web tracker

Arquivos

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Situação dramática

O site do Beira-Mar publicou hoje um comunicado do Conselho Geral do clube que apoia a solução proposta à EMA pelo «grupo de trabalho» encarregue de encontrar uma solução directiva para o clube. Também hoje, o Beira-Mar deu a conhecer publicamente os pressupostos para a inscrição da equipa profissional de futebol, cuja candidatura terá que ser entregue até ao próximo dia 4.
Ao longo dos últimos três anos fui um crítico acérrimo da gestão protagonizada pela Direcção agora demissionária. Continuo revoltado com a forma como deterioram a situação financeira do clube e divorciaram-no da sua massa associativa. Em devido tempo lancei o alerta e até fui mal tratado por isso. Sem esquecer esse "passado recente", agora é tempo de encontrar soluções que permitam ao clube prosseguir a sua actividade. A partir do momento em que um conjunto de pessoas, de reconhecida integridade e capacidade, aceitaram ajudar o clube, penso que nos devemos unir em torno dessas pessoas e do seu projecto. Tal implica um elevado sacrifício dos próprios, implicará o sacrifício dos dirigentes demissionários que terão que aguardar por melhores dias para recuperar algum capital, o sacrifício dos sócios que serão desafiados para ajudarem o clube através de uma política de antecipação de receitas, o sacrifício de vários colaboradores que terão de despender graciosamente o seu tempo e, inevitavelmente, o sacrifício da autarquia. O Beira-Mar é um dos principais símbolos da cidade, uma instituição que proporciona a prática desportiva aos aveirenses há 85 anos! O Beira-Mar não é apenas uma equipa de futebol profissional. O Beira-Mar é um clube que movimenta mais de 700 pessoas, entre atletas e colaboradores do clube! Já para não falar nos seus sócios e simpatizantes...
A EMA precisa de um Beira-Mar forte para cumprir com os seus compromissos. A Autarquia precisa de um Beira-Mar forte que seja uma referência da cidade e um motor de desenvolvimento socio-desportivo.
Para recuperarmos o Beira-Mar, não bastam as vontades de algumas pessoas. Será necessário um esforço colectivo, de todos aqueles que querem o bem do clube.
A eventual perda do futebol profissional do clube constitui uma machadada significativa nas perspectivas de angariação de receitas que possibilitem a recuperação financeira e desportiva do clube a médio prazo.
Com a morte anunciada do Beira-Mar, Aveiro ficará mais pobre e dará uma péssima imagem de si própria ao não conseguir assegurar a vitalidade de uma das suas mais significativas instituições.

24 comments:

Ricardo Pires disse...

Continuo revoltado e muito com a direcção liderada por Artur Filipe e cada vez mais fico quando esse senhor decide abrir a boca! Conseguiram destruir por completo um Clube rentável e agora "despacham" o trabalho para os outros.

Será uma grande perda para todos nós, o fim do Beira-Mar. É hora de os beiramarenses estarem todos unidos nesta situação complicadíssima. Chega de picardias, chega de "bocas" uns aos outros, chega de piadolas sem graça.
O Beira-Mar tem de ser superior a tudo isso.

Anónimo disse...

Esta Câmara Municipal, liderado por Elio Maia, é um dos mais responsáveis pela situação caótica que chegou o clube, mais representativo de Aveiro.

Anónimo disse...

