web tracker

Arquivos

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A vitória nas Antas em 2001-2002... e o regresso a Aveiro.

Expulsos do comboio!!!
-

A propósito desta reportagem da SIC sobre os oito anos de invencibilidade de José Mourinho nos jogos em «casa» (relativos às competições "domésticas") e dos vários artigos de imprensa que referem o Beira-Mar, pelo facto da equipa auri-negra ter sido a última a vencer Mourinho na condição de visitado, recordei-me desta deslocação dos Ultras Auri-Negros...
-
Éramos cerca de duas dezenas de elementos no sector visitante do antigo Estádio das Antas. Fomos de comboio e... quase regressámos de comboio. E digo "quase" porque, no dito regresso, como é fácil de calcular, a euforia era grande e os cânticos uma constante. O pior mesmo é que o revisor da CP, muito provavelmente, um portista aziado, não achou piada e, para nossa surpresa total, chamou a polícia. Quando o comboio parou na Estação de Espinho, um grupo de duas ou três dezenas de elementos da PSP - julgo que do Corpo de Intervenção, ou seja, daqueles que são treinados para bater -, entrou na referida composição e tratou de expulsar, sem qualquer abertura para dialogar, toda a gente identificada com adereços do Beira-Mar.
-
Já depois do comboio ter prosseguido a sua marcha e termos ficado a pé (era o último comboio daquele Domingo), lá consegui falar com o comandante para tentar perceber o porquê daquela actuação das autoridades sobre nós. O mesmo disse-me que recebeu indicações da CP que estávamos a provocar desacatos no comboio com os passageiros - o que era totalmente falso!!! - e que, por isso, mandou os seus homens retirar-nos do comboio. Posteriormente, ainda apresentei uma exposição/reclamação escrita à CP que, como é óbvio, de nada valeu.

A nossa noite acabou bem na mesma. Algumas pessoas de Espinho, atónitas e solidárias com o que nos tinha acabado de suceder, disponibilizaram-se para levar a Aveiro alguns dos nossos elementos. Eu e mais quatro, dividimos a despesa e voltámos de táxi... mas, em grande nível, esteve o nosso amigo "Hugo da Pensão" que se recusou a voltar para Aveiro à boleia ou de táxi e perguntou aos polícias se podia ir dormir à esquadra, ao que eles, apesar de surpreendidos, acederam! O Hugo acabou por voltar durante essa madrugada com um agente da PSP, seu amigo, que por acaso estava de serviço em Espinho nessa noite e ainda tinha que ir para a Figueira da Foz (se a memória não me falha) e, por isso, não se importou de fazer uma paragem em Aveiro pelo caminho para deixar o nosso Hugo.

Histórias que ficam para contar aos netos dum regresso atribulado, mas muito saboroso depois de uma vitória categórica (2-3) nas Antas. :)

9 comments:

José Ribeiro disse...

Lembro-me como se fosse hoje este jogo! Tinha 11 anos estava sentado no meu sofá a ver o jogo com a Sporttv codificada e ia ouvindo o relato e vendo a imagem tremida foi épico!

Não somos grandes, somos enormes!

Anónimo disse...

Eu pensava mais no futuro, e menos no passado, senão ainda nos tornamos como outros, que só na RTP Memória.

Pra frente Beira!

António Varela

Dona Ju disse...

Há com cada história. Mas é bom recordar ;)

Anónimo disse...

Eu fui o único k consegui vir no comboio ,porque apesar de ter sido um dia bom tb foi mau porque fui assaltado nas antas e fiquei sem camisola e cascol do beira , logo nao estava identificado e continuei no conboio mas mal ele arrancou fui para a janela insultar a bofia , a culpa disto é do zé vinha na casa de banho a tocar o bombo e a famosa corneta , velhos tempos Nuno.



Márcio Pinto

Anónimo disse...

Oh Varela, tu és um pessimista de primeira... sempre a mandar abaixo... deixa lá a malta partilhar umas histórias giras pá...

Anónimo disse...

O BEIRA MAR É UMA FORÇA NACIONAL

Anónimo disse...

Marcio de certeza que não era o cachecol dos Diabos Vermelhos????

Anónimo disse...

Bons velhos tempos... Foi umas das deslocaçoes de que mais me recordo..

Força UAN,
Força BEIRA-MAR.


LUIS FILIPE
(BOOBOO)

Ana Vinagre disse...

Foi uma grande deslocação e uma enorme vitória... E já agora, o "pica" (mais conhecido por revisor), tinha a cara do Paraty!!! LOLOL