Arquivos

domingo, 29 de agosto de 2010

Derby vale 3 pontos!


Num encontro carregado de simbolismo, o SC Beira-Mar recebeu a Académica de Coimbra, é longa a rivalidade entre as duas equipas embora menos vincada nos dias de hoje contudo para um verdadeiro auri-negro tem sempre um saborzinho especial ganhar aos homens de Coimbra.

Num encontro onde estava anunciada a entrega do troféu de campeão da Liga de Honra 2009/2010, o primeiro encontro com a camisola auri-negra, e ainda a possibilidade de estreia para dois dos últimos reforços (Sérgio Oliveira e Ronny). Havia motivos de sobra para comparecer no EMA!

Leonardo Jardim lançou praticamente o mesmo onze que alinhou frente ao FC Porto, a única alteração foi no centro da defesa onde Kanu regressou à competição relegando Yohan Tavares para o banco de suplentes. Sendo assim Rui Rego na baliza, Pedro Moreira, Hugo, Kanu e Renan no sector mais recuado, Djamal, João Luiz e Rui Sampaio no centro do terreno de jogo, Artur e Wilson Eduardo nas alas e na frente Rui Varela. O Beira-Mar entrou menos receoso que frente ao Leiria mas foi a Académica a criar a primeira oporunidade de golo. Jogada de contra-ataque dos visitantes a apanhar a defesa auri-negra mal posicionada e Diogo Valente, já dentro da área remata para boa intervenção de Rui Rego. O Beira-Mar reagiu de bola parada, canto cobrado por Renan e Kanu a saltar mais alto que Peiser mas a cabecear ao lado da baliza. Wilson Eduardo ia dando mostras de estar endiabrado criando algumas jogadas de frisson pelo lado direito do ataque auri-negro. A Académica voltou a ter um lance que poderia criar perigo, Diogo Valente lançado em profundidade fica em situação de um para um com Pedro Moreira já à entrada da grande área, desta feita levou a melhor o lateral direito do Beira-Mar com um carrinho irrepreensível. O Beira-Mar voltou a responder e novamente na sequência de uma bola parada cobrada por Artur pareceu-me Rui Varela a cabecear para grande intervenção de Peiser. Quando tudo apontava para um nulo na saida para os balneários, foi o Beira-Mar a oferecer um pouco do veneno da Académica e em contra-ataque passe fabuloso de trivela de João Luiz isola Artur que à saida de Peiser lhe coloca a bola por cima e Wilson Eduardo aparece em grande velocidade a cabecear para o 1-0 com que se chegava ao intervalo.

Na segunda parte fruto da vantagem alcançada na primeira metade, a nossa equipa actuou mais na expectativa na esperança de poder decidir o jogo num contra-ataque. Perante tal situação a Académica aproveitou os primeiros quinze minutos para ser "dona" da bola e tentar chegar ao empate que viria a conseguir aos 15minutos. Muito espaço (que se repetiu por diversas vezes) no lado direito do ataque auri-negro e Addy a cruzar e com uma quantidade de ressaltos entre Hugo e Kanu, Sougou aproveitou para fazer o empate. Empata que se aceitava tend0 em conta o dominio territorial dos estudantes no primeiro quarto de hora da segunda parte. O Beira-Mar precisou apenas de nove minutos para voltar a posição de vencedor, altura em que após livre de Artur, Rui Varela desvia ligeiramente para defesa de Peiser para a frente e Djamal oportuno a fuzilar as redes visitantes fixando o 2-1 final. Leonardo fez entrar Yohan Tavares para o lado esquerdo da defesa, fazendo subir Renan no terreno de jogo e o Beira-Mar estabilizou um pouco mais o seu jogo. Ronny estreou-se com a camisola auri-negra e no primeiro lance em que toca na bola, remata cruzado a calcar a quina da grande área obrigando Peiser a desviar para canto. O jogo terminou com Peiser na área do Beira-Mar e algum sofrimento à mistura mas acabou com 3 pontos para aquela que foi a melhor equipa em campo.

Notas para Renan teve dois adversários de valor na sua frente ( Sougou grande parte do tempo e a espaços Diogo Valente) mas esteve novamente em bom plano apesar do lance do golo da Académica onde Sougou foi oportunissimo, João Luiz tem bons pés mas pode utilizá-los de melhor maneira se fizer a bola correr (tal como no primeiro golo) e não prendê-la tempo desmesurado, Djamal esteve em grande sempre muito batalhador no meio-campo viu hoje a sua exibição coroada com o golo da vitória, com Kanu a defesa funciona de outra forma (para melhor) e Wilson Eduardo vai dar muito jeito mas precisa claramente de melhorar o seu jogo em termos defensivos, muitas foram as vezes que Addy apareceu no meio-campo auri-negro sem oposição. Nota de maior destaque para Rui Rego, o guardião contratado ao Chaves continua a transmitir a segurança que a defesa precisa e a efectuar defesas de grande nível!

A equipa começa a ficar mais equilibrada e desinibida e esperemos que na próxima jornada em Setúbal possamos ter novo desfecho positivo!

9 comments:

PN disse...

Grande vitória ante os coimbrinhas!!! Que baile de futebol! O resultado até acaba por ser bom para a Académica visto que podia ter ficado 4-1. Obrigado aos que lá estiveram e apoiaram o nosso Beira Mar. Bom apoio! Os coimbrinhas chegaram de... peito feito e saíram humilhados e de cabeça baixa! ahahahha
AVEIRO E BEIRA MAR SEMPRE!!!

Anónimo disse...

foi chou de bola ,so faltou o ole ole ole .

Anónimo disse...

Grande jogo.
Renan é um REFORÇO.

Anónimo disse...

Muito bom!
Isto até nos faz esquecer a "telenovela" paralela...

João Branco disse...

Pingback:

http://joaorbranco.blog.com/2010/08/30/beira-mar-2-1-academica/

Tem um link que re-direcciona para aqui.

Abraço.

Manoel Alves disse...

precisamos de um ponta de lanca e este parece que esta a desembarcar do Brasil

José Ribeiro disse...

Obrigado, João!

Um Abraço

Anónimo disse...

Quando tanto se fala dos estádios e prejuizo que dão, surge no futebol aqui ao lado e já o Braga seguiu o exemplo de mudar nomes dos estádios... Fica a sugestão e gostava de ver neste blog uma discussão acerca do assunto.

http://www.marca.com/2010/08/30/futbol/1adivision/1283175164.html?a=PROCT1ea85621d8b9a9620e22dd285d069ec3&t=1283179148


Vejo nesta notícia um Maiorca que vende o naming do estádio por 3 anos por 1 milhao de euros (arredondado). Creio que em Aveiro haverá quem dê mais, mas igual já não era mau..

Hugo Fernandes

Anónimo disse...

bem vindo OBLAK!