AS PERGUNTAS SAO...TIRARAM ALBERTO SOUTO DA CAMARA E O QUE GANHAMOS???NADA!VENDERAM O BEIRA 2 VEZES, AOS INGLESES E AOS ESPANHOIS E O QUE GANHAMOS??? NADA!NESTES ANOS QUANTOS JOGADORES CA FORMADOS NA NOSSA CANTERA FORAM RENTABILIZADOS E VENDIDOS?NENHUM!...QUER DIZER NENHUM SERVIU,MAS POR OUTRO LADO BRASILEIROS,CHINESES,E O RAIO QUE PARTA A TODOS NEM QUE SEJAM DROGADOS OU TENHAM 50 ANOS JA SERVEM...POIS MUITO BEM E AGORA VEEM PEDIR AOS SOCIOS SACRIFICIO???ONDE ESTAVA O SACRIFICIO QUANDO ANDARAM COM TRAMOIAS COM OS ESPANHOIS,QUE E QUE VOS AVISARAM?EU PROPONHO 2 SOLUÇOES,1-PASSEM UM CHEQUE CARECA DE VALOR SUPERIOR QUE E PARA DEIXAR GORJETA AOS ESPANHOIS OU ENTAO DEIXEM CAIR O CLUBE AOS AMADORES QUE QUEM NAO TEM $ NEM CABEÇA NAO TEM VICIOS E ENQUANTO OS QUE SE BENEFICIARAM COM O BEIRA E CONTINUAM A USUFRUIR CARGOS CAMARARIOS COM OS ORDENADOS EM DIA AO CONTRARIO DE CHEFES DE FAMILIA(MOVEAVEIRO)QUE NAO "O VEEM"HA MESES.MEUS AMIGOS NAO ME ATIREM AREIA PARA OS OLHOS!!!!QUE EU TENHO MAIS COM O QUE ME PREOCUPAR COMO POR EXEMPLO DAR SUSTENTO A MINHA FILHA...

Anónimo disse...

Hoje vou fazer um comentário,porque acho que tenho uma certa autoridade para isso: fui atleta do Beira Mar e dos Galitos, ao mesmo tempo ( Amador 100%). Ganhei tìtulos para o Beira Mar e para os Galitos. Para quem não saiba o BM até teve um nadador amador, campeão nacional e internacional ( Vasco Naia ) que se na altura tivesse as condições que existem hoje até tinha categoria para ir aos Jogos Olimpicos, como vai o Diogo Carvalho a Pequim, que por sinal é amador e é do Galitos. O Beira Mar quando tinha modalidades amadoras até tinha dirigentes que construiram uma piscina que teve de ser aterrada, porque já na altura a direcção do Beira Mar entendeu que não podia desviar dinheiro do Futebol para dar melhores condições à piscina. E então uma comissão amiga das modalidades amadoras atirou-se à construção do actual pavilhão. E aí começou a desgraça do actual Beira Mar. Com um pavilhão começaram a aparecer dirigentes que acharam que deviam ter equipas de Basquete profissionais, o Andebol também se profissionalizou, porque atletas amadores já nao davam títulos e a partir dessas ideias começou a desgraça: Não há andebol, o Basquete voltou a aparecer mas de certeza que não é com atletas formados no BM, portanto é só uma questão de tempo para ir outra vez às malvas, têem piscinas mas não têem equipa de natação, não têem sede, não têem campo. Mas que MERDA de gente é que o Beira Mar tem à frente? Em que é que transformaram o Meu Beira Mar?
Deixem esta coisa acabar e recomecem com acções de formação em natação, em andebol e em futebol (porque a formação paga-se a ela própria ) e não estou a falar de cor, arranjem directores que gostem das modalidades e vão ver se daqui a uns anos não aparece um BEIRA MAR novo e limpo .
A Câmara também cortou os subsídios ao GALITOS e vejam lá se eles entraram em desespero. Até vão mandar um nadador aos Jogos Olímpicos e ainda por cima amador. Mas como é que aqela gente cosegue? E não é que até têm uma sede? Enão é que atè têm um pavilhão?
É só uma diferença na qualidade de dirigentes.
Avante Beira Mar.

Anónimo disse...

Isto realmente passa pela qualidade dos dirigentes: Os do Galitos vivem o desporto, Os do Beira Mar vivem do desporto.
É só isto.

Anónimo disse...

Queria deixar aqui um palavra de apoio aos beiramarenses e que lutem pelo clube. Não queremos ver um histórico como o Beira-Mar desaparecer.
Saudações Gilistas!

Anónimo disse...

Façam uma manifestação à frente da câmara, partam aquilo tudo se for preciso, mexam-se, não deixem morrer o beira-mar, aveiro precisa do beira-mar.

Anónimo disse...

Pode parecer paneleiroide mas apetece-me chorar... Não acredito no que vou lendo nos jornais, na net...
Doi ver o meu clube assim...
PJM

Anónimo disse...

BEIRAMARÓMETRO: dispositivo acoplado às terminações nervosas do cérebro e que, a todo o momento, mede, em volts o beiramarismo do indíviduo que o possui.

