web tracker

Arquivos

quinta-feira, 28 de maio de 2015

O fim do Mais Beira-Mar

Em meados da década de 2000, a blogosfera conheceu o seu auge no que ao acompanhamento do quotidiano beiramarense diz respeito.
Esta casa, fundada em Junho de 2005, durante vários anos acompanhou a "par e passo" a vida auri-negra e viu nascer e morrer muitos blogues dedicados ao Beira-Mar.
Ao longo deste percurso, depois dum período muito intenso de atividade (entre 2005 e 2008), também esta casa conheceu alguns interregnos de atualizações.
Entre todos os blogues dedicados ao clube, o Mais Beira-Mar  foi aquele que, inequivocamente, conseguiu resistir mais tempo e com uma atualização constante.
Só quem passa pela experiência de ter um blogue que acompanha uma causa de forma crítica e permanente sabe o desgaste que tal desiderato provoca.
Por essa razão, compreendo a decisão dos membros do Mais Beira-Mar em encerrar um blogue que, apesar de ter vários colaboradores, dependia em demasia do empenho duma pessoa. Lamento o encerramento por achar que o clube merece ter um espaço na internet onde os sócios e adeptos se reúnam para partilhar informação e trocar opiniões. O Mais Beira-Mar cumpria essa função de fomento da massa crítica em torno do clube. Era a referência do Beira-Mar na web. O seu encerramento constitui uma baixa importante na vida do clube.
No entanto, dado o seu modelo de "liberdade total" e proteção dos comentários sob anonimato, o Mais Beira-Mar tornou-se simultaneamente num espaço perverso para o clube. Em vez de contribuir para unir as pessoas, tornou-se num espaço privilegiado para a difusão da calúnia e da difamação movida por interesses que não os do clube. Neste aspeto, penso que o blogue estava a prestar um mau serviço, contribuindo para um clima quezilento e divisionista entre os próprios beiramarenses.
Espero que alguns dos muitos visitantes assíduos do Mais Beira-Mar ganhem coragem e avancem com novos blogues sobre o clube e que não descurem a dimensão de interesse público dessa função. Contudo, que saibam extrair da experiência do Mais Beira-Mar a aprendizagem necessária para que se ergam projetos que sejam mais-valias inequívocas para o clube.
Nos próximos tempos, esta casa dificilmente conseguirá readquirir a dinâmica que já teve no passado. Ainda assim, disponibiliza-se para divulgar os novos espaços na web que entretanto possam surgir e, claro, sempre que se justificar, poderá aparecer por aqui um ou outro post, mas sem compromisso, pois o tempo disponível para o efeito é cada vez mais reduzido.
Aos autores/editores do Mais Beira-Mar, manifesto aqui publicamente o meu agradecimento, como beiramarense, pelo empenho que dedicaram ao blogue e faço votos para que continuem a acompanhar, com o mesmo sentido crítico de sempre, a vida do nosso clube.

3 comments:

Anónimo disse...

Muito bem o seu texto.

Sr Presidente vamos agora fazer com as duas fações da SAD se entendam para que o futebol do Beira não acabe - Sem futebol profissional o BM acabará por definhar, pois mais ninguém se lembrará do BM e não mais pagará quotas.

Eia Avante

Anónimo disse...

Obrigado pelas palavras.
Só agora mli o post e saúdo o regresso do Bancada Norte.
O Beira-Mar precisa de todos.

A equipa do mais beira-mar irá continuar a acompanhar o quotidiano do nosso clube.

Grande Abraço e Muitas Felicidades para toda a equipa do Bancada Norte.

Jorge Henriques

SOV disse...

Nuno, obrigado pelas referencias ao maisbeiramar.
Por cá continuaremos, não na blogosfera, mas pelos campos e pavilhões, sempre a torcer pelo nosso Beira-Mar.

Abraço.