadas precisamente para pouparem na limpeza.)

- Custos baixos? Manutenção? Segurança?
(Está preocupado com quê? Para além da segurança e da limpeza (que o Beira Mar não tem feito) quem paga as contas todas são os palermas da EMA.)

- Placards a funcionar?
(Pois é verdade. Mas o estádio antigo nem sequer tem "placards". E estes foram oferecidos e as reparações, de milhares de euros, não estão a ser pagas pelo Beira Mar. E esta, hem?)

- Então... Será que o original Mário Duarte centralizado na malha urbana, em que as pessoas vão a pé, logo melhor acessibilidade, logo melhor mobilidade, em que não gastam combustível, logo menores custos de deslocação, logo menores confusões de trânsito, tinha 3 bilheteiras, tinha cadeiras que transmitiam o sentimento Auri-Negro, era mais acolhedor e mais realista, etc.. etc.. será desfuncional para a realidade do clube!?
(Claro que é desfuncional para um clube que cada vez tem menos adeptos e simpatizantes e que, em vez de se tentar afirmar na região, se tenta desculpabilizar perante ex-adeptos que precisam de desculpas para dizer mal de tudo e todos. Como você!)

- O SC Beira-Mar é que tem culpa?
(Não, todas as Direcções do Beira Mar são e foram constituídas por anjinhos. O São Pedro é que estava feito com a Cãmara e não os deixou entrar no céu.)

- O povo de Aveiro é que tem culpa?
(o povo de Aveiro não se identifica com ESTE Beira Mar que se desculpabiliza com tudo e com todos. O povo de Aveiro entende que já está a pagar uma factura demasiado cara para um clube que não tem resultados.)

Também ouvi dizer que quem era sócio da EMA entrava nos jogos sem ser sócio do Beira-Mar?!
(Sócios da EMA? Você está a brincar ou é estúpido?)

sou, com todo o gosto, um entendido na matéria...
(Ah!Ah!Ah!Ah!)

Quem é beiramarense sabe o que é estar em CASA e isso significa: Ter património próprio!
(Pois, é pena que o Beira Mar não tenha património, mas isso é consequência natural da gestão que tem tido ao longo das últimas décadas)

- Preferiam morar numa casa que nada vos diz respeito, um circo/infantário colorido, feita à margem da realidade que precisam?
Ou preferiam morar numa casa própria feita, feita ao vosso gosto!?
(O antigo Mário Duarte não é, nem nunca foi, do Beira Mar. É apenas mais um estádio em que a Câmara permite que o Beira Mar jogue e onde paga a água e a luz, entre inúmeras outras benfeitorias que foram feitas com subsídios camarários e que agora o Beira Mar diz que foram feitas por si.)

Beira Mar decente. Sim. Este Beira Mar? Que vá p'ro raio que o parta!

Anónimo disse...