Que eu saiba, ainda não foi inventada tal geringonça. Porém, ao ouvir certas pessoas falar, parece que o tal beiramarómetro existe! Dizem alguns, com um desplante insuperável que "...ninguém é mais beiramarense do que eu! Nem admito que digam que são mais beiramarenses do que eu!". Ao ouvir tal cretinice, penso que essa certeza só pode ser comprovada com um novo invento da era tecnológiga. Que eu não tenho.
Fico até deprimido, matuto no meu beiramarismo e ( contrariamente ao outro) enche-se-me a cabeça de dúvidas e incertezas.
Ser sócio há mais de 30 anos, sempre com as quotas em dia ( bancada lateral e, posteriormente bancada cativa)...isso não é nada. Afinal, já dizia um ex-presidente nosso que o dinheiro das quotas nem chegava para pagar ao engraxador das botas dos jogadores.
Bem, mas, aos 18 anos deixei a cidade, posteriormente foi estudar para fora do país e....sempre acompanhei o clube. E com as insignificantes quotas pagas. Vivo, actualmente, fora de Aveiro, mas, ao domingo lá estou eu...em "casa" ou "fora", a acompanhar a minha equipa.

Dos desportos colectivos, o que mais gosto é o futebol.Apresentara-me o Beira-Mar, era eu menino e moço, numa tarde soalheira de domingo, em meados dos anos 60, num jogo de futebol. No "Mário Duarte" jogavam Beira-Mar e Torreense. Um ano ou dois depois, já com o coração "auri-negro", fixei bem os artistas de um jogo de bola, entre o Beira-Mar e a Académica...em Coimbra. Os "nossos" perderam por 3-0 e, sob o comando de Couceiro Figueira, apresentaram-se assim: César; Jerónimo, Marçal, Soares e Almeida; Abdul, Cléo e Nelinho; Eduardo, Colorado e Lázaro.
Memorizei este "onze". E nunca mais o esqueci. Deveriamos estar em 1969.
É esta a minha forma de gostar do Beira-Mar!
Jorge Santos

Anónimo disse...

Uma coisa é certa, vai haver mta gente a sacudir a àgua do capote:

Direcçção - culpa a EMA
EMA - culpa a CMA
CMA - culpa o Tribunal de Contas que não aprovou o seu projecto de financiamento....etc....

O certo é que a Direcção mesmo existindo incumprimento de terceiros, deveria ter tomado medidas e "mexer-se" mto mais cedo. Agora as soluções apresentam-se mto limitadas ou quase inexistentes e dependem de terceiros.

LS

Anónimo disse...

Se este for o fim, os carrascos têm de ser punidos! Artur Filipe, Élio Maia e compinchas (eles têm os mesmos compinchas), José Socrates que par fazer o Euro 2004 aldrabou o Souto Miranda, Hermínio Loureiro, que vem alterar regras á última da hora (grande sócio do Nosso Beira) (se o tivesse feito ano passado onde estaria o V. de Setúbal? e onde estaria o Beira?)amanhã diremos "Le roi (Beira-mar 1922) est mort!... Vive le roi!!! (Beira-mar 2008)"
Pode ser esta a solução....
O A. Filipe e compincha que aguentem com as responsabilidades por tanto mal que fizeram.
VIVA O BEIRA seeeempre!!!

Anónimo disse...

"têem piscinas mas não têem equipa de natação...

Mas que MERDA de gente é que o Beira Mar tem à frente?"

olhe eu até lhe podia retribuir o "elogio" mas felizmente tenho mais nível intelectual que o sr. anónimo. e mais coragem (pk ate me identifico).

sabe, apesar de não receber ha alguns meses, eu todos os dias dou treino às equipas de natação do clube! temos mais de 50 nadadores em diversos escaloes, varios campeoes regionais, varias presenças em selecçoes regionais, varias presenças em campeonatos nacionais.

informe-se!
Avante Beira, mas não com pseudo-simpatizantes como o sr.!

Pedro Oliveira, técnico natação do SCBM.

Anónimo disse...

