web tracker

Arquivos

sexta-feira, 27 de maio de 2011

"SADíssima!"

A Assembleia Geral do Beira-Mar, reunida em sessão extraordinária, esta quinta-feira à noite, aprovou por larguíssima maioria a criação da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) que vai gerir o futebol profissional e a academia.

A proposta recolheu apenas quarto votos contra e sete abstenções entre os 302 sócios presentes numa das reuniões magnas mais concorridas dos últimos anos.

A maioria do capital da SAD, de acordo com as pretensões da direcção presidida por António Regala, irá ser entregue ao empresário iraniano Majid Pishyar, do 32 Group, um conglomerado internacional com sede no Dubai.

O parceiro, com quem eram mantidos contactos desde Outubro do ano passado, esteve presente no inicio dos trabalhos, já na condição de sócio. Chegou acompanhado do empresário aveirense FIFA Ulisses Santos, tendo falado a pedido da direcção.

"A nossa proposta tem rosto, de uma empresa internacional que pode levar o Beira-Mar a outro rumo e para bem melhor", referiu António Regala antes de passar a palavra.

Actual presidente do Servette (Segunda Divisão Suíça), Pishyar convenceu os sócios ao assumir em troco do apoio para a SAD o objectivo de colocar o Beira-Mar "entre os quatro maiores clubes" nacionais.

Sem entrar em pormenores, e guardando "ideias" para outra visita, o empresário garantiu ser conhecedor das dificuldades financeiras do Beira-Mar. Embora seja dado como certo que irá assumir, imediatamente que a SAD ganhar força jurídica, cerca de 3,500 milhões de euros do passivo, não se referiu em concreto a este aspecto que foi determinante para a direcção.

Proposta alternativa de ex-presidente não foi discutida mas será tida em conta

O antigo dirigente Mano Nunes viu a assembleia rejeitar, sem apelo nem agravo, a discussão e votação de uma proposta "alternativa".

Sem se opôr ao modelo de gestão, nem querer inviabilizar o projecto da direcção, o empresário pretendia tornar o Beira-Mar "mais dono da SAD", o que não impediria investimento do parceiro iraniano.

Mano Nunes queria reservar 25% do capital social de um milhão de euros para o clube, enquanto os investidores institucionais ficariam com 70% e os sócios 5%. "Esta margem dava perfeitamente para o investidor gerir com pode, sabe e quer. O Beira-Mar ficaria numa posição mais tranquila", vincou.

A direcção aceitou entregar 80% ao parceiro, deixando 15% para o clube e 5% para os sócios.

Apesar da falta de apoio para concretizar a sua vontade de se tornar investidor de referência, Mano Nunes não afastou a possibilidade de vir a ser "um potencial parceiro".

No entanto, segundo declarou o próprio presidente, no final da assembleia, mantém-se aberta a porta para o diálogo. "Pode haver um consenso sobre isso", declarou António Regala.

A SAD deverá ser criada até 31 de Agosto, mediante protocolo, acordos e estatutos a definir pela direcção. "Senti aqui um voto de confiança à direcção, garanto que iremos negociar o melhor possível", referiu.

O presidente deixou apenas nota de profundo desagrado por comentários difamatórios anónimos que o obrigam a accionar judicialmente os gestores de blogs que acompanham o Beira-Mar. O caso diz respeito a acusações de ter ficado, pessoalmente, com dinheiro da venda do ex-central Kanu. A indemnização do processo, caso lhe seja reconhecida razão, reverterá para o clube, anunciou.

Investimentos de Pishyar em Aveiro não passam apenas pelo futebol

O empresário iraniano confirmou que os seus interesses em investir em Aveiro não se limitam ao Beira-Mar. Deu mesmo conta de uma reunião mantida, esta quinta-feira, com o presidente da Câmara, Élio Maia, onde deixou uma proposta para investir no complexo desportivo previsto pela edilidade em terrenos envolventes ao estádio municipal através de um acordo de exploração.

A resposta do edil entusiasmou. "Prometeu que nos ia ajudar, acredito nisso", declarou o empresário. O estádio e a futura academia também figuram nos seus planos, através da SAD.

Frases

"Têm o direito a ter um clube fantástico, ser famoso na Europa, por isso estão aqui. Este é um projecto grande, porque a cidade é capaz. Sinto-me confortável, temos uma grande empresa em S. Paulo, no Brasil. Pode haver várias sinergias, não só para o futebol. Espero uma mensagem a dizer para voltar e voltarei para fazer o melhor por vós".
Majid Pishyar

"A proposta alternativa não é contraditória nem contra. Tem mais valias para melhorar a proposta da direcção, e muito. Há aspectos esquecidos. Não vejo uma palavra sobre os sócios. E no futuro, como vai o clube ter participação nas receitas ?. Vamos partir para as negociações perfeitamente diminuídos".
Emídio Martins

"Não era o fim do mundo, estava eu aqui e com alguém para investir. Temos de sentir o clube como nosso, independentemente da SAD, dou essa possibilidade aos sócios" .
Mano Nunes

"Deixamos de ser sócios do Beira-Mar com a SAD. Não há receitas para o clube Beira-Mar. Fico profundamente triste de ver o clube entre ao capitalismo"
Tércio Silva

"Sinto-me feliz por se aprovar uma SAD que chumbaram há um ano. Pode ser um grande parceiro, mas a proposta de Mano Nunes não empobrece o clube. O investidor pode vir a aprovar".

"Eu tenho medo de perder o meu Beira-Mar".
Paulo Matos

4 comments:

hugo disse...

Manos Nunes em declarações à Terranova:

"A Assembleia-Geral foi conduzida de maneira estalinista"

"Vou deixar de ser sócio do clube"

Anónimo disse...

Fiquei tão triste com a forma como o Mano Nunes foi tratado que, mesmo apoiando esta SAD, não consigo celebrar algo que deveria ser um dia histórico para o Beira-Mar.
Muito feio o que se fez a este enorme Beira-Marense.

Anónimo disse...

Gostaria de colocar algumas questões:

o senhor Pishyar disse quanto ia investir? agora sócio do clube quanto pago para ver a sad jogar? tanbém vou pagar para ver o futsal e o basquetebol? como poderei adquirir acções da sad? o beira mar clube vai disputar o quê? O senhor Pishyar vai construir uma sede para nós como andam a dizer? é verdade que o Joao Alves vai ser o treinador? desculpem mas nao fui assembleia mas fico satisfeito por tanta gente ter ido, ainda bem.

se for possível esclarecer muit obrigado e força Beira

Pedro Rocha

Anónimo disse...

Excelentemente conduzida, esta Assembleia! Tenho orgulho em ter participado nela!!!