Resposta ao anónimo:
Primeiramente o SCBM, antes da execução do estádio, deveria ter desempenhado o papel crucial de “parceiro estratégico” da elaboração do estádio, se não foi ou não o quis, nunca ouvi nem li nada sobre isso. Se sabe como foi a história, por favor, revele a todos os sócios.
Em relação à 2ª questão: ouvia-se que o estádio não seria apenas para o SCBM.. Então o estádio não é comunitário ou foi só para ficar no papel das revistas!?
3ª parte – Se diz que o estádio do dragão e o da luz não têm as cores dos clubes, acabou de referir exemplos infelizes….
4ª parte –Conheço a lei e sei que não é possível a entrada de objectos pontiagudos e de outros susceptíveis de causar ferimento... Mas o que pretende dizer é que a população pagou um estádio com uma cobertura para estar rota? Não satisfazendo às necessidades à qual se destina?! Infelizmente não choveu no Euro2004. Não vi resultados práticos dos estudos aos ventos predominantes, sempre que chove a população recolhe para os topos! Eu, com chuva ou sol vou… Já tenho muitas horas de chuva no curriculum (Casa e Fora) a ver o SCBM. O senhor tem horas de chuva no camarote ou não?!
5ª parte – Se não gosta do Amarelo e Preto, não gosta do BEIRA-MAR e ponto final! Então gosta do clube só por ter um nome lindo? Qualquer dia, se temos pessoas como o senhor na direcção do clube, vão mudar as cores para o branquinho?! Que grande beiramarense me saíu aqui na rifa..
6ª parte – Eu com os outros estádios pouco me importo, em Aveiro é uma obra mal conseguida, preferia o anterior projecto. E não me venha dizer que está bem porque assim é que caímos no ridículo ou então tem o forcing da comissão para falar bem do elefante branco. Já li e ouvi bastantes Mestres que complementam e frisam esta e outras obras más.
Remeto-lhe novamente para o facto de ser ignorante: se soubesse um mais do que se passa além-mar e além fronteiras provavelmente não diria o mesmo! Há estádios que têm climatização própria! Ficou admirado? Olhe… é a vida! Eu já sabia desse facto há bastante tempo... Se queria um? Não! Não queria, nem vou querer! Queria era que o senhor aprenda a gostar e a vestir o Auri-Negro! Ainda está a tempo.
7ª parte – Bilheteiras, cabines? Olhe que não me respondeu ao cerne da questão, a segurança é importante, mas quem estaciona um automóvel tem a localização das mesmas? Onde é a bancada dos visitantes? Há referências? Há bilheteiras? Nada… Continuarei a frisar que o estádio poderá ser uma espécie de “logolândia”.. e quem o fez e aprovou que vá para lá.. brincar!
8ª parte – Esvaziar em 5 minutos? Pois bem, até pode esvaziar em 1 minuto, o problema é quem está/esteve na coordenação já deu provas das incompetências, não se recorda!? Muitos de nós ainda nos lembramos… as coisas sempre deram para o torto! Será também do Guaraná?
9ª parte – Estamos de acordo… Mas o senhor não pretende dizer mais nada aos associados? É que já desesperam das faltas de condições em todos os planos!
10ª parte – Não sei, se o diz é porque tem provas, tudo bem. Pensei que fosse novamente do “mau planeamento” em estabelecer uma infra-estrutura pública na periferia de uma qualquer estação de tratamento de esgotos… Pensei eu.. não adivinho.
11ª parte – Sim, mas a CMA remeteu a justificação da cor do estádio para os “barcos moliceiros” e para “imitar que está cheio”! Acha que tinha algum mal ser um estádio Auri-Negro e feito à medida do clube com vista a uma parceria realista? Quem gosta, gosta sempre.. não desiste (e é como o meu amor ao clube).
12ª parte – Claro que deveria estar! Já reflectiu sobre as taxas de natalidade? Ou estará à espera da 3ª G.G.M. para o “baby boom” em PT para que as cidades médias cresçam!? Não se esqueça que a população está a ficar cada vez mais idosa, a fecundidade é baixa e a taxa de fertilidade está em 1,37 muito abaixo das 2,1 para o rejuvenescimento populacional .. Pois é .. Já me esquecia você é que sabe tudo! … Estava a falar da metrópole virtual aveirense não era? Pode continuar.. eu gosto de entendidos na matéria…