Aveiro não merece um clube como o Beira Mar. So sabem enxer o estadio kuando vai la o benfica ou outro dos grandes, e geralmente nestes jogos e cm se jogasse em casa do adversario. Cada vez tenho mais vergonha de ser de Aveiro, principalmente kuando estudo em Aveiro e todos os dias vejo uma cidade movimentar-se como se nada acontecesse. E realmente uma vergonha. e muito bonito aparecer quando se esta na 1ª liga ou quando se tem muito dinheiro na conta, e bom ser presidente assim,mas kuando sao necessarias provas de verdadeiro profissionalismo onde estao os nomes grandes de aveiro?? Se nao se interessam pelo clube ou se nao tem amor por ele, entregem-no aos socios. em relaçao a camara, pk e k este caso n esta em tribunal? se ha papeis assinados com acordos estes tem de ser cumpridos.. n tem dinheiro? passem o estadio para a posse do beira mar, k ja deve render um bom dinheiro se forem vendidos os direitos como o braga entre outros... Estadio Municipal de Aveiro?? Aveiro? Se dependesse de muito boa gente desta terra e dos seus "patroes" o beira mar n passava de uma memoria.... Saudaçoes a todos os beiramarenses e quando quiserem agir de algum modo, tomar uma atitude que peca por tardia, podem contar com mais um simpatizante....

Anónimo disse...

Po favor abram os olhos
Não ponham a culpa do fracasso(para não lhe chamar outra coisa) do senhor Artur Filipe e seus companheiros, No senhor Elio Maia e na Camara Municipal de Aveiro
A cUlpa da situação dramatica do nosso Grandioso SCBM estar nesta situação só pode e deve ser imputada aos senhores que se quiseram servir do bom nome do SCBM até então,pois agora nem o nome nos safa, graças ao senhor Artur Filipe que se quis promover ao custo do nosso SCBM
E ele que não diga mal da Camara, pois esta até colocou um semaforo de controlo de velocidade junto a uma farmacia em esguueira que é pertença do mesmo.

por isso meus senhores chega de por as culpas de má gestão ma CMA, pois a mesma tem a sua cota parte de responsabilidade, mas não se pode contar com o OVo no "cú" d aGalinha , como diz o ditado, temos que contar com o que temos ,e não com o que nos prometeram.

Pois se contassemos com o que nos prometeram mais de metade das empresas deste pais estavm na ruina
Por isso não critiquem a camara nem o senhor elio maia, pois ete nao se sabe para onde se ha-d virar , pois o senhor Alberto Souto fez muita obra, mas esqueceu-se do mais importante para quem trabalha, ou seja esqueceu-se de pagar as obras?

Força Beira
AUri Negros sempre presentes

João Sousa

Anónimo disse...

Já diz o velho ditado...
"Quem não pode arreia."
E o desporto em Aveiro não acaba se o Beira-Mar acabar.
O que não falta em Aveiro são clubes, se calhar com melhores condições de trabalho.
São é todos prejudicados por causa do Beira-Mar.
É preciso sitar nomes!!!!!
Todos pensam num clube de futebol profissional, o resto é paisagem, isto é DESPORTO?
Qual a equipa de futebol que vai aos Jogos Olimpicos?
Aqui está o "sumo" do desporto...

Anónimo disse...

É impressionante o ponto a que chegou isto. Sempre disse que a EMA era um fantoche só interessada no Euro 2004. A CMA sempre foi uma caloteira. No entanto esperemos que pague ao Beira Mar aquilo que deve, sob pena do clube mais representativo de uma região acabar. Nao percebo como é que a câmara não paga algo ao clube da cidade sabendo que este pode terminar. Que espirito regionalista é este?! Estes senhores não sao aveienses nem beiramarenses! AVEIRO E BEIRA MAR SEEEEEMPRE!!!! Manifestações não ha?

Anónimo disse...

