web tracker

Arquivos

segunda-feira, 12 de março de 2012

O Beira-Mar voltou!

Volvidos praticamente três meses o Beira-Mar regressou às vitórias, ante um Gil Vicente que tem vindo a realizar um campeonato tranquilo e simpático. Num jogo sem interesse, fraco, táctico e sem oportunidades claras de golo valeu pelo tento assinado por Zhang Chengdong, que já leva 4 esta temporada, 3 de cabeça.
A nossa equipa apresentou-se com três jogadores da formação (Jaime, Dias e Artur), mostrando que a saída de Rui Bento e a entrada de Ulisses Morais já dá frutos. Os jogadores vestem o “fato-macaco”, mostrando-se altamente solidários uns com os outros, e vislumbra-se um fio-de-jogo construtor e organizado, algo que carecia há uns tempos. Além do mais a mentalidade é outra: a equipa assume o jogo de frente e supera a timidez evidenciada em outrora, controlando as operações. É verdade que o ataque ainda se mostra bastante debilitado, contudo a bola chega à frente de forma mais inteligente e jogável. Cássio, a “anos-luz” do que fez no União de Leiria, não trouxe nada de novo. Artur parece algo cansado e “preso”, aguentando no máximo 55/60 minutos. Ao invés, nota bem positiva para Jaime (agradável surpresa a lateral), Dias (temos um grande jogador de futuro), André Marques (sempre certinho, nem parecendo que vem de uma longa paragem), Zhang (pelo esforço demonstrado e pelo bom golo) e Camará (bons pormenores, energizando o ataque).
O Povo provou ter razão e exigiu a saída de Rui Bento, ao contrário do que a SAD de Coimbra pretendia: segurar Rui Bento a todo e qualquer custo, porque é um “treinador competente, motivador e que colhia a simpatia dos atletas”. A saída do treinador idolatrado pela SAD de Coimbra peca por tardia, demasiadamente tardia. É o reflexo de uma atitude teimosa de pessoas não-beiramarenses que buscam a valorização de jogadores com vista à sua futura venda. Só! Se fosse por eles o Míster Bento ainda por cá andava. Mas estou crente que ainda iremos a tempo dos objectivos, por dois motivos: uma nova mentalidade e atitude incutida na equipa e… porque os outros não fazem melhor.

A política de bilhética é a prova cabal que a SAD de Coimbra nada percebe do clube e da cidade. 2300 espectadores, entre os quais cerca de 100/150 barcelenses, é o reflexo da falta de capacidade em cativar pessoas para a bola. Puxando um pouco a “brasa à minha sardinha”, tendo em conta que me disponibilizei a realizar esse trabalho, urge um esforço que una a instituição à cidade, concelho e distrito, através de múltiplas campanhas. Não é oferecer por oferecer que lá chegam. Não é oferecer por oferecer que abrem o coração às pessoas. Além do mais, reitero, esta campanha é um atentado à fidelização do sócio “normal” e, especialmente, do sócio com bilhete anual.

Ao ir para o estádio verifiquei, uma vez mais, muita gente a cortar para o Retail Park, o que me deixa desiludido e descrente. Custa-me aceitar que, jogando o clube da terra, em casa, muitas pessoas prefiram este tipo de passeios de Domingo à tarde. Acredito que muita gente nem saiba quanto ficou a partida desconhecendo, mesmo, que o Beira-Mar jogava ali, a uns acessíveis 1500 metros. E se não foram para o Retail Park ou Fórum preferiram ir tirar uma foto com o pardal Vitória, na inauguração da Casa de um dos “Três Estarolas”! Valores?! Quais quê!

Por falar nisso: o próximo jogo é Sexta-Feira à noite, no estádio da Luz (ou sem).

6 comments:

Anónimo disse...

Como dizia o outro "Oh the irony", Gostei do texto parabéns...

Beira-Mar até morrer

Anónimo disse...

Tens razão numa coisa, só em Aveiro é que pactuamos com casas dos benfas, sportis e portos. Uma sugestão é denunciar esses aveirenses e se tiverem interesses, lojas, empresas é fazermos uma antipromação e não consumo.
Denunciar esses palermas.

Anónimo disse...

Essas casas de estarolas não tardam nada vao estar pintadinhas com cores do clube da nossa cidade. Fica o aviso nao se espantem...

Anónimo disse...

Que texto tão fraquinho! Oh Nuno põe a mão no BN que estes gajos estragam-te o blogue.

Anónimo disse...

Pintem essas casa todas e para nós os palhaços que lá estão sõa personas não gratas.

Anónimo disse...

É de todo lamentável que uma pessoa como tu não olhe a sua volta e veja que os ultras eram 20, pede ao Quintaneiro que te ensine a cativar pessoas para os ultras!

Segundo informações os ultras recebem 150 convites mas nunca lá estiveram 150 ultras...