13ª parte – Qual a melhor mobilidade onde existem densidades maiores? Que autores leu? De carro, transporte publico (agora o MoveAveiro também vai ser privatizada) e o simples deslocar a pé? Sem custos, sem confusões, sem impacto ambiental, é pior?! Estou a ver que não gosta de dar o “braço a torcer”. Também não estou para dar aulas apenas friso a ideia da densidade populacional no antigo estádio e as dificuldades que não incluíram o estudo de factores associados à deslocalização. É do género: “o clube leva um pontapé, caí nos lados de Taboeira e agora os adeptos que façam o que entenderem..”
14ª parte - A acessibilidade é praticamente nula! Não temos uma política séria nesse sentido e a responsabilidade incumbe à C.M.A. e ao Governo. Estamos constrangidos aos transportes rodoviários e nada mais! Quando é que temos maturidade em assumir outras politicas?! É por isso é que detesto a pequenês da mentalidade portuguesa! Não andamos para a frente, vivemos o dia com as maiores dificuldades e você é um caso prático dessa mentalidade! Para quando uma estação de metro de superfície?! Nada foi estudado nem implementado! Nem as vias cicláveis estão incluídas nos Planos de Urbanização e no PDM?! Falta a visão prospectiva e sustentável da cidade!
15ª parte - O PDA é uma miragem… diga-se mesmo um deserto! Falam.. falam… mas não se vê nada! Apenas o “elefante branco da legolândia”…
16ª parte – Já falaram nas A.G.’s sobre esse aspecto e digo-lhe até que existem teias de aranha nas bancadas do novo estádio. E eu estou-me marimbando para isso, apenas falo do que vejo.
17ª parte – Estou preocupado com a CMA, que fez o novo estádio e tem que assegurar todo o género de manutenções e de segurança. Então é porque é que não implementaram painéis solares na cobertura!? Têm medo de estragar o vermelho e azul do topo? É que os painéis são pretos e isso já dá um estilo Auri-Negro… Infelizmente o estádio foi executado com superdotados, como você, que apresentaram muitas visões sustentáveis! E eu, pobre e singelo sou apenas um leigo na matéria, que não sei nada, não digo verdades, nem soluções e nem tenho nenhum formação… ! “Oh não.. Que drama é este… em que a alma dói… tanto… “
18ª parte – O estádio antigo não tinha placards (obviamente) mas tinha um painel com publicidade e com os resultados que serviam perfeiramente para o efeito, logo nunca avariou, logo custos menores! Há pois é! E esta hein?
19ª parte – Digo mal? Então se tudo o que vejo está mal, quer que seja hipócrita com os meus amigos beiramarenses e lhes diga: “Sim, este estádio Beiramarense foi feito para o clube e podemos evoluir nele! É realmente esta é a nossa casa auri-negra e temos aqui as melhores instalações para os nossos funcionários (que nem janelas para os exterior têm), os melhores espaços para as secções do clube, temos bares do clube, salas de convívio do clube, museu, loja com a decoração do clube, as paredes estão revestidas do sentimento e a mística do clube, temos tudo isso.. é mesmo esta a nossa casa”… Etc!? Sabe, é que eu não gosto de mentir! O novo estádio é uma farsa para a realidade do clube! Há que o saber admtir, até lá como já referi no comentário anterior: será necessário refuncionalizar e revitalizar o estádio. E isto é se a CMA realmente não quer continuar a ter um elefante branco! Ainda o clube morre e depois que fazem do estádio? Há pois é! Vendem-no?
20ª e 21ª parte – A culpa não morre solteira …
22ª parte – Não estou nada a brincar, a EMA já teve cartões próprios que estavam publicitados no antigo website, referindo como acesso ao recinto desportivo… Se quiser acreditar acredite, se não.. olhe, continue a chamar estúpido a quem diz mal ou bem de algo, e acredite na virgem, pouco importa…
23ª parte – Então não adianta algo mais sobre isso? Apenas lamenta a gestão e ponto final? Oh diacho..
24ª parte – O cerne é ter casa própria ou não? Eis a questão! Eu “quando for grande” quero ter casa própria e não quero ter senhorio que me pinta as paredes às pintinhas cor-de-rosa.
25ª O Beira-Mar é uma instituição de utilidade pública com algum ecletismo, no entanto não é correcto mandar o clube para o “raio que o parta”! A instituição não tem culpa do que as pessoas fazem, sabemos que os atletas e dirigentes passam, bem como os políticos municipais… Deixe-se lá disso e enraíze o sentimento caseiro na “duo cor” do antigo estádio... Faça chuva ou sol, seja de noite ou de dia..