Este anónimo das 4.12 AM é a imagem dos muitos aveirenses que hostilizam o CLUBE MAIS REPRESENTATIVO DO DISTRITO DE AVEIRO. Não sei de que clube é você, nem me interessa, mas coitado de um clube que tem um "desportista" destes como adepto. Além de estúpido, é ignorante. Então você não sabe que o futebol também é uma modalidade olímpica?
Já que o Beira-Mar prejudica tanto, deveria dizer a quem. Você não compreende que uma instituição com 85 anos de vida, conhecida em todo o país e além fronteiras só dignifica a cidade a que pertence? Além de ser um elemento fundamental para a população, para a economia do cidade e para a juventude que se identifica com esse emblema.
Alguns aveirenses não merecem, realmente, o Beira-Mar. Que pena ele ter nascido nesta bela cidade. Pensa que se o Beira-mar acabar com o profissionalismo isso vai beneficiar outros clubes da cidade. Está enganado. Ponha-se a pau, porque depois do Beira-mar pode vir o seu clube a seguir.
Vá-se tratar, seu desequilibrado!
Paulo Fonseca

Anónimo disse...

é um facto. O BM não tem grandes condições. Mas o seu pavilhão foi feito com o suor dos seus sócios que ali assentaram tijolo. Quanto aos outros a Câmara foi sempre magnânima. O galitos tem um pavilhão mas a Câmara é que o fez. O S. Bermnardo também tem um pavilhão e Dr. Élio não assentou lá tijolo. Para não falar no Taboeira que ficou altamente beneficiado com o EMA, a destruição do seu velho campo e a construção dos seus actais campos, o Eixense, etc..De facto o BM com toda a sua grandeza, vindo de um bairro mais pobre da cidade, foi sempre o enteado a gata borralheira da madrasta Câmara Municipal de Aveiro. Nem as piscinas lhe pertencem... que tal como as do sporting clube de Aveiro foram construidas com dinheiros camarários...

Anónimo disse...

Para especulação imobiliária há dinheiro. Ver
http://www.noticiasdeaveiro.pt/default.asp?c=noticiario&i=3635

Anónimo disse...

Espero estar enganado, mas foi +ou- assim que acabou Salgueiros, Alverca e Boavista. SUCESSIVO ADIAMENTO DE SOLUÇÕES E AVANÇAR DE VÁRIAS DATAS.

1ª A.Geral (inconclusiva)
2º Carta à EMA (inconclusiva)
3º Inscrição 4/Jun liga profissional, possível, poi permite novo adiamento (16/6 data de apresentação da documentação de não dívida)

Espero estar enganado, mas começam a ser demasiados adiamentos e avançar de datas.

LS

Anónimo disse...

O anónimo das 4,13 PM não sabe o que está a dizer.
Os sócios do Beira Mar não ajudaram com trabalho nenhum a construir o pavilhão. Foi uma comissão de amigos dos desportos amadores, da qual eu fiz parte que costruiu o pavilhão com a condição das direcções do Beira Mar não lhe poderem tocar, porque senão já não existia há muito tempo.
O pavilhão do Galitos não foi construido pela Câmara, pois esta limitou-se a dar o terreno. Foi comparticipado em 60 por cento pelo Estado e foi ajudado pela SAVECOL com a colaboração dos directores do Galitos.
Quanto às piscinas só não são do Beira Mar porque os 60 por cento do Estado passaram para as finanças
para pagar os calotes que o futebol já na altura tinha com os impostos. E a Câmara teve que inchar a cem por cento com as obras. Portanto se não sabe, não diga asneiras e não se ponha a comparar cagalhões com marmelos.

Anónimo disse...

O anónimo das 7:01 está muito novo para ter andado a dar cal no Pavilhão do beira. Valha-te a Tertúlia beira-marense que alguns deles ainda se levantam da sepultura.
Zé Vá-Lhó-Deus (sócio dos antigos)

Anónimo disse...

Ao das 7.01.
Os marmelos devem-lhe ter feito subir os cagalhões ao cérebro. SE fez parte da comissão dos amigos dos desportos amadores, a qual, depreende-se da sua exposição, era totalmente alheia ao clube. o era um membro bastante distraído para não saber das tardadas de fim de semana, em que os sócios, em regime de voluntariado ajudaram à sua construção.Outros tempos.....
Não fiz parte de qualquer comissão. Sou um que quando puto, por lá acartou areia.

Anónimo disse...

É aberrante o que se vê escrito sobre a vida do Beira-Mar, deixem-no enterrar, talvez seja bom e muitos fiquem felizes.

A Câmara tem culpas, mas esta direcção demissionária é a principal CULPADA.

NUNCA ESQUEÇAM.